Marketing Para Empresas De Contabilidade,

Marketing para Empresas de Contabilidade

Marketing é uma parte essencial de qualquer negócio, e para as Empresas de Contabilidade modernas, que querem se destacar de seus concorrentes, não é diferente. Se você como empresário contábil, quiser aumentar sua base de clientes ou gerar mais receita em cima de sua base de clientes já existente, você precisa Investir em Marketing para sua Empresa Contábil.

Invista em Marketing para conquistar novos clientes

Há tempos estudar contabilidade significava investir em uma profissão estável. Quando uma empresa contratava um contador ou uma empresa contábil, essa parceria costumava ser duradoura. Mudar de assessoria contábil era muito complexo e custoso para qualquer empresa.

Até certo ponto isso ainda acontece nos dias atuais. Sem dúvida, muitos de seus clientes foram ou ainda são seus clientes de longa data. Porém, a cada dia a concorrência aumenta e se torna mais fácil para o seu cliente entender e se encantar pelos diferenciais oferecidos por seus colegas de profissão. Isso é um fato!

As inovações tecnológicas no segmento contábil e a postura comercial dinâmica e agressiva de muitos profissionais de contabilidade com tino empreendedor, provam que “trocar” de contador já não é tão difícil como antigamente.

A Tecnologia da Informação abriu o segmento contábil, aumentou a concorrência e deu o poder de escolha ao cliente. Esta mesma tecnologia apresenta uma abrangência de grandes oportunidades de crescimento para empresas contábeis ágeis e proativas em busca pela conquista de novos clientes e novos segmentos de mercado.

Mas para ser uma empresa de contabilidade ágil e proativa na conquista de novos clientes você precisa investir em Marketing.

Este post irá auxiliá-lo a entender um pouco mais sobre a importância do Marketing para Empresas de Contabilidade e o porquê que você deve reduzir qualquer tipo de custo em seu negócio, porém, jamais deve deixar de investir em Marketing para que seu Escritório Contábil continue crescendo e sendo um negócio conceituado e lucrativo.

Conheça seus clientes e seu mercado

Uma estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade para ser eficiente, deve começar com a compreensão do mercado em que seu cliente atua. Não basta você ser um expert em contabilidade, procedimentos e legislação. Você não pode comercializar seus serviços e sua expertise para potenciais clientes a menos que você entenda profundamente suas necessidades, e as necessidades de uma empresa vão além de procedimentos contábeis e legislativos burocráticos.

Isso significa que, guardada as devidas proporções, você deve se tornar um especialista em nichos de mercado. Logicamente que você não precisa se tornar um Engenheiro para entender as necessidades contábeis de uma empresa de engenharia. Porém, quanto mais você entender os problemas que estas empresas enfrentam, melhor será a sua Estratégia de Marketing.

Se você tivesse uma doença cardíaca, você confiaria em um clínico geral para resolver o seu problema ou iria consultar em médico especialista em cardiologia?

Então, aprender sobre o seu público-alvo de interesse, conhecer suas dores, necessidades e todas as mazelas que afligem as empresas do segmento é hoje, uma condição fundamental para lhe diferenciar dos demais e lhe dará uma vantagem enorme sobre as empresas de contabilidade que tratam todos os tipos de negócios como se fossem iguais.

Faça o Planejamento de Marketing de sua Empresa Contábil

Um planejamento efetivo de Marketing para sua Empresa de Contabilidade vai ajudar a mantê-lo focado em seus objetivos. Este plano deve estar vinculado ao seu plano de negócios. Isso porque um planejamento de Marketing bem sucedido irá ajudá-lo a atingir suas metas de crescimento em todos os sentidos.

Um plano de Marketing para Empresas Contábeis deve incluir:

Diferenciais (serviços exclusivos)

  • O que diferencia sua Empresa Contábil de outras empresas do segmento?
  • Por que as seu público-alvo deve contratar você ao invés de seus concorrentes?

Análise SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)

  • Saiba em que sua empresa contábil é excelente e onde há margem para melhorias em sua prestação de serviços. Esteja sempre ciente dos riscos e oportunidades do negócio e do mercado

Perfil do Cliente Ideal

  • Elabore uma lista com características e qualidades do tipo de clientes potenciais mais adequados ao perfil de sua empresa.
  • Para quem você deseja vender seus serviços?

O que você deseja vender?

  • Quais são os serviços que trarão maior lucratividade para sua empresa contábil?
  • Quais serviços você pode oferecer para atrair um número maior de clientes?
  • Quais os serviços mais fáceis de vender e que não impactarão em sua operação e também em seus custos?

Objetivos e prazos realistas

  • O que você pretende atingir?
  • Quanto tempo você deve levar para alcançar seus objetivos?
  • Como você irá medir seu progresso?

Táticas para a execução da estratégia de marketing

  • Tenha um cronograma das ações que você vai implantar e executar para atingir seus objetivos como empresa contábil.

“Uma estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade para ser eficiente, deve começar com a compreensão do mercado em que seu cliente atua. Não basta a você ser um expert em contabilidade, procedimentos e legislação. Você não pode comercializar seus serviços e sua expertise para potenciais clientes a menos que você entenda profundamente suas necessidades.”

Informação é fundamental para o sucesso do Marketing para Empresas de Contabilidade

Há muito mais a se fazer em uma empresa de contabilidade do que apenas se atualizar com toda legislação empresarial/tributária vigente. Os inúmeros canais disponibilizados pela Tecnologia da Informação lhe garantem uma abundância de recursos para ajudá-lo a manter-se atualizado sobre diversas outras áreas de negócios. Este conhecimento o ajudará a melhorar as estratégias de Marketing de sua Empresa Contábil.

Então, contrate bem e delegue funções. Confie nos profissionais que colaboram com o sucesso de sua empresa de contabilidade. Saia de sua sala e passe a frequentar congressos e eventos de networking, converse com as associações comerciais locais, frequente eventos referente ao mercado de atuação de seus potenciais clientes. Junte-se a grupos profissionais e seja um membro ativo. Leia revistas, pesquise em sites, cadastre-se em blogs corporativos e participe de fóruns de debates.

Não faltam maneiras de se manter informado e se tornar um especialista no nicho de seus clientes.

Especialize-se em nichos e divulgue isso

Dados comprovam que, Estratégias de Marketing para Empresas de Contabilidade especializadas em nichos específicos de mercado, são as mais eficientes e estatisticamente as que garantem maior retorno dos Investimentos em Marketing.

Portanto, para se posicionar como uma empresa contábil especializada em nichos, comece avaliando sua própria carteira de clientes. Por mais que ela seja diversificada, com certeza existe um percentual maior de clientes que atuam no mesmo segmento de mercado. Feito isso, você deve criar uma linha de comunicação institucional e editorial que enfatize sua especialidade nos mesmos nestes segmentos.

Por exemplo:  Imagine que sua empresa de contabilidade têm em sua carteira de clientes um percentual de 60% de médicos ou profissionais da área da saúde. Ao divulgar que sua empresa contábil é especializada em Contabilidade para Médicos, com certeza você estará se posicionando como uma autoridade contábil para o segmento e consequentemente passará a ser procurado por outros profissionais da área da saúde.  Suas chances de comercializar seus serviços para estes profissionais aumentará consideravelmente.

Isso pode se tornar um círculo virtuoso, uma vez que uma maior expertise leva a uma maior eficiência. Assim, você  e  seus clientes se beneficiarão.

Conclusão

As Empresas de Contabilidade que estão investindo de forma séria em estratégias de marketing e vendas estão impulsionando consideravelmente a lucratividade do negócio.

A consciência da importância de se investir em marketing para empresas de contabilidade tem crescido entre os empresários do setor.  Gestores das empresas líderes do segmento afirmam que o Marketing desempenha um papel fundamental e estratégico para o crescimento sustentável de suas empresas.

O mercado contábil é extremamente competitivo, no entanto, investir em marketing para sua empresa de contabilidade é a chave-mestra para permanecer no negócio, principalmente quando a única alternativa oferecida pela maioria se resume a custo e nada mais.

Lembre-se: O poder da escolha entre você ou seu concorrente está nas mãos dos clientes. O que você pensa fazer à respeito?

O que você está esperando para investir em Marketing para sua Empresa de Contabilidade?

Muito sucesso e até a próxima!

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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