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Marketing indireto: como é aplicado em escritórios contábeis

Marketing Indireto: Como é Aplicado Em Escritórios Contábeis

Nem só de marketing digital direto pode se destacar uma contabilidade… Conheça o marketing indireto e entenda como ele pode ser aplicado em seu escritório contábil!

O marketing oferece um mar de possibilidades e, neste artigo, vamos explorar as possibilidades do marketing indireto

Os meios de comunicação em massa, a agilidade e a facilidade proporcionadas pela internet transformam o mundo dia após dia. 

Em um curto espaço de tempo, a nossa sociedade se habituou a ter informações na palma da mão, a ter acesso a mecanismos de busca em que é possível encontrar de tudo e a compartilhar informações em tempo real com o mundo inteiro. 

Nesse cenário, muitos impactos foram causados, especialmente dentro do marketing. 

Esses impactos se manifestam em forma de novos recursos para a realização do marketing, porém também em públicos cada vez mais exigentes, com acesso a inúmeras possibilidades e que estão dispostos a optar sempre pelo melhor. 

Com isso, apenas divulgar os serviços do seu escritório contábil não é o suficiente, pois é preciso entender de diversos aspectos cruciais para que você, de fato, seja destaque no mercado. 

Para isso, o marketing digital voltado para contabilidades é um grande aliado, todavia o marketing como um todo proporciona uma série de possibilidades que devem ser conhecidas para que você saiba o que é mais condizente com a realidade do seu negócio.

Sabendo disso, preparei este conteúdo para falar com você, contador(a), sobre o marketing indireto, do que se trata, quais as diferenças em relação ao marketing direto e, afinal, como ele pode ser aplicado para a potencialização dos seus resultados. 

Assim, você terá acesso a informações valiosas para o futuro do seu escritório contábil. 

Portanto, sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

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Marketing indireto: o que é e como funciona?

Para iniciar o assunto, precisamos ir pelo ponto de partida, ou seja: o conceito. 

É de conhecimento comum que o marketing é aplicado como uma forma de compreender um mercado e, a partir de uma compreensão minuciosa, de aplicar ações que visam:

  • Criação de uma marca poderosa; 
  • Atração do público; 
  • Fixação na memória das pessoas;
  • Vendas.

Contudo, um ponto que nem sempre é levado em consideração é que tudo isso abre portas para uma série de caminhos para que esses objetivos sejam alcançados. 

Dessa forma, o marketing pode ser aplicado de diversas maneiras, afinal ele já foi muito presente em meios de comunicação tradicionais – como rádio, televisão, revistas e jornais – e, hoje, tem um espaço expressivo no digital. 

Além disso, podemos analisar o marketing por dois vieses: o direto e o indireto. 

Cada forma tem características, vantagens e desvantagens e propósitos específicos, sendo que, comumente, o marketing direto é mais comentado e até mesmo mais considerado para a aplicação em um negócio – como em contabilidades. 

Entretanto, é essencial saber do que se trata o marketing indireto e sobre o que ele tem a oferecer ao seu negócio. 

Dessa maneira, as decisões de quais ações implementar em suas estratégias de marketing tornam-se muito mais assertivas, pois serão, de fato, as ideais. 

Tendo todo esse contexto apresentado, vamos ao conceito… 

O marketing indireto consiste em ações de promover um produto ou um serviço em canais que não têm finalidade comercial. 

“Como assim?”, você pode perguntar…

Explicando de forma mais clara… Os anúncios realizados no Facebook Ads ou no Google Ads, por exemplo, são parte de um marketing direto, pois as ações são realizadas em plataformas que têm a intenção de comercializar o que está sendo divulgado. 

Já no marketing indireto, as ações são feitas em canais que não têm essa finalidade, o que proporciona uma série de benefícios, conforme apresentaremos mais à frente.

Marketing indireto x marketing direto: conheça as diferenças!

Agora que já demos um contexto geral sobre o que é o marketing indireto para compreender de forma mais completa o seu funcionamento, vamos esclarecer as diferenças existentes entre ele e o marketing direto. 

Assim, torna-se mais simples entender essas possibilidades que você pode aplicar para potencializar os resultados obtidos em seu escritório contábil. 

Portanto, falarei sobre cada um de forma individual, destacando quais as diferenças existentes.

Marketing Indireto 

O marketing indireto, como evidenciei, é realizado apenas em canais sem finalidade principal comercial. 

Vamos a um exemplo para esclarecer… 

Em diversos filmes, aparecem carros de marcas específicas, bebidas de marcas específicas ou outros itens que são mostrados no enredo do filme, presentes no cotidiano dos personagens e ali, na trama, são evidenciadas as vantagens e a existência do produto. 

Isso é marketing indireto. 

Dessa forma, o produto que está sendo divulgado é mostrado de uma forma aparentemente sutil, mas muito poderosa, pois acaba fixando na mente do público de forma muito mais efetiva.

Afinal, está em um contexto em que não há a barreira que cria uma resistência à venda, logo o marketing é feito de forma natural e menos incisiva, o que pode proporcionar diversas vantagens, mas tenha calma, pois falaremos especificamente sobre elas mais adiante.

Marketing Direto

Já o marketing direto é mais comumente conhecido, justamente por estar focado em canais com fins comerciais. 

Ou seja, são as propagandas que são essencialmente de divulgação, a utilização de campanhas patrocinadas e outros recursos em que as ações de divulgação e venda estão em evidência.

Dessa forma, o marketing direto gera a divulgação de um produto ou de um serviço de forma incisiva, proporcionando um impacto maior no público-alvo, porém com maior risco de resistência. 

Essa resistência é causada pelo fato de o digital abrir portas para que diferentes negócios estejam constantemente buscando vender seus produtos ou seus serviços. 

Com isso, pode ocorrer de o público estar saturado com a quantidade de informações que são constantemente divulgadas. 

Apesar disso, não significa que o marketing direto não é efetivo, pois, com as estratégias certas, é possível obter resultados satisfatórios. 

Entretanto, é importante saber o que melhor se adequa à realidade de cada negócio para promover as melhores condições relacionadas ao seu escritório contábil.

Vantagens do marketing indireto

Agora que já evidenciei as principais diferenças entre as duas formas de aplicar o marketing, vamos falar mais especificamente sobre o marketing indireto. 

Essa forma de realizar o marketing de um negócio engloba uma série de benefícios que são proporcionados justamente por fugir do aspecto da saturação de anúncios que estão cada vez mais presentes nos meios tradicionais e, principalmente, nos digitais. 

Sendo assim, vamos falar sobre algumas das principais vantagens do marketing indireto, que, inclusive, são o que fazem com que essa forma de fazer marketing se destaque diante do marketing direto.

Consolidação da marca 

A primeira vantagem que podemos evidenciar é a potencialização de chances e a aceleração da consolidação de uma marca no mercado. 

O marketing indireto atua diretamente no branding de uma empresa e, por isso, costuma ser indicado para negócios que já têm uma certa autoridade no mercado. 

Isso não significa que empresas que estão começando não possam fazer uso do marketing indireto, apenas que os resultados se apresentam mais rápida e expressivamente em negócios que já possuem uma imagem no mercado. 

Nesse cenário, a consolidação da marca ocorre porque:

  • É fixada na mente do público de forma natural; 
  • Tem um grande alcance; 
  • Mostra o seu produto ou o seu serviço sendo utilizado; entre outros. 

Com isso, o negócio é reconhecido com maior propriedade, o que é benéfico para um maior alcance de público. 

Nesse sentido, a consolidação da marca é uma vantagem muito importante, visto que, uma vez que a marca está consolidada, o alcance torna-se muito mais amplo e torna-se mais simples de se manter no mercado.

Maiores resultados 

O alcance de bons resultados é sempre algo esperado com as ações de marketing; logo, essa é uma vantagem que o marketing indireto proporciona. 

Quando bem aplicado, com os cuidados necessários, com o planejamento bem estruturado e com o estudo minucioso de aspectos que compõem uma estratégia efetiva de marketing, é certamente assertivo. 

Nessa perspectiva, essa é uma vantagem que garante a efetividade esperada de uma ação de marketing que demanda um alto investimento – como vamos ver posteriormente. 

O alcance de maiores resultados se dá justamente porque o marketing indireto tende a atingir um número maior de pessoas, além do fato de a consolidação da marca contribuir para que os resultados obtidos sejam cada vez mais expressivos. 

