O Contabilista da era do Marketing Digital X O “Contador Guarda-Livros”

Qual deles você entende que é…?

 
 
Você muito provavelmente já ouviu falar, e algumas vezes já parou para pensar nesta história de Marketing Digital. E muito provavelmente também chegou à conclusão de que, talvez este “tipo de Marketing” não seja o melhor negócio para a sua empresa contábil. Estou certo?

 
 
Hoje o meu bate-papo é para falar exatamente sobre isso com você.

 
 
Quero te contar uma história sobre dois profissionais de contabilidade: um Contabilista e um “Contador Guarda-Livros”. Um que optou por aderir à estratégia de Marketing Digital e o outro que optou continuar utilizando os métodos convencionais de divulgação de sua empresa.

 
 
Vamos lá?

 

O Contabilista da era do Marketing digital

 
 
José da Silva é um contabilista que esta há menos de cinco anos no mercado contábil. Conquistou à duras penas  uma carteira com aproximadamente 65 clientes, porém, está cansado de sua rotina e da forma como vem conduzindo seus negócios. Esta há cinco anos tendo os mesmos resultados, e isso para ele não é bom.

José está sempre preocupado em como aumentar o seu (ROI), e também quer ser reconhecido pelo seu público como autoridade naquilo que faz. Aumentar sua carteira de clientes é uma meta e ter uma empresa contábil consolidada o seu maior objetivo. Mas… como fazer para alcançar seus anseios?

 
 

O início da Virada 

 
 
Certo dia, José recebeu uma ligação de uma empresa lhe oferecendo alguns serviços tecnológicos, e um desses serviços era o tal Marketing Digital.

A princípio José rejeitou a ideia e disse que iria pensar melhor no assunto, pois já havia analisado a possibilidade de investir em Marketing, porém, chegou à conclusão que Marketing Digital não era o melhor negócio para sua empresa.

Ao decorrer dos dias, após aquela ligação, José ficou muito intrigado com o que o consultor daquela empresa lhe falou sobre as inúmeras possibilidades que o Marketing Digital lhe abriria, e passou a pensar na possibilidade de arriscar. Foi pesquisar e viu que alguns de seus principais concorrentes haviam aderido a esta tendência tecnologica de Marketing, e que estavam obtendo ótimos resultados e grande retorno de seus investimentos.

José, ao ver que estava ficando para trás, resolveu sair de sua zona de conforto e decidiu contratar os serviços daquela empresa que havia lhe contactado. Resolveu finalmente investir em Marketing Digital!

 

O “Contador Guarda-Livros”

 
 
Theóphilo Pereira é um contador que já está há mais de 25 anos no mercado corporativo contábil. Um excelente profissional, entende de contabilidade como poucos, porém, nunca foi aberto a novas opiniões ou tecnologias, sequer aceita ser chamado de empresário contábil ou contabilista, gosta de ser tratado como Contador Guarda-Livros.

Theóphilo sempre achou que sua forma de trabalhar e divulgar os seus serviços estava ótima, e que eram normais os resultados que ele obtinha. Ele já tinha conquistado uma carteira com 123 clientes em 25 anos, mas este número estava diminuindo ano após ano. A culpa,  dos maus resultados, segundo ele, era da Crise. Nunca pensou em aderir às inovações tecnologicas ou em mudar o seu método de trabalho. Talvez por medo de não conseguir acompanhar tais evoluções, ou pelo pensamento mesmo do “Isto não funciona”.

Trabalhar e aumentar carteira apenas por indicação apenas, era tudo pra ele.

Theóphilo recebeu durante vários anos de sua carreira, inúmeras propostas para inovar e automatizar sua forma de trabalho e de divulgação de sua empresa e serviços, porém, sempre de forma nada resiliente, rejeitou essas propostas e nunca quis sequer analisar a possibilidade de contratar um Site para sua contabilidade e aderir ao Marketing Digital, por exemplo.

 
 

Desfecho

 
 

Confira agora os resultados dos dois profissionais empreendedores, e veja a diferença entre aquele que aceitou sair de sua zona de conforto, e seguir pela Seara do Marketing Digital e o que decidiu ficar em sua zona de conforto, obtendo os mesmos resultados de sempre:

 
 

O Contabilista da Era do Marketing Digital

 
 

Ficaram claras as diferenças entre o José e o Theóphilo?

 
 
José

O José é aquele que se atentou às inovações tecnológicas, fez o Benchmarking correto de seu negócio, contratou uma Consultoria de Marketing Digital, pois entendeu que Marketing é Marketing, e ponto final.

Ele identificou que o comportamento do consumidor de serviços mudou, e a avidez pelo consumo passou a ser totalmente digital, e isto é simplesmente o Marketing Digital convergindo para o Marketing Off-line. Um não vive mais sem o outro, pois ambos são MARKETING!

O José entendeu que marcar presença digital no mercado corporativo contemporâneo, de uma forma organizada e cognitiva é fundamental para o crescimento de uma Empresa Contábil, e com isso, esta conquistando cada vez mais espaço na mente de seu consumidor, conquistando cada dia mais e mais clientes, inclusive comprando carteiras de seus concorrentes.

 
 
Theóphilo

Agora, o Theóphilo, que infelizmente optou por continuar trabalhando da mesma “forma de sempre”, e não se preocupou em Marcar uma presença digital, não quis produzir conteúdo relevante para se posicionar como uma autoridade para o seu público-alvo, desprezou as inovações tecnológicas e simplesmente não entendeu que era “míope” corporativamente falando, FALIU, e hoje é empregado do José.

 

Qual o tipo de Empreendedor Contábil é você?

Você ja se fez esta pergunta?

 
 
Não fique para trás, igual ao Teóphilo! Cuide hoje mesmo de suas dores e das dores de seus clientes! Procure uma Consultoria em Marketing Digital para se posicionar definitivamente como um especialista vencedor num mercado tão competitivo.

 
 
Espero ter ajudado a vocês, que se identificaram com os dois perfis acima, a entender que a dinâmica dos negócios funciona como um Tsunami, e que para ter sucesso, você precisa abrir o seus horizontes e ampliar sua visão Corporativa rapidamente.

 
 
Investir em Marketing é fundamental, e o Marketing Digital veio para ficar e lhe ajudar a deixar de ser visto como um “Contador Clínico Geral”, e se posicionar como um “Empresário Contábil – Autoridade Especialista” no tratamento das dores do seu público alvo.

 
 
Desejo a você, muito sucesso em seus negócios.

 
 
Caio de Paula – Analista de Marketing Digital e Designer do Grupo DPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *