Marketing de Conteúdo para Advogados – Conheça as suas vantagens e capte mais clientes!

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Para você, marketing de conteúdo para advogados é realmente importante? Descubra o poder de uma boa relação com o seu público!

O processo de contratação de serviços mudou, e isso não é nenhuma novidade. Agora, como o marketing de conteúdo para advogados pode te ajudar, é o detalhe que vai destacar o seu escritório jurídico, estando de acordo com a OAB.

Na internet, a procura por serviços é realizada de maneira constante, simples e dinâmica. Utilize a si mesmo como referência: quantas vezes por mês você pesquisa por produtos ou serviços no Google?

Pois bem! Vamos descobrir porque o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado para advogados.

Marketing de conteúdo para advogados

Conforme já comentamos, um advogado que publica conteúdo útil para as pessoas, principalmente aquelas que acreditam precisar da advocacia para qualquer ocasião, se torna um herói.

Marketing digital para advogados - Investir em redes sociais é uma boa ideia?

Novamente, coloque-se na posição do usuário: você precisa de algo e acredita que precisará contratar um serviço para obter o que procura. Isso será custoso!

Então, ao pesquisar melhor, você encontra um texto que acaba com os seus problemas, te dá um direcionamento e ainda oferece um profissional qualificado para te orientar!

Essa é uma prática que agrega, e muito, valor à sua marca e ao seu nome. Você se tornará uma verdadeira influência para o seu leitor, que irá recomendá-lo para amigos, conhecidos e uma infinidade de pessoas.

Com o tempo, você terá vários novos clientes!

Parece algo bobo. Você pode até se perguntar: “Por que ninguém nunca pensou nisso antes?” Essa não é a questão!

A verdadeira pergunta a se fazer é: “Se é “só isso”, por que a maioria dos advogados não faz?”

Porque não é fácil e demanda tempo!

Criando conteúdo

O marketing de conteúdo para advogados pode ser realizado através da produção de textos relevantes ao seu público, e criados a partir do entendimento das necessidades do leitor.

Por isso é importante falar de assuntos que são de interesse do cliente.

A rotina do advogado ou profissional do meio jurídico é permeada por termos técnicos e artigos jurídicos.  Então, lembrar que o seu marketing de conteúdo para advogados não é direcionado a outros profissionais da área, e sim ao possível cliente, que provavelmente não entende do assunto é necessário.

Então, é fundamental sempre utilizar termos comuns e esclarecer as informações o máximo possível, isto é, sem prestar consultoria gratuita!

É claro que isso não significa que outros advogados não lerão seus textos. A questão é que o seu marketing de conteúdo deve ser dirigido ao cliente.

Logo, o responsável pela produção de conteúdo precisa possuir ampla perspectiva sobre o mercado e os segmentos que serão atendidos.

Não basta criar conteúdo de qualidade. É necessário planejar. Defina quem deve ler e qual a periodicidade das postagens.

Marketing de conteúdo sem periodicidade não existe. É um desperdício de tempo, dinheiro e planejamento. Portanto, é preciso ter bastante cautela na hora de decidir o que será feito e como será feito.

Não se esqueça de outro ponto importante: construir sua presença nas redes sociais. É claro que a sua página não irá compartilhar conteúdo com caráter mercantilista.

Outra forma de captar mais público é o envio de newsletters.

Enviar boletins periódicos por e-mail é uma ação de marketing que dá muito certo, pois, alimenta o leitor com conteúdo semanal ou quinzenal e o mantém conectado à sua marca. Em outras palavras, é como se seu nome ficasse na cabeça do leitor. Sempre.

Portanto, é preciso:

Planejar e definir o direcionamento

Atirar para todos os lados não funciona. Com isso, é preciso definir um público e áreas específicas que serão desenvolvidas. O planejamento envolverá conhecer o cliente a fundo, contando com suas necessidades e desejos.

Criar identificação

Com posts relevantes e relacionados às necessidades dos clientes, sua marca também irá gerar identificação. O processo faz com que o advogado se torne uma “autoridade” em assuntos específicos,

Ser claro e objetivo

Clareza e objetividade são pontos fundamentais para o Marketing de Conteúdo para advogados. O leitor geral não conhece termos jurídicos, então será preciso traduzir para uma linguagem mais próxima do cotidiano.

Atenção às normas da OAB! É preciso ter muito cuidado com o conteúdo compartilhado. Na dúvida, recorra a um especialista em Marketing de Conteúdo para advogados.

O Grupo DPG é uma agência de Marketing Digital para Advogados em São Paulo, que atua em todo o Brasil e entende as necessidades do mercado e dos clientes, auxiliando na obtenção de resultados incríveis por meio de técnicas de Marketing de Conteúdo para Advogados.

Se você gostou deste post e deseja começar a aplicar os conhecimentos obtidos, mas não sabe por onde iniciar, contate-nos!

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Até a próxima!

Postagem Original: 23 de agosto de 2017

Atualização: 29 de outubro de 2018

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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