Contabilidade De Nicho

Contabilidade de Nicho: Sucesso garantido para sua Empresa Contábil!

Você já descobriu como atuar com segmentos específicos de clientes e tornar a sua empresa contábil muito mais lucrativa?

Quase que a totalidade das Empresas Contábeis atuantes hoje no Brasil fornecem serviços de contabilidade generalizados para uma imensa gama de negócios. E isso é uma cultura difícil de ser mudada! Muitos empresários de contabilidade ainda insistem em trabalhar no mesmo padrão que sempre trabalharam, imaginando que, se focarem em Contabilidade de Nicho, irão abrir mão de potenciais clientes e diminuir suas possibilidades de ganhos.

Pois, ao contemplar a experiência de várias empresas contábeis que têm optado pela Contabilidade de Nicho, eu posso afirmar com toda certeza, pode ser muito mais lucrativo se especializar em determinados nichos de atuação de clientes. 

Por isso, hoje resolvi falar com vocês sobre como focar na Contabilidade de Nicho e construir um modelo de negócio contábil que pode ser a grande virada de sua história empreendedora. Vamos lá?

Cada segmento de negócio é diferente

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão generalista e comoditizada, afinal, todas as empresas, independente de seu porte, precisam de serviços fiscais e contábeis. No entanto, cada segmento de mercado é diferente e cada negócio é único e exclusivo! Você  pode até tratá-los da mesma forma para fins contábeis, porém, se você observar melhor as características exclusivas de cada tipo de negócio, e se especializar em algumas delas, você terá uma oportunidade de ouro em mãos.

Cada grupo de empresas atua em diferentes mercados, atendem perfis de clientes exclusivos, possuem ideias e formas de fazer negócios independentes. Usam terminologias diferentes – e seus gestores pensam de forma diferente. Isto é um fato!

Os empresários, donos de empresa dos diversos segmentos existentes podem escolher uma empresa de contabilidade generalista se não tiverem alternativas. Mas, se você conseguir falar fluentemente o idioma corporativo do seu segmento específico de mercado, você conseguirá atraí-los, se posicionar como uma autoridade em seu nicho de atuação e se tornar um grande parceiro de negócios. Então, com certeza a Contabilidade de Nicho pode se tornar um novo modelo de negócio muito rentável para sua empresa.

Quero então, juntamente com você, analisar como você pode identificar suas especialidades para atuar com a contabilidade de nicho e aproveitar ao máximo esta incrível oportunidade de mudar a história de sua empresa contábil.

As vantagens da Contabilidade de Nicho

Pode parecer estranho restringir deliberadamente o seu potencial mercado. No entanto, existem boas razões para fazê-lo. 

Vamos analisar o que a Contabilidade de Nicho pode fazer por você:

  • Diferenciar você da concorrência

Por exemplo, hoje você, com certeza, tem centenas de empresas de contabilidade generalistas como suas principais concorrentes. Arrisco dizer que dependendo da sua localização, você tem dezenas de concorrentes só na sua região. Mas se você se especializar e resolver atuar com contabilidade para o mercado agrícola, por exemplo, e comunicar isso em seu site – SOMOS ESPECIALISTAS EM CONTABILIDADE PARA COOPERATIVAS AGRÍCOLAS – com toda certeza, a quantidade de concorrentes irá diminuir consideravelmente.

  • Ajudar seus potenciais clientes a encontrá-lo

Acredite!!! Empreendedores usam pesquisas online para encontrar uma boa empresa de contabilidade que possa “atender suas dores”.  Você pode chegar ao topo dos resultados das pesquisas – do Google, por exemplo – para um segmento específico de negócios- se posicionando como um especialista na cura destas dores.

  • Ajudar você a aprender “a pensar fora da caixa” e crescer em todos os sentidos

À medida que você trabalhar com mais clientes de um nicho específico, você aprenderá e muito sobre os detalhes mais complexos e importantes deste mercado. Isso ajudará você a ampliar seus conhecimentos, melhorar sua prestação de serviços e aumentar consideravelmente sua empresa de contabilidade.

  • Elevar seu status de “mais uma empresa contábil” para Especialistas em Contabilidade para…

Sua empresa não será apenas “mais uma empresa de contabilidade”. Será uma empresa de contabilidade com especialização no mercado de atuação de seus potenciais clientes, além da especialização contábil. Isso é excelente para atrair novas e infinitas perspectivas de negócios.

