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Quais as principais métricas de marketing digital?

Quais As Principais Métricas De Marketing Digital?

Conheça agora mesmo as principais métricas de Marketing Digital!

Conhecer as principais métricas de marketing digital pode ser o primeiro passo para alcançar o sucesso no seu negócio

Olá, tudo bem? Hoje abordaremos um assunto muito importante, falaremos principalmente sobre as principais métricas de marketing digital, um assunto que com certeza você já ouviu falar bastante e talvez ainda não tenha dedicado o tempo merecido para entender cada uma dessas métricas.

As métricas de marketing digital são de extrema importância para o perfeito entendimento do retorno e, assim, com as métricas de marketing digital temos um feedback exato que pode ser traduzido por meio de diversas visões ou formas de trabalho. 

Trata-se daquela questão de alinhar expectativas, justamente essas que são tão trabalhadas no desejo de conseguir números expressivos como recompensa de todos os esforços gastos em determinadas ações, como por exemplo uma campanha de marketing voltada para se alcançar um maior número de leads qualificados.

O que entendemos por métricas?

Quando pensamos em métricas, o que vem à mente? Estamos falando do termo como um todo e não especificamente como métricas para marketing digital,  pelo menos, não ainda!

O que temos em mente, se trata de números, resultados e principalmente do retorno que todas as informações mencionadas anteriormente podem nos proporcionar. As definições não param por aí, as métricas ainda podem determinar grandes mudanças em suas campanhas, ou até ir muito mais além, ela pode simplesmente e tão facilmente mudar por completo a sua visão sobre determinados pontos de vista, claro, se assim você permitir.

As métricas possuem esse estranho poder de mudar completamente algo, desde que você tenha o real entendimento do que cada resultado representa e principalmente saiba onde você quer chegar!

Métricas relacionadas ao marketing digital

Como explicamos anteriormente de uma forma mais generalista, as métricas de marketing digital seguem o mesmo padrão de retorno do conhecimento relacionado especificamente a cada visão que você possa ter sobre determinado índice.

No mundo do Marketing Digital, como sabemos disso?

Isso é muito simples, nós proporcionamos um Marketing Além da Conta para todos os nossos clientes e amigos contadores que necessitam aplicar aos seus empreendimentos abordagens mais significativas e retornos mais conscientes em relação a um mercado cada vez mais especializado e, principalmente, digital!

Em nosso artigo, preparamos algumas informações especiais sobre as métricas de marketing digital, inclusive os conceitos e aplicações por trás de cada uma dessas métricas, que tanto podem colaborar para a visão geral do negócio.

Se aconchegue na cadeira, e faça uma excelente leitura deste material especial que preparamos para você!

Quais as principais métricas de marketing digital

Abordaremos as principais métricas de marketing digital com informações atualizadas e as principais formas de aplicação para cada uma.

Tendo essa informação sobre cada uma dessas métricas para marketing digital, você pode perfeitamente eleger as que mais precisam ser observadas pelo seu escritório contábil e montar sua própria visão geral, cercada de informações que muito podem agregar e determinar novos rumos relacionados às campanhas de marketing digital da sua contabilidade.

Lead

Lead é uma oportunidade de negócio que fornece suas informações de contato, como nome e email, em troca de uma oferta da empresa (um conteúdo educativo, por exemplo). Como a Lead demonstrou interesse no seu segmento, provavelmente gostaria de ouvir mais, inclusive sobre o produto/serviço, em um momento adequado.

Fonte: Resultados Digitais.

Embora muita gente não considere o LEAD como uma métrica, reiteramos que as métricas podem nos proporcionar um retorno imediato de informações necessárias para o sucesso de sua campanha. 

Através do quantitativo de leads que são disponibilizados em seu projeto, você consegue o retorno de alcance de uma determinada campanha, assim como a qualidade de LEADS que é retornado e pode ser considerado uma métrica importante de que o público alvo não só foi atingido como está trazendo resultados esperados, a depender do principal objetivo do seu escritório contábil.

Através desta métrica você pode ter a certeza sobre a assertividade de cada campanha e se o público-alvo está de acordo com o seu catálogo de serviços.

Para te ajudar um pouco mais com o assunto específico relacionado a LEADS, preparamos alguns artigos que podem ajudar bastante, acrescentando mais informações:

Novos leads mensais

Esse costuma ser o dado mais utilizado para mensurar a quantidade de novos leads que o seu negócio obtém de forma mensal. Em alguns casos, onde você obtém bastante leads, você pode mudar o período de captação para semanal e até diário.

Leads qualificados por mês

Similar à captação de novos leads mensais, também é possível mensurar a quantidade de novos leads QUALIFICADOS de forma mensal. Assim como a métrica anterior de “novos leads mensais”, ela também pode ser mensurada em períodos de captação semanal ou até mesmo diário, o importante é justamente obedecer a mesma regra da métrica de “novos leads mensais” para que o comparativo de leads x leads qualificados possa acrescentar mais uma métrica qualitativa.

A grande diferença entre leads qualificados para leads é justamente a qualidade (como o próprio nome sugere) deste lead gerado. o lead qualificado se trata de um lead pronto para conversão, ou seja um lead muito interessado em realizar uma compra de um serviço prestado pelo seu escritório de contabilidade.

Custo por lead gerado

Essa é uma métrica específica para levantar todo o custo gerado para a captação de lead.

CPA – Custo por Aquisição

Essa é uma das métricas de marketing digital que você, com certeza, mais ouve falar no seu cotidiano. 

É uma métrica que trata justamente de um valor médio que você tem como custo para realizar uma ação como venda, ou até mesmo qualquer negociação. 

Você pode avaliar essa métrica de uma forma geral ou de forma específica, mas para isso precisa estar relacionada a uma campanha específica e especialmente algum tipo de transação.

Para calcular o CPA, é bastante simples, basta pegar o valor total do CPA e dividir pela quantidade de negociações.

O CPA, ao contrário de muitas outras métricas, é um dado que mostra o resultado apresentado quando possui um menor valor e acaba sendo melhor, pois isso determina que você terá um custo menor para a realização de negociações, e é isso que todo escritório de contabilidade pensa quando utiliza o marketing digital para alcançar melhores resultados.

CPC – Custo por clique

Outra métrica bastante importante se trata do CPC ou como é conhecida, “custo por clique”. Essa é uma métrica similar ao CPA – custo por aquisição, onde quanto menor o valor, acaba sendo melhor para o seu escritório.

Essa métrica é comumente utilizada para obter resultados relacionados à campanha de anúncios pagos. Por mais que ela não acabe validando a qualidade do clique em sua campanha, esse dado é muito importante para obter retorno sobre o alcance de uma campanha e principalmente se os custos desse determinado projeto justificam a ação.

Além de não termos uma certeza maior sobre a qualidade do clique, podemos nos levar pela análise de campanhas muito mais visuais e que possam induzir a um clique indesejado, portanto todos esses aspectos precisam ser levados em consideração quando falamos de CPC.

Taxa de Conversão

Essa, com certeza, é uma das queridinhas de quem acompanha de perto o marketing digital.

A  taxa de conversão é considerada por muitos profissionais uma das métricas de marketing digital mais importantes, tudo isso porque ela proporciona uma visão privilegiada sobre todo o processo a que seu possível cliente é submetido, e qual taxa específica de conversão, ou seja, quando o possível cliente deixa de ser “possível” ele acaba sendo efetivado como cliente, de fato.

Você consegue identificar gargalos, onde possui números suficientes para ter bons números relacionados às vendas de produtos ou serviços de seu escritório contábil, porém baixa efetividade do fechamento de contratos, propriamente ditos.

Quando isso acontece, é preciso tomar bastante cuidado e começar a repensar o seu processo de aquisição de cliente, pois isso significa que ele está encontrando a sua empresa, porém, por algum motivo não está certo de realizar negócio, o que é preocupante.

Diante deste cenário, você precisa, o quanto antes, identificar onde está o problema e realizar os ajustes necessários para que seja sanado e você possa vender muito mais serviços.

Para te ajudar um pouco mais com o assunto específico relacionado à taxa de conversão, preparamos alguns artigos que podem ajudar bastante, acrescentando mais informações:

Taxa de Clique

A taxa de clique é uma métrica que não pode faltar, pois trata diretamente da quantidade e, de certa forma, padrão com que os usuários que fazem a visualização de um anúncio seu clicam. 

Para calcular a sua taxa de cliques é bastante simples, basta você pegar o número de cliques em um anúncio e acabar dividindo ele pelo número total de visualizações.

Com essa métrica você consegue ter uma noção básica do quão efetiva está sendo uma campanha de anúncios. É preciso ficar atento quanto à informação disponibilizada no anúncio, pois sabemos que uma boa imagem, palavra chave e textos aplicados podem fazer grande diferença para aumentar a sua taxa de clique.

Para aumentar a sua taxa de clique em seu negócio contábil, você pode utilizar algumas técnicas simples que costumam trazer grandes resultados, e isso estamos falando, por conta de toda a experiência que adquirimos e comprovamos por meio de nossas métricas de marketing digital.

Para ser mais assertivo em uma campanha de anúncios, você precisa trabalhar melhor as informações voltadas ao que chega para o visitante, sendo assim, procure otimizar pontos diretos relacionados, como:

  • Definir seu público alvo;
  • Providenciar um calendário de conteúdo para poder oferecer;
  • Utilizar as melhores técnicas de copywriting;
  • Produzir sempre conteúdos com bastante qualidade e relevância.

Com essas técnicas, você automaticamente aumentará a sua taxa de clique.

Origem de Tráfego

Essa é uma das métricas de marketing digital mais utilizadas e com informações que devem ser analisadas de forma bastante detalhada, pois entender do que se trata cada aquisição pode te dar um retorno imediato do que está funcionando em sua campanha e o que precisa melhorar.

Não se trata somente de informar onde você precisa dedicar maior atenção, se trata de como fazer e principalmente o que fazer. Pois bem, é disso que se trata a origem do tráfego, uma métrica muito importante para análises mais específicas que reproduzem em sua grande maioria a realidade em forma de números e gráficos.

Pelo próprio Google Analytics, vamos entender do que se trata cada aspecto e quão importante cada um se torna para mensurar suas campanhas de acordo com o planejamento montado

Dimensões de origem do tráfego (pelo próprio Google Analytics)

  • Origem: todas as referências a um website têm uma origem. As possíveis origens incluem: “google” (o nome de um mecanismo de pesquisa), “facebook.com” (o nome de um site de referência), “spring newsletter” (o nome de um dos seus boletins informativos) e “direto” (usuários que digitaram seu URL diretamente no navegador ou adicionaram seu site aos favoritos).
  • Mídia: todas as referências a um website também têm uma mídia. As mídias possíveis incluem: “orgânica” (pesquisa não paga), “cpc” (custo por clique, ou seja, pesquisa paga), “referência” (referência), “e-mail” (o nome de uma mídia personalizada que você criou) e “nenhum” (a mídia do tráfego direto é “nenhum”).
  • Palavra-chave: quando a pesquisa SSL é empregada, as palavras-chave têm o valor (não fornecido).

Campanha é o nome da campanha de referência do Google Ads ou de uma campanha personalizada que você criou.

Conteúdo identifica um link ou item de conteúdo específico de uma campanha personalizada. Por exemplo, se você tiver dois links de call to action na mesma mensagem de e-mail, poderá usar valores de conteúdo distintos para diferenciá-los e determinar qual versão é a mais efetiva.

Você pode usar Campanhas personalizadas para codificar links que usarão seus próprios valores para “Campanha”, “Mídia”, “Origem” e “Palavra-chave”.

