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Identidade visual para contabilidades – qual a importância?

Identidade Visual Para Contabilidades – Qual A Importância?

Descubra o poder da identidade visual para sua contabilidade e como você pode transformar a forma pela qual seus clientes te enxergam!

Entenda como utilizar a identidade visual para comunicar ao seu público a excelência e o propósito da sua contabilidade!

Destacar-se no mercado contábil tem cada vez mais exigido saber utilizar o digital para se comunicar com o seu público e mostrar o que a sua contabilidade tem a oferecer. 

Especialmente em um momento em que as contabilidades online chegaram abalando quem ainda não tinha uma presença digital bem definida, utilizar todas as ferramentas possíveis para se destacar e captar clientes é essencial. 

Diante desse cenário, eu sempre recebo perguntas como “Marta, como me destacar no digital?”, “Como tornar meu marketing digital mais efetivo?”, “O que é preciso para captar a atenção dos potenciais clientes?”… E a realidade é que muitos detalhes fazem a diferença para tudo isso.

Por isso, estou constantemente abordando o máximo de tópicos possíveis que são importantes para a compreensão e aplicação efetiva do marketing digital contábil, tanto por conteúdos aqui no blog, quanto no YouTube e redes sociais… 

Ao longo deste artigo, vou abordar uma questão crucial, mas que nem todos compreendem o impacto que gera na percepção que o cliente tem da sua contabilidade: a identidade visual. 

Assim, vou mostrar para você do que se trata a identidade visual, elementos que a compõem e a importância que ela tem para o seu escritório contábil. 

Com isso, você terá em mãos informações para começar a prezar mais pela identidade visual do seu negócio assim que finalizar este artigo.

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Identidade visual – afinal, do que se trata?

O termo “identidade visual” é muito comum dentro de diversos segmentos, pois é algo presente na nossa vida como um todo. 

Os estímulos visuais que recebemos constantemente são grandes responsáveis pela identificação que criamos com produtos e serviços, o que impacta diretamente nas tomadas de decisões que realizamos, desde a escolha de uma roupa até a escolha de uma contabilidade. 

Isso porque o aspecto visual tem grande influência psicológica sobre nós, fazendo com que tenhamos uma impressão e seja gerada uma relação de estímulo como resposta… 

Para ter exemplos disso, basta parar e refletir sobre o seu dia a dia, sobre como paramos para olhar vitrines, como cores chamam nossa atenção, como diferentes pessoas respondem diferentemente a cada estímulo e assim por diante. 

Considerando tudo isso, podemos dizer que a identidade visual se trata de qual a imagem que queremos transmitir para as pessoas, no caso da contabilidade, a mensagem que você quer transmitir para o seu público-alvo. 

Por meio dela, você consegue garantir pontos como:

  • Gerar um estímulo positivo como resposta;
  • Passar a imagem que você almeja do seu negócio; 
  • Captar mais clientes; 
  • Consolidar seu marketing. 

Por isso, ter uma identidade visual bem consolidada é essencial para o desenvolvimento e reconhecimento da sua contabilidade.

Nesse sentido, para te auxiliar a compreender como garantir tal proeza, vamos falar sobre quais os elementos que fazem parte da composição de uma identidade visual sólida e efetiva.

Elementos que compõem a identidade visual

Agora que já falamos do que se trata identidade visual, vamos nos aprofundar no assunto, tratando sobre quais são os elementos que a compõem. 

Com isso, você irá compreender como cada detalhe da identidade visual do seu site, das suas redes sociais, das suas imagens, entre outros elementos, não é sem motivo. 

Quanto mais os elementos que compõem a identidade visual são prezados e bem cuidados, mais efetivo é o marketing do seu escritório contábil como um todo, moldando a forma como os clientes enxergam o seu negócio.

Cores 

As cores são de extrema importância para a identidade visual, visto que elas são capazes de provocar sensações nas pessoas. 

Algo muito conhecido e que faz parte desse aspecto da identidade visual é justamente a aplicação da psicologia das cores, ou seja, analisar quais são as sensações que cada cor passa para que você tenha uma cartela de cores adequada para sua contabilidade. 

Para que você entenda mais sobre esse assunto, separei um vídeo do canal da DPG, em que eu falo de maneira clara e objetiva sobre esse assunto em específico, sendo assim, não deixe de conferir!

As cores que são escolhidas para compor toda a identidade visual do seu negócio não podem ser aleatórias, mas sim pautadas em aspectos como a psicologia das cores e na mensagem que você quer passar para o público. 

Por isso, esse é um elemento crucial e que deve ser analisado com muito cuidado ao estabelecer a identidade visual do seu negócio.

Elementos gráficos 

Os elementos gráficos são utilizados para compor diversos aspectos importantes da identidade visual, como logotipos, gráficos e demais elementos que tenham em seu site, publicações em redes sociais e afins. 

Esses elementos são compostos também por cores e passam informações que fazem com que o espectador tenha uma maior fixação do que está vendo, o que auxilia a criar uma memória visual da sua marca. 

Dessa forma, acaba sendo algo muito valioso para o seu marketing em geral, sendo um aspecto que exige atenção para que todos os elementos gráficos utilizados sejam harmônicos e garantam uma identidade visual coerente.

Ícones 

Os ícones são, por exemplo, botões com ícone do WhatsApp em seu site, ícones que direcionam para outras redes sociais e assim por diante. 

Esses ícones têm duas funções, sendo que uma delas está ligada justamente à identidade visual, afinal, podemos dizer que todo mundo reconhece um ícone do WhatsApp e sabe que é uma forma de contato. 

A outra função está relacionada ao CTA, ou seja, o Call To Action (Chamada Para Ação), o que é importante ter em seu site, redes sociais e afins. 

Isso porque, quando você tem um CTA como “entre em contato conosco agora mesmo” e um ícone do WhatsApp acompanhando, as chances de a pessoa clicar no ícone e ser direcionada para o contato são potencializadas. 

Ou seja, os elementos que compõem a identidade visual não se limitam a garantir uma aparência bonita para sua contabilidade, mas influenciam na experiência do usuário no seu site, nas suas Landing Pages e assim sucessivamente.

Tipografia 

A tipografia se refere às formatações possíveis para os textos que estarão em seu site, blog e afins. 

Esse é um aspecto muito importante para a identidade visual, especialmente porque influencia na escolha de ler ou não todo o conteúdo disponível e, consequentemente, na taxa de conversão das ações que você realiza. 

A tipografia é um grande exemplo de que quando falamos em identidade visual absolutamente todos os detalhes contam e fazem, inclusive, toda a diferença nos resultados que são obtidos por meio das ações no digital.

Portanto, a escolha do tipo de fonte, tamanho, cores e posicionamento de todo o texto são aspectos a serem considerados.

Logotipo 

O logotipo é de extrema importância para a consolidação da marca do seu escritório contábil. 

Quando falamos em branding, o logotipo tem a função de criar uma memória no público que, toda vez que o logo for visto, já seja associado ao seu negócio. 

É o que ocorre quando vemos a maçã mordida da Apple, por exemplo, sendo esse um logotipo muito efetivo. 

Dessa forma, a criação de um logotipo que represente adequadamente o seu negócio é fundamental para uma identidade social bem consolidada, que irá fixar a sua contabilidade na mente do seu público-alvo. 

Além disso, o logotipo é importante por ser utilizado das mais diversas formas para poder identificar o seu negócio, como, por exemplo:

  • No site; 
  • Em e-mails; 
  • Em documentos oficiais; 
  • Nas redes sociais;
  • Em eventos;
  • Em brindes oferecidos aos clientes; entre outros. 

O logotipo é uma clara representação do seu negócio, que o identifica de forma objetiva em qualquer situação, por isso, deve ser elaborado com muito cuidado para que transmita a mensagem que você deseja.

Temos um artigo completo especialmente sobre esse assunto, que você pode conferir quando finalizar. 

Estrutura do site

Quando falamos da identidade visual da estrutura do site, isso acaba envolvendo todos os pontos que mencionamos anteriormente, pois todos são aplicados no desenvolvimento de um site. 

Justamente por isso é preciso que a estrutura do site tenha uma identidade visual bem definida, para que todos os elementos que compõem a estrutura sejam harmônicos entre si, promovendo um resultado final coerente. 

A disposição dos textos e imagens no site, a quantidade de dobras, os botões, quantidade de páginas, banners e tantos outros detalhes são responsáveis por uma estruturação de site adequada. 

O site da sua contabilidade é como se fosse o seu escritório no mundo digital, em detrimento disso, é um elemento essencial da sua identidade visual, que irá se comunicar diretamente com o seu público.

Imagens 

A escolha de imagens que compõem seu site, publicações, entre outros, diz muito sobre a sua empresa. 

Portanto, é preciso ter cuidado com a escolha de imagens que são realizadas e sempre prezar para que elas comuniquem de forma clara valores e ideais da sua contabilidade. 

Afinal, como já mencionei anteriormente, a identidade visual tem justamente o intuito de transmitir uma mensagem, portanto, todos os elementos colaboram para que isso aconteça. 

Dessa forma, é importante ter disponível um banco de imagens que viabilize o acesso às imagens que representam o todo o conceito de identidade visual da sua contabilidade.

Slogan

Por fim, o último elemento da identidade visual que vou abordar é o slogan. 

O slogan nada mais é do que uma frase marcante que representa de forma sucinta e marcante a sua contabilidade. 

A utilização dele pode ser feita na bio do Instagram, por exemplo, bem como em banners para o seu site. 

É uma forma de despertar o interesse do seu público, por meio de um gatilho mental empregado na criação do slogan que o torne atrativo e passe uma mensagem objetiva sobre a sua empresa. 

O ideal é que o slogan seja uma frase que fique na memória das pessoas, consequentemente criando uma memória da sua contabilidade.

A importância de ter uma identidade visual bem definida para cada aspecto digital da sua contabilidade

Bom, agora que já falei sobre diversos elementos que compõem uma identidade visual, é o momento de entender como isso, de fato, impacta digitalmente em sua contabilidade. 

Especialmente com o momento de crise gerado pela pandemia de coronavírus, o qual exigiu que o distanciamento social se tornasse uma realidade e deu margem para um crescimento exponencial do digital, ter uma presença digital bem consolidada é essencial. 

Afinal, apenas assim você consegue atingir seu público de forma mais ampla, menos custosa e se destacar em meio à concorrência, especialmente em relação às contabilidades online que chegaram com grande força. 

Para isso, a identidade visual é sua grande aliada, justamente por ser a responsável por transmitir uma mensagem sobre o seu negócio. 

Pense em como, comumente, criamos uma opinião sobre algo apenas pelo primeiro contato. A identidade visual é a responsável por garantir que o primeiro contato digital com a sua contabilidade seja incrível. 

Por isso, prezar por esse aspecto é de extrema importância, e eu vou falar sobre cada um dos principais meios digitais em que uma identidade visual bem definida se faz essencial.

Identidade visual do site 

O primeiro aspecto é justamente a identidade visual do site, que já usei de exemplo para falar sobre vários dos elementos que compõem a identidade visual do negócio. 

Como mencionei, o site da sua contabilidade é o equivalente ao seu escritório no digital, ou seja, é ali que seu possível cliente irá conhecer a sua história, quais serviços você oferece, quais as suas especialidades, diferenciais e assim por diante. 

Tudo isso precisa estar acompanhado de elementos visuais que expressam:

  • Os valores do seu negócio;
  • A qualidade dos seus serviços; 
  • A organização da sua contabilidade; 
  • Seus diferenciais; entre outros pontos. 

Por meio disso, você consegue atrair clientes que se conectem com a identidade visual que seu negócio passa, o que é algo extremamente relevante para a captação de clientes.

Em um outro conteúdo aqui do blog, falo de forma mais completa sobre toda a questão de design para sites contábeis, sendo assim, você também pode conferir tal conteúdo.

Identidade visual das redes sociais 

Um outro aspecto fundamental e que prova a importância de se atentar à identidade visual diz respeito às redes sociais.

Com tantos conteúdos sendo constantemente produzidos, curtidos e compartilhados nas redes sociais, destacar-se é um desafio imenso e cada mínimo detalhe conta. 

A identidade visual é a porta de entrada para chamar a atenção do público para o conteúdo que você tem disponibilizado e para os serviços que sua contabilidade realiza. 

Quanto mais as suas redes sociais representarem o que sua contabilidade tem para oferecer, chamar atenção para os conteúdos e for atrativa para o público, mais benéfico é para o seu negócio. 

Identidade visual das LPs 

As Landing Pages, que podemos traduzir para páginas de captura, são muito importantes para a promoção de produtos e serviços da sua contabilidade, atraindo muitos leads – que podem se tornar clientes. 

As LPs são essenciais para campanhas patrocinadas, viabilizando uma grande captação de clientes, entretanto, para isso, a identidade visual se faz essencial. 

 Como eu venho mencionando a cada tópico, é por meio da identidade visual que as pessoas se conectam com o que está sendo apresentado, o que potencializa as chances de conversão e captação de leads qualificados. 

Portanto, é essencial que todos os elementos que compõem a identidade visual sejam muito bem pensados e aplicados.

Inclusive, para saber como criar Landing Pages que convertem, entendendo tudo o que é preciso para isso, basta você conferir um vídeo rápido e com um conteúdo valioso sobre o assunto. 

Identidade visual dos e-mails 

Por fim, até mesmo aspectos que parecem simples, como e-mails, precisam carregar consigo a identidade visual, porque, com isso, tornam-se mais efetivos. 

E-mails marketing e e-mails de nutrição são muito importantes para ações de marketing efetivas, dessa forma, é crucial que eles também passem uma clara mensagem sobre a sua contabilidade. 

Enviar e-mail com logo, alguma representação gráfica, tipografia adequada e, claro, um bom conteúdo, é de extrema importância.

Portanto, ter uma identidade visual bem definida permite que você a aplique em todos os detalhes da sua contabilidade, promovendo resultados cada vez melhores e consolidando uma imagem positiva do seu negócio.

Os benefícios da identidade visual para escritórios contábeis 

Todos os aspectos em que a identidade visual pode ser aplicada e promove uma melhor visibilidade da sua contabilidade já são benefícios muito significativos. 

Entretanto, existem três benefícios que valem a pena ser ressaltados, pois são três pilares que vão deixar ainda mais claro o motivo pelo qual é importante se atentar a essa questão e investir tempo e recursos para a consolidação de uma imagem positiva do seu escritório contábil.

Diferencial 

O primeiro aspecto é que a identidade visual é um grande diferencial para a sua contabilidade. 

Isso porque, quando tudo é feito de forma personalizada, dedicando tempo e atenção com cada elemento, a identidade do seu negócio se torna única, o que é muito importante para o reconhecimento que sua contabilidade obtém. 

Sendo assim, as particularidades da identidade do seu negócio são um diferencial competitivo muito importante, diferencial esse capaz de te destacar no mercado. 

Portanto, é algo em que vale a pena investir tempo e recursos.

Comunicação visual 

Esse é um aspecto que já mencionei em outros pontos do artigo, contudo, vale ressaltar como uma comunicação visual é benéfica. 

Antes de ler seu conteúdo, antes de saber os serviços que sua contabilidade e antes do contato direito com sua equipe, o primeiro contato que a maioria dos possíveis clientes terá é justamente com os elementos visuais do seu site, das suas redes sociais, da sua LP, dos seus e-mails… 

Por isso, ter uma comunicação visual bem estabelecida, atrativa e que vai proporcionar a potencialização da sua captação de clientes e a consolidação da sua marca é imprescindível.

Consolidação da marca

A consolidação da sua marca é um dos maiores benefícios que a identidade visual pode proporcionar, visto que apenas de olhar a sua marca será reconhecida. 

Com isso, todo o marketing orgânico da sua contabilidade se torna muito mais forte, bem como potencializa o alcance do marketing patrocinado. 

Consolidar a marca se trata de garantir um nome forte, que remeta à qualidade e à referência em serviços contábeis, ou seja, garantindo autoridade para o seu negócio e, consequentemente, cada vez mais crescimento.

Identidade visual como estratégia de marketing digital

Com tudo o que temos apresentado, já é perceptível que a identidade visual é fundamental quando falamos de marketing digital…. 

Entretanto, ao longo deste tópico, eu vou apresentar para você quais são os resultados proporcionados quando essa ferramenta é bem aplicada dentro do seu marketing digital e, para complementar, separei um vídeo com menos de 5 minutos te mostrando como atrair cada vez mais clientes para o seu escritório contábil.

Dessa maneira, você irá entender de forma completa a importância desse assunto e por que é algo que não pode ser deixado de lado, sendo de extrema importância para os resultados que sua contabilidade conquista.

Captação de clientes 

O primeiro resultado proporcionado pela aplicação da identidade visual nas estratégias de marketing digital é justamente a captação de clientes. 

Isso acaba sendo o resultado de tudo que apresentamos até aqui, ou seja, ao ter contato com a imagem que sua contabilidade passa pela identidade visual definida, possíveis clientes enxergam a qualidade e valor dos seus serviços, bem como dão atenção para os conteúdos que você disponibiliza. 

Desse modo, os resultados em relação à captação de clientes que serão obtidos por meio das estratégias de marketing digital dependem diretamente da identidade visual que é empregada em cada mínimo detalhe.

Conexão com o público-alvo 

A identidade visual do seu escritório contábil é o que permite uma conexão direta com o público-alvo. 

Por exemplo, lembra da psicologia das cores que mencionamos anteriormente? Ao aplicar esse aspecto, você consegue chamar a atenção do seu público-alvo e, com os demais elementos que compõem a identidade visual, torna-se possível criar uma conexão sólida e extremamente importante. 

É por meio dessa conexão que a efetividade das estratégias são garantidas e não só a captação, mas também a fidelização do cliente ocorre. 

Isso porque temos a tendência de optar pelo que nos identificamos e, sendo assim, ter uma identidade visual bem consolidada é essencial para a conexão com seu público-alvo.

Branding

O branding do seu escritório contábil é essencial para que ele seja reconhecido pela qualidade dos serviços prestados e com uma referência em contabilidade. 

Para isso, são muitos os aspectos necessários, como:

  • Bons conteúdos; 
  • Presença no digital;
  • Usar diversas mídias; 
  • A identidade visual. 

E é por meio do branding que você define a reputação que a sua contabilidade tem, como também reconhecimento apenas pelo nome ou pela visualização de algum dos elementos visuais que ela tem. 

Por isso, é de extrema importância que a identidade visual seja valorizada e bem estruturada, viabilizando uma estratégia de branding memorável, que irá consolidar seu escritório como uma referência. 

O que é preciso para definir a identidade visual 

Agora que já abordei tantos pontos cruciais sobre a identidade visual para escritórios contábeis, não poderia deixar de falar sobre o que é preciso para definir a identidade visual da sua contabilidade. 

Dessa maneira, você saberá como colocar tudo em prática e usufruir de todos os benefícios que podem ser promovidos para o seu negócio por meio dessa ferramenta. 

Sendo assim, para definir a identidade visual de um negócio, é preciso cumprir com alguns aspectos cruciais, que irão impactar diretamente na criação de uma identidade visual coerente com o seu negócio e de excelência. 

Portanto, vou falar sobre cada um desses aspectos a seguir.

Planejamento 

Para tudo o planejamento é simplesmente indispensável, visto que é planejando que você identifica as melhores formas de realizar algo, se é viável, quais os riscos, custos gerados e assim por diante. 

Por isso, a primeira coisa a ser feita é um planejamento minucioso sobre quais as possibilidades existentes para compor a identidade visual do seu negócio, qual o orçamento para isso, em quanto tempo será feito, se você irá contratar profissionais internos ou uma terceirizada, entre outros pontos importantes. 

Quanto mais minucioso e completo for o planejamento, maiores as chances de alcançar o resultado desejado ou até mesmo superar as expectativas. 

Recursos para a criação de todos os elementos 

O segundo ponto necessário para consolidar a identidade visual da sua contabilidade é ter acesso aos recursos que são necessários para a criação de todos os elementos que mencionei anteriormente. 

Para isso, os principais recursos são:

  • Softwares para manipulação de imagens; 
  • Acesso a bancos de imagens; 
  • Softwares para criação de sites; 
  • Paleta de cores definida; entre outros. 

Existem recursos que são mais básicos e outros mais completos, o que impacta nas possibilidades de características relacionadas à identidade visual de seu negócio.

É importante considerar que, ao contratar um profissional ou empresa terceirizada para cuidar dessa questão, os recursos já estão garantidos e o custo é embutido no preço.

Definir que mensagem sua contabilidade quer transmitir 

Ao longo de todo o artigo eu venho ressaltando como a identidade visual é importante para comunicar o seu escritório contábil quer comunicar para o público-alvo e até mesmo para os atuais clientes. 

Logo, na hora de consolidar a identidade visual, é preciso já ter muito clara qual é essa mensagem que o seu negócio quer transmitir, ou seja, o que a identidade da sua contabilidade deve comunicar? 

Ter isso bem definido é essencial para que todos os elementos criados estejam alinhados com essa mensagem, evitando que sua identidade visual comunique algo que não é real. 

Ao contratar um profissional ou empresa para isso, é essencial passar com muito cuidado e detalhes qual é essa mensagem para que a identidade visual seja desenvolvida corretamente. 

Definir todos os elementos necessários

Tendo planejamento, recursos e mensagem definidos, é preciso definir quais serão os elementos utilizados para compor a identidade visual e colocar tudo o que foi definido em prática. 

Portanto, é preciso avaliar se você terá slogan, logotipo, qual será a estrutura do seu site, quais elementos gráficos serão utilizados, qual a paleta de cores, quais serão as imagens, tipografia e todos os detalhes que irão garantir que o que foi definido seja cumprido. 

Para isso, é importante se atentar ao que foi definido no planejamento em questão de orçamento, bem como os recursos necessários para colocar tudo em prática da forma e com a qualidade esperada. 

Ter o suporte de especialistas

Por fim, para ter um identidade visual muito bem consolidada, elaborada com recursos de qualidade e atendendo a tudo que é preciso para comunicar claramente a imagem da sua contabilidade para todo o público que será atendido, contar com quem entende do assunto é de extrema importância. 

Isso porque, da mesma forma que para cuidar de todas as questões fiscais, contábeis e tributárias é essencial contar com um escritório de contabilidade para que erros não ocorram e tudo seja feito de forma impecável, quando se trata de identidade visual, especialistas em design são essenciais. 

Assim, além de ter a sua identidade visual desenvolvida de forma adequada, com os melhores recursos e com a expertise de quem entende do assunto, você otimiza seu tempo, cabendo a você apenas:

  • Passar corretamente as informações para desenvolvimento; 
  • Acompanhar o desenvolvimento; 
  • Aprovar o resultado final ou solicitar ajustes. 

E isso me leva ao último tópico que vou abordar neste artigo…

Tenha o suporte de quem pode te proporcionar uma identidade visual extraordinária!

Para ter a identidade visual do seu escritório contábil elaborada por profissionais preparados e atingindo todas as suas expectativas, você pode contar com a minha equipe, do Grupo DPG!

Desse modo, você conta com profissionais qualificados, experientes e preparados para entender o que você precisa e realizar de forma impecável. 

Assim, você coloca em prática uma identidade visual coerente com o seu negócio, criada com os melhores recursos e proporcionando resultados extraordinários.

Para isso, basta entrar em contato com minha equipe de atendimento agora mesmo!

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