Marketing Para Empresas De Contabilidade

Ah… Esse tal Marketing para Empresas de Contabilidade. Será que isso funciona?

Vivemos num mundo onde todos querem tudo para ontem! O ritmo é frenético, as coisas acontecem muito rapidamente e quando paramos para pensar em algo, simplesmente… “este algo” está ultrapassado.

E no mundo do empreendedorismo isso está a cada dia mais evidente.  As empresas precisam se destacar, mostrar que são diferentes, vender cada vez mais serviços e produtos, aumentar faturamento, lançar inovações e se tornar um verdadeiro sucesso ante seus consumidores. Porém, será que nesta “guerra” corporativa precisamos mesmo gastar todos os nossos cartuchos de uma única vez?

Lido com Empresários Contábeis há mais de 15 anos, e isto me trás algumas impressões bem interessantes, algumas das quais, quero compartilhar com você neste post. Vamos lá?

  • Empresários Contábeis são particularmente propensos a querer “ter tudo ao mesmo tempo agora”.

Calma, me deixem explicar! Falo isso quando se trata de Estratégias de Marketing para Empresas de Contabilidade e Estratégias Comerciais. A ansiedade é muito grande quando o assunto é aumentar a carteira de clientes. E, devido a esta ansiedade, a grande maioria dos contadores quer pôr em prática todas as estratégias disponíveis no mercado ao mesmo tempo. Muitas vezes sem qualquer planejamento e sem investimento adequado,  e já querem obter resultados imediatos. Porém, lamento informar, este tipo de “estratégia fast-food” não funciona para uma empresa contábil, e sua ansiedade só vai atrasar mais ainda a obtenção de seus objetivos de curto prazo.

Talvez, esta correria seja particularmente aplicável ao meu universo, isto é, o universo do marketing digital. Isso porque é uma área criativa que muda a todo instante. No marketing digital não existe muito tempo para se pensar se vamos executar ou não o planejado. Precisamos planejar, e fundamentalmente aplicar o planejado o mais rápido possível.

Todos os dias surgem novas oportunidades, novas ideias e novas situações:

  • O Google muda seus algoritmos o tempo todo, então, o que fazer?
  • Devemos continuar usando palavras chave como o fator mais importante para o ranqueamento?
  • Como deve ser a experiência do usuário de um site?
  • Devemos usar o Periscope para nossos vídeos?
  • E agora, o Vímeo é melhor que o YouTube?
  • E o Pinterest?
  • Como descobrir a melhor página de destino de um site?
  • O Facebook funciona para negócios B2B?

E antes que consigamos perceber e dar resposta à todas estas perguntas, todo um planejamento de marketing pode ir por água abaixo, e isso devido à demora de uma resposta positiva para o mesmo ser colocado em prática. Por isso, não há muito tempo para se fazer “tudo ao mesmo tempo agora” .

O planejamento precisa de etapas bem definidas e executadas rápida e gradativamente, para que as mesmas possam ser monitoradas e (re) adequadas até se atingir o ROI esperado.

Mas, será que no universo das empresas contábeis realmente é necessário usar todas as estratégias de marketing contábil disponíveis de uma única vez?

Digo a você que não! Você só precisa começar a colocar em prática uma estratégia de cada vez.

Vamos pensar juntos: “Qual a melhor estratégia de Marketing para uma Empresa Contábil”?

Afirmo a você sem medo de errar que a estratégia de marketing mais funcional para uma empresa que vende serviços, principalmente para as empresas de contabilidade é o planejamento e a execução eficiente de uma abordagem de marketing de conteúdo que seja realmente relevante para o seu público alvo.

Agora, estou imaginando você dizendo:

Nossa Marta, você continua insistindo nessa história de Marketing de Conteúdo para Contabilidade? Você realmente acha que isso funciona? Já fazem 03(três) ou (06) seis meses que estou postando conteúdo toda semana e o único resultado que tive foi um aumento de frequência de visitantes em meu site, Porém, o que realmente importa para mim, que é, conquistar novos clientes, até agora, NADA! EU QUERO CLIENTES MARTA!!!!”

