Marketing Para Contabilidade

O que o Marketing para Contabilidade tem a ver com dietas?

Todas as pessoas que me conhecem, sabem da minha eterna luta contra a balança, pois sou “gordinho”. Porém, há dois anos, em 2015, eu perdi mais de 40 quilos (quase um bezerro recém-nascido). O interessante disso, é que, todas as pessoas com quem conversei sobre esta façanha – pessoas que também querem perder peso – as mesmas me perguntavam: “Nossa Alex, como você conseguiu isso?”.

Eu adorava quando as pessoas me perguntavam sobre isso. Meus olhos sempre brilhavam e eu dizia: “Olha, eu tenho um segredo realmente incrível”. Você quer saber qual?

“Sim, é claro que sim”… Elas indagavam, muitas vezes ansiosas pela resposta.

E eu simplesmente dizia: “Basta comer menos e fazer mais exercícios.”

A resposta parece meio óbvia, não é mesmo? O que você talvez não saiba, é que a coisa mais encorajadora desta resposta é que há mais de 10 anos eu não coloco os pés em uma academia. Pra ser sincero, ultimamente eu sinto “arrepios” só de ouvir o nome – Academia!

Eu realmente perdi mais de 40 quilos, porém, desta vez eu não tive sessões de treinamento pessoal, eu não levantei pesos, não fiz nada de “extravagante”. Eu simplesmente andei. Um dia de cada vez – às vezes por 10 ou 15 minutos – outros dias eu andava por pouco mais de uma hora. Mas, tirando os domingos, que é o dia que eu gosto de descansar (quando dá), eu andei todos os outros dias, e também passei a monitorar, contar e cortar calorias, portanto, passei a comer menos, é claro.

O engraçado é que eu já fiz isso algumas vezes. Por vezes eu contei com ajuda profissional (nutricionista e personal) e em outras apenas me regrei, condicionei minha mente. Mas, em todas essas vezes eu  percebi algo interessante:

Para conseguir perder peso, eu nunca precisei de uma fórmula extravagante. 

Sabe por que ir a um SPA, frequentar uma academia ou fazer uma dieta regrada dá resultados?  Porque, tanto o SPA, quanto qualquer outro tipo de dieta saudável, permite que você coma menos e ainda te incentivam a exercitar o seu corpo regularmente. As pessoas que frequentam academias conseguem perder peso porque se condicionam com disciplina, são coerentes na relação treinamento x alimentação e monitoram seus resultados com frequência.  As pessoas que condicionam suas mentes, e se reeducam de modo a comer menos e caminham pelo menos  30 minutos todos os dias, alcançam resultados porque não desistem e são perseverantes em busca do objetivo.

Mas, o normal não é isso. Estamos sempre procurando “o programa mágico de dieta, que nos garanta resultados rápidos”, algo que funcione instantaneamente, que seja barato e fácil de encarar, e que de preferência, nos faça perder 20 quilos em 4 semanas. Seria perfeito né?

Não meu amigo contador, não existe fórmula mágica, e nada vem sem esforço!

É muito difícil dizer não para aquele “belo pedaço de pizza à quatro queijos” no sábado à noite ou para aquela generosa fatia de bolo de chocolate, coberta com aquela deliciosa ganache de nutella… Hmmm! Não é fácil sentir fome antes de dormir, mas, heroicamente resistir à tentação de fazer um “lanchinho”, afinal… é só um “lanchinho”! E recusar os pedaços de doces que estão no armário ou na geladeira? “Bota” dificuldade nisso! Porém, se resistirmos, realmente alcançaremos os resultados esperados!

O que o Marketing para Contabilidade tem a ver com dietas?

Disciplina, o “X” da questão!

O mesmo princípio das dietas que realmente dão resultados, se aplica ao marketing para contabilidade. Eu já disse isso algumas vezes, aliás, eu já disse isso algumas milhares de vezes:

Estratégias de Marketing para Contabilidade exigem disciplina, coerência e acompanhamento. Estes são todos os ingredientes que você precisa para que sua “receita de marketing” seja um sucesso. Você não tem que ter apenas o logotipo perfeito, ou o site perfeito, ou os mais recentes “QR Codes” em seus cartões de visita. Você precisa também criar novas estratégias, monitorá-las, e alterá-las, e tentar novamente, e continuar tentando, e insistir nas estratégias mesmo quando sentir que nada está funcionando. O importante é a perseverança!”

