Tráfego pago e anúncios para negócios locais: o que são? Como fazer certo e lucrar?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Se você espera atrair mais atenção para seu negócio, utilizar o tráfego pago é uma ótima estratégia. Este post é sobre tudo o que você precisa saber.

O tráfego pago e anúncio para negócios locais estão crescendo cada vez mais com a possibilidade de localizar mais empresas próximas dos clientes através do Google, Facebook e outras plataformas.

Nesse ambiente de novas oportunidades para negócios que estão mais próximos de clientes potenciais, gestores e profissionais de marketing conseguem impulsionar a marca e o produto de uma empresa em sua região de atuação.

O principal objetivo é posicionar a empresa na localidade, atrair mais clientes e, de forma oportuna, aumentar o faturamento.

E o tráfego pago está entre as estratégias mais fortes para ajudar os negócios locais a se divulgarem com mais força e melhor direcionamento.

Inicialmente, podemos afirmar que a aquisição desse tipo de tráfego envolve a compra de espaços de mídia online para divulgar marcas e produtos em plataformas como Instagram, Google Ads, Facebook, Instagram e entre outras ferramentas.

Através do anúncio entrelaçado com os links das ofertas da empresa, é possível orientar a caminhada do cliente potencial até o produto ou serviço.

Neste artigo, apresentamos dicas e conceitos sobre esse tipo de mídia dedicada ao desenvolvimento do marketing digital de modo mais amplo para empresas e seus produtos.

O tráfego pago e anúncios para negócios locais

Quando uma empresa ou empreendedor paga para veicular a marca ou produtos de sua empresa em espaços virtuais em diferentes plataformas, está adquirindo formato de anúncio que irá gerar tráfego para sua loja, site, blog, perfil em uma rede social ou qualquer tipo de mensagem de destino.

Nos últimos tempos, esse tipo de anúncio sempre foi usado por grandes empresas e grandes marcas, mas se tornou mais acessível para empresas menores, empresas locais ou filiais de grandes empresas em uma determinada região ou município.

Na prática, permite a compra de anúncios com a criação de “cards”, “links patrocinados” ou “ads” em diferentes plataformas ou canais com o objetivo de gerar leads e potenciais clientes para sites e mensagens de vendas.

Dentre as principais vantagens desse tipo de anúncio, está a possibilidade de criar anúncios e de posicionar o conteúdo comercial de forma mais forte para o Google e demais plataformas digitais.

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A diferença entre tráfego pago e orgânico

Além do pagamento de meios de geração de tráfego, principalmente, com a compra de espaços para anúncios, temos ainda o tráfego orgânico que pode gerar processo de aquisição gratuita para o site.

O orgânico exige criação de conteúdo para blog, plataforma de vídeos, sites e outras estruturas nas quais o conteúdo atrai a atenção do leitor e o encaminha para uma oferta de produto ou serviço sem a necessidade de compra ou criação de anúncio pago.

O tráfego orgânico requer mais estratégia de criação e investimento continuado de conteúdo.

O tráfego pago, como explicamos anteriormente, está focado na criação de anúncios para atrair o interesse direto do comprador por meio de benefícios e ofertas relacionadas ao produto.

Em relação ao tempo, os resultados de vendas do tráfego pago costumam ser mais rápidos em comparação com o tráfego orgânico.

Renda

Dentre os principais benefícios do tráfego pago e anúncios para negócios locais, devemos considerar que o anúncio pago pode gerar resultados em forma de receita e renda imediata para a empresa ou para o empreendedor digital.

Dependendo da relação orçamento e precificação dos produtos e da quantidade de clientes atraídos para a compra, a renda poderá cobrir os valores investidos com a compra de anúncios e com o investimento em conteúdos quando necessários.

Principais objetivos

Ao abordarmos o uso do tráfego pago e anúncios para negócios locais, o principal objetivo é poder listar plataformas digitais que de fato possam ajudar a posicionar a empresa ou o negócio local na região em que atua e poder atrair clientes locais ou remotos que possam comprar pela internet.

Outro objetivo importante é poder planejar o direcionamento de anúncios de forma estratégica para os principais usuários.

Selecionar os formatos mais adequados de anúncios podendo ser o de link, bloco de anúncio, vídeo com comercial curto, animação e entre outros.

Como fazer?

É indicado, antes de sair por aí comprando espaços digitais de anúncios, fazer algumas navegações ou visitas no Google, Facebook, Instagram e demais plataformas que oferecem serviços de anúncios. Portais como o UOL também oferecem serviços de criação de “ADS”.

Ao eleger uma plataforma é indicado fazer alguns testes e determinar para qual público será direcionado a mensagem e o anúncio.

Google Ads

Dentre as ferramentas mais conhecidas, o Google Ads oferece muita segurança e ferramentas profissionais para criação de anúncios e pagar pelos cliques que cada anúncio recebe, o que ajuda a otimizar a geração de anúncios que ajudam de fato a converter.

E nos tempos atuais, consoante à ferramenta Google Meu Negócio, tem sido mais fácil criar anúncios mais oportunos para as empresas locais, principalmente para fortalecer a presença da empresa nos motores de busca do Google.

Devemos lembrar que todos os dias, as pessoas buscam por pizzarias, papelarias, padarias, clínicas dentárias e entre outros negócios através do Google.

Campanhas que funcionam

Geralmente, as campanhas que funcionam estão relacionadas com o alcance geográfico, com o número de visualizações que recebem seja em relação ao vídeo ou anúncio, e quando na etapa final o cliente faz contato com a empresa ou acessa a loja virtual da marca anunciante.

Conte com consultores

Caso a sua empresa não tenha ainda uma equipe de marketing para cuidar dos anúncios pagos, é importante frisar a possibilidade de contratar consultores ou prestadores de serviços de marketing digital e de geração de tráfego para profissionalizar as ações da empresa nesse empreitada.

Separamos um vídeo para você ter ainda mais clareza a respeito do tráfego pago, confira:

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Ao abordarmos o tráfego pago e anúncios para negócios locais, identificamos esse processo como uma grande oportunidade para negócios que atuam em determinada região, pequenos negócios e filiais de grandes marcas.

É fundamental desenvolver campanhas vencedoras e bem direcionadas para o público certo e na plataforma mais adequada.

Você já teve todas as suas perguntas relacionadas ao tráfego pago atendidas? 

Espero que este post o tenha ajudado a entender como tornar seu plano de marketing digital ainda mais completo.

No Grupo DPG, nossos especialistas têm o conhecimento necessário para auxiliá-lo a lidar com as questões que envolvem o sucesso da sua estratégia de marketing com o tráfego pago.

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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