Como eu disse no início deste post:  “Quanta ansiedade! E eu compartilho essa ansiedade com você todos os dias e até compreendo, pois quando empreendemos, nosso objetivo é realmente vender mais!”

Deixe-me explicar porquê o Marketing de Conteúdo é a estratégia mais eficiente para uma Empresa de Contabilidade obter resultados consistentes, de modo a atingir seus objetivos de crescimento?

Todos os especialistas em Marketing Digital concordam: “Para o Google, quem tem conteúdo é Rei”.  Isso é um fato!

Você pode até ter um site muito bem construído, com um visual super atraente, um conteúdo institucional redigido por um redator profissional e excelentes técnicas de SEO aplicadas no mesmo. Talvez, as técnicas de SEO, se bem executadas,  conseguirão colocar você bem posicionado nos motores de busca por um tempo, mas, e ai?

  • Quantos dos seus concorrentes fazem a mesma coisa?
  • Você já parou para observar como 95% dos sites de contabilidade são praticamente idênticos no conceito “criação institucional”?

Mas, antes de falar sobre o Marketing de Conteúdo ser a estratégia mais eficiente e a que traz os resultados favoráveis mais consistentes para uma Empresa de Contabilidade, vamos falar um pouco mais sobre a maioria dos sites de contabilidade que estão publicados na web.

  • Outra impressão que tenho: “Empresários Contábeis acham que site é barato e não gostam de investir um valor justo em um site que realmente seja considerado sua sede digital e represente sua personalidade corporativa”.

Comece a pesquisar e você vai ver que, 95% dos sites contábeis são construídos praticamente no mesmo formato estrutural, isto é:

HOME

Banner com “frases jargão” – Credibilidade, Confiança, Idoneidade, Agilidade, etc., logo abaixo os textos sempre são sobre a empresa e depois sobre os serviços, um pouco abaixo utilitários contábeis, depoimentos de uns dois ou três clientes e rodapé.

PÁGINA EMPRESA

Breve histórico da empresa, alguns “diferenciais” – certificações de qualidade, por exemplo.

PÁGINA SERVIÇOS

Sempre os mesmos serviços e áreas (Contábil, Fiscal, Trabalhista, Legal e Societária e às vezes Consultoria – Sempre com textos muito parecidos (especificando o básico dos serviços contábeis, isto é: “Sou uma empresa contábil que faz o que todas as outras empresas de contabilidade fazem”

PÁGINA LINKS ÚTEIS

Diversos links de sites oficias, tais como, bancos, órgãos reguladores, índices financeiros, dentre outros.

PÁGINA UTILITÁRIOS CONTÁBEIS

Diversos Modelos de Documentos, Agenda de Obrigações e outros links considerados “úteis” ao cliente da contabilidade. “Será que são úteis mesmo?

PÁGINA CONTATO

Uma breve mensagem de “fale conosco”, um mapa da localidade do escritório, o endereço por escrito, contatos (telefone/e-mail) e um formulário de contato.

Isso que acabei de descrever é o site contábil institucional desenvolvido para 95% das empresas contábeis ativas hoje no Brasil. Como eu sei disso? “Eu já desenvolvi mais de 1000 sites neste mesmo formato para empresas de contabilidade.” Isto está errado? Não… É óbvio que não!

  • “Ufa… graças a Deus eu me orientei melhor e hoje já posso orientar os meus clientes a não fazerem mais sites assim”

Mas a pergunta que quero lhe fazer é outra:

“Em que isso diferencia você de seus concorrentes?”

Por ser politicamente correto, várias empresas chamadas “desenvolvedoras de sites para contabilidade” vendem site por R$399,00 “real”. E vendem muitos sites! Inclusive prometendo que os sites desenvolvidos por elas estarão na primeira página do Google.

