Mentalidade Empreendedora Positiva

Mentalidade Empreendedora Positiva na Contabilidade

Como o Empresário Contábil pode prosperar nos negócios através de uma mentalidade empreendedora positiva?

Esta semana é uma semana muito especial para o profissional de contabilidade, e apesar da correria por ser a última semana para entrega do IRPF, não podemos deixar de homenagear e honrar este profissional que tanto fez e faz pelo empreendedorismo em nosso país. Parabéns Contabilistas pela importante missão que vocês desempenham bravamente em pró da do crescimento e da sustentabilidade empresarial.

Sendo assim, esta semana preparei dois artigos bem legais para homenagear o profissional de contabilidade. No primeiro, falei sobre o importante papel destes profissionais como parceiros de seus clientes e as importantes mudanças aliadas às excelentes oportunidades trazidas pela tecnologia para mundo contábil. E hoje quero falar sobre Mentalidade Empreendedora na Contabilidade e como o Empresário Contábil pode prosperar nos negócios através de uma mentalidade positiva!

“Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo” – Norman Vicent Peale

Empreendedores geralmente são indivíduos altamente energéticos com toneladas de automotivação para distribuir por onde passam. No entanto, o empreendedorismo pode se tornar uma batalha que talvez muitos não consigam suportar. Manter esse espírito empreendedor é o grande desafio de todo empresário durante toda uma vida à frente dos negócios.

Como co-fundadora de uma agência de Marketing Digital para Empresas Contábeis – que hoje já tem mais de onze anos de existência  – eu entendo verdadeiramente as lutas de um empreendedor. Durante muito tempo, eu tive muitos altos e baixos à frente de minha empresa, que poderiam desencorajar qualquer um. Mas eu aprendi, diante das dificuldades, como é importante manter nossa mentalidade empreendedora sempre positiva para o bem do negócio.

Comecei minha carreira como vendedora, e mesmo sendo Sócia do Grupo DPG, todos vocês sabem que ainda sou uma vendedora e com muito orgulho do que faço. Ao longo de todos esses anos eu assisti a inúmeras conferências, congressos, palestras e cursos de vendas para realmente me tornar uma vendedora profissional. Em todos estes eventos eu ouvi os grandes especialistas em vendas e antropologia dissertarem sobre como os vendedores precisam manter sempre uma atitude muito positiva para terem sucesso e alcançarem suas metas. Isso me faz refletir que às vezes a maior batalha de um empreendedor é sua própria mentalidade.

Ao conversar com vários de meus amigos e clientes – Empresários Contábeis – eu vejo o quanto é crítico para muitos manterem uma mentalidade positiva para conseguir superar a todos os desafios que vêm com o empreendedorismo Contábil, isso diante dos novos cenários trazidos pela tecnologia. 

Por isso hoje eu quero falar sobre quatro tipos de mentalidades empreendedoras muito importantes que se digladiam entre si, e que todo empresário contábil precisa conhecer. Vamos entendê-las?

Mentalidade Positiva X Mentalidade Negativa

Essas duas mentalidades explicam a diferença entre pensamentos positivos e pensamentos negativos. Os pensamentos negativos tendem a limitar os pensamentos de um empreendedor, subestimar suas conquistas e gerar uma variedade de sentimentos negativos em sua mente. Os sentimentos negativos, por sua vez, podem levar à falta de confiança e a uma sensação de desempenho inferior em relação ao seu mercado de atuação.

Empreendedores com a mentalidade positiva, por outro lado, tendem a ter uma visão melhor e mais ampla sobre a vida e são mais enérgicos, produtivos e muito bem sucedidos.

Como empreendedora, aprendi que me manter positiva, mesmo diante dos contratempos, foi fundamental para minha empresa avançar e alavancar o crescimento de meus negócios. 

Uma mentalidade positiva pode ajudá-lo a transformar uma situação ruim em uma ótima situação em um período de tempo bem mais curto e com  resultados positivos surpreendentes. É o processo de extrair algo bom de algo ruim.

Como dona de uma empresa que se necessita de vendas e atendimento ao cliente para se manter economicamente ativa, eu tentei contratar diversas empresas para criar estratégias de Marketing para divulgar nosso trabalho e melhorar a qualidade de nossos serviços de atendimento. Contratei sistemas, consultores, investi muito dinheiro, e na maioria das vezes obtive resultados desastrosos ao tentar implementar as estratégias indicadas por estes profissionais. No entanto, isso não me desencorajou! Ao invés disso, eu e minha equipe aprendemos diante das dificuldades a como ser mais eficientes e nos levou a procurar os parceiros certos e a desenvolver nossa própria metodologia de marketing digital.  Uma mentalidade negativa, por outro lado, teria nos levado a desistir e perder a fé – o que certamente no empreendedorismo seria o final de tudo.

