Site Contábil

4 SEGREDOS PARA QUE O SEU SITE CONTÁBIL SEJA UM VERDADEIRO SUCESSO!

Estamos no século XXI, uma era quase que totalmente digital, um mundo tecnológico, onde a informação está a cada dia mais à disposição de todos e o consumidor, muitas vezes, conhece mais dos serviços e produtos vendidos por uma empresa, do que seus próprios gestores. Isto é uma realidade e não tem mais volta!

Ainda assim, infelizmente, é muito fácil constatar em meio a tudo isso, que muitos empresários de contabilidade não se atentaram que o universo contábil também mudou. Que a contabilidade hoje, já exige muito mais do que apenas conhecimentos técnicos – dele e da equipe – e que a contabilidade do futuro exigirá uma mudança total de mentalidade e postura. É preciso maior resiliência por parte dos empresários contábeis em relação às inevitáveis mudanças trazidas pelos novos tempos através da tecnologia, e que refletem dia após dia no comportamento do empreendedor contemporâneo.

Além de investir em tecnologia, expertise e conhecimento, é preciso saber comunicar isso ao seu mercado, e para isso, é preciso à consciência de que é preciso se estruturar uma boa estratégia de marketing contábil para alcançarem seu público e alavancarem suas empresas.

Mesmo assim, muitos ainda acham que Marketing Contábil é apenas ter um site institucional, que nada mais é do que um cartão eletrônico, que contém suas referências, para que, quando alguém indicar o seu trabalho, o potencial cliente – que recebeu a indicação – entre e veja que ele realmente existe.  Outros acham que marketing para contabilidade é apenas investir em sua infraestrutura física, mandar fazer folders e apresentações em “.PPT” e contratar um representante de vendas para prospectar clientes. Isso é mais comum de se encontrar do que se imagina.

Porém, quando as vendas se tornam uma verdadeira catástrofe, o faturamento cai e não existem novas perspectivas de negócios, aí então, se dão conta de que investir em estruturar uma estratégia de marketing para contabilidade eficiente é o que tem diferenciado as empresas que tem se destacado em um mercado tão competitivo e por isso, estas empresas estão surfando sobre a crise.

É claro, alguns percebem a importância do marketing contábil tarde demais. Mas, é tarde demais para quem não quer mudar sua mentalidade e realmente entender que é preciso investir em marketing e tecnologia para mudar o cenário atual de suas empresas, pois, embora o marketing contábil não consiga corrigir os péssimos números de vendas de hoje, com certeza, ele pode melhorar o futuro de sua empresa contábil.

Imagine ter um site para contabilidade que prospecta e atrai um fluxo regular e confiável de novos clientes a cada ano, e tudo isso através de uma estratégia inteligentemente pensada, direcionada e quase que totalmente automatizada? Imagine uma estratégia de marketing contábil tão bem estruturada que praticamente venda seus serviços sozinha?

Isso tudo está completamente ao seu alcance, mas somente se você estiver disposto a investir recursos, tempo e a energia necessária para fazer a coisa certa.

Por isso, hoje eu decidi revelar quatro segredinhos para que o seu site contábil alcance este objetivo e seja um verdadeiro sucesso de vendas e prospecção:

  1. O mercado prefere contratar um especialista, portanto defina um nicho de mercado para atender – E comunique isso através de seu site contábil!

Uma das táticas de maior impacto positivo em uma estratégia de marketing contábil, também é uma das coisas mais temidas pela maioria dos empresários de contabilidade: a diminuição do foco e das opções de mercado. Infelizmente, muitos gestores de empresas contábeis ainda querem atender a todo e qualquer tipo de empresa, baseados no fato de que os princípios contábeis são os mesmos e que portanto, isso nunca vai mudar e qualquer tipo de empresa pode se beneficiar de seus dotes de “clínico geral”.

Meus caros amigos contadores, não estamos mais na década de 1980, e ninguém quer realmente uma empresa de contabilidade que saiba fazer tudo. E goste você ou não, a tecnologia veio para ficar. As grandes empresas de contabilidade estão se aliando as grandes empresas de softwares para acelerar a integração contábil e simplificar a obtenção de dados e apuração dos impostos. Isto é um fato! As declarações acessórias estão sendo extintas, o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital está unificando todas as informações, e estas informações são auditadas antes do envio ao fisco para se evitar problemas de autuações, e a tendência é que cada vez mais isso seja automatizado através da chamada contabilidade digital. É uma tendência mundial, e apenas as empresas de contabilidade que se especializarem nos nichos de seus clientes para prestarem mais do que serviços de conformidade para seus clientes é que realmente irão prosperar.

