Tipos de anúncios: conheça o mix do marketing digital

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Conheça os tipos de anúncios do marketing digital e descubra como a sua contabilidade pode usufruir desses recursos

Entenda a importância de inserir a sua contabilidade no contexto digital, entendendo os diversos tipos de anúncios existentes

Querido amigo contador, preparado para mais um conteúdo transformador que levar áo seu escritório contábil a um patamar extraordinário?

Bom, no que depender de mim, é isso que irá acontecer neste artigo, afinal de contas esse vem sendo o meu propósito ao longo de muitos anos.

Caso você ainda não me conheça e seja a sua primeira visita aqui no blog, faço questão de me apresentar…

Meu nome é Marta Giove, sou CEO do Grupo DPG, uma agência de marketing digital especializada em escritórios de contabilidade – como o seu.

Costumo dizer que atuo com o marketing além da conta, pois sempre busco ir além do comum e apresento conteúdos que, realmente, fazem a diferença na vida do contador.

Bom, apresentações feitas, agora é o momento de falar sobre o nosso tema de hoje, que é sobre os tipos de anúncios que fazem parte do contexto digital, ou seja, os meios de anunciar o seu negócio, os seus serviços e os diferenciais do seu escritório de contabilidade, sempre com propósitos muito bem claros.

Um deles, obviamente, é o de tornar o seu negócio conhecido e relevante perante o seu público e, o outro é o de conquistar e de fidelizar clientes por meio das ferramentas digitais.

Então, se a sua contabilidade ainda não está inserida nessa realidade, a hora é essa!

Portanto, gostaria de agradecer imensamente pela sua presença aqui no blog e aproveito para desejar uma experiência maravilhosa com o conteúdo que está por vir: sobre os tipos de anúncios do marketing digital.

Tipos de anúncios: como tudo começou!

Pois bem, antes mesmo de falar dos tipos de anúncio que fazem parte de todo o contexto do digital, acho necessário – e pertinente – abordar a cronologia desse recurso que já era muito importante antes mesmo de existir a internet.

Digo isso, pois as empresas tinham a necessidade de divulgar e de promover os seus produtos e serviços e tinham que usufruir das ferramentas que estavam presentes na época, o que chamo de “mídias offline”.

Contador, por mais que os recursos que temos hoje sejam efetivamente melhores e mais modernos, antes disso a publicidade e o marketing já tinham um papel decisivo na divulgação das empresas.

Sendo assim, entenda quais eram os tipos de anúncios existentes antigamente – e que ainda são utilizados, apesar da modernidade:

  • Anúncio em revista;
  • Anúncio em jornal;
  • VT;
  • Spot;
  • Outdoor;
  • Flyer;
  • Busdoor;
  • Carta.

Anúncio em revista

Quando não existia internet, a comercialização de revistas dos mais variados segmentos era muito forte, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Com isso, um escritório de contabilidade, por exemplo, precisaria entender qual o segmento que mais faz sentido para anunciar o seu negócio.

Então, se você tinha uma contabilidade especializada em pequenas empresas, uma estratégia muito interessante seria veicular um anúncio em uma revista de negócios, mostrando os atributos do seu escritório e os serviços direcionados ao ramo empresarial.

A depender da revista, que pode ter veiculação a nível nacional, o anúncio poderia sair caro, mas há de se considerar que existiam – e existem – as revistas de circulação regional.

Anúncio em jornal

Hoje, a grande maioria das pessoas, ao acordar, tem todas as notícias na palma da mão, bastando ligar o smartphone e conferir os grandes portais.

Mas, antes não era assim que funcionava…

Os jornais, com circulação diária, cumpriam o papel de deixar as pessoas sempre bem informadas, também com a característica de ter exemplares a nível local e nacional.

Anunciar em um jornal local, por exemplo, era considerado vantajoso financeiramente para as empresas e, inclusive, havia páginas específicas para informes publicitários.

VT

Os VTs, mais conhecidos como intervalos comerciais, eram o grande sonho das empresas – e posso dizer que ainda é!

Ter um vídeo da sua empresa passando em um comercial televisivo na TV aberta sempre foi sinônimo de status, mas, por outro lado, os custos são infinitamente maiores do que os demais tipos de anúncios.

Para ter uma maior assertividade na comunicação, é necessário mapear a programação das emissoras a fim de entender em qual horário faz mais sentido anunciar.

Spot

Sim, contador, a rádio é um veículo de comunicação bastante antigo e, além de toda programação musical e jornalística, também proporciona espaço para divulgação de empresas.

Quando o assunto é rádio local, como a que tem aí na sua região, posso dizer que faz uma diferença no bolso, mas nem tanto como um anúncio na televisão.

Vale destacar que o dinamismo e a comunicação nesse veículo são bem diferentes do que em outros meios, afinal não há um aspecto importante, que é a imagem.

Com isso, é necessário ter o máximo de criatividade no conteúdo que é informado, justamente para fisgar a atenção do ouvinte.

Flyer

Quem nunca foi surpreendido com um panfleto na rua ou até mesmo dentro do carro, parado no sinal vermelho?

Por trás dessa ação tem toda uma produção, seja com o texto ou com a parte gráfica, a fim de divulgar algum produto ou serviço.

Os flyers tinham e têm a vantagem de terem um baixo custo, podendo trabalhar com um alto volume, com as mais diversas finalidades.

Os balcões de escritórios, os consultórios e os tantos outros locais são os mais atrativos para deixar uma quantidade significativa a fim de que as pessoas interessadas possam pegar a qualquer hora.

Busdoor

Os tipos de anúncios tiveram um “upgrade” quando os criativos passaram e enxergar uma boa possibilidade de divulgação na parte traseira dos ônibus.

Assim surgiu o busdoor, que é utilizado até hoje e, de certa forma, consegue atrair a atenção das pessoas.

Carta

Por fim, para finalizar essa primeira etapa em que eu lhe mostro os tipos de anúncios convencionais, ou o que chamo de mídia offline, o envio de cartas já foi bastante comum em tempos anteriores: as empresas que dispunham dos endereços de clientes ou de potenciais clientes contavam com toda uma logística para enviar materiais de divulgação.

Hoje, caiu em total desuso, principalmente por conta do assunto que irei falar no tópico a seguir.

Tipos de anúncios: bem-vindo ao digital!

Agora sim, estou literalmente em casa!

Contador, entenda que é muito importante trazer para você toda essa linha histórica de como eram os tipos de anúncios mais utilizados antes do “boom” da internet, não só para que você conheça a cronologia e a transformação do marketing, mas para que também possa valorizar a efetividade dos meios digitais que, realmente, revolucionaram os mais diversos setores, seja na vida pessoal das pessoas ou na potencialização dos negócios.

Afinal, a concentração de pessoas que acessam a internet diariamente é algo extraordinário e abre diversas possibilidades para que o seu escritório contábil atue nesse contexto, para que se desenvolva e para que tenha resultados cada vez mais surpreendentes.

Muita gente pensa que é só criar um site de qualquer jeito e abrir conta nas redes sociais que está tudo resolvido.

Quem pensa dessa forma, além de estar redondamente enganado, em pouco tempo se frustra com a falta de resultados, pois sem boas estratégias e sem um olhar profissional acerca dos recursos digitais não há como prosperar.

Então, sim, o crescimento da internet fez com que a publicidade e o marketing subissem muitos degraus para promover as mais diversas soluções por meio dos variados tipos de anúncios disponíveis.

Pois bem, meu caro amigo contador, vamos em frente para que você tenha acesso ao que há de mais atual e relevante quando o assunto diz respeito aos tipos de anúncios digitais.

Antes de iniciar as explicações sobre os tipos de anúncios voltados para a internet, irei listá-los logo abaixo a fim de que você já possa ir se familiarizando.

Confira:

  • Anúncios em Redes Sociais;
  • Pop-ups;
  • Links Patrocinados nos motores de busca; (Adwords);
  • Display;
  • E-mail Marketing;
  • Anúncios Nativos;
  • Mídia Interativa (Rich Media).