Portanto, o marketing indireto é uma alternativa expressivamente benéfica quando tratam-se de resultados, porém é crucial garantir que seja colocado em prática de forma impecável.

Referência no mercado

Por fim, a terceira grande vantagem do marketing indireto que vou evidenciar é o fato de tornar um negócio como referência no mercado. 

Um exemplo disso é a marca de cervejas Corona, que está sempre presente na franquia de filmes de Velozes e Furiosos.

Essa marca já é associada ao filme, sendo uma referência de cerveja, tendo o consumo por essa marca especificamente potencializado pela presença no filme em momentos marcantes.

Com isso, ao ir ao mercado, uma pessoa adulta não visualiza essa cerveja especificamente apenas como mais uma opção, mas sim como a opção específica que aparece no filme, que é mostrada como de alta qualidade e, consequentemente, desperta desejo de consumo. 

Esse é o grande poder que o marketing indireto exerce, pois a visibilidade é construída de forma consistente diante do público-alvo.

Desvantagens do marketing indireto

Como tudo, o marketing indireto tem seus bônus e ônus… 

Sendo assim, existem, sim, desvantagens, e é essencial conhecê-las para que a escolha da estratégia de marketing que será adotada pelo seu negócio seja a mais coerente, menos arriscada e com maiores chances de bons resultados. 

Portanto, a seguir, vou apresentar quais são, em contrapartida, as 3 principais desvantagens de optar pelo marketing indireto. 

Alto custo 

A primeira desvantagem é que, comumente, o custo para investir no marketing indireto é muito maior do que o investimento no marketing direto. 

Isso porque é preciso colocar o seu produto ou seu serviço dentro de canais que vão acabar exigindo um maior investimento para que você possa usufruir das vantagens que serão proporcionadas. 

É claro que, se ao estudar as possibilidades você perceber que o marketing indireto é a melhor opção, os maiores resultados proporcionados compensam o investimento. 

Por isso mesmo, é preciso avaliar minuciosamente qual a opção mais adequada para o seu negócio e, claro, ter um preparo financeiro para investir na expansão de alcance de público do seu negócio.

Dificuldade de metrificação de resultados 

A segunda desvantagem é a metrificação de resultados, sendo que esse ponto pode ser prejudicial em algumas situações. 

Retomando o exemplo de marketing direto pelo Facebook Ads e pelo Google Ads, esses canais permitem que você acompanhe aspectos como:

  • Quantas impressões foram geradas; 
  • Quantos cliques foram dados; 
  • Quantas conversões foram realizadas; 
  • Qual está sendo o investimento diário; entre outros detalhes. 

Tudo isso permite uma metrificação minuciosa dos resultados que estão sendo gerados, inclusive tornando mais simples perceber se algo não está gerando os resultados esperados e, assim, agir rapidamente para corrigir o problema e para evitar prejuízos. 

Entretanto, com o marketing indireto, não é assim que funciona. 

Isso porque, justamente por estar em canais que não têm como finalidade principal o comercial, é difícil metrificar a efetividade da ação. 

Afinal, como saber exatamente quantas pessoas viram um filme, visualizaram o produto e o compraram justamente por terem assistido ao filme?

É claro que trata-se de uma dificuldade e não inviabilidade de metrificação, pois é possível verificar o aumento das vendas após a ação de marketing indireto, contudo não é tão específico e detalhado quanto no marketing direto.

Com isso, é crucial que o preparado prévio para a aplicação do marketing indireto seja impecável, evitando que ocorram problemas que demorem a ser identificados e que gerem prejuízos.

Riscos na percepção que o público terá

Acredito que, neste ponto do artigo, já está bem claro que não é viável a realização do marketing indireto sem um planejamento muito preciso, porque pode causar problemas.

E essa desvantagem é mais uma das que impactam um negócio que opta pelo marketing indireto sem que essa seja a alternativa mais adequada. 

Os riscos na percepção que o público terá consistem em o público achar aquela introdução do produto ou serviço algo forçado, que não encaixa. 

Trazendo o exemplo para fora do mundo dos filmes, vamos pensar um pouco nos tão famosos e presentes na atualidade influenciadores digitais. 

Cada influenciador traz à tona sua personalidade, seus gostos pessoais e afins… 

Se um negócio opta por realizar o marketing indireto com um influenciador que não se comunica com o público do produto e que não o consome de fato, o público não recebe isso tão bem. 

