Investir em marketing de conteúdo é ser “Otário”?

Investir em marketing de conteúdo ou comprar leads? - grupo dpg

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Nesse artigo você vai ver:

“Sua empresa contábil deve investir em marketing de conteúdo ou apenas comprar Leads e está tudo certo para seus objetivos corporativos?”

Neste artigo quero falar com você sobre duas formas de você conquistar clientes para sua empresa contábil: Investir em marketing de conteúdo ou na compra direta de leads?

E quero falar sobre este assunto porque, ultimamente, tenho ouvido alguns “especialistas” do mundo contábil “GRITANDO” aos 4 ventos que investir em marketing de conteúdo e ter um site contábil poderoso é atitude de contador “otário”. Eles dizem que o empresário de contabilidade que investe em marketing digital para divulgar sua própria marca está apenas gastando dinheiro “à toa”,  porque uma empresa de contabilidade não precisa de site ou de estratégias de conteúdo e, que é melhor investir em estratégias diretas de compras de leads e já ter “resultados” instantâneos… e “blá-blá-blá…”

Antes de qualquer ação ou investimento, eu preciso que você…

Antes de falar sobre qual estratégia é a melhor, ou seja, se investir em marketing de conteúdo ou comprar leads é o mais benéfico ou não para você, eu preciso falar sobre algo, que talvez faça muito sentido você pensar antes de direcionar seus investimentos para conquistar novos clientes em qualquer estratégia.

Não adianta você investir em marketing de conteúdo ou comprar leads sem fazer o básico para ter uma empresa contábil bem sucedida, isto é:

  • Sem saber quem é o público alvo que você deseja atender

Quem quer atender todo mundo diminui, e muito, suas taxas de conversões de leads qualificados, e acaba atraindo qualquer um e desperdiçando muita energia com quem não interessa. Quando você se posiciona como “clínico geral” para o mercado corporativo, a concorrência é muito maior e você tem dificuldades em se tornar referência.

  • Sem ter uma cesta de serviços e produtos bem definida e precificada

Você já sabe o que vende e por quanto vende? Dizer que vende serviços contábeis em geral é o mesmo que “chover no molhado”, pois toda empresa de contabilidade vende “serviços de contabilidade” e isto, torna os serviços contábeis em commodities para o mundo corporativo. E por isso, você acaba tendo que concorrer apenas por preço. Saber o que vender e por quanto vender é fundamental, inclusive para diferenciar você dos seus concorrentes e agregar valor percebido ao seu público.

  • Sem saber seus diferenciais exclusivos

Como falei acima, se você parar para analisar friamente, 98% dos serviços fornecidos por uma empresa de contabilidade são commodities. Entretanto, 2% é o seu DNA exclusivo como empresário e como empresa. Você já identificou o que o torna único e faz com que você não seja considerado apenas “mais um” no meio da multidão?

  • Sem ter uma estratégia ou processo comercial muito bem estruturado

Se você não sabe o que vender, pelo preço que deve vender e, nem para quem vender, como terá um processo comercial definido para alinhar uma comunicação de modo a abordar, entender e atender as necessidades de cada lead ou potencial cliente que você atrair?

Sendo assim…

Você conseguiu entender quais devem ser suas preocupações iniciais antes de pensar em investir em marketing de conteúdo ou comprar leads? Se você tiver tudo isso muito claro e definido irá aumentar, consideravelmente, suas taxas de conversões e, consequentemente melhorar o seu ROI (Retorno Sobre Investimentos) para suas estratégias de investir em marketing de conteúdo ou na compra direta de leads.

Uma equipe especializada em marketing para contadores pode ser a grande parceira que você precisa para definir tudo isso e, ai sim, escolher as melhores estratégias de atração, conversão, relacionamento e venda para novos clientes.

Quer conversar mais sobre isso?

Mas, afinal, você deve ou não investir em marketing de conteúdo ou na compra direta de leads?

questionador

Para entender se investir em marketing de conteúdo ou comprar leads é a melhor solução para sua empresa de contabilidade atrair mais clientes, precisamos analisar algumas questões relevantes. Vamos a elas..