“Uau… Isso é fantástico! E eu vejo que algumas realmente conseguem!

Como “salientei” acima: “conteúdo institucional bem redigido (às vezes nem tanto) e uso adequado de técnicas de SEO básicas, tipo a maioria faz – “Contabilidade na Moóca” e “boommm“… Primeira página do Google garantida nesse tipo de busca e contador feliz por sua empresa estar localizada nela.”

“E aí, muitos novos clientes na Mooca?”

Voltando ao assunto,  deixe-me – a grosso modo – falar um pouquinho sobre a tão disputada primeira página do Google.

Pare para pensar: Qual a rua de comércio localizada em São Paulo, e que é considerada a maior especialista no mercado fashion de alto padrão da América Latina? Isso mesmo,Rua Oscar Freire! Estamos em sintonia!

Quem vende artigos de moda de alto padrão para as classes sociais A e B sonha em ter uma loja exatamente nesta rua. Fato! Agora, vamos supor que você abriu a sua loja nessa tão “badalada” Rua, porém, o layout da sua loja, a disposição das vitrines e os artigos que serão vendidos são idênticos aos dos concorrentes que compõe 95% das lojas situadas nesta mesma tão disputada rua:

  • Como o consumidor irá escolher você?
  • Somente de olhar as vitrines (todas iguais), será que você dará sorte de alguém entrar em sua loja?
  • Será mesmo que um comerciante pode viver contando com a sorte?
  • Será que vale o investimento de estar localizado no metro quadrado mais caro de São Paulo para fazer mais do mesmo e contar com a sorte?

Guardada as devidas proporções, a primeira página do Google é a “Rua Oscar Freire” da internet. Esta página é muito disputada, porém, tem espaços limitados para anúncios patrocinados (a quantidade de posições de anúncios variam de acordo com o tipo de busca, e as posições também são extremamente disputadas) e de 10 a 12 posições para buscas orgânicas. É realmente a página mais disputada da internet.

Legal!  Você venceu a concorrência e conseguiu se posicionar na primeira página do Google. Alguém te encontrou em uma busca  – “Escritório de contabilidade na Moóca SP” – seja no “Google Maps” ou posição orgânica. Porém, ao entrar no seu site, este visitante se depara com você falando apenas  sobre você mesmo, sua história, os serviços que sua empresa presta – “quase uma autobiografia corporativa virtual“ – Afinal, o site é seu cartão de visitas eletrônico, e você costuma se apresentar sempre falando sobre você, e entregando seu cartão de visitas, não é mesmo?”

O visitante sai do seu site e vai para outro escritório (segundo colocado na busca orgânica da primeira página) que se posicionou com a mesma palavra-chave- “Escritório de contabilidade na Moóca SP” ,  e o site, por incrível que pareça, é igual ao seu, e assim sucessivamente até a 10ª(décima) posição.

Surgem então as indagações? Seja o mais sincero o possível ao responder, ok?

  • Qual será o critério de escolha deste visitante?
  • Outro detalhe, você quer apenas clientes localizados na “Moóca”?
  • Na situação em que o país se encontra e com a concorrência altíssima no seu segmento, a zona de conforto é o melhor lugar para você se posicionar (você só quer cliente próximo ao escritório)?
  • Será que você não está restringindo demais suas opções?
  • Quantas empresas de contabilidade existem na Moóca?
  • Qual o seu diferencial, preço?
  • É assim mesmo que você quer ser conhecido após se especializar tanto?
  • Aliás, quem sabe que você é um especialista?
  • Você se posiciona como tal em sua comunicação institucional ou se posiciona como um “clínico geral” em contabilidade, isto é, “comunica em seu site que faz tudo o que todo profissional ou empresa de contabilidade faz?”
  • Lembrete importante: Seu potencial cliente quer ser atendido por um especialista (mas falaremos sobre isso em outro artigo)

“Longo este post né? Prometo que essas são as últimas indagações sobre o assunto site contábil!”