E não estou dizendo isso como se fora um grande Guru Motivacional, trazendo uma mensagem aspiracional ou declarações que visam mudar o seu “mindset empreendedor” para que você, a partir de hoje, acredite que pode realizar o que quiser, e pode fazê-lo rapidamente. Não, não é nada disso!

Simon Sinek – um autor britânico /americano , palestrante motivacional e consultor de marketing – escreveu em seu fantástico livro Start With Why ou “Comece com o PORQUÊ” (título em português):

“Embora positivas na natureza, as mensagens aspiracionais são mais eficazes com pessoas que não têm disciplina, que têm medo ou insegurança constante sobre o fato de não terem capacidade suficiente para realizar seus sonhos por conta própria. Eu sempre brinco que você pode conseguir alguém para te acompanhar à uma academia – uma vez ou outra – através de uma mensagem aspiracional. Você pode conseguir até que esta pessoa se matricule, porém, para conseguir convencê-la a te acompanhar três dias por semana, todas as semanas, você precisará mais que aspiração, requer de verdade que você a inspire”

Em outras palavras, ele se refere a aquelas pessoas que tentam dieta após a dieta, imaginando que em pouco tempo estarão fisicamente iguais a sua celebridade favorita. Porém, é preciso que estas pessoas se atentem ao fato de que, cada programa de dieta exclusivo vem com uma mensagem de qualificação dizendo que, “o exercício regular aliado a uma dieta equilibrada é o que irá ajudar a impulsionar os resultados”. Isso nos prova que, disciplina é o ponto X da questão.

Disciplina é a resposta para a dieta perfeita, e a disciplina é a resposta para se obter grandes resultados em suas estratégias de marketing para contabilidade.

O barato, normalmente, custa muito caro!

Uma outra declaração de Sinek segue por esta mesma linha de pensamento, e é muito significativa no mundo dos negócios:

“Esta ansiedade por respostas imediatas ( em curto prazo) em detrimento aos esforços de longo prazo está viva, e muito viva no mundo corporativo”

Sinek nos traz em seu livro, um depoimento muito interessante. Acompanhem:

“Um consultor de gestão, meu amigo, foi contratado por uma empresa avaliada em bilhões de dólares para ajudá-los a cumprir seus objetivos e aspirações. O problema era – ele explicou – não importa qual fosse a necessidade, os gerentes desta empresa sempre eram atraídos pelas opções mais rápidas e mais baratas, em detrimento às melhores soluções de longo prazo. Assim como quem faz dieta habitualmente, “eles nunca tinham tempo ou dinheiro para fazer a coisa certa da primeira vez – disse este meu amigo sobre seu cliente – mas eles sempre têm tempo e dinheiro para fazê-lo novamente”, finalizou!

Será que isto te lembra de algo ou alguém? Será que a cultura destes gerentes lembra a cultura de sua empresa de contabilidade?

Será que você sempre opta pelas soluções mais rápidas e mais baratas? Opta por empresas que vivem poluindo a internet com “mensagens aspiracionais”, dizendo que irão resolver todos os seus problemas de marketing contábil em no máximo 1 mês? Ou você está disposto a investir em uma estratégia de longo prazo, percebendo que ao longo do tempo, você esta economizando e ainda colhendo os melhores resultados?

Por isso, vamos falar um pouco sobre o que significa investir em uma estratégia de marketing para contabilidade de longo prazo, algo que realmente funcione!

Pare de culpar os sistemas

Se seus e-mails não estão sendo visualizados, clicados ou respondidos, se seus webinars não estão sendo bem frequentados ou seu site contábil não possui um tráfego no mínimo aceitável, provavelmente a culpa não é do seu sistema de e-mail ou da plataforma de webinar que você usa, nem mesmo da internet, que “não posiciona direito seu site”. (afinal, site pra que né?)

Meu caro contador, pare de culpar os sistemas e tome uma atitude. Altere seu conteúdo institucional. Defina um nicho de mercado e dirija suas mensagens especificamente para este público alvo. Faça postagens regulares em seu site e aumente os visitantes de topo do funil. Peça conselhos para os especialistas em marketing para contabilidade e acate o que eles têm a dizer. Tente, e tente, e tente novamente – não desista!