Isso porque:

  • O público percebe que não é algo do cotidiano do influenciador; 
  • Cria-se uma resistência sobre a qualidade do produto; 
  • Ao invés de ter um impacto positivo na marca, pode manchá-la. 

Portanto, é preciso ter muito cuidado com a coerência em cada escolha das suas ações de marketing digital, justamente para garantir que a receptividade do público seja boa. 

Logo, é crucial saber como colocar essa estratégia em prática adequadamente, e mais à frente vou falar quais são os pilares indispensáveis para isso. 

Mas, antes…

Grandes exemplos de canais para aplicação do marketing indireto

O marketing indireto pode ser aproveitado por diferentes tipos de negócio, especialmente por aqueles que já têm uma certa autoridade em seu mercado de atuação. 

Dessa forma, antes de focar no mercado contábil especificamente, vamos apresentar os grandes exemplos de canais para a aplicação do marketing indireto, de forma que você conheça melhor quais são as possibilidades para isso. 

Sendo assim, vou trazer exemplos desde os maiores e que demandam um investimento altíssimo até os mais acessíveis e viáveis para contabilidades.

Em filmes de Hollywood 

Essa é uma das grandes formas de se realizar o marketing indireto, contudo demanda uma capacidade de investimento extremamente alta. 

Os filmes em Hollywood costumam estar sempre carregados de marketing indireto, justamente por poderem ser inseridos com naturalidade nas filmagens e por ocorrer um patrocínio das marcas com capacidade de optar por essa opção. 

Assim, grandes marcas dos mais diferentes segmentos optam por essa possibilidade, como:

  • Marcas de bebidas; 
  • Marcas de fast-food;
  • Marcas de carros; 
  • Marcas de roupas; entre outras. 

Um exercício simples e interessante é começar a se atentar nas marcas que aparecem nos filmes aos quais você assiste; com isso, você irá captar na prática o marketing indireto em ação – e pode até perceber que, em algum momento, você foi influenciado por ele.

Sendo assim, experimente colocar esse exercício em prática!

Influenciadores digitais 

Os influenciadores digitais são uma grande tendência atual, sendo essa uma possibilidade muito aproveitada por diversas marcas. 

Afinal, as pessoas não querem comprar de empresas, e sim de pessoas. 

Logo, ao verem pessoas com quem elas simpatizam, nas quais acreditam, as quais seguem e com as quais se identificam consumindo algo, a tendência é que aquilo torne-se atrativo e que o desejo de consumo seja despertado. 

Portanto, essa é uma possibilidade muito efetiva e que costuma gerar resultados positivos para quem opta por investir nessa possibilidade. 

Contudo, para isso, é preciso ter o cuidado de selecionar pessoas que se comuniquem com o público do produto ou do serviço e que consigam realizar o marketing indireto de forma natural, evitando o problema de percepção negativa do público. 

Essa é uma possibilidade em que o investimento pode variar muito, a depender de:

  • Competitividade; 
  • Alcance do influenciador digital; 
  • Quais ações de marketing indireto serão realizadas; entre outros.

Em novelas 

Já que apresentei um exemplo específico ao falar de Hollywood, nada mais justo do que trazer um cenário mais nacional. 

Há muitos anos as novelas são algo que prende a atenção dos telespectadores brasileiros, sendo que, mesmo com a força dos streamings, ainda possuem uma relevância significativa. 

Sendo assim, da mesma forma que ocorre na realização do marketing indireto em filmes, é possível realizá-los em novelas. 

Afinal, quem nunca percebeu aquele close em um carro específico em uma novela? Ou até mesmo a utilização de um celular específico, entre outros produtos…? 

Dessa forma, essa é uma possibilidade muito aproveitada dentro do cenário brasileiro, porém também demanda uma boa capacidade de investimento. 

Novamente, é preciso ter um planejamento preciso para identificar se o investimento que uma possibilidade como essa exige compensa em relação aos resultados que são gerados.

Jogos 

A questão dos jogos está aqui mais por uma questão de curiosidade e para que você veja que as possibilidades do marketing indireto são muito amplas, capazes de atender a todos os tipos de negócios.

O número de consumidores de jogos no Brasil é bem expressivo, logo, apesar de ser um público mais nichado, também é uma oportunidade de marketing indireto. 