Fonte: Google Analytics

Ticket médio

O ticket médio, assim como o LEAD, não é considerado por muitos uma métrica, porém, somos obrigados a discordar. 

Não entraremos novamente na definição de métricas, já falamos bastante sobre isso, e como a principal função é trazer alguma informação de retorno por meio de uma aplicação direta, o ticket médio pode nos dizer bastante sobre o valor de um determinado período relacionado às vendas.

Ele funciona basicamente como um demonstrativo de desempenho, trazendo todos os resultados relacionados à  equipe de vendas do seu escritório contábil, e esses indicadores costumam mostrar o quão efetiva está sendo uma campanha de vendas e, principalmente, se o valor aplicado condiz com o esperado.

Por meio de uma métrica de ticket médio o seu escritório de contabilidade terá total acesso a informações quantitativas de vendas, assim como todo o faturamento que cada uma trouxe para o seu negócio, tudo isso por meio de um período específico ou de uma visão geral e consolidada.

ROI – Retorno sobre Investimento

O ROI é uma métrica que avalia basicamente todo o retorno sobre um investimento. Em outras palavras, esse dado lhe informa quanto aquele seu investimento direto relacionado a uma campanha acabou rendendo de volta para o seu  negócio. Essa era uma métrica utilizada de uma forma geral, mas que no marketing digital possui uma conotação bastante específica.

Por meio dessa métrica, você tem a real noção do retorno em investimento relacionado a anúncios e como eles geram retorno por meio de valores calculados por meio de uma receita total.

Para calcular o ROI basta você ter em mãos a receita total e acabar subtraindo todos os custos, e assim o resultado então pode determinar o seu ROI.

Tempo médio de conversão de vendas

O tempo médio de conversão em vendas é uma das métricas mais utilizadas pela equipe de vendas. Se o seu escritório de contabilidade possuir um departamento específico para essa situação, ou até mesmo um profissional que cuida de toda a parte de aquisição de novos clientes, essa é uma das métricas de marketing digital que ele não só pode utilizar, como pode basear diversas ações de acordo com os resultados obtidos.

Essa é uma métrica que traz dados precisos relacionados à conversão, de acordo com um período específico, e isso é muito importante para analisar se durante um período determinado de alguma campanha houve uma maior taxa de conversão.

Essa é uma métrica quantitativa, porém com um viés qualitativo, pois por meio dela podemos determinar também a assertividade de uma determinada campanha.

Como entender os dados

Use o relatório de tempo de conversão para ver com que rapidez e eficiência seus anúncios estão gerando conversões ou receita. Se eles forem uma call-to-action imediata, como uma oferta relâmpago ou uma inscrição em um evento, convém analisar intervalos de tempo relativamente curtos, ou seja, que requeiram menos dias até a conversão. Caso você tenha uma campanha de reconhecimento de marca, use intervalos mais longos. Essas informações podem ser utilizadas para entender se as campanhas têm o desempenho esperado e determinar qual é a melhor janela de lookback para sua empresa.

A linha superior do relatório apresenta uma visão geral do desempenho dos tipos de conversão selecionados. Ela mostra o seguinte:

  • Número médio de dias até a conversão
  • Número total de conversões
  • Receita total

O relatório é classificado por dias até a conversão. Para cada dia até a conversão, você vê as seguintes informações:

  • Conversões, seguidas pela porcentagem do total de conversões
  • Receita, seguida pela porcentagem da receita total
  • Um gráfico de barras que visualiza a porcentagem do total de conversões e a porcentagem da receita total

Fonte: Google Analytics

Métricas relacionadas a website

Tráfego mensal do site – A métrica de tráfego mensal de um site é utilizada para retornar um quantitativo de dados enviados e consequentemente recebidos para um determinado servidor de hospedagem, essa costuma ser uma métrica importante para análise da quantidade de tráfego que o seu site obtém, porém recomendamos que utilize dessa ferramenta em conjunto com outras métricas de marketing digital para ter uma maior precisão sobre o quantitativo de visitas e principalmente se essas são visitas realmente válidas.