Pare de dizer “Eu disse que Marketing para Contabilidade não funciona” ou “Investir em post pra que”? Ninguém visita meu site! Pare de encontrar desculpas para sua falta de resiliência e insista. Se “dá” certo para muitos, dará certo para você também. Apenas pare de optar pelas soluções mais fáceis, pelas manutenções mais baratas, pelas “receitas mirabolantes” oferecidas pelos sites prontos de “Merreca/mês” que lhe prometem resultados “de dietas milagrosas”.

Se investir em marketing fosse barato, as grandes empresas não investiriam milhões de reais para posicionarem seus produtos. Porém, Henry Ford –  fundador da Ford Motor Company – disse que, se tivesse um único dólar em sua empresa, ele investiria em Marketing. Sabe por que? Porque marketing realmente funciona!

Quem não é visto, não é lembrado”

Reflita sobre isso, e repense em seus propósitos corporativos!

Pague o valor justo aos especialistas 

  • Contrate alguém para escrever conteúdo relevante para você e ajudá-lo a desenvolver um plano de marketing de conteúdo para contabilidade, no qual você poderá acompanhar suas postagens durante o ano inteiro. 
  • Contrate uma empresa especializada para criar um site realmente poderoso para sua empresa de contabilidade. Contrate um fotógrafo profissional para tirar fotos que realmente irão impressionar seu público. Pare de usar imagens gratuitas de internet que todo mundo usa e que não representam sua personalidade corporativa.
  • Faça reuniões de planejamento estratégico com seu time de marketing e, em seguida, cobre relatórios todos os meses sobre os pontos de ação deste planejamento. Veja se realmente todo cronograma foi cumprido e avalie os resultados.  Mantenha aquilo que está funcionando e altere o que não funciona, mas  NÃO DESISTA! Seja realmente engajado com sua missão de Marketing para Contabilidade!

Estas são algumas coisas que fazemos regularmente para os nossos clientes, aqueles que realmente estão engajados e investem o valor justo em sua estratégia de marketing para contabilidade. E estes clientes, apesar da ansiedade pelos resultados, estão sempre contentes por não terem optado pelo “serviço mais barato”, pois entendem que estão fazendo a coisa certa. E quem faz a coisa certa, ainda que demore um pouco mais, sempre alcança seus objetivos!

Da mesma forma que eu não iria tentar fazer o balancete financeiro/contábil anual de minha empresa, porque não tenho capacitação técnica para isso, e por isso contratei um contador, um especialista para fazê-lo, contrate especialistas em Marketing para Contabilidade e deixe-os cuidarem das estratégias para você. Eu te garanto, eles podem e fazem isso muito bem!

Tenha um consultor especializado como aliado

Conheço pessoas que até hoje, vêem todos os seus esforços através de “dietas mirabolantes” se transformar em um fracasso total, e isso se dá  porque sempre preferem as opções mais baratas, ou porque tentam alcançar o sucesso sozinhos, sem o auxílio de nenhum especialista.

Como falei acima, eu já tentei perder peso de várias maneiras. Me regrando e me condicionando a caminhar e comer menos todos os dias, e deu certo. Porém, eu já perdi peso contratando um time de especialistas. Eu já contratei um nutricionista e um “personal trainer” para definir uma dieta equilibrada e um planejamento de treino adequado ao meu porte físico. Tanto a nutricionista, quanto o personal se reuniam comigo quinzenalmente para avaliar os resultados e me desafiar, incentivar e dar apoio aos meus esforços. De forma alguma eu poderia alcançar os resultados que eu queria sozinho.

Nas primeiras seis semanas não ganhei um quilo sequer, mas também não perdi uma única grama. Amigos, vou lhes contar uma coisa, isso foi extremamente desanimador. 

Diante das primeiras avaliações, se eu não tivesse o apoio do meu time – Nutricionista e Personal – eu teria desistido. Mas, minha nutricionista sempre me dizia: “Você está fazendo a coisa certa – e isto irá produzir resultados. Não tenho absolutamente nenhuma dúvida, se você não desistir, você chegará em sua meta.” E então fizemos pequenos ajustes na minha alimentação e no meu treino. Logo, pouco a pouco, gradativamente fui alcançando os resultados esperados.

Insista nas estratégias, mesmo quando você achar que nada está dando certo

Quando você se sente totalmente desencorajado e parece que todos os esforços que empenhados são inúteis, você está provavelmente às portas de realizar algo incrível. Mas, infelizmente, é aí, neste momento, que a maioria das pessoas desiste. 

Recordo-me claramente quantas vezes eu chegava cansado do trabalho, muitas vezes por ter visitado escritórios de contabilidade o dia inteiro,  e me sentava na varanda de meu apartamento em Osasco, ligava para o meu personal e dizia: “Eu não posso mais fazer isso. Não está dando resultados. Eu não perdi uma única grama ainda. O que estou fazendo de errado? Será que isso realmente vai funcionar para mim?”

Amigos, eu realmente queria desistir . Logo me vinham os pensamentos: Vou parar de gastar dinheiro com personal e nutricionista – porque esses profissionais não são baratos, e eu investia muito! Vou gastar o meu dinheiro em algo mais útil.  Vou sair e comer o que eu quiser, quando quiser, afinal,  existem tantos restaurantes maravilhosos aqui no bairro que eu moro” – Meu prédio era praticamente dentro da praça de alimentação de um shopping, só para vocês terem ideia! 

Mas, felizmente eu não desisti, me reuni com meu time e alteramos o  planejamento novamente, e na semana seguinte eu perdi meu primeiro quilo. E semana após semana fui perdendo outros e outros quilos, e em 1 ano perdi 30 quilos e tinha apenas 11% de gordura corporal. Como eu fiquei feliz por não ter desistido – e o meu personal também, pois aumentou e muito sua carteira de clientes com meu case. A sensação da conquista de um objetivo é indescritivelmente maravilhosa!

Enfim…

Lembre-se que seus potenciais clientes e seus clientes da carteira não querem que você desista.   Eles estão ocupados, exaustos, desanimados e temerosos também. E eles precisam de alguém que entenda isso e não os abandone.

Envie e-mails com regularidade, faça postagens semanais com conteúdo relevante e educativo em seu blog – mostrando que você quer ajudá-los de verdade. Invista em um site interativo, intuitivo, responsivo e que facilite aos visitantes terem a melhor experiência de navegação. Poste mensagens em seu Facebook, mas poste – além de conteúdos densos, legislação ou artigos educativos – algumas mensagens que os inspirem, afinal o dia a dia empreendedor é muito pesado. Monitore cada ação!

Se você fizer isso, meu amigo contador, quando eles estiverem prontos, eles com certeza virão até você. Porém, para que isso aconteça, é de grande ajuda para sua estratégia de marketing para contabilidade, que eles saibam e confirmem na prática que você nunca desistiu deles.

Quanto a mim? Após conseguir os resultados esperados em todas as minhas jornadas, desisti das estratégias, exercícios e dietas equilibradas, e consequentemente, engordei de novo.

Com isso, quero dizer que, reeducação alimentar e exercícios regulares não devem ser apenas para um objetivo específico, e sim devem fazer parte do nosso estilo de vida, se não, sempre fracassaremos em nosso objetivo de nos mantermos saudáveis.

Isto posto, eu quero dizer que, investir em estratégias de marketing para contabilidade não deve ser apenas sazonal, não apenas porque estamos em crise e você precisa conquistar novos clientes urgentemente, senão, sua empresa irá fechar. Não! Investir em marketing para contabilidade deve fazer parte da cultura de sua empresa contábil. Reeduque-se, planeje-se, reserve parte do seu faturamento ( 3 à 10%) para investir em marketing de qualidade e conquiste resultados permanentes.  

Pense nisso e muito sucesso!

Ps.: Esta semana comecei um novo plano de emagrecimento, agora trabalhando paulatinamente a reeducação alimentar aliada a exercícios físicos, e isso, com a ajuda do meu time de nutrição e treinamento. Em breve te conto os resultados. Alguém topa me acompanha nesta jornada?

Um forte Abraço!

Alex de Paula

Diretor de Marketing e Atendimento – GRUPO DPG

Alex de Paula

Alex é especialista em Marketing Estratégico Digital, e tem como missão principal pensar em estratégias para melhoria constante do posicionamento da marca GRUPO DPG frente ao seu mercado de atuação. Ele precisa encontrar soluções diarias para melhorar as vendas e ampliar os canais de atendimento da empresa. Ele sempre esta analisando todo o arcabouço de possibilidades da web para melhorar consideravelmente a rentabilidade do negócio. Isso quer dizer que, todo dia ele precisa se reciclar, pois a internet é muito dinâmica. Planejar, criar estratégias e executá-las com perfeição é o seu legado.

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