É muito interessante a tese de que contador não precisa investir em marketing de conteúdo ou ter um site contábil poderoso para se tornar referência para o seu público alvo.  Acompanhem o raciocínio:

O que os “especialistas” em vender leads estão fazendo ao “BALBUCIAR” sobre esta “incrível” teoria, seja em vídeos gravados para o YouTube, em entrevistas para outros especialistas que influenciam o mundo contábil, seja nos palcos dos eventos para Contadores ou no blog de seus negócios nada mais é do que INVESTIR EM MARKETING DE CONTEÚDO. E, através desses conteúdos eles passaram a ser considerados “especialistas”, viraram palestrantes, saíram em matérias de revistas e, aparentemente, hoje são autoridades para o mercado contábil, concorda?

Mas, o discurso deles é para que você acredite que não precisa investir no mesmo que eles, ou seja, você não precisa gastar dinheiro com esse tal de marketing de conteúdo… não, você não precisa de nada disso”. Você precisa apenas de leads, afinal… “tornar-se uma autoridade para o seu público alvo pra quê?”

E se você não vender para os leads indicados? Problema seu, afinal, você que não sabe vender…

Entenderam o raciocínio?

É muito interessante a tática dessas empresas e empresários que estão vendendo leads, pois eles PRATICAM ESSE TIPO DE MARKETING (que dizem que você não deve investir), muito antigo por sinal, também fora do mundo digital. Mas, é no mundo digital que eles investem em marketing de conteúdo pesado para encontrarem seus lugares “ao sol.” Afinal, vocês hoje são leads deles, não são?! Uau… eles são autoridades para vocês… Sensacional!

Mas afinal, qual a importância do marketing de conteúdo para uma empresa de contabilidade? 

Caros… eu sei da importância de ter leads ali, rapidamente, querendo comprar ou contratar seus serviços e, é lógico que isso é importante. Sei também da ansiedade e da necessidade que existe em se obter resultados rápidos para aumentar o faturamento de sua empresa contábil, isso é indiscutível. Qualquer empresa depende de vendas. Fato!

Mas, veja bem, um dia você se formou e montou sua empresa de contabilidade. Você entendeu o termo que usei –EMPRESA DE CONTABILIDADE. Toda empresa precisa e deve ter uma marca e essa marca precisa ser forte e se tornar conhecida e, quem representa essa marca também. Isto é, o dono da marca, também precisa ser conhecido, afinal, pessoas fazem negócios com pessoas, não é? 

Quando você pensa na Apple, qual o primeiro nome de pessoa que lhe vem à cabeça?

Logo, quando você investe em ter um nome marcante, uma identidade visual que o represente, um site contábil poderoso e em estratégias consistentes de marketing de conteúdo, você está investindo em fornecer informações relevantes sobre o seu negócio, sua marca, sua filosofia de trabalho, suas expertises e toda sua capacidade de resolver os problemas, desafios e dores de seus potenciais clientes.

Isso pode tornar a marca de sua empresa de contabilidade forte e conhecida. Lembra da máxima: quem não é visto, não é lembrado…  Faz sentido isso pra você?

E quais os benefícios para uma empresa contábil investir em Marketing de Conteúdo?

É através do Marketing de Conteúdo que você irá dar dicas e fornecer ferramentas relevantes que possam curar as dores de um possível futuro cliente. Ou seja, não é apenas vender seu produto ou o serviço logo de cara, mas sim, conquistar aos poucos um público que é bombardeado de informações por todos os lados e que, por isso, quando precisar contratar serviços contábeis, provavelmente vai buscar alguém em quem confie e conhece. Porque não, este alguém ser você?

“As pessoas compram ou contratam serviços de pessoas ou empresas que elas conhecem e confiam”

confiante

Comprovadamente as pessoas têm a tendência de contratar ou comprar produtos e/ou serviços de pessoas ou marcas que elas confiam e conhecem.

