Gerar Leads Qualificados Para Uma Empresa De Contabilidade

Marketing de Conteúdo: 7 maneiras de gerar Leads qualificados para uma Empresa de Contabilidade

Por que é tão desafiador gerar leads qualificados para uma empresa de contabilidade? Existem algumas boas razões para isso. E é sobre isso que quero falar com você hoje!

A primeira razão para isso é que contabilidade é um serviço indispensável para todos os tipos de empresas, logo, isto torna o segmento um dos mais concorridos entre todos os outros nichos corporativos. E uma vez que 98% dos mesmos princípios e habilidades contábeis aplicam-se para todos os segmentos de empresas, a grande maioria dos escritórios contábeis está competindo por cada empresa do mercado de forma feroz.

A segunda razão é que existem procedimentos de conformidade que obrigam as empresas a contratar a contabilidade devido a certos serviços, tais como, preenchimento e envio de declarações acessórias e apuração e recolhimento dos impostos. Logo, existe a sensação no empreendedor de que, como isso é um procedimento obrigatório e toda empresa contábil é obrigada a realizar estes procedimentos básicos para todos os seus clientes, as mesmas devem baixar seus honorários por isso.

Isto está tão evidente, que vemos algumas centenas de empresas de contabilidade se transformando nas chamadas “contabilidade online”, onde a grande disputa se caracteriza realmente por preço. Infelizmente, vemos muitas empresas desrespeitando as regras de Marketing para Empresas Contábeis, promovendo concorrência desleal e inserindo preços realmente irrisórios na homepage de seus sites, de modo a atrair o empreendedor por praticarem o menor preço do mercado. Você realmente estudou tanto para isso?

O resultado é tão inevitável quanto à morte. Os serviços de contabilidade tornam-se cada dia mais “commodities”. É difícil diferenciar uma empresa contábil de outra. A consequência nefasta disso é a pressão por menores honorários se torna cada vez mais intensa, a ponto da ética da classe contábil ser deixada de lado por muitos contabilistas.

Nem todos os leads contábeis são iguais

Existem maneiras de salvar sua empresa contábil deste dilema. Por isso, resolvi vir aqui para lhe dar algumas das minhas estratégias favoritas para mudar este cenário em seu favor. Vamos lá?

  1. Torne-se um especialista

Não há necessidade de você ser tudo para todos. Há uma série de vantagens poderosas em tornar sua empresa de contabilidade em uma assessoria especializada em determinados nichos de clientes. Dentre estas vantagens estão, a possibilidade da cobrança de maiores honorários, geração de mais leads qualificados e a capacidade de se fechar negócios mais facilmente.

Leia o artigo: Como o modelo de negócios “Canvas” pode ajudar o empresário contábil?

Você pode se concentrar na compreensão de um segmento de mercado, de modo a se tornar um especialista e assim, se posicionar como um parceiro do empreendedor não somente no que tange a assuntos contábeis e tributários, mas também em relação à todos os desafios do setor, desde as dificuldades na gestão até os desafios comerciais, dentre outros. Diante disso, você pode mostrar à estes gestores de forma significativa como sua empresa contábil pode realmente ser um diferencial no dia a dia desta empresa auxiliando-o a resolver outros tipos de problemas – problemas estes que outras empresas de contabilidade não se interessam, e por isso estão perdendo mercado cada vez mais.

Esta é realmente uma grande vantagem e lhe trará leads mais qualificados, pois você oferece soluções diferenciadas para o segmento.

Outros tipos de especialização que podem ajudar a diferenciar sua empresa contábil incluem:

  • Especialização em determinados tipos de serviço, tais como, gestão financeira;
  • Especialização Comercial, onde você pode ajudar o seu cliente a precificar seus produtos e serviços, de modo a que os mesmos tenham uma maior lucratividade em suas vendas;
  • Especialização em um determinado papel dentro das organizações, como por exemplo, se tornar um conselheiro da empresa;
  • Especialização em certos tipos de problemas, como, empresas familiares, atuando como coach dos sócios;
  • Dentre outras,

Porém, estude e especialize-se realmente nas necessidades do seu mercado-alvo. Não adianta você se posicionar como o maior especialista em “E-Social” do país, pois, na mente do empreendedor todos os contabilistas têm obrigação de ser especialista em legislação, seus procedimentos e obrigatoriedades.

  1. Torne-se um Especialista Reconhecido em seu segmento

Se você optar por posicionar-se como um expert conceituado em determinado assunto na área contábil, então esteja sempre atento às oportunidades, e sempre que possível, alie a sua expertise a um problema emergente. Se você escolher o problema certo e promovê-lo de forma eficaz, você e sua empresa contábil podem ganhar muita visibilidade. O profissional que age desta maneira passa a ser uma referência, tanto para os seus colegas de profissão, quanto para o seu público de interesse.

A presença de um especialista conceituado e reconhecido em uma empresa contábil, não apenas irá aumentar a credibilidade da empresa junto ao seu mercado, mas também irá melhorar a reputação da empresa em todo o seu ecossistema de atuação.

Um contador especialista é diferente de um contador “clínico geral”, que quer atender a qualquer tipo de empresa, por isso qualquer tipo de cliente serve. Sendo assim conta apenas com seu Networking (indicações) e estratégias de marketing contábil do tipo “contabilidade em São Paulo” para atrair novos negócios.

Na atual crise, uma empresa contábil viver apenas de indicações e estratégias “básicas” – se é que podemos chamar isso de estratégia de marketing contábil –  é complicado hein!”

Não! O contador especialista irá gerar leads de alta qualidade através de uma competência amplamente reconhecida. Mas cuidado… Não se trata apenas de ter competência técnica, trata-se também sobre como essa expertise é comunicada ao mercado e qual a utilidade da mesma para resolver os problemas do mundo empreendedor. Com certeza, ser reconhecido como uma referência em seu segmento irá gerar leads qualificados para sua empresa de contabilidade.

  1. Realize um grande estudo sobre um tema importante, e divulgue-o!

Nada acrescenta mais credibilidade e visibilidade como a liberação para o mercado de um estudo inovador. Claro, se você tornar o estudo relevante para um nicho específico e responder as perguntas que todo mundo está tentando responder, porém sem sucesso, você terá grandes chances de ser notado e levado a sério pelo nicho em questão. Faça parcerias para a realização deste estudo, por exemplo, fale com especialistas do segmento, associação comercial, sindicatos ou outro especialista do setor para co-criar o material juntamente com você, para adicionar credibilidade e aumentar o seu alcance.

  1. Produza e publique conteúdo muito útil e relevante em seu blog

Esqueça a “balbucia” usual do boletim. Muitas contabilidades ainda insistem em confeccionar boletins informativos, com legislação e interpretações complicadíssimas sobre as mesmas, na intenção de gerar novos leads. Talvez este tipo de estratégia para os clientes de carteira agregue algum valor aos serviços prestados, porém, para atrair novos clientes é de pouca ou nenhuma serventia. Provavelmente quem leia este material produzido, seja seus concorrentes para se manterem atualizados na legislação.

Encontre um tópico que seja muito útil para o seu público-alvo e explique-o em termos muito simples. Em minhas pesquisas, descobri que uma das melhores maneiras de se posicionar como um especialista e atrair compradores para qualquer tipo de serviço profissional é ser capaz de explicar um assunto complicado de uma forma compreensível.

Não tenha medo de compartilhar o “ingrediente secreto” do seu molho. Os consumidores de hoje mudaram e esperam realmente receber educação gratuita. E se sua empresa de contabilidade não está fornecendo essa educação e experiência, você pode ter certeza que seus concorrentes estão. Quanto mais úteis forem os seus conteúdos, melhores serão suas chances de gerar leads qualificados para sua empresa de contabilidade.

Veja também:  Por que o escritório contábil deve investir em marketing digital?

  1. Leve as mídias sociais a sério

A mídia social não é apenas um modismo ou um lugar para você postar fotos internas de sua empresa contábil ou fazer homenagem aos seus colaboradores aniversariantes. As mídias sociais continuarão a crescer em popularidade e é simplesmente a versão online da sua rede de Networking, porém, com uma abrangência global ilimitada. Se você, como empresário contábil, não investir em uma forte presença nas mídias sociais, você estará deixando de lado, simplesmente, um dos canais de comunicação mais poderosos com os seus potenciais clientes.

Você não pode deixar de ler: Por que as redes sociais são importantes para o escritório de contabilidade?

De fato, cerca de 60% dos empreendedores e decisores pela compra de serviços de contabilidade estão acompanhando as novidades de seus setores nas mídias sociais antes de contratar novos serviços ou novas empresas de contabilidade. 

As mídias sociais trazem grandes benefícios para as empresas de contabilidade, incluindo:

  • Aumento da visibilidade da sua empresa e dos seus especialistas;
  • Promove e aumenta o alcance de seu marketing de conteúdo, de modo a transformá-lo em uma autoridade em seu segmento;
  • Permite que sua empresa contábil se destaque dos demais concorrentes;
  • Constrói confiança e credibilidade perante o seu público alvo;
  1. Invista em SEO – Search Engine Optimization

Um estudo recente com mais de 500 empresas que vendem serviços profissionais, apontou que SEO é uma das ferramentas mais eficazes para gerar leads online. Também é provavelmente uma das abordagens mais econômicas para gerar leads qualificados para uma empresa de contabilidade.

Pesquisas recentes revelam que 94% dos empreendedores B2B realizam alguma forma de pesquisa online antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Por isso você precisa que sua empresa de contabilidade apareça nos resultados de pesquisas dos principais motores de buscas, como o Google, por exemplo. 

