Marketing sazonal: venda mais em datas comemorativas

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Aprenda a vender mais em datas comemorativas aplicando o marketing sazonal!

O marketing sazonal, quando aplicado de forma correta, pode trazer um aumento significativo nas vendas de seu escritório contábil!

Olá, tudo bem? Vocês já ouviram falar em marketing sazonal? 

O marketing sazonal permite que você alcance resultados melhores em um período de tempo, marcado por algum evento e para determinados públicos.

Podemos citar como exemplo uma loja de chocolate, que possui um calendário sazonal muito positivo durante o período referente à páscoa, haja vista que seu produto ganha uma maior procura por estar diretamente relacionado.

Outro bom exemplo é o período sazonal de vendas para o comércio, que acontece justamente no final do ano, no qual as pessoas recebem uma bonificação no salário, como o 13°, e podem ser induzidas a realizar compras – inclusive devido ao período natalino.

O marketing entra justamente no período sazonal, que pode refletir em uma belíssima campanha para que seus produtos não passem em branco em cada evento e data comemorativa.

Como vender mais aplicando o marketing sazonal?

O marketing sazonal é uma técnica utilizada para aplicar determinada ação frente a um calendário pré-definido, e que possa trazer um maior número de vendas para o seu negócio.

Trata-se justamente de levantar uma oportunidade através de determinado período, para alcançar melhores resultados.

Preparamos um vídeo especial tratando sobre o assunto e que pode agregar bastante ao conteúdo deste artigo, vale a pena dar uma conferida:

Do que se trata a sazonalidade?

A sazonalidade se trata do período de tempo em que fatores externos podem interferir, de alguma forma, nos resultados de um negócio. Essa interferência pode representar algo positivo ou negativo. No caso do marketing sazonal, trabalhamos somente com a possibilidade de obter um retorno muito bom para o seu escritório de contabilidade.

Como identificar uma sazonalidade em suas vendas?

É simples! Para identificar um período de sazonalidade em suas vendas, basta analisar os períodos de cada ano em que ocorre uma maior demanda de determinado produto.

Por exemplo, em um escritório contábil, você conta com uma época do ano em que há um aumento do serviço específico de legalização ou troca de contabilidade, assim como em outro período, todos os anos, você tem um aumento no serviço de declaração do Imposto de Renda.

Como aplicar uma estratégia de vendas aliada ao marketing sazonal?

O maior período de sazonalidade para um escritório contábil se trata justamente do período de declaração do Imposto de Renda, sendo marcante para a maioria das contabilidades. Conseguir uma fatia desse faturamento pode ser um excelente negócio para o seu escritório, mas para isso você precisa:

  • Contar com um bom planejamento;
  • Envolver toda a sua equipe;
  • Definir um tom de voz para as suas campanhas;
  • Aplicar as melhores estratégias em relação à divulgação.

Discutiremos a seguir todos os tópicos de forma mais detalhada, para que você possa compreender como aplicar o marketing sazonal em seu escritório de contabilidade.

Contar com um bom planejamento

Você deve contar com um bom planejamento para poder se antecipar, essa ação tem muito valor quando falamos do tempo hábil para atuar em determinada ação.

Para cada época, podemos definir a nossa sazonalidade. Um bom exemplo em nosso contexto, se trata justamente do período de declaração do Imposto de Renda, que sabemos sempre ocorrer no primeiro semestre de cada ano. Logo, com o período definido, conseguimos nos antecipar e planejar campanhas focadas para esse tipo de ação.

Para uma contabilidade existem várias datas sazonais, e você precisa estar atento(a) a cada uma delas para fazer o melhor proveito no que se refere às campanhas.

Escolhido a data alvo, você deve elaborar o seu planejamento estratégico levando em consideração todos os prazos necessários, para que cada ação possa ocorrer da melhor e mais organizada forma possível.

Após a realização da ação, também se faz bastante importante a utilização desse “case” como um histórico, já que a cada ano o ciclo se repete, logo, você provavelmente vai querer utilizar qualquer estratégia que já deu certo, assim como descartar qualquer situação que tenha fugido do seu controle.

Procure acompanhar todas as métricas relacionadas às redes sociais, elas se comportam perfeitamente bem nesse cenário e podem ajudar bastante, funcionando como uma espécie de “termômetro”, com o qual você pode definir o sucesso e alcance.

