NICHOS PARA EMPRESAS CONTÁBEIS

Nichos para Empresas Contábeis: COMO ESCOLHER UM MERCADO-ALVO?

Olá,

Olha eu aqui de novo… Marta Giove do Grupo DPG, tudo bem?

Em meu post da semana passada : SEGMENTAÇÃO DE NICHOS PARA EMPRESAS DE CONTABILIDADE, falei sobre ser ou não um empresário contábil especialista ou generalista. O conteúdo foi realmente muito bem recebido pela grande maioria dos empresários de contabilidade.

Muito obrigado mesmo, à todos! Recebi muitos e-mails e mensagens interessantíssimas de leitores me agradecendo pelo post e compartilhando suas opiniões à respeito do assunto. Porém, notei que a maioria, apesar de concordar que precisa deixar de agir como generalista e passar a agir como empresa contábil focada em nichos de mercado, têm uma grande dificuldade:

Como escolher um mercado-alvo para sua empresa atuar como especialista de nichos para mercados específicos?

Por isso, no post de hoje, quero falar exatamente sobre isso: Nichos para Empresas Contábeis: COMO ESCOLHER UM MERCADO-ALVO?

Vamos lá?

NICHOS PARA EMPRESAS CONTÁBEIS – Como escolher um mercado alvo?

Uma maneira de construir uma empresa de contabilidade sólida e lucrativa é encontrar um ou mais mercados-alvo para atender e aplicar os princípios do Marketing de Nicho para Empresas de Contabilidade. Você deve se lembrar que na semana passada eu te dei 7 motivos pelos quais eu acredito que você deveria considerar essa estratégia poderosa de marketing contábil. Esta semana, vou expandir esse conceito e lhe mostrar quem deve ser o seu mercado-alvo lhe apresentando  3 atributos críticos para a escolha de um mercado alvo rentável para sua empresa contábil atender.

1. Nichos para Empresas Contábeis – Capacidade Financeira – Independentemente da natureza do negócio, se o objetivo de seus gestores não for valorizar ao máximo a qualidade e a competência dos serviços prestados pela equipe de especialistas de sua empresa contábil, inclusive financeiramente, este nicho para empresas contábeis não é o nicho para você atuar. Você, como empresário contábil, precisa valorizar a sua competência e os serviços de alto valor prestados por sua equipe. Não seja “mais um na multidão” brigando por preço, pois quem briga por preço, não presta serviços de alto valor.

2. Nichos para Empresas Contábeis – Tipos formais e informais de comunicação – Se o seu mercado-alvo não possui tipos formais e informais de comunicação, será difícil para você criar uma reputação como especialista perante este nicho para empresas contábeis. Certamente, você ainda poderá agregar valor referente aos seus serviços para os clientes deste nicho e poderá até obter referências e indicações de alguns, mas, construir uma reputação visível e obter um retorno sobre ela, será um processo mais lento. 

Para ter um retorno mais célere e criar uma grande reputação perante o seu público de interesse, é melhor você se dedicar a atender a um mercado-alvo que tenha muitos eventos, reuniões, sindicatos, associações, blogs de referência, publicações constantes na mídia sobre o segmento e etc. Você pode participar – e inclusive palestrar – nesses eventos, além, é claro, de contribuir com sua experiência em suas postagens semanais de seu blog e nos demais materiais educativos que você publica em seu site contábil, como e-books, planilhas, dentre outros.

3. Nichos para Empresas Contábeis – Pense Grande, seja Grande e conquiste Grandes Clientes – Sei que muitos podem até achar isso, de certo modo contraditório, mas as coisas acontecem exatamente assim. 

Por exemplo, todos vocês sabem que tenho acompanhado o Roberto Dias Duarte na aplicação do WorkShop Contador 2.0. E, uma das coisas que mais ouço o Roberto dizer e apresentar para os empresários da contabilidade é que, para que sejam bem sucedidos na administração de seus negócios, os mesmos precisam aplicar alguns princípios utilizados por empresas de grande porte, tipo a Disney, adotando padrões de gestão, investimentos, excelência e qualidade no atendimento aos clientes e colaboradores.

Diante disso, acredito que todas as estratégias de marketing de sua empresa contábil devem ser direcionadas a demonstrar para o seu mercado alvo toda sua expertise e o quanto você pode oferecer serviços de alto valor para cada empresa que você cuidar.  Isto quer dizer que, suas postagens semanais devem ser totalmente dedicadas à ajudar aos gestores destas empresas em seus desafios mais intensos.  Você deve publicar materiais educativos sobre gestão, participar de cada evento e se posicionar mesmo como um dos maiores especialistas dos país no nicho de seu mercado alvo.

Você acha que é pretensão querer ser o maior? Lembre-se, você é aquilo que acredita ser!  

Conclusão

 Se o seu mercado-alvo não for escolhido mediante a esses três critérios, isto é:

  • Não tiver capacidade financeira para pagar valores justos pelos seus serviços;
  • Não tiver tipos e formas de você se comunicar com eles, demonstrando toda sua expertise como especialista para o segmento;
  • E não enxergá-lo como alguém que pode resolver seus problemas, porque você se posiciona de maneira mediana…

Enfim, a estrada para o sucesso de sua empresa de contabilidade poderá ser muito mais longa do que você imagina.

Os gestores de empresas de contabilidade que têm participado do WorkShop Contador 2.0 e tem aplicado os princípios de sucesso ensinados exaustivamente pelo Roberto Dias Duarte, tem tido muito sucesso e se diferenciado e muito de seus concorrentes.

E você, está esperando o que para mudar sua história empreendedora e a história de sua empresa contábil?

Lembre-se, se precisar de ajuda estarei por aqui. Quero muito saber sobre você e sobre como sua empresa contábil tem sobrevivido à crise, ao advento da tecnologia e como anda o seu crescimento empresarial. Seja uma das pessoas especiais que irão compartilhar suas experiências conosco!

Um forte abraço e até breve!

Marta Giove – CEO GRUPO DPG

 

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Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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