Por isso se atente para o conselho que te dou agora: Ao invés de fazer tudo para todos, concentre-se no que sua empresa contábil faz melhor do que qualquer outro concorrente.” 

Pergunte a si mesmo:

  • Em quais serviços sua empresa de contabilidade se destaca?
  • Qual é o nicho de mercado que compõe o maior percentual de sua carteira de clientes hoje?
  • Quais os tipos de clientes ou categorias de empresas sua empresa tem os melhor relacionamento na atualidade?
  • Quais as necessidades não satisfeitas que seus clientes têm atualmente, que você – com toda a sua expertise – poderia suprir?

Encontrar um foco e definir um nicho de mercado para sua empresa contábil atender, é estabelecer-se como uma autoridade, ou talvez até, como a maior autoridade, em seu nicho de atuação.

  1. Influencie os pensamentos do seu mercado através do site de sua contabilidade

Há uma grande diferença entre escrever por escrever – somente porque alguém disse a você que deveria – e escrever de uma forma que contribua para que realmente o conteúdo escrito dê ensejo a uma conversa útil e construtiva. Escrever por escrever é inútil, porém, escrever de modo profundo, de uma maneira que venha a ajudar a sua audiência a resolver suas dores,  é chamado de Liderança do Pensamento e faz você se destacar dos demais.

Para fazer o marketing de conteúdo para contabilidade de uma forma eficaz, você precisa ir além do nível de “tagarelice” superficial do mercado – que vive dizendo que você pode contratar textos de R$5,00 para expressar seus pensamentos – e publicar insights incríveis que só poderiam vir de alguém, especializado no mercado de seus potenciais clientes e com a sua profundidade de especialização.

Veja como começar:

  • Escreva conteúdo para o seu nicho:  Pare de escrever posts vagos em seu blog, com dicas de impostos generalizados ou conselhos empresariais para qualquer tipo de empresa. Comece a direcionar o seu conteúdo de qualidade para um público específico e atraia este público para o seu site contábil através deste conteúdo.
  • Apresente ideias ousadas:  siga seu público através das mídias sociais, veja o que está “pegando” em seu mercado e escolha as ideias mais inovadoras, mais ousadas e interessantes para os ajudar e veja se você pode levá-las um passo a adiante. Se puder, apresente-as para seus potenciais clientes. Publique seus pensamentos e suas ideias em seu blog através de artigos bem escritos e estruturados.
  • Identifique e resolva os problemas do cliente: Pense em um problema comum, com os quais seus clientes se debatem, e crie um guia instrucional passo a passo para ajudá-los a resolver tal problema por conta própria. Publique este guia em seu site e aumente consideravelmente a visitação da sua sede digital (seu site contábil).
  1. Sites contábeis de sucesso são construídos para converter

Em última análise, o foco principal do seu site contábil é converter visitantes em clientes. Porém, a maioria dos sites para contabilidade ainda não têm a ênfase adequada em educar seu público alvo com conteúdo relevante, para assim, conseguir em médio e longo prazo atingir taxas de conversões extraordinárias.

Saiba que, enquanto seu site não está preparado para conversões, a maioria de seus clientes está se educando nos sites de seus concorrentes e fazendo parte do ciclo de nutrição destas empresas. Sabe o que isso significa? Que uma hora, eles serão convertidos em clientes pelos seus concorrentes e o deixarão a ver navios, pois irão perceber que os concorrentes conhecem mais do mercado deles que você. Acredito que não seja isso que você queira, não é mesmo?

Você precisa mudar a estrutura do seu site contábil agora, e transformá-lo em um portal de conteúdo útil e educativo para o seu público alvo.

Veja como você pode fazer isso:

SEO em todas as páginas

SEO é fundamental para a construção de um site contábil focado em conversão, e a maioria das empresas de contabilidade ainda ignoram o básico. Vejam um exemplo simples:

Quantos serviços você oferece para seus clientes? Vamos supor que sejam 4: Contabilidade | Fiscal | Legalização | Trabalhista. Veja como se dá a construção da maioria dos sites de uma empresa contábil. Cria-se uma página – serviços – e coloca-se todos estes 4 serviços na mesma página.

