Criação de identidade visual: quais as melhores estratégias?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Descubra as estratégias mais efetivas para promover a melhor criação de identidade visual para sua contabilidade

Conheça os benefícios de atuar no digital com total planejamento e estratégias de identidade visual

Olá, querido amigo contador!

Mais uma vez eu, Marta Giove – CEO do Grupo DPG – venho aqui trazer um tema de grande relevância do marketing digital aplicado ao universo da contabilidade.

Muitos já me conhecem e me acompanham não só aqui no blog, mas no Youtube, Instagram, Facebook ou no próprio LinkedIn, mas se essa for a sua primeira experiência aqui comigo, recomendo que já deixe um copinho de água ao lado, pois teremos muito assunto para conversar.

Bom, ao longo dos anos eu venho buscando entender as maiores dores dos escritórios de contabilidade, e a grande verdade é que os seus próprios colegas de profissão têm me ajudado muito nesse aspecto, principalmente quando chegam até mim entendendo que precisam urgentemente dos meus serviços de marketing digital especializado.

Contudo, sabemos que, na verdade, eles já tentaram de toda forma inserir os seus escritórios contábeis no contexto digital, mas se frustraram com a falta de resultados.

O que eu posso dizer é que o que falta é um entendimento mais amplo das ferramentas, técnicas e infinitas possibilidades que o marketing digital proporciona e hoje eu vou falar de um aspecto fundamental para que você consiga iniciar da maneira adequada e, com isso, colha os frutos ainda no curto prazo.

Eu estou falando da criação da sua identidade visual, que é um dos pontos mais negligenciados pela grande maioria dos empresários que só percebem a importância com o passar do tempo e, no final, buscam alguém para produzir uma nova o mais rápido possível.

Pois bem, eu sei que me alonguei um pouco na introdução, mas foi necessário, pois o tema de hoje possui uma relevância inestimável, independente do seu escritório de contabilidade ser novo ou já estar no mercado há mais tempo.

Sendo assim, antes de iniciarmos – de fato – o nosso artigo de hoje, eu gostaria de agradecer imensamente pela sua audiência aqui no blog do Grupo DPG, e mais do que isso, desejo que você tire o máximo proveito da leitura deste conteúdo feito com muito carinho e especialmente para você, contador.

Vamos lá!

Entendendo o propósito da sua contabilidade

Antes mesmo de entrar nas questões conceituais que envolvem a criação da identidade visual, preciso abordar um aspecto importante e que tem total relevância em suas futuras decisões.

Estou falando, especificamente, sobre o seu propósito, enquanto contador e enquanto gestor de um escritório contábil.

Afinal, você sabe bem qual é o seu propósito?

Infelizmente, a grande maioria dos profissionais da contabilidade não têm isso muito bem definido e essa falta de clareza faz com que eles sejam apenas meros cumpridores de tarefas, realizando serviços contábeis de forma mecânica e visando apenas o dinheiro.

Amigo, quem quer ter uma marca forte, ser lembrado e requisitado pelas pessoas e empresas precisa sair dessa “caixinha” e buscar um entendimento mais amplo do seu propósito.

Posso dar alguns exemplos para que você entenda melhor:

  • Você pode ser um contador especializado em determinado nicho (clínicas, escritórios de advocacia, pet shops etc.);
  • Você pode ser especialista em um determinado serviço (BPO Financeiro, por exemplo);
  • Você pode ser uma contabilidade voltada para mulheres empreendedoras.

Entende agora que há diversas formas de você ter uma maior clareza com relação ao seu propósito?

A criação da identidade visual está bastante atrelada a esse fator, afinal, não se trata apenas de uma elaboração aleatória da sua marca, mas sim da captação de quem você é e de onde você quer chegar.

Abandone certas crenças sobre a elaboração de marca

Bom, eu abordei no tópico anterior uma questão crucial, mas que pouca gente entende ou até desdenha, que trata-se da identificação de um propósito.

Infelizmente, quando o assunto é criação da identidade visual muita gente acredita que se trata apenas de procurar um designer que cobre barato – ou aquele amigo que faria de graça – para que ele envie uma enxurrada de opções sem o menor critério estabelecido por você, de modo que você escolha a que mais te atraiu.

Esse é o caminho mais comum que eu vejo por aí e que, efetivamente, não traz nenhum resultado para os escritórios contábeis.

E se você acredita que a identidade visual é uma mera formalidade, preciso te dizer que você está redondamente enganado, pois uma criação com a adoção de critérios técnicos aliados ao seu propósito é algo extremamente poderoso.

Ou você acredita que marcas consolidadas como McDonald ‘s, Nike e Itaú, por exemplo, entregaram a criação de suas identidades visuais nas mãos de qualquer um?

Entenda que se você quer crescer e não ser apenas mais um contador em meio a milhares que estão por aí, é necessário, sim, dar a devida atenção a esse aspecto tão relevante.

Portanto, para deixar essas ideias bem fixas em sua mente, irei elencar algumas crenças que precisam ser eliminadas da sua vida quando o assunto é a criação da sua identidade visual.

São elas:

  • Não crie a sua marca sem antes entender o seu propósito, metas e objetivos;
  • Esqueça a ideia de buscar o designer mais barato;
  • Jamais procure alguém para fazer de graça;
  • Entenda que a criação da identidade visual se trata de um trabalho minucioso;
  • Não deixe de participar de todo o processo (o entendimento sobre o seu propósito é aliado da sua opinião).

Conceitos da criação da identidade visual

Vamos em frente, pois ainda temos muito o que tratar sobre a criação da identidade visual aplicada ao seu escritório de contabilidade.

Antes de adentrar ao conceito, é válido falar que, em relação a tudo o que estamos falando, há um termo – em inglês – que vem sendo bastante difundido, principalmente com a ascensão do marketing digital, que é o BRANDING.

Contudo, falarei sobre ele mais à frente, pois trata-se de uma excelente estratégia que está relacionada com todas as questões da sua marca.

Pois bem, e quanto ao conceito da criação da identidade visual, o que você precisa saber?

Bom, esse processo criativo se trata de um compilado de elementos visuais que podem representar uma marca, um nome, uma ideia, um produto ou até mesmo um serviço.

No seu caso, o trâmite criativo buscará unir elementos que venham representar o seu escritório de contabilidade.

Há diversas formas para propor a criação da identidade visual e podem ser utilizadas infinitas possibilidades de elementos como:

  • Tipografias;
  • Cores;
  • Formatos;
  • Slogans.

O principal objetivo de todos esses elementos juntos é o de comunicar ao seu público o que você deseja transmitir em termos de propósito, ideias, objetivos e valores.

Então, visto que eu desmembrei o processo de criação da identidade visual, mostrando elementos de fundamental importância, agora eu irei aprofundar ainda mais e falar sobre cada um desses elementos gráficos de forma individual.

Vamos lá!

Tipografias

Talvez você não tenha muita noção do que estou falando quanto à tipografia, mas fará todo sentido se eu te disser que se trata do tipo de fonte utilizada para a escrita da sua marca.

É só você pensar em algo como: Times New Roman, Arial, Verdana e assim por diante.

Inclusive, não sei se você percebeu, mas utilizei em cada palavra a fonte correspondente.

Preciso ressaltar que a respeito da tipografia, cada tipo de fonte provoca algum tipo de sensação e isso precisa estar alinhado com o que você pretende transmitir ao seu público.

Assim, posso citar algumas fontes associadas à sensações como:

  • Fonte Serif: transmite um ar de maturidade, confiança e até mesmo prestígio;
  • Script: um ar mais sério, com aspectos de formalidade;
  • Manuscrito: representa algo mais criativo, dando uma sensação de exclusividade.

E já que estou falando sobre a tipografia, aproveito para te dar um presente, considerado o parque de diversões para quem realiza criações de identidades visuais.

Sendo assim, quando concluir a leitura do artigo, recomendo que volte aqui e acesse o link abaixo:

DaFont – Baixar fontes

É bom lembrar que as grandes empresas que você conhece apostam em tipografias que sejam únicas e que representem os seus propósitos.

Inclusive, são criadas fontes exclusivas, diferentemente de quem busca algo já pronto como no próprio site que recomendei para você.

Ou seja, ter uma tipografia única proporciona uma personalidade muito maior à sua marca.

Cores

Quem nunca estudou nada a respeito das cores associadas às marcas e à publicidade com certeza não faz ideia de que cada cor representa algum tipo de emoção e, inclusive, desperta áreas específicas em nosso cérebro.

Sim, e o que estou falando não é achismo, pois trata-se de estudos já consolidados pelo mundo e, inclusive, faz parte da grade curricular de alunos da área de Comunicação, como os cursos de Publicidade e Propaganda, Marketing e Design, por exemplo.

Vou dar um exemplo clássico: a praça de alimentação dos shoppings.

Você já reparou que as lanchonetes de Fast Food, em sua grande maioria, utilizam a cor vermelha?

Isso tem explicação: a cor vermelha, além de representar urgência, promove a aceleração do ritmo cardíaco e da respiração, gerando um aumento considerável do metabolismo e que tem ligação direta com o aumento de secreções glandulares, ou seja, causa o sentimento de fome.

O amarelo também costuma estar associado ao vermelho nas lanchonetes deste setor e está relacionado ao equilíbrio, de modo que você, além de sentir fome, também tenha uma sensação de felicidade.

Bom, eu separei alguns conceitos de cores e o que elas representam para que você fique ainda mais por dentro desse tema que é surpreendente.

Confira:

  • Preto: transmite elegância, dá um ar de credibilidade e até mesmo sofisticação;
  • Azul: ao mesmo tempo que transmite confiança e força, também promove tranquilidade;
  • Verde: representa saúde, bem-estar, riqueza e natureza;
  • Rosa: sensação de inocência, muito ligado ao universo infantil feminino.

Quando você começar a entender esses conceitos de cores atrelados à criação da identidade visual, saiba que a sua vida jamais será a mesma, pois você passará a enxergar tudo à sua volta sob uma nova perspectiva, buscando entender os motivos que levaram cada marca a utilizarem determinadas cores.

Isso sem contar que você vai querer explicar para as pessoas que estiverem ao seu lado, tornando o momento divertido e informativo.

Formatos

Já no quesito formatos, quero mostrar as possibilidades de formas geométricas que podem ser utilizadas na criação da identidade visual.

Você pode utilizá-las de forma isolada, pode juntar duas ou mais, enfim, são inúmeras possibilidades, sendo que é importantíssimo que essa construção esteja sempre dentro de uma lógica.

Ou seja, não esqueça do alinhamento perfeito com o seu propósito e o propósito do seu escritório de contabilidade, sobretudo ao definir os formatos que serão utilizados em sua identidade visual.

Bom, assim como os elementos que citamos anteriormente e que fazem parte da criação da identidade visual, as formas geométricas também são utilizadas com base em critérios técnicos e possuem certa finalidade.

Assim como fiz nos elementos anteriores, vou falar sobre as representações de algumas formas gráficas:

  • Quadrado: representa estabilidade;
  • Círculo: traz um ar de união;
  • Triângulo: demonstra equilíbrio.

Até mesmo a utilização de linhas é comum e possui finalidades distintas, nas quais a horizontal, além de retratar tranquilidade, pode estar ligada ao direcionamento, e as verticais denotam um aspecto voltado à superioridade.

Talvez você não tenha parado para pensar, mas a todo tempo você se depara com figuras geométricas atreladas às marcas, como é o caso da Adidas e da Microsoft.

Vamos conversar sobre branding

Conforme eu prometi no início deste artigo, agora falarei sobre um tema que também está associado à criação da identidade visual, e como eu havia dito, o termo vem sendo bastante difundido com o crescimento do digital.

Contudo, antes de falar sobre o branding, até mesmo para fechar tudo o que mostrei sobre o processo de criação da identidade visual, vou compartilhar um vídeo em que trato de forma bem dinâmica e objetiva sobre o assunto.

Vale a pena conferir quando você concluir a leitura deste artigo – lembrando que já são duas recomendações, pois além desta, também indiquei o site com os modelos de fontes.

Aprenda a criar uma identidade visual marcante

Bom, seguindo em frente, aproveito para lançar uma pergunta: você sabe o que é branding?

O branding, conceitualmente falando, trata-se de estratégias que visam o fortalecimento da sua marca de modo a agregar valor e tem como principal objetivo torná-la mais conhecida.

Aqui, já estamos um passo além no que diz respeito à criação da identidade visual, pois já estamos tratando sobre a gestão estratégica de marca, um assunto que, infelizmente, não é discutido nas empresas, mas posso te garantir que possui um valor imensurável.

Em termos de objetivos do branding, ele visa:

  • Gerar sensações nas pessoas;
  • Evidenciar o valor do seu negócio;
  • Criar conexões com o seu público;
  • Mostrar que a sua marca é relevante no mercado.

Inclusive, para validar o que estou falando sobre a ligação emocional das pessoas com as marcas, vou compartilhar uma pesquisa que foi realizada pelo Customer Thermometer, e mostra que quase 70% dos entrevistados confirmam que estão emocionalmente conectados a determinada marca.

Vale muito a pena a leitura:

Consumidores conectando-se com empresas | Pesquisa de Fidelidade de Marca (customerthermometer.com)

O branding proporciona vantagens ao seu negócio

Em termos de vantagens, acredito que a maior delas – algo bastante difícil, por sinal – é o reconhecimento imediato da sua marca por parte das pessoas.

Em outras palavras, é, como se diz no popular, “bater o olho” na sua marca e, imediatamente, associá-la ao seu escritório de contabilidade.

Sim, não posso negar que se trata de algo extremamente difícil e que, inclusive, as grandes marcas que todos nós conhecemos hoje tiveram um árduo caminho para conseguir essa associação simultânea.

Um grande exemplo disso são empresas que não utilizam os seus nomes atrelados ao logotipo – e eu acredito que o maior case de sucesso seja a Nike.

Afinal, basta olhar para o símbolo para associá-lo imediatamente à empresa e eu preciso ressaltar que, nesse caso, estou falando de um reconhecimento global.

Talvez você até esteja pensando que estou indo um pouco além mostrando todos esses exemplos, no entanto, preciso mostrar o que fez e continua fazendo sucesso para que você possa se inspirar nos melhores.

Pode ser que o seu escritório de contabilidade não tenha o objetivo de ter um reconhecimento mundial ou até mesmo nacional, mas o que eu quero dizer é que dentro da sua proposta você precisa, sim, ser reconhecido e deve buscar ser o melhor, nem que seja apenas em sua região de atuação.

Criação da identidade visual na prática: o que você precisa fazer

Pois bem, acredito que eu consegui compilar tudo o que há de relevante no universo da criação da identidade visual, sendo assim, agora iremos para o lado prático, ou seja, o que é necessário para que – efetivamente – você construa a sua marca.

Bom, existem casos distintos e eu prefiro começar pelos escritórios de contabilidade que ainda estão iniciando e não possuem marca própria.

Nesse caso, é até mais fácil fazer essa construção, pois você está iniciando o seu negócio, está “a todo vapor”, cheio de sonhos e objetivos, o que traz uma série de motivações para uma construção efetiva da sua marca alinhada com os seus planos e metas estabelecidas.

Até mesmo a utilização do seu plano de negócios pode ser um fator determinante para uma criação de identidade visual adequada, afinal, é neste documento que estarão descritas todas as etapas do seu negócio, desde o planejamento até a execução.

Bom, a outra situação, um pouco mais complicada e chata, é extremamente necessária, tratando-se do escritório que já existe mas que a identidade visual não é bacana, logo, não passa nenhum tipo de sensação específica para o público.

Ou seja, é aquela situação em que o gestor não teve o cuidado necessário e entregou a tarefa de desenvolver a marca para um amigo que não cobrou nada, sequer sentou para conversar e entender os sonhos, o tipo de negócio, o propósito etc.

Dessa forma, basicamente, será necessário eliminar essa identidade visual e partir para um novo desenvolvimento, sendo esse um processo gradativo, afinal, a marca já era utilizada em diversos meios de comunicação como as redes sociais, site, impressos, marca d ‘água, e-mail, dentre outros.

Portanto, o que você precisa fazer é basicamente isso dentro dos dois cenários que descrevi, e no próximo tópico a dica será com relação ao profissional que irá te auxiliar em todos esses aspectos.

Priorize a criação da identidade visual feita por um profissional

Dentro do universo dos escritórios de contabilidade, o que eu mais me deparo é com o amadorismo, seja com relação à identidade visual ou como os gestores implementam os seus negócios no marketing digital.

O que eu tenho a dizer é que essa é a principal resposta para a falta de resultados concretos, o que é algo preocupante.

Aliás, foi bom eu tocar no assunto do marketing digital, visto que você precisa entender, mais do que nunca, que a sua contabilidade precisa estar inserida nesse contexto imediatamente, ou seja, você precisa ter uma presença sólida na internet.

Assim, a construção da sua marca precisa considerar também o digital para que o seu escritório consiga captar clientes antenados e, mais do que isso, conectados com o seu propósito.

Contudo, como colocar tudo isso em prática?

Simples, com o apoio de profissionais especializados!

Afinal, já está mais do que na hora de você abandonar essa ideia de deixar a construção de algo tão valioso – que é a sua marca – nas mãos de amadores que mal sabem o que estão fazendo.

Construir uma marca forte, sólida e que represente o seu propósito é algo para quem tem amplo domínio das técnicas, conhecimento sobre a sua área de atuação, respeito pelos seus sonhos e busca entender cada detalhe dos seus planos, metas e objetivos.

Esse é, sem sombra de dúvidas, não somente o melhor caminho, mas me arrisco a dizer que é o único caminho que fará você ter sucesso na criação da sua identidade visual.

Você faz ideia do que é receber uma marca incrível e você mesmo ter uma explosão de sensações quando o profissional que criou finaliza o projeto?

É um mix de sensações indescritíveis, gerando um total sentimento de orgulho, satisfação e alegria, sendo um combustível maravilhoso para você dar o seu melhor nos serviços contábeis para os seus clientes.

Isso sem contar que uma identidade visual profissional transmite muito mais respeito ao seu negócio, ou seja, as pessoas te enxergam como realmente deveriam e veem o valor que você tem.

Invista em um bom suporte de marketing digital especializado

Agora é o momento de “puxar a sardinha para o meu lado”, afinal, falarei sobre um assunto que sou completamente apaixonada e não é à toa que sou referência: marketing digital para contadores.

Bom, de que adianta você ter uma marca incrível e uma identidade visual arrebatadora se ninguém puder ver?

Você, no final das contas, terá uma mina de ouro que só terá valor para você mesmo, pois não investiu em meios para divulgar a sua marca e alcançar os seus objetivos de atrair mais clientes e, consequentemente, gerar mais lucros para o seu caixa.

Aqui, caímos em mais uma situação na qual os contadores pecam muito, pois negligenciam a necessidade de contar com bons profissionais para implantar uma gestão efetiva de marketing digital e acompanhar esse trabalho.

Com isso, é comum que existam situações como:

  • Sites amadores e constantemente desatualizados;
  • Informações com erros ortográficos;
  • Pouco ou nenhum engajamento nas principais redes sociais;
  • O escritório sequer aparece nos principais motores de busca como o Google.

Enfim, é uma série de erros que não são perdoados pelas pessoas na internet que julgam a todo instante e, hoje, são muito mais capacitadas para avaliar, visto que sempre estão tendo as mais diversas experiências na internet.

Vale ressaltar que, se por um lado você tem um posicionamento amador no digital, o seu concorrente está, literalmente, “voando”, afinal, ele possui uma marca forte, atrativa e tem o apoio de bons profissionais para cuidar de toda a divulgação do seu negócio.

Não tem como negar que o nível de competitividade do seu concorrente acaba sendo muito superior ao seu, caso você persista no amadorismo.

Então, o que te impede de também ser competitivo?

Contador, você tem a faca e o queijo nas mãos para transformar o seu negócio, primeiramente revolucionando a sua identidade visual e, a partir daí, criando estratégias espetaculares de divulgação dos seus serviços na internet, por meio do marketing digital para contadores.

Inclusive, quando eu falo em marketing digital para contadores, estou tratando de um suporte direcionado apenas para este ramo de atividade, o que já é um grande diferencial.

Sim, contar com serviços especializados é garantia de:

  • Suporte de quem já conhece o seu tipo de negócio;
  • Acesso a ações que já foram validadas no seu nicho;
  • Muito mais assertividade nas decisões.

Uma agência de marketing digital que atua exclusivamente no ramo de contabilidade sabe muito bem o que funciona e o que não funciona para uma divulgação mais assertiva da sua marca e dos seus serviços.

Esse é o tipo de benefício que uma agência generalista, além de não proporcionar, não tem como garantir, pois ela atua com diversos outros segmentos, o que inviabiliza ações mais direcionadas e efetivas.

Portanto, a regra de ouro é: tenha o apoio de um marketing digital que conheça bem o seu ramo e que tenha a experiência e expertise necessárias para elevar o seu escritório contábil a um patamar extraordinário. 

Conte com o marketing digital além da conta do Grupo DPG!

Ser “além da conta” já dá uma dica de que estamos falando com você, contador, e mais do que isso, reflete que o Grupo DPG costuma ir além do padrão, do comum e do usual.

Eu sempre busco proporcionar o diferencial que ninguém oferece e isso é o que faz com que o Grupo DPG seja cada vez mais sólido no que se propõe, que é oferecer serviços de marketing digital de excelência para contadores como você.

Contador, com a minha experiência e a expertise da minha equipe, você terá tudo o que precisa para tornar o seu escritório contábil conhecido no mundo digital, o que irá refletir no mundo real com resultados factíveis no seu financeiro.

Farei questão de bater um papo com você, conhecer a sua história, a história do seu escritório, saber qual o momento atual do seu negócio, entender os seus sonhos e objetivos, para que, juntos, possamos construir um futuro promissor para a sua contabilidade, tendo como ponto de partida a consolidação da sua marca no digital.

Portanto, eu gostaria muito de te agradecer por ter permanecido aqui comigo até o fim, inclusive, acredito que o conteúdo tem tudo para agregar valor ao seu negócio, pois agora você expandiu sua mente para novas possibilidades, o que é um grande sinal de evolução.

Mais do que isso, também irei disponibilizar um canal exclusivo de comunicação para que você possa entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas de como iremos te ajudar nessa missão.

Bom, para falar com um de meus consultores é fácil, basta apenas clicar no símbolo do WhatsApp que está logo abaixo e deixar a sua mensagem.

Mais uma vez, agradeço pela sua visita e espero que nos encontremos em breve, dessa vez para colocar tudo o que falei em prática e revolucionar o seu escritório de contabilidade.

Até lá!

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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