Como aumentar o faturamento de sua empresa contábil em até 10x nos próximos quatro anos?

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Nesse artigo você vai ver:

Você já pensou em ter uma “fatia menor” de uma pizza gigante? Confira o que o “Kléber” pensa sobre isso!

Toda segunda feira eu participo de um programa transformacional incrível para o meu crescimento e treinamento pessoal e profissional. Este programa é uma metodologia que me capacita e desenvolve para que eu possa realizar aquilo que realmente é importante para minha vida. É algo que têm me capacitado e equipado para a produção de resultados revolucionários em diversas áreas de minha vida, por exemplo, profissional, relacionamentos, produtividade e qualidade global de vida. Um programa realmente incrível e transformador, vocês precisam conhecer! (mas o post de hoje não é sobre isso).

Em uma dessas segundas feiras convidei um grande amigo para fazer a introdução de sensibilização para ingresso a este programa transformador. Este amigo é um empresário contábil muito bem sucedido – vou chamá-lo aqui de “Kleber”, pois ele não me autorizou a revelar seu verdadeiro nome. (porém me autorizou a contar nossa conversa)

Ah! Apenas para constar, o “Kléber” achou a introdução ao programa incrível e efetivou sua participação para o próximo fórum que acontecerá no mês de Março/2018. Parabéns “Kleber”, você realmente é um ser humano diferenciado!

O incrível diálogo da noite…

Após a introdução ao fórum, saímos para jantar, apreciar uma boa taça de vinho e conversar um pouco sobre a vida e os negócios.

Mas afinal, quem é o “Kléber”?

“Kléber” é um empresário contábil experiente e há pouco tempo vendeu sua empresa de contabilidade por pouco mais de R$8.000.000,00, se aposentou e no alto de seus 56 anos – ainda jovem – resolveu aproveitar um pouco da vida.

Durante nossa conversa o “Kléber” me disse algo que talvez, para mim, não fazia muito sentido naquele momento.  Mas, para ele sim, pois será a sua realidade em pouquíssimo tempo!

Eu lhe perguntei:

 “E então “Kleber”, agora que você está financeiramente livre e com a vida resolvida, você acha que voltará a trabalhar novamente um dia?”

Sinceramente, eu estava esperando que ele me dissesse algo do tipo:

“Alex, agora que vendi minha empresa e saí da “loucura” do mundo contábil, eu quero começar algo diferente sabe, algo do tipo que envolva minha paixão, por exemplo, um bistrô gastronômico ou uma casa de vinhos”. O “Kléber” é apaixonado pelo universo da gastronomia! Achei também que ele poderia talvez, até abrir uma consultoria para empresários mais novos, pois ele tem uma experiência com negócios contábeis realmente incrível.  Mas não, ele não quer nada disso!

A resposta do “Kléber” me deixou muito surpreso, pois ele simplesmente afirmou:

“Alex, aproveitarei minhas férias por uns 6 meses. Viajarei o mundo (tipo um “mochilão” por vários países, como diz a molecada de hoje (risos) e curtirei minha esposa, afinal nossos filhos já estão crescidos e desde nossa lua de mel, nunca mais viajamos só nós dois. Porém, ao voltar dessas curtas férias – digo curta para quem passou a vida trabalhando quase que ininterruptamente – pretendo sim, voltar a ativa. Pretendo abrir uma empresa de soluções de negócios corporativos e atuarei de uma forma segmentada no mercado contábil atendendo a empresas do nicho alimentício”.

 “O QUE!?”

Fiquei realmente estarrecido! Estamos findando o ano de 2017. O mercado contábil passando por uma transformação digital sem precedentes, a concorrência aumenta a cada dia, novos empresários com pensamentos disruptivos emergindo, a tecnologia influenciando, atuando e mudando a forma de se prestar serviços contábeis, além de, literalmente, existirem muitos empresários do segmento que estão literalmente “perdidos”, sem saber como evoluir e demonstrar o valor de seus serviços. Outros estão vendendo suas carteiras de clientes e fechando as portas, e o “Kléber” querendo voltar ? Fala Sério!

O que “este cara” tem na cabeça?!