Isto para a conversão é péssimo, pois, para cada serviço poderia ser usada uma palavra chave específica, e cada palavra chave, precisaria de uma url (página) específica única para que a mesma fosse encontrada pelos motores de busca durante uma pesquisa de um usuário.

O seu objetivo, ao construir um site para contabilidade é informar ao Google a história de cada página em seu site, de um modo que seja mais provável direcionar novos tráfegos qualificados para prováveis conversões.

Aqui estão algumas coisas que você deve ter em cada página única do seu site contábil:

  • Título de página que contenha a palavra-chave que define sobre o que se trata aquela página específica;
  • URLs personalizadas que sejam curtas, concisas e que contenham sua palavra-chave.
  • Um título principal envolvido em uma etiqueta H1 – contendo a palavra chave foco da página;
  • Ligações internas dentro do conteúdo (use o textos âncoras para assuntos correspondentes ou complementares ).
  • Ligue o conteúdo relacionado ao título de meta description ao título principal.

CTA’s – Chamadas eficazes à ação

Uma vez que o site de sua contabilidade começar a atrair tráfego de alta qualidade (isto é, seu público alvo) o mesmo precisará conter CTA’s ou chamadas para ação para incentivar esse tráfego a um compromisso. Cada página em seu site deve indicar aos visitantes qual a sua próxima ação, orientando-os ao longo de um caminho simples e claro sobre conteúdos interessantes e as formas de contatar você.

Tente criar chamadas para a ação atraentes e específicas. Esqueça essa coisa de “leia mais” – Pense em algo do tipo – “inscreva-se agora para sua avaliação gratuita”. Em cada página, pergunte a si mesmo o que um novo visitante poderia querer saber além deste conteúdo que o mesmo estaria navegando nesta página que você está agora em seu site. Como você pode oferecer-lhes as respostas que eles estão procurando nos momentos certos, usando um texto específico que eles podem ter em mente? Isto é o que impulsiona a ação e converte clientes.

  1. Seu site contábil precisa Nutrir seus potenciais clientes

A nutrição de clientes pode soar como uma coisa complicada, trabalhosa e tediosa de se fazer. Mas, para sua sorte esta nutrição pode ser totalmente automatizada.

O primeiro passo para isso é a contratação de um CRM e integrá-lo em seu site – especificamente, você vai precisar de um serviço de automação de marketing. Existem dezenas de soluções no mercado, e numa boa, misericordiosamente, nenhum deles é escandalosamente caro. Nós indicamos à você o RD Station, que para nós e nossos clientes é o melhor sistema de automação de marketing digital hoje do Brasil.

Após integrar o RD Station ao seu site, dê uma olhada no que você tem de conteúdo, como perspectivas para oferecer aos seus clientes – uma planilha, um e-book, uma ferramenta de avaliação, uma consultoria gratuita, um guia útil – e mapeie essas ofertas para o estágio apropriado no ciclo de compra: topo, meio ou boca de funil . Em seguida, crie uma campanha de e-mail simples que incorpore essas ofertas, apresentando-as apenas nos momentos certos.

Eventualmente, com a campanha de nutrição corretamente estruturada, as perspectivas frias de negócios começarão a se aquecer em sua empresa contábil, e quando chegar a hora certa, alguns acabarão por se tornar seus clientes.

Coloque seu site contábil para trabalhar por você

Se você quer um plano de crescimento que garanta resultados e ROI satisfatórios, você precisa se comprometer com todo o processo. Hoje, nós trabalhamos com muitas empresas de contabilidade que estão avançando em cada etapa do processo, investindo valores justos – tanto em estratégias quanto em tecnologia – e com equipes totalmente engajadas, juntamente conosco, discutindo ideias e caminhando lado a lado rumo a um oceano azul de oportunidades para suas empresas.

Então agora eu te pergunto: Você está pronto para construir o melhor site para contabilidade que sua empresa já teve? Vamos estruturar uma estratégia de marketing contábil para fazer o seu site trabalhar por você?

Se quiser dar um salto definitivo na história de sua empresa contábil, entre em contato conosco e mergulhe de cabeça na era digital investindo em marketing contábil. Sua história como empreendedor contábil agradece!

Pense nisso e até breve!

Marta Giove

CEO – GRUPO DPG

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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