Nesse caso, informações sobre as marcas são inseridas em pequenos detalhes do jogo, em seu desenvolvimento, em banners ou em outros detalhes. 

Essa é uma possibilidade voltada para negócios que tenham uma relação direta com a proposta do jogo e, nesses casos, os resultados são realmente incríveis. 

Exemplo disso são marcas como Nike, Adidas e Puma, que fazem uso de jogos de futebol, de basquete, dentre outros, para um marketing indireto dos seus produtos.

Vídeos

Os vídeos são uma excelente forma de aplicação do marketing indireto e direto. 

Quando se trata do marketing indireto, funciona como uma junção da possibilidade do cinema ou de novelas com o influenciador digital. 

Isso porque o alcance em vídeos pode ser muito alto, visto que é algo muito consumido pelo público brasileiro. 

Afinal, a produção de vídeos em que são apresentados diversos produtos e serviços é feita de forma muito natural nos vídeos, atingindo o público de forma natural, efetiva e coerente. 

Diante disso, essa é uma ótima possibilidade para o marketing indireto, especialmente devido a diversos públicos estarem constantemente consumindo conteúdos em formato de vídeo.

Produção de conteúdo

Por fim, a última possibilidade de marketing indireto que vou apresentar neste conteúdo é a produção de conteúdo.

Entretanto, aqui, é preciso ter muito cuidado para não tornar acabar entrando no marketing direto, pois há uma linha tênue entre o direto e o indireto quando falamos da produção de conteúdo. 

Nessa possibilidade, você pode disponibilizar ao seu público conteúdos que visam auxiliar questões do dia a dia, como dicas, esclarecimento de dúvidas e conceitos complexos, entre outros. 

Com isso, é possível inserir no conteúdo a importância que negócios como o seu têm, bem como apresentar seu produto ou seu serviço como uma possibilidade para resolver aquela questão com mais facilidade. 

Dessa forma, torna-se possível:

  • Mostrar sua autoridade ao público; 
  • Não saturar com um marketing direto no momento inadequado; 
  • Fixar seu negócio como uma possibilidade benéfica para o seu público. 

Esse tipo de conteúdo pode ser produzido tanto para blog quanto para as demais mídias sociais. 

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Mas e no contexto contábil?

Até aqui, falamos bastante sobre o marketing indireto em um contexto geral, apresentando o conceito, as diferenças com o marketing direto, as vantagens, as desvantagens, os exemplos e as possibilidades… 

Mas, afinal, como tudo isso funciona no contexto contábil, não é mesmo? 

Sei que algumas das possibilidades não são viáveis para um negócio como o seu, porém trouxe essas informações para que a compreensão sobre essa ferramenta seja mais completa. 

A fim de aplicar o marketing indireto voltado para a necessidade do seu escritório contábil, basta um planejamento minucioso, com o qual será avaliado:

  • Se o investimento vale a pena; 
  • Se seu orçamento atual é compatível com a opção; 
  • Se o seu público é melhor alcançado por meio do marketing indireto.

Caso não, o direcionamento será para o marketing direto, fazendo uso dessa possibilidade da melhor forma possível para obter os resultados esperados.

Entretanto, a seguir, vamos mostrar o que o marketing indireto e todo o seu funcionamento têm a oferecer para o seu escritório contábil. 

Modernidade 

O primeiro ponto promovido pelo marketing indireto é a modernidade. 

Um dos grandes desafios que o mercado contábil mais tradicional precisou enfrentar foi o crescimento expressivo das contabilidades online… 

Dessa forma, para garantir que não ocorrerá a perda de espaço e de clientes, é preciso demonstrar ao público que o tradicionalismo não impede a modernização. 

Afinal, atualmente, a melhor forma de captar clientes e de consolidar autoridade é por meio do marketing digital e de seus recursos, seja de forma direta ou indireta. 

Com isso, a mensagem passada ao público é de que os recursos que forem melhores para cada caso serão aplicados. 

Aproveito do poder das mídias sociais

As mídias sociais são aliadas poderosas para o marketing do seu escritório contábil, viabilizando o aumento expressivo da sua carteira de clientes. 

Sendo assim, o marketing indireto é uma forma efetiva de fazer uso disso a favor do negócio. 