Visitantes que retornam ao site – O relatório de visitantes que retornam ao site é um relatório muito importante e que mostra principalmente a qualidade de informações contidas em seu site, e há várias motivações que trazem um visitante de volta para a sua página, seja para consumir alguma informação que ele achou importante ou principalmente para fechar um negócio. Procure mensurar esse tipo de informação e saia na frente em relação aos seus principais concorrentes.

Número total de visitantes – O número total de visitantes está atrelado ao tráfego mensal do site, porém esse número deve ser analisado com calma, pois ele costuma gerar com uma nova visita até mesmo aqueles que acabam retornando para o seu site. Essa é uma métrica bastante utilizada em conjunto com a métrica de visitantes únicos, onde você passa a ter um perfil comportamental mensurado por períodos de tempo. Essas informações são bastante úteis para se obter por exemplo uma taxa de retorno para o seu site.

Tempo médio gasto em uma página – O tempo médio gasto em uma página é uma das métricas de marketing digital para websites mais utilizadas para atestar a qualidade de conteúdo e principalmente estrutura de uma página. É fato que se uma página não oferece elementos suficientes para que o visitante permaneça, ele simplesmente sai da página e provavelmente não retorna nunca mais. Sem o possível retorno, suas chances de fechar qualquer tipo de negócio com esse visitante acaba sendo nula.

Taxa de conversão do site – Assim como tratamos anteriormente falando sobre taxa de conversão em uma campanha, o mesmo se aplica especificamente para um site. Não há sucesso de um projeto relacionado a um site sem que o mesmo possa realizar uma conversão para o seu escritório contábil. Para medir a taxa de conversão de seu site é bastante simples, basta dividir a quantidade de conversões do seu site pela quantidade de visitantes que ele obteve no mesmo período de tempo.

Taxa de conversão de um determinado CTA – Como falamos anteriormente da taxa de conversão do site, o mesmo se aplica para um determinado CTA.  Essa métrica se trata justamente da “taxa de conversão de um determinado CTA”.

O CTA inclusive nada mais é do que uma “chamada para ação” que pode ser representada muitas vezes por um botão no site. O cálculo é exatamente o mesmo, só que você aplica o número de visitantes da página dividido pela quantidade de conversões que 1 item específico de CTA tenha gerado.

Taxa de cliques em página – A taxa de clique em página ou como é popularmente conhecida, CTR, é o quantitativo de cliques recebidos para acessar uma página dividido pela quantidade de vezes que essa mesma página foi exibida. Ela possui um caráter qualitativo e mostra o quanto os visitantes se mostram atraídos para acessar a sua página.

Páginas por visita – A métrica de páginas por visita também é muito utilizada, e pode atestar principalmente a qualidade de seu site. Por meio dessa métrica você consegue descobrir basicamente todas as páginas que um visitante acessou, determinando assim as páginas mais atraentes e as que podem passar por alguma melhoria específica. De uma forma geral, quando bem aplicada, essa métrica pode ser utilizada para um processo de aperfeiçoamento de determinadas páginas, visando a longo prazo um maior tráfego, maior visibilidade de conteúdo e possivelmente maiores taxas de conversão.

Falta de informações precisas

Um problema maior do que simplesmente não ter aquela informação necessária para aplicar em uma campanha, se trata justamente de ter uma informação e ela não ser precisa.

O problema maior relacionado a uma informação imprecisa é que ela pode não representar de fato a realidade, e isso é um grande problema quando se trata de métricas para marketing digital.

Tudo isso, porque, na ausência de informações você simplesmente não leva aquele dado em consideração, logo não estará sustentando uma tomada de decisão baseada nessa informação em específico.

Ao contrário de uma informação que não representa a realidade, você passa a considerar aquele dado, e ao utilizá-lo da forma como está sendo disponibilizado, corre um grande risco de prejudicar sua campanha e em casos mais graves isso pode refletir diretamente no caixa do seu escritório de contabilidade.

Obtenha um suporte especializado

Se você está encontrando enormes dificuldades em relação à obtenção dos dados relacionados às métricas de marketing digital do seu escritório de contabilidade, procure ajuda, e de preferência uma ajuda especializada, que saiba cada passo que você possa tomar e como converter isso em resultados factíveis.

Sabemos que obter os melhores dados e de forma assertiva nem sempre é uma tarefa fácil de se realizar, para alguns casos se faz necessário experiência não somente para coletar tais dados, mas principalmente para interpretar cada um e traduzir o que aquela informação pode representar diretamente para o seu negócio.

Sabemos que existem muitas agências de marketing digital que podem te ajudar diretamente em todas as questões relacionadas a campanhas e principalmente no suporte para cada métrica, mas será que essas agências estão preparadas com o que há de melhor no mercado?

Será que essas agências se preocupam com o seu negócio de fato, ou simplesmente querem somente vender a sua cartela de serviços, onde você passa a representar somente mais um número?

Conte com uma agência que veste de fato a camisa do seu time, que entende o seu negócio como você mesmo e que, inclusive, compartilhe contigo todos os momentos do seu escritório contábil ou advocatício..

Uma agência pode trazer todo o suporte relacionado aos números, mas será que ela entende de fato qual é a rotina de um escritório de contabilidade? Será que essa agência entende realmente as suas dores?

Você vai acabar se surpreendendo, mas existe uma agência de marketing digital, que reúne todos os pré-requisitos que mencionamos acima, pois além de ser especialista no marketing digital, essa agência atua diretamente no nicho de marketing digital para escritório de contabilidade e escritórios de advocacia.

Marketing digital e relevância no mercado

Agora você conseguiu se convencer de que o marketing digital para contabilidade não é apenas um detalhe, mas um grande investimento, certo? Acompanhar as novidades do mercado é essencial para se atualizar e manter a empresa competitiva.

Além disso, é sempre importante ressaltar que os clientes da atualidade valorizam muito a modernização dos processos, a comunicação e a transparência. Portanto, invista no marketing digital para contabilidade e coloque a sua empresa em uma posição de ainda mais relevância no mercado.

Conte conosco, do Grupo DPG

Se você precisa de ajuda direta com as métricas de marketing digital ou até mesmo tirar alguma dúvida sobre o assunto, conte conosco do Grupo DPG, pois somos especialistas em marketing digital voltado para escritórios contábeis e advocatícios.

Trabalhamos com marketing digital há bastante tempo e temos total expertise, não apenas em aspectos ligados às principais métricas de marketing digital que podem trazer o retorno esperado para o seu negócio, mas também em proporcionar um mix completo de ações que visam elevar a marca do seu escritório a um novo patamar, onde você passará a ter mais reconhecimento e será visto como uma autoridade no mercado.

E, cá para nós, é muito mais vantajoso ter perto de você uma equipe que já está acostumada a lidar com as especificidades do seu tipo de negócio, do que deixar toda a comunicação do seu negócio nas mãos de agências generalistas, que sequer tiveram alguma experiência no seu nicho de mercado.

Vale ressaltar que dispomos de um time de profissionais altamente qualificados, sempre prontos para transmitir o máximo de informações e qualidade em serviços totalmente customizados e de acordo com o atual cenário em que seu negócio se encontra.

Sem contar que o nosso time de atendimento está sempre a postos para atuar em qualquer necessidade que,  por ventura, você possa ter, oferecendo sempre as melhores e mais práticas soluções possíveis, sempre de acordo com a sua real necessidade.

Você pode entrar em contato conosco por meio de todas as informações de contato disponibilizadas em nosso website, ou se preferir, pelo formulário de contato ou ainda por meio das nossas redes sociais, onde estamos sempre disponíveis e prontos para o melhor atendimento possível.

Portanto, agradecemos muito por você ter disponibilizado o seu tempo para a leitura deste artigo e desejamos que em breve possamos bater um papo, de modo que possamos contribuir para a evolução do seu negócio.
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