É importante otimizar seu site para que o mesmo seja encontrado facilmente pelos motores de busca,  e para isso é muito importante que o mesmo seja relevante para seus potenciais clientes. Não adianta você ser encontrado se não tiver nada de interessante à oferecer.

Qualquer técnica de SEO é incontestavelmente potencializada através do marketing de conteúdo. Se você precisa otimizar do seu site ou você se já fez isso antes, ao investir em marketing de conteúdo, sua empresa contábil será promovida para um nível superior na web, e com certeza você terá mais leads qualificados através do seu site contábil.

Além do SEO de seu site funcionar muito melhor quando combinado com conteúdo muito útil (conteúdo que também é otimizado para SEO), é muito importante a integração com as mídias sociais (para ajudar a compartilhar esse conteúdo e atrair mais tráfego para o seu site). 

Em um nível elevado, SEO consiste em dois componentes principais:

  • SEO – On-Site: Utilização de palavras-chave direcionadas ou frases-chave para posicionar o conteúdo do seu site e aumentar sua relevância para os assuntos que os pesquisadores estão procurando.
  • SEO Off-Site: Aumentar o nível de autoridade do seu site através de links relevantes, compartilhando artigos e notícias de outros blogs igualmente ou mais relevantes para o seu público de interesse.

Um exemplo de SEO off-site:

Leia o artigo: Ameaças e oportunidades atuais do empreendedorismo contábil

Este artigo e todos os outros que estou compartilhando com vocês hoje – dentro deste artigo que escrevo agora – são do Empresário e Especialista Roberto Dias Duarte, um amigo e parceiro do Grupo DPG, pois sei a relevância que os artigos dele têm para o meu público de interesse, no caso, você Empresário Contábil. Com certeza, estes artigos aumentam a relevância do meu site perante os motores de buscas e mostram que não quero apenas uma relevância nos motores de busca, mas sim, a minha preocupação em compartilhar os melhores e mais interessantes conteúdos com você.

  1. Coloque todos juntos e comece a gerar leads qualificados para sua empresa de contabilidade

O maior impacto sobre a qualidade das suas estratégias de marketing contábil e o que trará um maior retorno sobre os seus investimentos, virá de combinar todas essas técnicas e estratégias em uma campanha unificada e contínua. Marketing de Conteúdo precisa ser uma missão intrínseca na cultura de sua empresa contábil.

Sei que cada uma dessas dicas, se colocadas em prática imediatamente, ajudará a elevar a qualidade de seus novos leads. Sei também que se você aplicá-las todas juntas, você colocará sua empresa em uma vantagem competitiva realmente sustentável perante os seus concorrentes. 

Estas estratégias de marketing contábil, distinguem, com certeza, você de outras empresas contábeis e passa uma mensagem poderosa para os potenciais clientes. Elas comunicam claramente para o seu público que você fornece serviços de alto valor, muito além do que as demais empresas de contabilidade que hoje inundam o mercado, fazendo e oferecendo mais do mesmo.

A fórmula ideal para gerar leads qualificados para uma empresa de contabilidade é:

Estar bem segmentado e evidenciar seus diferenciais como especialista para seu público de interesse através do marketing de conteúdo bem aplicado em seu site, blog e mídias sociais”.

Gerar leads qualificados para sua empresa contábil ajudará a definição de metas de crescimento futuro para seu empreendimento.

Meu amigo Roberto Dias Duarte, que eu sei que você já conhece, tem vários workshop’s que oferecem conhecimento diferenciado aos empresários contábeis, de modo a trazer maior visibilidade, crescimento e lucros para suas empresas. Dentre eles eu destaco:

Workshop Contador 2.0FORMAÇÃO EMPREENDEDORA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO ESCRITÓRIO CONTÁBIL

Workshop Customer ExperienceUM WORKSHOP PARA DESENVOLVIMENTO DA VISÃO DE LIDERANÇA QUE INSPIRA A DEDICAÇÃO E O COMPROMISSO DOS COLABORADORES PARA ENTREGA DE SERVIÇOS EXCEPCIONAIS.

Estes treinamentos personalizados irão identificar e modificar a visão conservadora de se empreender com sucesso no mundo contábil, além de lhe mostrar as ferramentas de gestão, processos comerciais e a importância de se investir em marketing off e online de forma prática e objetiva, para que sua empresa de contabilidade se solidifique no mercado, conquiste novos clientes e alcance novos patamares. Você não pode perder… Inscreva sua empresa já!

Continue acompanhando o nosso blog. Continuarei a compartilhar conteúdo relevante e revelando os “ingredientes secretos dos nossos molhos”, pois sei que isso é importante para você e pode fazer toda a diferença no seu dia a dia como empreendedor contábil!

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Até a próxima!

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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