“Kléber”, você está falando sério? Esse mercado não está saturado, tipo – “Não tem mais o que oferecer de diferencial em relação a serviços contábeis”? E mais, você quer voltar a atuar justo na indústria alimentícia? Cara, você sabe que sou estrategista em Marketing Digital e o que mais vejo são Empresas de Contabilidade querendo atender este segmento. Por quê você não pensa em um mercado emergente, onde a concorrência é menor meu velho amigo?

O “Kléber” me olhou fixamente, tomou um gole de seu Merlot Chileno lentamente e de forma branda me disse:

“Alex, veja bem, tem muitos contadores atuando neste mercado sim, e daí? É uma indústria de R$ 6 bilhões em faturamento por ano. SEIS BILHÕES ALEX! E ninguém ainda pensou em atuar nesta indústria com esta segmentação de serviços ‘X’ para este tipo de público “XX’ . [Você deve ter ficado curioso né? Mas, por respeitar a ideia do incrível “Kléber”, não irei revelar o que é a [segmentação“X”] e nem o [“XX”], mas posso garantir, o cara enxergou algo que ninguém enxergou até agora e vai se dar muito, mas muito bem mesmo].

E ele continuou:

“Cara, pensa comigo: Se eu tiver 1% desse mercado, atuando da forma que estou planejando, conseguirei ter uma empresa de prestação de serviços contábeis muito bem estruturada – tipo 10X maior do que a maioria das empresas que atuam hoje no segmento contábil – em no máximo 4 anos. Além de ter dinheiro suficiente (sem precisar mexer no valor que faturei com a venda de minha antiga empresa) para comprar um apartamento incrível em Manhattan/EUA (um dos metros quadrados mais caros do mundo).

“Chega de querer a pizza inteira pra mim, atuando como uma empresa contábil generalista. 1% (um por cento) Alex. Isso é tudo o que eu quero degustar desta pizza”! – palavras do “Kléber”

Uau… que sacada incrível do “Kléber” e que bate papo enriquecedor!

Meus amigos contadores, até agora estou impressionado com o papo que tive com o “Kleber” e por isso, guardei seus conselhos no fundo coração.

Essa conversa, por mais que pareça um simples “bate papo entre amigos” e talvez vocês não vejam nada de extraordinário em seu conteúdo, a levarei comigo por toda a vida!

O que o “Kléber” me falou, além de incrível, é totalmente viável… Crescer 10X uma empresa contábil em 4 anos! Realmente incrível!

Em todos os planejamentos de Marketing Digital para as empresas contábeis de meus clientes, tenho conversado com empresários focados em novos mercados, novas tendências, startups, etc. Além de ainda existir uma grande maioria generalista de contadores sem ideia do que fazer e com uma resistência incrível em aceitar que o mercado e a forma de se comercializar serviços contábeis mudou, dentre outros fatores que eu poderia dissertar aqui o dia inteiro. E sim, realmente, focar em novos mercados, novas tendências de empresas, atuar para nichos específicos e tipos de empreendedores é uma grande estratégia para se destacar em meio a tanta concorrência. E o “Kléber” também concorda com isso!

Porém, ao conversar com o “Kléber”, um empresário contábil vivido, experiente e que basicamente fazia parte do “conselho de contadores generalistas e tradicionais do Brasil”, percebi que para se ter uma empresa contábil de sucesso, não se trata apenas de ser um desbravador do seu mercado de atuação ou de sua especialização apenas. Nem tão pouco de ser a maior ou a segunda maior empresa de contabilidade do Brasil ou do mundo.

Trata-se apenas de PROPÓSITO!

O Kleber estará talvez, em pouquíssimo tempo, entre as 400 maiores empresas de soluções de serviços contábeis atuando no negócio de alimentos do Brasil  e sei que ele poderia ser cinco vezes maior do que isso e estar entre as 80 maiores se quisesse, porém ele me mostrou que não se trata disso!

Ele simplesmente resolveu “pensar fora da caixa” e sair do “conselho de contadores generalistas e tradicionais do Brasil”.

“Preferiu se especializar em um segmento de mercado no qual ele realmente conhece e é apaixonado”!

Fixou os olhos em uma “pizza maior” (indústria alimentícia), isto é, um segmento muito concorrido, porém, traçou um plano para ter apenas uma pequena fatia (de 1%) dessa imensa pizza. E com certeza, vai com tudo conquistar seus objetivos. Parabéns “Kléber” …Tiro meu chapéu para você!