Agora, pense rápido e responda:

Existe melhor forma de você e sua empresa de contabilidade tornarem-se conhecidos do que todas essas estratégias de marketing de conteúdo que acabei de te mostrar? E mais, existe melhor lugar do que a internet para você, através dos conteúdos que fornece, tornar sua empresa contábil conhecida como uma grande referência para seu mercado de atuação? 

As grandes referências do mercado contábil da atualidade investiram e investem em Marketing de Conteúdo

Vejam que interessante, esses últimos meses tanto eu, quanto você, participamos e ainda iremos participar de alguns eventos como, o We Are Omie, o Conta Azul [Con], o EESCON, Nibo Conference etc. No palco desses eventos vimos, ouvimos e, veremos e ouviremos alguns profissionais contábeis admirados por todos, como Altair Alves, Anderson Hernandes, Vicente Sevilha, dentre outros.  

E como esses profissionais se tornaram conhecidos e passaram a ser seguidos e admirados por todos nós e, por isso, estão no palco desses eventos incríveis?

ATRAVÉS DE SUAS MARCAS E DE SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO NA INTERNET PARA DIVULGAR SEUS TRABALHOS E RESULTADOS.

bolado

Alguns especialistas em vender leads para empresas de contabilidade também estão ganhando espaço nos palcos dos eventos contábeis e, isso porque, também estão investindo pesado em Marketing de Conteúdo “onffline” para se tornarem autoridades e conquistarem sua confiança. E está tudo bem, afinal, esse é o jogo, não é?

Então… quem investe em Marketing de Conteúdo para se tornar referência e divulgar sua própria marca é mesmo “otário”?

Ainda estou tentando entender por que alguns “especialistas” que vendem leads vive batendo na tecla que você, que investe em Marketing de Conteúdo ou num belo e poderoso site contábil para se tornar referência e tornar conhecida  A SUA própria marca como empresa é “otário”? Por que você não pode aparecer? Por que você, para ser “esperto” precisa apenas investir “Milão” lá com eles por mês para ter leads e está tudo bem? Você já parou para pensar nisso profundamente? Qual seria a real estratégia por trás desse discurso inflamado sobre “contador que investe em ter sua própria marca na web, seu próprio site, seu próprio conteúdo para virar autoridade está perdendo tempo e fazendo bobagem”?

As marcas desses “especialistas” em vender leads (a pílula dourada e o objeto de desejo de qualquer empresa) cada dia aparecem mais. E a sua marca contador, não deve se tornar tão conhecida quanto? Quem conhece a sua marca ou sabe quem é você em um mercado tão concorrido?

O marketing de conteúdo traz autoridade e o transforma em referência!

Segundo Philip Kotler na definição do Marketing 3.0, ao fazer marketing de conteúdo, uma empresa transforma sua marca em fonte segura de conhecimento e informações relevantes para seus potenciais consumidores, facilitando o posterior processo de vendas.

O marketing de conteúdo tem crescido muito e sempre foi considerado uma das melhores estratégias de marketing, seja no mundo digital ou físico. E isso, simplesmente porque, você contador, pode publicar conteúdo relevante para seu público por meio de artigos em blogs, vídeos em canais do YouTube, posts nas redes sociais, como Facebook e Instagram, artigos no LinkedIn, ebooks sobre diversos assuntos, fazer palestras beneficentes, participar de eventos referente a atividade do seu potencial cliente e muitas outras táticas e meios e, assim, se tornar tão conhecido como o “energizante” Altair Alves, por exemplo.

Fazendo isso, você conseguirá mensurar o comportamento de seus consumidores frente a sua marca e, com certeza, você e sua empresa contábil se tornarão referência de conhecimento rico e informações muito relevantes para o seu público alvo, além de se tornar na primeira opção de contratação de serviços contábeis em caso de necessidade.

O que é muito interessante e que, você precisa levar em consideração,  é que se o seu conteúdo for bom e chamar a atenção de seus potenciais clientes, sua marca ganhará credibilidade, autoridade e ficará conhecida para quem realmente importa, isto é, para quem é capaz de aumentar o seu faturamento e tornar sua empresa de contabilidade em um negócio altamente rentável e lucrativo – O CLIENTE!

