A gestão de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa complicada. É preciso muita atenção a alguns detalhes que, às vezes, passam despercebidos, muito por conta da intensa rotina jurídica.
Confira 4 erros que são cometidos na gestão do escritório de advocacia. Será que você comete algum deles?
-
Não possuir um plano de Marketing Jurídico
Existe a crença de que Marketing se resume a vender e aumentar a lucratividade através de uma boa propaganda. O conceito é, em partes, verdadeiro; A principal tarefa do Marketing é encantar clientes e os fidelizar. Com isso, é obtida uma relação valiosa e lucrativa que só trará ganhos para uma empresa.
Leia mais sobre encantar clientes com o Marketing Jurídico.
Portanto, não se trata apenas da propaganda, que deve ser realizada dentro das normas da OAB.
-
Sobrecarga de tarefas
A princípio, alguns advogados tentam realizar o máximo possível de tarefas. Afinal, começos costumam ser mais difíceis e economizar recursos financeiros é mandatório.
Porém, é necessário possuir colaboradores aos quais será possível delegar tarefas. Veja bem: se o advogado possui um ou mais causas para cuidar, como este espera realizar o trabalho necessário, atender o telefone, organizar documentos, realizar a limpeza de seu ambiente de trabalho e recepcionar novos clientes?
Por isso, contratar pessoas para trabalhar com você não é apenas uma boa ideia, mas uma necessidade.
-
Gestão inadequada de recursos
Formar-se em direito não significa possuir competências de empreendedorismo e gestão. Por isso, é importante entender que será preciso buscar novos conhecimentos e compreender os procedimentos necessários para realizar a abertura de um escritório de advocacia.
Entenda que o controle financeiro é extremamente importante. Se possível, dedique um espaço e profissionais dentro do escritório para cuidar das finanças. Quando o controle financeiro não existe, o desperdício de dinheiro é certo!
O dinheiro proveniente de lucro precisa ser administrado com cautela. Quanto melhor estruturado o escritório se tornar, maior será o valor percebido pelo cliente e maiores as chances de expansão.
Lembrando que parte da estrutura de um escritório de advocacia de sucesso compreende o atendimento de clientes, que deve ser realizado com excelência e superar o que já é esperado.
-
Atividades e prazos
Pode parecer óbvio, mas na prática acaba por se tornar uma tarefa complexa. É importante manter um registro detalhado de todas as atividades a serem realizadas, bem como o profissional responsável, o prazo para a realização, datas de início e de conclusão e detalhamento meticuloso.
Sem isso, as atividades ficarão dispersas e não haverá um controle efetivo para as tarefas que forem chegando.
O Grupo DPG é especializado em Marketing Digital. Um dos segmentos que atendemos é o jurídico. Portanto, podemos ajudá-lo com tudo que você precisar para sua estratégia de Marketing Digital Jurídico. Não deixe de entrar em contato.
Nossa missão é te ajudar a captar mais clientes para o seu escritório de advocacia, clique e baixe o nosso e-book, lá você terá dicas incríveis de como alavancar seu escritório de advocacia!
Até a próxima!