E onde eu – Alex de Paula – estarei?!

Eu, juntamente com toda a equipe do Grupo DPG, com certeza, estaremos ao lado do “Kléber” e de sua equipe de colaboradores nesta incrível jornada de conquista, co-criando todas as suas Estratégias de Marketing Digital Contábil para atrair com êxito seu público de interesse e conquistar seus objetivos! O próprio “Kléber” disse que não abre mão da minha expertise e participação de toda minha equipe neste projeto.

Meu caro “Kléber”, seremos, com muita honra, seu “braço direito” na gestão de marketing de sua empresa contábil. Juntos iremos rumo ao topo!

Uhuuu… SENSACIONAL!!!

Conclusão

Crescer sua empresa contábil em até 10x em 4 anos – em relação ao que você já tem hoje – é totalmente viável.

Basta você ter propósito definido, ser diligente, paciente, resiliente, muito sagaz e entender que seu projeto de crescimento apresentará resultados consistentes de médio à longo prazo.

“Quem tem propósito não se deixa sucumbir pela ansiedade e pela pressa” – palavras do “Kléber”.

Não adianta você ter pressa, sair reclamando que a concorrência é desleal, que seus clientes não querem pagar o valor justo, que vender serviços contábeis é difícil ou que empresa nenhuma sabe fazer Marketing Contábil direito. Investir apenas alguns poucos “milhares de reais” tipo, R$3.000,00 por ano e achar que terá resultados extraordinários de crescimento em tempo recorde, é simplesmente impossível!

É preciso ter propósito e investir para alcançá-lo!

Atuar fornecendo serviços contábeis para uma indústria maior e super concorrida, se posicionar como especialista e fixar seus esforços em detalhes do segmento – onde ninguém quis atuar ou não percebeu que poderiam ter se dado muito bem – não significa necessariamente, uma dificuldade maior ou a indicação de insucesso para o seu projeto. É preciso investir o mesmo esforço para criar e vender serviços contábeis para um público empreendedor emergente, assim como, para um público empreendedor mais experiente e em um mercado que todo mundo quer conquistar o máximo de fatias possível da “pizza”.

A grande diferença em atuar em um mercado já consolidado e talvez até considerado saturado é entender seus maiores desafios, se focar em algo que ninguém ainda prestou atenção e principalmente, se mostrar um grande entendedor e especialista no segmento, afinal, os “compradores de serviços” do nicho escolhido já chegaram lá, não são mais bobos – e já faturam, muitas vezes, milhões de reais!

Portanto, não vejam a concorrência no segmento em que vocês resolveram atuar como algo “intransponível”, mas como a grande mola propulsora para que o seu modelo de negócios contábil tenha muito sucesso também.

Responda para você e para os seus colegas se quiser compartilhar: 

  • Qual o seu propósito como empresário contábil?
  • Você já traçou a meta de crescimento de sua empresa contábil para os próximos 4 anos?
  • Você já sabe o que fazer para chegar lá?
  • Você continuará atuando como uma empresa de contabilidade generalista ou pretende se posicionar como contabilidade para nichos específicos?
  • Você tem algum “hobbie” preferido?
  • Já parou para pesquisar o potencial corporativo deste segmento?
  • Se este “hobbie” for promissor – corporativamente falando – que tal se posicionar como contador para os fornecedores deste tipo de serviço? Pense comigo, se você já é apaixonado pela atividade, deve conhecer muito sobre ela e os seus fornecedores, concorda?
  • Já tem alguma estratégia de Marketing Digital Contábil vigente?
  • Você tem as características de um empreendedor contábil de sucesso para atingir seus objetivos, isto é: propósito definido, diligência, paciência, resiliência e muita sagacidade?

Se você tiver as respostas certas para todas essas perguntas, então, você já tem mais da metade do percurso percorrido para atingir os objetivos de crescimento traçado para os próximos 4 anos. Parabéns!

Quais são as respostas certas para você?

Compartilhe conosco nos comentários.

Um forte abraço, muito sucesso e MÃOS A OBRA!

Alex de Paula

Diretor de Marketing e Operações do Grupo DPG

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