E o mais incrível em tudo isso contador é que, um bom marketing de conteúdo fará com que as pessoas, isto é, seus potenciais e atuais clientes e, inclusive, seus colegas de profissão, levem sua marca contábil para o mundo não digital e falem de você para os amigos, outros empresários e, assim, você passará a ser conhecido como um Contador FODA! E mais, você será convidado para palestrar para seus colegas de profissão, afinal todos amam ouvir histórias de sucesso, e você, com certeza, será um sucesso!

Quem sabe você estará no próximo Conta Azul [CON] hein?

Ou seja, vamos à pergunta que não quer calar:

Vale a pena investir em um bom nome, uma boa identidade visual, ter um site poderoso e em excelentes estratégias de marketing de conteúdo para sua empresa contábil no mundo digital?” 

Simmmm! E eu repito: SIMMMMMMMMMMMMMM!!!

sim

As estratégias dos vendedores de leads para que você os conheça, prova isso, pois vocês passaram a admirá-los e a contratar os serviços deles, não é? Então, vale muito a pena!

Portanto, Investir em Marketing de Conteúdo para se tornar autoridade vale muito a pena!

Investir em Marketing de Conteúdo para tornar sua empresa de contabilidade em referência para o mundo corporativo vale muito a pena! Mas, que fique claro que você deve fornecer conteúdo relevante e que ofereça algo de valor para as pessoas, para seus atuais e potenciais clientes,  pois aí elas vão confiar em você e procurar você quando for a hora de contratar seus serviços.

Investir em Marketing de Conteúdo é um dos grandes segredos do sucesso do marketing digital contábil.

A internet é um canal que o ajuda a disponibilizar informações para quem você quiser e a qualquer hora, além de fazer com que as suas ideias sobre negócios, a sua expertise e a sua capacidade de resolver dores, isto é, através do seu conteúdo online possa, de modo eficaz, alcançar mais pessoas do que um folder, um cartão de visitas e as indicações que chegam ao seu escritório esporadicamente.

É através do marketing de conteúdo que você irá atrair uma grande quantidade de empresários – potenciais clientes – à sua marca. É assim que você se tornará conhecido de seu público, e é assim que, até mesmo os leads que você compra dos especialistas que dizem que você não precisa aparecer, irão querer ouvir você, pois na hora que você abordá-los poderá mostrar tudo que você faz através da imensa quantidade de conteúdos que comprovam a sua capacidade em ser a solução para seus problemas. 

Considerações finais

Abrir empresa de forma Simples, oferecendo contabilidade agora e de modo fácil é importante e necessário, mas sua empresa contábil e você têm muito mais a oferecer para as empresas e empresários do mundo corporativo não é?

Eu poderia ser leviano e dizer que os leads oferecidos por esses especialistas e suas empresas “inovadoras” a vocês são todos frios, mas não farei isso, afinal acredito que o trabalho de atração de leads realizado por eles – um trabalho, de certo modo, antigo e realizado por muitas empresas do meio digital – deve ser criteriosamente consistente e deve atrair muito lead quente pra vocês, não é? Logo, eu respeito todo profissional visionário e que trabalha sério, e se eles conseguiram aparecer e estão vendendo leads para vocês é porque realmente as estratégias e táticas de marketing deles devem ser boas. (investir em links patrocinados sempre é bom).

Logo, eu desejo toda sorte e sucesso para quem trabalha sério e não costumo pensar apenas no sucesso do meu negócio. Tem mercado para todos!

E se você precisar se tornar referência para o seu mercado de atuação através de uma presença digital marcante, um site contábil poderoso e táticas de Marketing de Conteúdo para empresas de contabilidade muito consistentes, entre em contato conosco. Minha sócia Marta Giove é especialista em tornar empresas e empresários contábeis em referências no mundo físico e digital. Quer bater um papo com ela e com nossa equipe de especialistas?  Estamos esperando por você!

Um forte abraço e muito sucesso meus amigos Contadores!

alex de paula

Alex de Paula

Diretor de Marketing – Grupo DPG. 

 

 

 

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