Quatro perguntas para atuar em Contabilidade de Nicho

Se você atua no negócio por alguns anos, você, provavelmente, já é um especialista. Mas, talvez você ainda não tenha percebido isso. Estas quatro perguntas ajudarão você a encontrar e definir o seu nicho contábil:

1. Quem são seus clientes atuais na carteira? 

Se você tem alguns clientes que atuam no mesmo segmento de mercado, por exemplo, 30% da sua carteira de clientes regulares atuam no mesmo nicho, logo, isso pode se tornar uma especialidade contábil. Eles podem ser:

    • Profissionais da Saúde, incluindo Médicos, Dentistas, Fisioterapeutas, dentre outros;
    • Franqueados com modelos de negócios similares;
    • Donos de Restaurantes e Redes Hoteleiras;
    • Empresas de Tecnologia;
    • Empresas de Construção civil;
    • Empresas de Advocacia;
    • Transportadoras, etc.

Pare para analisar quantas rotinas idênticas você tem para cada grupo de clientes desses, quantos processos já definidos e o quanto de peculiaridades destes segmentos você já conhece. Você prefere mesmo analisar 500 convenções coletivas diferentes, e saber um pouquinho de cada uma delas, ou analisar apenas 5 e saber tudo sobre elas “de cor e salteado”? Você já é ou não um especialista no segmento, além de um especialista contábil?

2. Em que você é bom? 

Talvez você seja excelente em Departamento Pessoal e Terceirização de RH. Talvez você se destaque em Valuation, Aquisições e Fusões Empresariais. Ou talvez você seja um especialista em Investimentos Anjo e Legislação para Startups de Tecnologia. As necessidades específicas dos empreendedores de cada um dos nichos citados, podem ser sua especialidade – e eles são bons potenciais clientes, porque eles voltarão novamente e novamente para se consultar com o especialista em seu mercado. Você gosta de ser atendido por um especialista quando tem uma necessidade, ou qualquer generalista serve?

Pense sobre o que você gosta e em que você é bom. Essa é uma base sensacional para iniciar um trabalho com contabilidade de nicho em sua empresa.

3. Qual é o seu passado profissional? 

Hoje você é um contador, mas existe uma grande possibilidade de você já ter atuado em outra área profissional. Pense! Se você cresceu em uma comunidade agrícola, estudou sobre agricultura, sobre finanças, condições climáticas, etc. Hoje, atuando como contador, com certeza você ainda tem uma visão diferenciada sobre as empresas e sobre o mercado agrícola. Talvez você tenha atuado como consultor financeiro para empresas de Factoring, ou talvez já tenha atuado como advogado ou seu sócio seja um advogado e dono de uma empresa de advocacia. 

Todas estas são oportunidades incríveis para você encontrar um nicho para sua empresa contábil atuar e você se posicionar como um especialista para o segmento. Não desperdice esta chance!

4. O que está acontecendo ao seu redor? 

Você não precisa limitar sua prospecção de potenciais clientes apenas para sua região. Mas, veja que grande oportunidade! De repente, próximo à sua empresa contábil está um enorme pólo têxtil, com dezenas de indústrias de confecções baseadas ali, além de centenas empresas do comércio varejista de vestuário. Faz ou não faz sentido você se especializar e se posicionar como um especialista em contabilidade para indústrias de confecção e contabilidade para o comércio varejista de vestuário?  

Será que esta não é a melhor estratégia de marketing contábil para você atrair estes potenciais clientes?

Após a criação de um nicho local, você pode expandir-se para mais longe, afinal vivemos em mundo globalizado e tecnológico.

Conclusão

Você precisa ser resiliente, quebrar paradigmas e se adequar aos novos tempos da contabilidade. As pessoas querem e amam serem atendidas por especialistas, e isso acontece em qualquer área de suas vidas. No empreendedorismo também é assim, quanto mais especializado um prestador de serviços profissionais for em um determinado segmento ou serviço, mais requisitado ele será. Torne-se um especialista em Contabilidade de Nicho hoje mesmo!

Porém, acima de tudo, se especialize em um nicho de mercado lucrativo. Você pode ter muitos clientes regulares no mesmo segmento de atuação, porém, se eles não forem lucrativos, esse não é o nicho ideal para você. Continue procurando e procurando, até encontrar nichos que atendam  todas as suas perspectivas de crescimento. Em contrapartida, procure um nicho que você seja apaixonado, então descubra como você pode fazer sua empresa contábil lucrar muito com isso.

Atuar com Contabilidade de Nicho é um dos fatores cruciais para as empresas contábeis que quiserem se estabelecer diante das constantes mudanças impostas pela tecnologia aos novos tempos.

Pensem nisso, definam um nicho contábil para atuar e garantam o crescimento e a longevidade suas empresas! E se precisarem de ajuda para definir sua persona ideal e como atuar com contabilidade de nicho, me procurem, terei um imenso prazer em compartilhar conhecimento e ajudar vocês nesta incrível jornada empreendedora!

Muito sucesso e um forte abraço!

Marta Giove – CEO GRUPO DPG

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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