  • Você planejou a construção da sua sede física, onde você deve receber uma média máxima de 15 a 20 pessoas por dia. Você deve ter feito um belo planejamento, estou certa?
  • Contratou um engenheiro, um arquiteto, talvez tenha contratado até um decorador , pois tudo precisa estar perfeito para receber seus atuais e potenciais clientes, não é mesmo?
  • Mesmo que não tenha uma sede própria, você também investiu um valor considerável para receber bem seus clientes em uma estrutura alugada, com excelente localização e decoração atraente, não?

Como contador obviamente, você fez o cálculo de todos os valores que investiu, e deve estar muito satisfeito. E, mesmo “pechinchando” uns descontos aqui, outros ali, negociando muito bem – afinal você é um excelente negociador – você investiu uma bela quantia em dinheiro e valoriza muito o seu espaço de trabalho. Realmente é uma grande conquista… Parabéns!

Agora que tem uma sede física estruturalmente linda, com cores bem definidas para identificá-la, vamos partir para a representação gráfica desta empresa, afinal, uma empresa contábil precisa investir em marketing e publicidade, pois o mercado precisa conhecer o símbolo gráfico (marca) que represente o empreendimento perante seu público.

Você sabia que a sua marca é o seu bem corporativo mais precioso? Se você realmente tem ciência disso, porque você quer “investir barato” para concebê-la?

  • “Ah Marta, meu sobrinho de 15 anos fez um cursinho de “design” na escolinha profissionalizante do bairro (ou online) durante 03 meses e está desenvolvendo minha logo.”

Isso é sério mesmo? Após investir tanto na infraestrutura física de sua empresa contábil, você quer confiar a responsabilidade de criar a sua marca ao seu sobrinho que fez um cursinho de 03 meses? Você sabia que existem profissionais de Design que investem muito em sua formação durante anos para entender o conceito do seu negócio e criar realmente UMA MARCA que represente de verdade o seu negócio?

“Ah Marta, mas um profissional deste gabarito custa caro, por um serviço muito simples na minha opinião!”

Simples, você tem certeza? Então me responda…

  • Um engenheiro cobra barato para assinar um empreendimento projetado por ele?
  • Um arquiteto cobra barato por um projeto arquitetônico?
  • Um decorador cobra barato para pensar na decoração mais adequada ao seu estilo corporativo?
  • Você, como especialista contábil, cobra barato para fazer contabilidade para um cliente do seu porte empresarial ou maior que você?
  • Você confiaria que um pedreiro, com noções básicas de “engenharia” e “arquitetura”, assinasse o projeto de sua sede física? (aliás, legalmente nem poderia).

Tenho certeza que todas as suas respostas foram: NÃO! Afinal, todos os trabalhos citados precisam de criação ou execução baseadas em conceitos técnicos, especificações, normas, regras, etc.

  • Você acha que criar sua marca não precisa de tudo isso?
  • Então porque você não investe de verdade na criação de sua marca ao invés de querer “pagar” R$99,00 em um logo, criado por alguém que sequer sabe o que está fazendo?
  • Você sabe quantas aplicações existem para uma marca para que o seu público tenha contato com ela?
  • Será então, que a “marca” que você pagou R$99,00 representa mesmo todo o seu tão respeitado conceito corporativo?

Continuando… Já que você quis pagar apenas R$99,00 pelo seu maior patrimônio corporativo…

Vamos agora colocar esta marca na maior vitrine do mundo, afinal, uma empresa que não está na internet em pleno século XXI, teoricamente, NÃO EXISTE!

Você investiu R$99,00 na sua marca e agora vai investir R$399,00 na sua sede digital: SEU SITE CONTÁBIL! O mundo inteiro vai ver sua marca de R$ 99,00 e o seu site de R$399,00, afinal, você fez um site para isso!