Levando em consideração tudo que foi dito sobre a estratégia, você alcançará um bom resultado, além de contribuir e aperfeiçoar a cada ano na mesma sazonalidade, buscando sempre resultados mais efetivos.

Um planejamento bem realizado também pode ser medido através do resultado direto. Podemos utilizar como exemplo o fluxo de clientes em um período de campanha no qual você aplicou o marketing sazonal, a fim de comparar com outros períodos ou até mesmo outros anos. 

Envolver toda a sua equipe

Manter toda a sua equipe engajada é uma tarefa primordial para alcançar os melhores resultados no que diz respeito à uma estratégia bem definida, isso colabora e muito com a satisfação que o seu cliente passa a ter, bem como a sua real noção do que representa a sua marca frente ao público.

Quando aplicado o marketing sazonal, é impossível que a empolgação não faça parte da sua equipe, se trata de um marco, conquista e principalmente resultados para o seu escritório contábil. Dessa forma, é muito interessante que você possa envolver toda a equipe no desenvolvimento dessas atividades.

Você pode dividi-la e definir responsáveis por cada tarefa, isso também costuma ser um grande teste de capacidade para cada um dos colaboradores.

É preciso manter uma unidade em relação à informação, é importante deixar todos muito bem informados em relação às datas, campanhas e ações promovidas para cada situação, e por mais que um determinado colaborador não participe do projeto em si, mantê-lo informado sobre todos os passos tornará ele incluso no marketing sazonal aplicado em seu escritório.

Você também pode utilizar toda a sua equipe para buscar novas ideias, aplicando ferramentas como o brain storm, ou simplesmente formulários com ideias e sugestões. Várias cabeças pensam melhor que uma ou duas, não é mesmo? Então, procure refinar as ideias e torne cada campanha única, no contexto de novos conceitos e engajamento do pessoal.

Assim que finalizar cada campanha, reúna todos os colaboradores e torne público os resultados alcançados, torná-los parte desse processo é crucial para que todos se sintam incluídos e importantes em relação à empresa, e não apenas na execução de tarefas. Aplique feedbacks e discuta os resultados, sejam eles positivos ou negativos.

No caso de resultados negativos, procure levantar em conjunto o motivo pelo qual aquela campanha não alcançou os resultados esperados. É muito importante que essa conversa não tenha a finalidade de encontrar culpados,  e sim ações que possam ser melhoradas para que, em futuras campanhas, possam ser trabalhadas de uma outra forma.

No caso de resultados positivos, comemore! Você tem motivos de sobra para isso! Você tem a união de uma equipe vencedora e agora pode utilizar isso para aplicar novos bons resultados em futuras campanhas. Mesmo assim, após comemorar, procure levantar todos os pontos positivos e negativos, pois mesmo com os bons resultados, às vezes temos pequenas ações que podem destoar e devem ser trabalhadas.

Ainda falando sobre equipe, é muito importante prestar atenção na atual carga de trabalho, para não aplicar uma nova demanda e acabar sobrecarregando os colaboradores com tarefas além das executáveis, isso pode causar exatamente o efeito inverso e você pode passar a contar com colaboradores desmotivados e exaustos, devido a forte demanda gerada com novas atribuições.

Você deve investir em treinamentos especializados para você e sua equipe, pois além de motivá-los, você estará contribuindo para uma melhora técnica em campanhas e rotinas já executadas em seu escritório contábil. 

Por fim, procure garantir que cada um dos seus colaboradores estejam levando um pouco de aprendizado para a vida profissional, mesmo que seja uma melhora na organização, na automatização de algum processo ou até mesmo aprendendo uma nova função. Por exemplo: um colaborador que não possui muita aptidão com determinada ferramenta, pode finalizar o processo com um conhecimento maior sobre ela e ainda ter a possibilidade de passar a utilizá-la em seu cotidiano, com o intuito de agilizar determinado processo.

Enfim, sua equipe só tem a ganhar, desde que o planejamento ocorra de forma tranquila para o desempenho correto de cada ação.

Definir um tom de voz para as suas campanhas

Um aspecto muito importante para a aplicação de um marketing sazonal da forma mais assertiva possível se trata justamente da escolha e utilização de um único tom em suas campanhas. Manter um padrão tem muita relevância quando falamos sobre marca, possuir uma característica para informar, atuar e principalmente tratar o seu cliente podem ser particularidades marcantes e que representam o seu escritório de contabilidade.

Se a forma que você utiliza as redes sociais representa um tom sério, preciso e direto, provavelmente o seu cliente estará acostumado a receber esse tipo de abordagem através do contato ou prestação de serviço, logo, ele estará esperando essa mesma conduta em uma campanha, e qualquer mudança do esperado pode ser considerado um grande desvio de conduta, mesmo em um marketing sazonal.

Durante o estudo de caso para determinado cliente, você manteve uma relação e tratativas diretas, o que proporcionou você conhecê-lo melhor e saber como ele espera que você se comporte em relação a ele, podendo ser mais formal ou menos formal. Essa é uma questão importante e traz uma sensação de normalidade.

Uma grande dica sobre o tom abordado pelo seu escritório contábil se trata de se basear justamente nas informações que representam a sua contabilidade, lembre-se da história, dos valores, missão e até dos objetivos para que cada campanha lançada represente exatamente aquilo que o seu escritório é.

Uma boa ideia se trata justamente de utilizar as personas. A seguir, nós abordaremos um pouco mais sobre como você pode utilizá-las.

Uma “persona” se trata justamente do perfil de comprador ideal de seus produtos. Ela procura agregar todas as personalidades, vontades e costumes em um único personagem, ou como tratamos, “persona”. Logo, com esse perfil em mãos você consegue ter um “padrão” médio de todos os compradores de seus produtos e serviços representados por um único tipo.

Essa persona pode ser utilizada em sua estratégia para adquirir novos clientes, já que a partir dela, você passa a ter informações como principais preocupações, desejos, etc.

Se você quer saber como definir uma persona, podemos utilizar um modelo simplificado através de alguns passos:

  1. Realizar uma pesquisa para identificar qual é o gênero do seu comprador, ou seja, saber se você atinge mais o público feminino ou masculino;
  2. Saber qual é a média da faixa etária do seu público;
  3. Saber qual o tipo de profissão exercida;
  4. Um passo que poucas empresas fazem é saber qual a jornada de compra que essa persona faz, ou seja, saber qual a decisão que ela toma antes, durante e até mesmo após a compra;
  5. Fiquem atentos às tendências que mais agradam essa persona. É possível identificá-las através da sondagem com os passos acima, ou até mesmo com um contato direto.

A seguir, preparamos alguns artigos relacionados ao assunto que podem te ajudar bastante sobre essa questão:

Aplique as melhores estratégias em relação à divulgação

Com o planejamento realizado, o engajamento de toda a equipe e a persona definida, para o lançamento de uma campanha de marketing sazonal basta realizar a escolha do produto/serviço dessa campanha, bem como dos canais que serão utilizados para a divulgação.

A escolha não é tão simples quanto parece, ou seja, não basta simplesmente sair divulgando qualquer informação em qualquer canal e de qualquer forma. Se você quer resultados, precisa manter o planejamento até o último instante.

Para realizar a escolha de uma forma mais assertiva, você precisa levar em consideração, além do planejamento como mencionamos anteriormente, a persona criada, visto que ela pode responder essa pergunta da melhor forma possível. Por exemplo: se ela não utiliza algum dos meios de comunicação, não faz sentido gastar tempo e principalmente recursos para implantar uma campanha nesse determinado canal.

Uma vez definidos todos os canais que serão utilizados, você pode recorrer novamente à sua dedicada equipe de colaboradores, motivando-os a impulsionar e engajar postagens de clientes em redes sociais. Essa não é uma ciência exata, porém está longe de ser uma técnica sem resultados aparentes.

Você precisa reunir todos os esforços para trazer o maior resultado possível para cada campanha de cada cliente, e não será fácil! O segredo de uma boa campanha está justamente na dedicação e entrega em cada processo para que tudo ocorra da melhor maneira.

Procure por oportunidades, sejam através de uma busca refinada das melhores palavras-chave ou soluções de automatização no processo de postagens, uma campanha deve ser assertiva e contar com todos os recursos disponíveis.

Procure utilizar ao máximo cada recurso que um canal pode te oferecer, por exemplo, no caso do Instagram, você pode, além das postagens, utilizar os stories, para aumentar o engajamento, e ainda trabalhar algumas hashtags para ter um alcance global, através de um melhor estudo de palavras que representem o seu serviço e a sazonalidade.

Independente dela, procure sempre trabalhar a questão da marca, afinal, não adianta o cliente ser bem informado sobre o período de entrega da declaração do Imposto de Renda e não conhecer todos os serviços que o seu escritório contábil pode oferecer para que ele declare da melhor forma possível.

A seguir, preparamos alguns artigos relacionados ao assunto que podem te ajudar:

Não contar com informações precisas pode ser um grande problema

Não poder desfrutar de informações precisas para realizar um marketing sazonal da melhor forma possível pode ser um problema, visto que informações relevantes, como as principais datas contábeis em um calendário fiscal, as informações precisas sobre a persona de seus clientes ou até mesmo quais os canais utilizados para iniciar uma campanha de sucesso, pode levar todos os seus esforços ao chão.

Cada uma dessas informações servem como parâmetros indispensáveis para a realização de uma boa campanha de marketing sazonal, haja vista que através dela um planejamento é elaborado com a finalidade de trazer os melhores resultados para o seu escritório contábil.

Conte com o Marketing Contábil 

Contar com um marketing contábil pode ajudar diretamente nas questões relacionadas ao marketing sazonal, mas o que você talvez não saiba é que uma solução especializada pode fazer muito mais pelo seu escritório de contabilidade do que você imagina. Além do marketing sazonal, essa solução pode proporcionar:

  • Melhora do posicionamento em relação ao mercado;
  • Possibilidade de um relacionamento mais próximo com o público, conhecendo-o melhor;
  • Criação de novos canais de vendas;
  • Otimização de investimentos, utilizando os resultados como parâmetro.

Dessa forma, iremos abordar a seguir com maiores detalhes cada uma das situações mencionadas, para que você possa entender melhor o que uma solução de marketing contábil pode fazer pelo seu escritório.

Melhora do posicionamento em relação ao mercado

O principal fator para uma empresa alcançar novos e melhores clientes, seja ela um escritório de contabilidade ou não, se trata do posicionamento que ela possui no mercado em relação aos seus principais concorrentes. Sabendo disso, o marketing digital pode te dar uma mãozinha para aprimorá-lo.

Digamos que contar com uma solução de marketing digital especializado no seu negócio pode funcionar como um “elevador”, para que você alcance novas posições de forma mais rápida e totalmente segura, através de técnicas específicas para tal.

O marketing digital permite que a relação de seu escritório com o seu possível cliente, ou como costumamos falar, o lead, seja mais próxima, permitindo para ambos os lados um conhecimento maior, assim como uma melhor experiência desde o primeiro momento de aproximação.

O marketing digital permite que essa aproximação aconteça de forma gradual e totalmente natural, utilizando técnicas totalmente orgânicas, ou uma aproximação rápida, induzida através de ferramentas de promoção pagas.

Seja qual for a técnica utilizada, o marketing digital pode levar o seu negócio a alcançar melhores resultados de forma exponencial e direta, utilizando as melhores fórmulas disponíveis na internet.

Dessa forma, o marketing digital por si só já é uma excelente maneira de conseguir uma maior visibilidade para o seu escritório de contabilidade.

Possibilidade de um relacionamento mais próximo com o seu público

Outro fator crucial em relação ao marketing digital é o fato de permitir uma melhor relação com o seu público. Construir um bom relacionamento com o cliente é o sonho de muitos escritórios de contabilidade, visto que através de um bom canal de comunicação, você leva a informação necessária e trabalha pontos de atenção.

Assim funciona, inclusive, com o tema que abordamos neste artigo, o marketing sazonal, no qual você consegue aplicar uma determinada campanha para informar e angariar novos clientes. Construir essa ponte é necessário para melhorar a comunicação entre todas as partes.

O marketing digital está muito ligado às redes sociais e principalmente a forma como a sua marca ou escritório a utiliza. Passar a ter um canal específico para o atendimento de seus clientes pode ser fundamental para aumentar a confiança que o consumidor tem em relação à sua marca.

Antes da aplicação do marketing digital, é normal acreditar que as redes sociais não fazem diferença alguma para suas estratégias de comunicação, tendo-as como algo supérfluo e que seu escritório provavelmente não se enquadraria nessa realidade, porém, ao aplicar o marketing além da conta, você passa a ver todas as oportunidades em relação ao digital.

Melhor conhecimento sobre o seu próprio público

Através do marketing digital, você também consegue algo que, até então, poderia pensar ser impossível, que é conhecer melhor o seu público. Isso porque essa ferramenta traz para o seu escritório de contabilidade um mundo de novas possibilidades, que permitem você analisar e traçar o perfil exato do seu principal consumidor.

Você pode traçar um perfil preciso, com todas as características específicas relacionadas em uma única “persona”, com todas as suas dores, angústias, vontades e desejos. Tendo essa informação, você será capaz de aprimorar ainda mais a sua cartela de serviços, totalmente de acordo com as reais necessidades do seu cliente.

O marketing digital abre diversas portas, sobretudo a porta do conhecimento, visto que você consegue definir e trabalhar um público-alvo ideal para oferecer todos os seus principais serviços.

Ele permite ainda uma imersão total em relação aos seus consumidores, através da aproximação de sua marca em redes sociais. Dessa forma, você consegue trazer o seu cliente para mais perto, permitindo que ele o conheça melhor e vice-versa, refinando ainda mais os processos utilizados para a definição de persona e público-alvo.

Criação de novos canais de vendas

O marketing digital, através do marketing sazonal, possibilita a criação de um novo e promissor canal de vendas para o seu escritório contábil permitindo que você realize todas as ações necessárias, desde a divulgação de informações até a captação do ponto de venda, para que você elabore e assine mais contratos firmados.

Esse é o real potencial do marketing digital, fazer muito mais para você e de forma totalmente efetiva.

Pensando assim, você pode utilizar algumas técnicas do marketing digital para conseguir fechar novas vendas, sendo elas vendas diretas – às quais permitem uma aproximação mais direta com o cliente -, ou através de uma venda consultiva – proporcionando para o seu escritório contábil um momento de conhecimento antes de finalizar qualquer contrato.

Essas possibilidades vão muito de acordo com o perfil de cada escritório contábil. Alguns escritórios digitais informam, a distância, sobre os serviços e planos e o cliente concorda, de forma simples e direta. Já outras contabilidades preferem o tradicional e seguem a linha de uma conversa antes de qualquer tratativa, até para que não haja equívocos. 

Otimização de investimentos utilizando os resultados como parâmetro

Por último, porém não menos importante, temos a questão do investimento que o marketing digital pode proporcionar para o seu escritório contábil. Através do conhecimento de resultados prévios e analíticos, você consegue definir em que vai investir todos os seus esforços.

Um dos pontos fortes e a grande diferença entre o marketing digital e o marketing convencional se trata justamente dessa facilidade na aquisição de resultados, e uma maior análise em tempo real de tudo o que acontece em seu escritório contábil. Bastam alguns cliques e você tem à disposição todos os números que podem, inclusive, modificar todo o rumo de investimentos de tempo e recursos.

Conte conosco, da DPG

Se tratando de marketing digital contábil com máxima qualidade, o Grupo DPG dispõe das melhores ferramentas, assim como um excelente quadro de profissionais qualificados, que estão sempre dispostos a realizar muito mais pelo seu negócio e garantir os melhores resultados sempre.

Uma vez definida a estratégia para um marketing sazonal, disponibilizamos todas as ferramentas para a publicidade da sua marca, respeitando um calendário pré-definido de conteúdos como:

  • Postagens; 
  • Criação de textos para sites;
  • Imagens, e muito mais.

Além disso, prestamos todo o apoio necessário no que diz respeito ao planejamento e tráfego, necessários para permanecer sempre entre os melhores em seu ramo de atividade.

Em caso de ainda não ter definido um marketing sazonal, fique tranquilo(a). Podemos te auxiliar em todo o processo envolvendo essa demanda, pois nossos profissionais são capacitados para te ajudar em todas as etapas necessárias na aplicação dele em sua contabilidade.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre como podemos ajudar você e seu escritório de contabilidade a alcançar os melhores resultados! Você pode utilizar o WhatsApp, através de nosso website, assim como todas as informações de contato para interagir conosco!

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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