Anúncios em Redes Sociais

As redes sociais são uma febre no mundo inteiro e vêm sendo aprimoradas com o passar do tempo.

Se você é um pouquinho mais velho, certamente conheceu as salas de bate-papo, como a do Uol, que era bem famosa…

Durante um bom tempo, o Fotolog era a grande força quando o assunto era socializar na internet e, inclusive, tem a mesma lógica do Instagram, pois era uma plataforma que abrigava as fotos dos usuários, com espaço para comentários, sendo que a interação era o foco principal.

Depois veio o Orkut, com o conceito de comunidades..

E, hoje, temos um mix bem diversificado de redes sociais, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Linkedin;
  • Twitter;
  • TikTok.

A grande sacada é que, atualmente, as empresas enxergam todos esses recursos acima como uma oportunidade gigantesca de promover os seus negócios e isso pode ser feito de diversas formas.

O primeiro passo para você, contador, é entender quais as redes sociais que mais fazem sentido para o seu negócio – e eu posso garantir que as principais são: Instagram, Facebook e Youtube.

Mas não basta somente estar presente nelas, afinal você precisa criar conteúdo de qualidade, ter constância e a todo tempo gerar engajamento.

Além de nutrir as suas redes com informações sobre os seus serviços, você pode apostar em anúncios orgânicos, ou seja, sem fazer nenhum tipo de investimento financeiro ou então realizar investimentos pontuais, patrocinando postagens estratégicas.

Outra via bem interessante é a parceria com influenciadores digitais, sendo fundamental buscar uma pessoa que tenha a ver com o seu tipo de negócio e com o perfil do seu público, com o intuito de que a comunicação seja direcionada com assertividade e de que traga resultados para o seu negócio.

É muito importante pontuar que a linguagem de cada rede social é diferente, então você precisa entender muito bem cada uma delas antes de anunciar sem os critérios devidos.

Outro detalhe é com relação ao Facebook Ads e ao Instagram Ads, que oferecem possibilidade de segmentação dos anúncios, seja por região, por idade, por gênero, por interesse, dentre outras variáveis.

Obviamente, quanto maior a área de divulgação, maior o alcance e, consequentemente, o valor a ser investido.

Pop-ups

Os pop-ups creio que foram o embrião dos tipos de anúncios do marketing digital e estão presentes desde os primórdios da internet.

Afinal, quem nunca abriu um site e logo em seguida se deparou com uma janela pequena se abrindo de forma automática com um anúncio publicitário?

Tinham sites que exageravam nos pop-ups e geravam muita raiva nas pessoas, tendo um efeito totalmente contrário da sua proposta.

Não considero que sejam uma estratégia eficaz nos dias atuais, pois hoje enxergo que o usuário precisa navegar de forma tranquila na internet e ele mesmo é quem decide o que deve fazer.

Ou seja, existem outros meios de atrair a atenção deles – dos indivíduos – sem ser invasivo.

Não é à toa que os chamados bloqueadores de pop-ups passaram a ser utilizados pela grande maioria das pessoas, justamente para não terem de se deparar com anúncios indesejados.

Contador, você precisa utilizar os tipos de anúncios a seu favor, sempre prezando por estratégias eficazes e jamais pensando em promover a sua contabilidade a qualquer custo.

Links Patrocinados – Adwords

Agora irei falar sobre uma das principais estratégias de divulgação, com relação aos tipos de anúncios do marketing digital, que são os links patrocinados, também conhecidos como Adwords.

Contador, se o seu sonho é que o seu escritório contábil apareça na primeira página de pesquisa nos principais motores de busca, como o Google, esse é o recurso a que você precisa ter total dedicação.

Pode parecer impossível figurar entre os primeiros no Google, mas eu posso garantir que é plenamente possível, desde que tudo seja feito de forma estratégica e profissional.

Parênteses: diversos dos meus clientes contábeis já estão nas primeiras páginas e isso se deve a um trabalho totalmente voltado para esse intuito, sendo que não é do dia para a noite que isso acontece.

Afinal, milhares de empresas também estão em busca de um lugar ao sol nesse que é o maior e principal motor de busca do mundo.

Toda a estratégia do link patrocinado envolve não apenas investimento financeiro, mas principalmente um estudo detalhado dos meios mais efetivos de programar uma campanha.

O bom de investir em Adwords é que existem as métricas de desempenho da campanha, que podem ser avaliadas por meio de relatórios, de modo que você entenda o que dá mais certo, o que não dá tão certo, o que faz ser possível, ao longo do tempo, aprimorar a comunicação que, sempre, visa ter algum tipo de retorno específico.

Ou seja, você pode querer gerar mais visibilidade ao negócio, em um primeiro momento, mas em outro vender algum serviço específico do seu escritório contábil.

O céu é o limite, contador!

Ah, é importante destacar que as métricas são muito baseadas no número de cliques no seu anúncio e, inclusive, é possível entender o que chamo de “custo por clique”.

São recursos que não são possíveis nas mídias tradicionais que citei no início deste artigo.

Display

O Google Awards dispõe de uma série de recursos, como a rede de display, que se trata de uma outra estratégia, diferente dos links patrocinados.

Entenda a lógica!

Na rede de display, o seu anúncio tem exibição em páginas que fazem parte dessa rede e não diretamente no Google.

Ou seja, é possível mapear sites relevantes que conversem com o seu tipo de negócio e inserir anúncios estratégicos nessas páginas, justamente para promover a sua contabilidade.

Com isso, você aumenta consideravelmente as chances de potencializar o tráfego para a página do seu escritório contábil, aumentando e muito a sua relevância.

No display, há algumas variações, como:

  • Anúncios de conteúdos;
  • Anúncios apenas gráficos;
  • Anúncios no formato de vídeos.

Os anúncios de texto são muito simples, porém bastante poderosos, de modo que um título e um descritivo com poucas palavras podem atrair a atenção dos usuários, quando bem planejados.

A ideia é sempre encontrar meios de gerar a curiosidade e o interesse das pessoas.

Já os anúncios gráficos são capazes de fisgar as pessoas apenas com imagens atrativas.

Tem uma máxima que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras…

Nesse tipo de display, você pode usar e abusar da criatividade para gerar mais cliques para a sua página.

Por fim, os anúncios de vídeo, além de terem a possibilidade de divulgação nos sites que participam da rede, também podem estar no Youtube, que é uma plataforma amplamente difundida e utilizada por milhões de pessoas no mundo.

Mas vale um alerta: é bom não abusar nesse formato, principalmente se a sua estratégia for a de inserir um anúncio no Youtube, pois é muito comum que as pessoas estejam assistindo a algum conteúdo específico e fiquem com uma certa raiva de serem interrompidas por um anúncio, por mais que ele tenha poucos segundos.

Com isso, concluo o tema “display” que faz parte do universo dos tipos de anúncios e sigo em frente com mais uma opção bastante interessante: o e-mail marketing.

E-mail Marketing

Talvez você nem saiba, e a informação que eu irei lhe passar agora tem tudo para causar espanto, mas o e-mail é o dado mais valioso que você pode ter para a sua contabilidade.

Muita gente, inclusive, imaginou que, com o avanço das tecnologias, esse dado se tornaria obsoleto, mas muito pelo contrário, pois com essa informação você consegue disparar uma série de anúncios dos seus serviços e promover o seu negócio.

E se alguém lhe contou que é interessante comprar uma lista de e-mails para fazer isso, corra o quanto antes, porque essa é a pior estratégia dentro do marketing digital.

Por falar em estratégia, o mais interessante é você criar o que chamo de “iscas digitais” para atrair pessoas interessadas nos seus serviços, e toda estratégia que você tem que utilizar deve ser voltada para a tão famosa “captura de leads”.

Por exemplo, você cria uma landing page voltada para um perfil de público específico e dispõe de uma série de informações valiosas sobre o universo contábil e de uma promessa forte para o leitor, tudo isso de forma 100% gratuita.

Daí, em um local estratégico dessa landing page, terá uma ficha de cadastro com alguns dados do leitor, como o nome e sobrenome, telefone e e-mail.

Pronto!

Cada pessoa que preenche esse cadastro e envia os dados são consideradas leads e é a partir daí que você monta a sua estratégia de e-mail marketing, enviando e-mails esporadicamente para fortalecer os laços com esse potencial cliente e, consequentemente, para fechar negócio com ele.

O e-mail marketing precisa ser montado com a utilização de técnicas persuasivas que vão desde o que será escrito no assunto do e-mail até o que vai no corpo desse e-mail.

Dentro do universo dos tipos de anúncios, o e-mail marketing tem um lugar de destaque e é uma excelente ferramenta para fechar negócios.

Outro termo que é muito utilizado no contexto do e-mail marketing são as newsletters, que são conteúdos voltados para atualizar os leitores com as principais novidades de assuntos voltados ao seu negócio e que, certamente, são do interesse deles.

Anúncios Nativos

Na seara dos tipos de anúncios, falamos dos popup’s que costumam irritar as pessoas, por serem anúncios, digamos, invasivos.

Os anúncios nativos suprem essa lacuna, pois são estrategicamente pensados para não atrapalhar a experiência do leitor em determinados conteúdos, como sites de terceiros, blogs, entre outros.

Ou seja, os anúncios nativos costumam aparecer no final de um conteúdo e surgem como assuntos relacionados, o que de certa forma gera interesse na pessoa, que entende que se trata de uma extensão do que acabou de ler.

Contador, entenda que o marketing digital funciona como uma verdadeira teia de aranha e você tem que usufruir ao máximo das diversas possibilidades, de modo a inserir anúncios sempre pensando pelo viés estratégico.

Mídia Interativa (Rich Media)

Não há como negar que estamos na era da interatividade, em que todos querem, de alguma forma, participar e interagir.

Com isso, as empresas precisaram entender que não devem se manter distantes dos clientes, sendo uma marca inalcançável e inatingível.

Ou seja, as marcas, necessariamente, têm que interagir com o público e não existe melhor recurso no mundo do que o digital para proporcionar essa aproximação.

A Rich Media tem essa proposta de ampliar o conceito de anúncios que costumam ser estáticos, de modo a dar vida para o conteúdo que será direcionado para os clientes.

Em outras palavras, você pode incluir texto, imagem, recursos audiovisuais e criar meios de interação, como jogos, enquetes e outros recursos.

Com a mídia interativa, é possível que o leitor passe o mouse em cima de um anúncio de sua contabilidade e a tela se expanda, criando um ambiente 100% interativo, de modo a chamar a atenção dele para o tema que você deseja promover.

É muito importante ter uma atenção redobrada quanto à produção desses anúncios, pois requer muito mais técnica para que sejam feitos de forma profissional e não amadora.

Errar em uma rich media pode comprometer o resultado final.

Fortaleça o seu digital o quanto antes

Pois bem, amigo contador, trouxe para você o que existe de mais relevante com relação aos tipos de anúncios no digital – e acho muito importante você ter acesso a esse conteúdo, até mesmo para destravar a sua mente e para abrir caminhos que levem à otimização do seu escritório, tendo a internet como uma possibilidade real.

É muito comum que essa área específica – a contabilidade – ainda tenha profissionais que estão apegados ao convencional, e eu posso garantir que essa mentalidade está bastante atrasada; quem continua com essas crenças limitantes está deixando de ganhar muito dinheiro.

A internet é um oceano azul de possibilidades para os mais diversos tipos de negócios, o que inclui os escritórios de contabilidade.

Ora, se a grande maioria das pessoas acorda e dorme com o smartphone, logo você precisa estar presente de alguma forma para atraí-las e para vender os seus serviços.

Então, se você tem um site desatualizado, uma rede social com raras postagens e sequer utiliza os recursos que falei ao longo deste artigo, já passou da hora de reavaliar e de passar a considerar a ideia de profissionalizar a sua contabilidade e de potencializar as suas ações no digital.

Você precisa ter uma marca forte, sólida e que as pessoas olhem e percebam valor no seu negócio e a internet lhe dá essa possibilidade, desde que você faça tudo de forma profissional, principalmente tendo um apoio especializado para garantir as melhores decisões.

A importância de contar com um marketing digital especializado

Vamos lá…

Muito provavelmente é você, gestor, que está à frente de todas as decisões do seu escritório contábil e precisa se desdobrar para cuidar de cada detalhe do negócio, inclusive a respeito da prospecção de clientes.

Contador, que tal mudar essa estratégia e transformar o seu negócio como nunca antes?

Qual é a sua expertise?

Proporcionar serviços contábeis de excelência aos seus clientes, sem sombra de dúvidas!

Então o seu foco deve ser justamente esse!

É bem provável que você não esteja satisfeito com a sua carteira atual de clientes e, por mais que tente ao máximo, não consiga ampliar…

Ora, como você não usufrui do mar de oportunidades que a internet proporciona todos os dias, é compreensível que os resultados não apareçam.

Sendo assim, é hora de entrar de vez nesse oceano, mas com um barco seguro e com um ótimo comandante.

Estou falando de você priorizar ter uma equipe de profissionais qualificados ao seu lado para garantir uma presença digital da sua contabilidade com total excelência, criando um site profissional, otimizando as suas redes sociais, promovendo interações constantes e criando estratégias incríveis no marketing digital, tendo os tipos de anúncios em todo esse contexto.

Contador, não estou falando de um suporte qualquer, mas sim de um marketing digital especializado em contabilidade, ou seja, de ter aliados que entendem o seu tipo de negócio, que conhecem as suas maiores dores e que estão acostumados com a sua linguagem, o que é bem diferente de um marketing generalista.

Os benefícios de um marketing digital para contadores são muitos, como:

  • Familiaridade com o seu negócio;
  • Maior assertividade na elaboração de estratégias;
  • Foco nos resultados;
  • Facilidade no diálogo (tanto com você quanto com os potenciais clientes).

Ser especializado quer dizer que cada conteúdo criado pela equipe de marketing será feito como se fosse você mesmo quem estivesse escrevendo, o que é algo sensacional!

A equipe passa a ser a sua porta-voz na internet, enquanto você está 100% focado na realização dos seus serviços, sabendo que o marketing está em boas mãos e gerando resultados.

Bom, contador…

Hoje eu mostrei como começaram os tipos de anúncios, contextualizei com o momento atual mostrando o que há de mais novo em recursos, alertei quanto ao fortalecimento da sua marca no digital e falei sobre a importância de contar com um apoio especializado…

Agora, nada mais justo do que lhe mostrar como colocar tudo isso em prática e garantir uma gestão 100% profissional do seu marketing digital.

Conte com as soluções do Grupo DPG!

O Grupo DPG é uma agência que dispõe das mais completas soluções em marketing digitais para contadores como você.

Eu e a minha equipe trabalhamos incansavelmente para proporcionar o que há de melhor e mais moderno com relação aos recursos, aos tipos de anúncios e às estratégias capazes de transformar o seu escritório contábil em uma máquina de autoridade.

Aqui, elaboramos o seu site, otimizamos a sua presença nas principais redes sociais, elaboramos conteúdos e garantimos ações profissionais e voltadas não apenas para gerar engajamento e visibilidade para o seu negócio, mas para fechar clientes de forma consistente.

Então, agora é com você, querido amigo contador…

Disponibilizei um canal exclusivo de comunicação, justamente a fim de que você possa entrar em contato com a minha equipe de atendimento e conhecer mais de perto o nosso mix de serviços voltados para a sua contabilidade.

Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp que está logo abaixo e deixar uma mensagem.

O quanto antes, um dos meus consultores irá responder e iniciar as tratativas.

Bom, por hoje é só, então espero que o conteúdo tenha sido muito enriquecedor e que faça total sentido para você.

Agradeço pela sua visita aqui no blog e até a próxima!

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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