  • Seu site realmente representa toda a sua grandeza corporativa?
  • Você sabia que um site precisa passar uma impressão de grandeza empresarial maior do que o tamanho real de sua empresa física?
  • Por R$399,00, você terá um conteúdo institucional bem redigido, exclusivo e  que represente realmente sua personalidade pessoal e profissional? Ou terá basicamente um “CTRL C + CTRL V” de outros sites do mesmo segmento, conteúdo este, que o posiciona como “mais um”.?
  • Realmente você quer ser conhecido como mais um? Ou quer ser conhecido porque investiu tempo e dinheiro para se especializar e ser diferenciado?
  • Você recebe de 15 a 20 pessoas na sua sede física por dia, e investiu milhares de reais para recebê-los bem. Parabéns! Você sabia que diariamente você pode receber milhares de visitantes no seu site, e mesmo assim quer investir só R$399,00?
  • Você sabia que o seu site contábil deveria fazer cada visitante se sentir na recepção de sua sede física?
  • Observe o site do Banco Itaú. Quando você o acessa, você consegue identificar que está no Banco Itaú? Passa a impressão que você está dentro da agência, não é mesmo? Seu site passa essa impressão aos seus clientes?

É meu amigo contador, o assunto é sério!

Todos os dias são publicadas matérias e mais matérias, artigos e mais artigos falando sobre:  contabilidade online, o contador na nova era digital, a era tecnológica da contabilidade, a importância de se investir em marketing para contabilidade.

Muitos dos senhores são especialistas em projetos, processos, prestam consultoria em diversas áreas, lutam por valorização profissional, querem ser reconhecidos como parceiros de seus clientes e não mais como um “mal necessário”, não é mesmo? Porém, querem investir  somente R$399,00 em “um site” para se posicionar neste mundo corporativo globalizado tão concorrido, e ainda investir apenas R$100,00 por mês em uma “estratégia de marketing” que lhe posiciona com uma palavra-chave “Contabilidade na Mooca” e quer ser uma referência no seu segmento?

Responda com sinceridade: Você realmente espera ter resultados extraordinários em Marketing para Contabilidade com este tipo de estratégia e investimento – que, aliás, você sequer reconhece como investimento e acha que marketing é um custo desnecessário? Quer conquistar novos clientes, quer novos leads todos os dias, investindo somente um cafezinho por dia?

Isso realmente seria cômico, se não fosse trágico!

Os senhores são empreendedores, lidam com empreendedores todos os dias, e querem ser valorizados por cada um deles. Por isso, ouçam o apelo que faço a vocês:

“Valorizem a cada empresa e cada profissional que oferecem serviços para o nicho da contabilidade. Invistam de verdade para terem resultados de verdade.”

  • Querem ter suporte de qualidade? Paguem o valor justo!
  • Querem textos que realmente representem a personalidade jurídica de vocês, então parem com essa história de R$10,00 “real” por texto e invistam em um editorial profissional, com conteúdo realmente relevante para o seu público.
  • Querem um site que mostre realmente quem você é, o quanto você investiu em especializações, paguem um valor justo! (Confiram os órgãos que representam a classe publicitária e veja quanto custa para se fazer um site e um trabalho de marketing eficiente)
  • Querem estratégias de Marketing Contábil eficientes que lhe tragam mais clientes? Paguem um valor justo!

Diferencie-se da concorrência, pare de ser “mais um” e seja você o especialista que o seu público quer contratar!

Desculpem, mas eu precisava escrever este post , afinal, se você não acordar e não se posicionar da forma como realmente se deve para o seu público, “logo logo”,  você estará fora do mercado!

Investir em estratégias de marketing contábil realmente eficiente, não é um luxo e sim uma necessidade para quem quer se manter no mercado.

Pense nisso!

Se você curtiu este post, então vai gostar de ler : Marketing de Conteúdo: A melhor Estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade!

Um forte abraço e até breve!

Marta Giove –

CEO Grupo DPG

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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