Afinal, sejam as mídias na internet ou até mesmo as mídias por meio de canais mais tradicionais, como a televisão, torna-se possível potencializar o alcance do público. 

Dessa forma, você promove o essencial para que sua contabilidade tenha resultados cada vez melhores.

Acompanhamento das tendências

O acompanhamento das tendências faz com que o seu escritório contábil mantenha sempre a relevância no mercado, destacando-se da concorrência e atendendo de forma impecável às demandas dos clientes. 

Portanto, a realização de ações de marketing indireto é uma forma de cumprir com tendências extremamente positivas para o seu negócio. 

Isso inclusive afeta a percepção que seu público-alvo tem do seu negócio, afinal é comum que se opte por possibilidades que estejam antenadas com o que o mercado tem a oferecer. 

Assim, a percepção que o público-alvo tem do seu escritório contábil é melhorada e, consequentemente, isso permite o alcance de mais clientes.

É possível unir o marketing indireto com o direto?

Ao longo do artigo, o foco está no marketing indireto e, por vezes, é inevitável mencionar o marketing direto. 

Portanto, será que é possível unir as duas possibilidades? Sim! 

Aliás, a união dessas duas possibilidades de realizar marketing e de promover a marca, o alcance e a imagem da sua contabilidade é fundamental para o seu êxito. 

Sendo assim, a união dessas duas ferramentas proporciona uma potencialização do plano de marketing do seu negócio. 

Contudo, é fundamental definir uma prioridade e avaliar se existe a capacidade de um investimento duplo. 

Caso não, é preciso analisar e optar pela alternativa mais coerente, benéfica e cabível para seu escritório contábil no momento. 

Os 3 pilares da aplicação o marketing indireto 

Agora que já temos todas essas informações sobre o marketing indireto evidenciadas, vou falar sobre quais são os 3 pilares para a sua aplicação. 

Esses 3 aspectos são simplesmente indispensáveis para garantir a efetividade da ação de marketing indireto em seu negócio, por isso, devem ser levadas em consideração de forma minuciosa. 

Para isso, já adiantamos que é importante ter o suporte de profissionais especializados em marketing para te auxiliar no estabelecimento de cada pilar.

#1 Conhecimento profundo do seu público-alvo 

O primeiro é um conhecimento profundo sobre o seu público-alvo, de forma a identificar quais dos canais para marketing indireto é o mais adequado, bem como para entender de que forma atingi-lo de forma natural e efetiva. 

É a compreensão completa e profunda sobre o público-alvo do seu negócio que vai evitar problemas como uma percepção errada e prejudicial. 

Além disso, é crucial para que seu investimento gere retorno e não prejuízos.

#2 Saber onde seu público está 

Quando falamos em saber onde seu público está, trata-se de compreender em quais plataformas ele está inserido, qual tipo de conteúdo mais consome e o que mais tem buscado. 

Isso faz parte do entendimento do seu público-alvo, contudo é um aspecto que vale ser ressaltado por ser fundamental para as tomadas de decisões referentes ao marketing do seu negócio. 

Essa compreensão é importante não apenas para o marketing indireto, mas para todas as ações que forem realizadas em seu escritório contábil. 

#3 Utilizar as mídias adequadas

Por fim, com os dois pilares anteriores bem consolidados, é preciso utilizar as mídias adequadas para alcançar seu público-alvo. 

Ou seja, é preciso optar pelas redes sociais e pelos canais que atingem diretamente seu público da forma que foi planejada. 

A escolha das mídias adequadas é crucial para que seja garantida a obtenção de resultados e para que prejuízos sejam evitados.

Conte com especialistas para potencializar seu marketing digital contábil!

O marketing é um campo vasto e, desse modo, abre portas para muitas possibilidades que podem ser aproveitadas pelo seu escritório contábil para que tenha os resultados potencializados. 

Entretanto, para isso, é importante ter suporte de profissionais especializados em te auxiliar a fazer proveito do que for mais adequado ao seu negócio. 

E quando se trata de marketing digital contábil, personalizado e pensado na melhor performance de cada cliente, você pode contar comigo e com toda a minha equipe completa e preparada do Grupo DPG. 

Estamos constantemente nos aperfeiçoando e buscando o melhor para você e seu negócio, portanto não hesite em entrar em contato com nossa equipe de atendimento agora mesmo!

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