Mentalidade de Crescimento X Mentalidade Fixa

As outras duas mentalidades que todo empresário contábil precisa conhecer são, a mentalidade de crescimento e a mentalidade fixa

Uma mentalidade voltada para o crescimento considera as oportunidades futuras como ilimitadas. Já uma mentalidade fixa é limitada pelo estado atual das coisas. Empreendedores contábeis bem sucedidos focalizam grande parte de suas crenças na mentalidade de crescimento, porque este tipo de mentalidade permite que pensem grande e os impulsiona sempre a seguir em frente.

Um empreendedor contábil com uma mentalidade fixa quando falha, acaba sofrendo muitas perdas, se torna mais negativo e acaba desistindo. Já o empreendedor com uma mentalidade de crescimento ao falhar, usa esta falha como uma chance de demonstrar toda sua resiliência e determinação, que são os ingredientes necessários para superar tal fracasso. Uma mentalidade fixa vê o mercado contábil como limitado e encolhendo a cada dia, enquanto um empresário contábil com uma mentalidade de crescimento enxerga o seu mercado em franco desenvolvimento e repleto de oportunidades.

Construa seus próprios sonhos, ou alguém vai contratá-lo para construir os dele” – Farrah Gray

Como líder do Grupo DPG, eu sei que tenho que ter uma mentalidade voltada para o crescimento. Por isso, converso com minha equipe todos os dias e enfatizo que podemos melhorar sempre, que temos que seguir sempre em busca da excelência e que apesar das negativas que ouvimos de muitos empresários contábeis com mentalidade negativa e fixa, nós temos milhares de empresas contábeis – onde seus gestores têm mentalidades extremamente positivas e voltadas ao crescimento – para a nossa empresa atender, e atender cada dia melhor. Isso os encoraja a continuar buscando a excelência. Esse reforço positivo diário percorre um longo caminho e causa um efeito positivo  em todos nós, nos motivando sempre a seguir em frente.

Contabilista desenvolva uma mentalidade empreendedora positiva!

Muitos de nós não estamos vivendo nossos sonhos porque estamos vivendo nossos medos”- Les Brown

Ter uma mentalidade empreendedora positiva é muito importante para que você seja muito bem sucedido nos negócios e na vida. Mas como você pode desenvolver uma mentalidade positiva e fazer com que sua empresa contábil prospere através dela?

Como empreendedora, eu aprendi que existem alguns princípios chave que temos que manter intrínsecos em nosso perfil empreendedor, a fim de adquirir e manter uma mentalidade positiva voltada para o crescimento.

O primeiro princípio é não limitar o nosso pensamento. Há três anos, quando resolvi criar um departamento de Marketing Interno aqui na DPG, contratei a consultoria da Resultados Digitais para nos capacitar, acreditei que o Inbound Marketing e o Content Marketing eram as estratégias perfeitas para o nosso propósito de fortalecer a marca, conquistar novos clientes e atingirmos nossas metas financeiras. Eu pensei que isso seria perfeito apenas para a DPG. Hoje, criamos uma metodologia de aplicação de marketing digital em parceria com a RD, que faz muito sucesso para nós, e aplicamos as mesmas estratégias de marketing digital para os nossos clientes de contabilidade e até para alguns parceiros. Tudo começou com um grande sonho. Éramos apenas uma produtora de sites para o mercado contábil, agora somos a mais respeitada agência de marketing digital, voltada exclusivamente para o mercado contábil. O que era apenas um sonho, hoje é uma realidade incrível. 

Sonhe grande e se atreva a falhar” – Norman Vaughan

Não limite seus sonhos ou objetivos: o pensamento limitado conduz a ideias limitadas, que prejudicam o crescimento e o desempenho de sua empresa num todo.

A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é apenas tenacidade” – Amelia Earhart

Tão importante quanto manter um pensamento positivo, considerando as possibilidades sempre ilimitadas, é você manter seus hábitos e ações sempre condizentes com os seus pensamentos. Imagine ter o sonho de perder peso este ano e levar uma vida mais saudável em todos os aspectos, porém, você não se esforça para reeducar sua alimentação e sequer cogita a prática de exercícios. Você acha que conseguirá transformar este sonho em realidade algum dia? A mesma coisa pode ser dita sobre quaisquer metas que você definir para a sua empresa contábil. Se as suas ações não forem deliberadamente incisivas e direcionadas para a obtenção desses objetivos ou sonhos, não adianta você planejar quaisquer metas e objetivos. 

Você é o que acredita ser” – Gandhi

Aprenda a definir metas de curto e longo prazo que lhe ajudem a alcançar a cada um desses objetivos. Cada marco atingido irá levá-lo a um passo adiante e deixá-lo mais perto da realização de seus sonhos empresariais.

Ter um pensamento ilimitado e sempre voltado para o crescimento, aliado ao seu comportamento e hábitos em conformidade com o que pensa, manterá o seu espírito empreendedor sempre revigorado, desenvolverá uma mentalidade empreendedora positiva em todos que o cercam, e a sua empresa contábil estará sempre na trilha do crescimento e do sucesso absoluto!

Eu não sou um produto de minhas circunstâncias. Eu sou um produto de minhas decisões” – Stephen Covey

Pense nisso e Sucesso!

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *