De Guarda-livros à Consultor De Negócios! A Evolução Do Contador - Grupo Dpg

De guarda-livros à consultor de negócios! A evolução do contador

Você lembra bem do passado de sua profissão, que caminhos tomou até hoje, como que o contador evoluiu sua linguagem traduzindo negócios em números!

Guarda-livros era o nome dado ao contador, no passado. Muita coisa mudou com o tempo, as exigências nas operações empreendedoras se tornaram mais intensificadas, os negócios progrediram e a fiscalização aumentou. Devido a isso, os contadores de todo o Brasil tiveram que se adaptar, adquirir mais conhecimentos e estarem bem preparados para dar apoio as organizações de todos os portes e nichos.

Nesses últimos anos, a profissão de contador tem sido muito requerida em todas as regiões do País. Hoje, os empreendedores já compreenderam a importância de ter esse profissional ao lado, para fornecer apoio e direção no desenvolvimento e expansão da empresa.

Logo, muitos já constataram que o contador é “peça” fundamental para prover informações relevantes e gerenciais para a empresa, bem como produzindo soluções estratégicas que fazem diferença na atuação empresarial.

A evolução do sistema contábil

A contabilidade surgiu e cresceu com a própria raça humana. Desde as culturas mais longínquas se há registro quanto a contabilidade de animais, rebanhos, crescimento anual de colheita, uma vez que esse sempre foi o modo de saber quando um empreendimento havia crescido, estagnado ou retrocedido.

Por exemplo, no período do florescimento das artes e das ciências, na Itália, Luca Paciolli – século XV – aprimorou e divulgou o método conhecido como partidas dobradas, sendo usada até mesmo em nossos dias por especialistas contábeis.

Portanto, em meio a tantas necessidades de gestão, a contabilidade sempre atuou em várias vertentes. Exemplo:

  • Registros
  • Controle
  • Estudos
  • Movimentações
  • Fiscalizações
  • Alterações
  • E também para as melhores tomadas de decisões

Consultor de negócios

Com a evolução da contabilidade e as inovações fiscais e tributárias, esse especialista passou a ser muito requisitado e necessário para não somente a abertura de empresas, mas para resultar numa melhor estruturação de sistemas empresariais já existentes.

Dessa forma, o contador passou a ter um perfil mais engajador, tendo que se dedicar em várias outras áreas.

Com tantos conhecimentos e informações, esse profissional passou a ter de desempenhar atividades que permitiram melhores resultados empresariais. Assim nasceu a consultoria em negócios.

À medida do tempo o contador teve que encarar outros desafios e como um colaborador e auxiliador de negócios, foi exigido dele mais dedicação em conhecimentos, cursos e aperfeiçoamentos.

Deixou, portanto, de ser encarado somente como um profissional que emitia guia para pagamentos de taxas e tributos e hoje atuante como parceiro de negócios.

Auxiliando as empresas

Hoje o contador é visto como um controller, um gerente, auxiliando diretamente nos processos de decisão da empresa.

Seus conhecimentos tão vastos acabaram por dar apoio em diversas áreas e setores, como:

  • Na administração da empresa
  • Na economia
  • No direito
  • Na psicologia
  • E em outros departamentos da gestão

No Brasil muitas exigências são feitas ao abrir uma empresa e em seus desempenho também são solicitadas muitas medidas, exigindo muito esforço e dedicação do empreendedor.

Como fonte de apoio empresarial, eis que surge o contador, sendo o elo favorável para que o negócio, independentemente do tamanho que possua e de seu capital, tenha condições de prosperar, mesmo quando em fase difícil.

Portanto, hoje, o contador pode trabalhar como:

  • Consultor financeiro
  • Consultor tributário
  • Consultor nas tomadas de decisão
  • Consultor para viabilidade do negócio
  • Além de poder atuar na reorganização societária ou em quaisquer outros aspectos da empresa

Como empresa, o empreendedor pode perceber a relevância de ter esse apoio e como contador é possível também perceber a necessidade de explorar outros campos e de se atualizar constantemente!

Interessante essas informações, não é mesmo?

E você, precisa de algum tipo de ajuda?

Nós do Grupo DPG somos uma agência de marketing digital especializada no ramo contábil, estamos localizados no coração da Lapa em São Paulo – SP, venha tomar um café!

Siga-nos no Facebook: @GrupoDPG.Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *