Dia Do Contabilista

25 de abril – Dia do Contabilista

Hoje, 25 de abril, é o Dia do Contabilista! Um dia para se refletir sobre o que significa ser um profissional de contabilidade e uma grande oportunidade para honrar a todos esses grandes profissionais que exercem uma profissão tradicionalmente dedicada a ajudar as empresas e os indivíduos a equilibrarem suas finanças e a manterem a regularidade fiscal sempre em dia.

No entanto, o contabilista moderno deve fazer muito mais do que conciliações, apurações de impostos e cálculos fiscais. Os clientes atuais veem em seu contador e em suas empresas contábeis grandes parceiros para ajudá-los na conquista de seus objetivos empresariais.

A tecnologia mudou o segmento contábil

A tecnologia trouxe mudanças muito significativas ao segmento da contabilidade. Os softwares integrados – contabilidade x cliente – já eliminam praticamente todo o trabalho manual dentro de uma empresa de contabilidade e simplificam os processos de apuração dos impostos, garantindo segurança e agilidade a essas atividades. Esta mudança, por incrível que pareça, não agrada a todos os contabilistas, pois, alguns imaginam talvez, que todo este aparato tecnológico está tirando a importância deles, como profissionais, e de suas atividades junto às empresas.

Porém, nós sabemos que não é assim. Pelo contrário, a tecnologia é uma grande aliada dos processos contábeis, e para os profissionais de contabilidade que acreditam e abraçam estas mudanças, surgem e continuarão surgindo oportunidades sensacionais para o crescimento de suas empresas todos os dias.

Os softwares baseados em nuvem, por exemplo, transformaram a forma e os tipos de serviços que as empresas contábeis podem e devem oferecer aos seus clientes. Ao invés apresentar simplesmente relatórios e números, o profissional de contabilidade moderno pode fornecer valiosos serviços de consultoria e aconselhamento de crescimento aos donos de negócios. Pode, inclusive, ajudar a conduzir a cada uma das estratégias traçadas de modo mais assertivo, a fim de que, as empresas e os clientes a quem está aconselhando tenham maiores probabilidades de sucesso.

Estas soluções também estão capacitando contabilistas a redimensionarem suas próprias empresas. Investir em tecnologia e processos automatizados significa que empresários contábeis podem criar processos que não são apenas precisos, mas também altamente eficientes. Isso permite que os empreendedores da contabilidade possam trabalhar de forma mais eficaz e, assim, terem mais tempo para exercerem funções mais estratégicas dentro de seus escritórios, de modo a ampliar sua cesta de serviços e produtos ou expandir sua carteira de clientes, aumentando, em ambos os casos sua rentabilidade.

Com as mudanças vêm as oportunidades

Com uma visão holística e em tempo real, o foco da contabilidade está mudando em relação ao que aconteceu no último mês, para o que está acontecendo agora e o que acontecerá nos próximos meses. Isso também muda totalmente a visão do mercado em relação ao papel do contabilista, que agora passa a ser visto como um estrategista, planejador e um consultor avançado e muito bem preparado de negócios.

Esta mudança de foco significa que as empresas de contabilidade, independente de seu porte, devem se reposicionar perante o mercado diante de tantas novas expectativas colocadas sobre eles por clientes, funcionários e principalmente pelo governo, que cada dia utiliza mais e mais recursos tecnológicos para fechar o cerco sobre as empresas.

A tecnologia é a força motriz por trás de toda esta mudança no segmento da contabilidade, e está, de forma irreversível, redefinindo o papel do contabilista.

Aqueles que optarem por abraçar toda esta mudança podem desfrutar dos mais diversificados papéis no mundo corporativo, pois, os profissionais de contabilidade adaptados às mudanças e preparados para os novos tempos podem atuar como mentores empresariais, educadores, membros do conselho deliberativo e consultores de confiança para seus clientes. Focando assim, totalmente na essência da profissão contábil e ajudando de forma muito mais efetiva às empresas que servem.

Parabéns pelo Dia do Contabilista

Nós, do Grupo DPG, acreditamos que essas mudanças impulsionadas pela tecnologia, enriqueceram e muito a profissão contábil e diversificaram de forma muito positiva o papel do contador. Esperamos que você, que está lendo este post, esteja pronto para abraçar essas novas e excitantes oportunidades se ainda não o fez. E se já o fez, parabéns… seu futuro empresarial é brilhante e promissor.

E para aqueles profissionais de contabilidade que estão relutantes em aceitar as mudanças ou “inconscientes” do fato de que o advento da tecnologia avançada é um fato no mundo contábil e não uma “estória” felicitamo-los também pelo vosso dia e desejamos que sejam mais resilientes e gozem de dias melhores, afinal, vocês trabalharam e trabalham muito para manterem suas empresas ativas e por isso, merecem todo sucesso do mundo

Feliz dia do Contabilista!

Marta Giove – CEO
Grupo DPG

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *