Ícone do site Marketing para Contabilidade | Grupo DPG

Como conseguir clientes na advocacia usando o Inbound Marketing

advocacia

Atrair clientes no ramo da advocacia requer uma série de cuidados e estratégias. Com as restrições que dizem respeito à publicidade para serviços de advogados e escritórios, pode parecer que o marketing jurídico é muito difícil, mas a realidade – felizmente – é bem mais simples. A internet e as redes sociais surgem justamente como uma forma alternativa de atrair clientes na advocacia sem infringir leis. E a melhor forma de fazer esse tipo de marketing se chama Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital relativamente nova. Inbound Marketing se baseia em atrair clientes de forma permissiva, através da geração de conteúdos relevantes para aquele público-alvo.

Nesse formato de marketing, o cliente vem até a empresa de forma voluntária. O prospect vai consumindo informações que geram valor, essas informações resolvem  “dores” que o consumidor tem e o conduzem até o ponto de compra.

Durante a jornada de compra do consumidor via Inbound Marketing, ele vai se aproveitando de diversos conteúdos. Os materiais que informam os futuros clientes são geralmente artigos em blogs, ebooks, newsletters, palestras e outros até chegar o momento em que ele se sente pronto para comprar.  Resumidamente, o Inbound atrai clientes de forma voluntária, construindo uma relação com eles até chegar à venda.

Inbound Marketing para advocacia: como fazer?

Unir Inbound Marketing com advocacia parece uma tarefa difícil, mas isso é só impressão.

Quem procura serviços de advocacia está buscando exatamente o que o Inbound Marketing pretende entregar: informação, consultoria, ajuda. Por isso, essas duas vertentes podem caminhar tão bem juntas.

A estratégia de Inbound Marketing funciona em etapas. A primeira delas, a de atração, visa gerar o coração de toda a estratégia: o conteúdo. É nesse primeiro momento que futuros clientes vêm até o site, blog ou às redes sociais da empresa que desenvolve a estratégia de Inbound. Oferecendo conteúdo de valor para quem busca serviços de advocacia, a empresa promove atração por parte do cliente, que se sente atraído por aquela oferta de conhecimento. Por isso tanto se fala em conteúdo relevante e de qualidade.

Em seguida, é hora dos visitantes virarem leads, ou seja, consumidores com potencial de avançar na jornada de compra. Nesta etapa, a de conversão, os visitantes devem oferecer (voluntariamente) dados de contato como telefone e email para avançar. Para isso, conteúdos mais ricos como ebooks, infográficos e palestras (ou webinars) são oferecidos.

Com as informações dos leads e o contato melhor estabelecido, é hora do fechamento. Nesse ponto da jornada, os consumidores já estão bem informados, conhecem os serviços de advocacia oferecidos e estão prontos ou não para comprar. No chamado funil de marketing, é claro que muitos dos visitantes e leads se perderam pelo caminho, por não estarem aptos, interessados ou prontos para chegar até este momento. Mas é importante perceber que aqueles que chegaram até o final estão qualificados e muito mais aptos a adquirir seus serviços! Aqui, a venda acontece e começa o último passo.

E o último passo é o de encantar clientes. Depois de oferecer os melhores conteúdos e conseguir vender através deles, não é hora de parar com a estratégia. Continue oferecendo materiais que informem os clientes, para que eles se tornem o sonho de toda empresa: clientes recorrentes. E mais do que isso, lembre-se que boas informações são passadas adiante. Assim, mais do que clientes, você terá verdadeiros advogados da sua marca e dos seus serviços no meio online.

Como gerar conteúdo relevante de marketing para advocacia

Tendo em mente os conceitos de Inbound Marketing e sua aplicação no ramo da advocacia, é hora de produzir o principal.

A estratégia de Inbound deve girar em torno de um bom conteúdo, que ofereça valor aos futuros clientes. O conteúdo do Inbound pode ser bastante diverso e proporcionar bastante informação e gerar engajamento por parte do público. As principais dicas para gerar conteúdo matador que vai atrair clientes de advocacia são:

Quer saber mais sobre isso? Então, confira outros conteúdos sobre marketing jurídico que preparei para você! Neles, detalho as normas da OAB e como você pode praticar seu marketing sem medo:

COMO TER O MARKETING JURÍDICO SEM FERIR AS REGRAS DA OAB?

Qual a diferença de um site para advogados comum e um preparado para o marketing jurídico?

Ainda tem alguma dúvida? Eu, Marta Giove, estou pronta para atender o Doutor e a Doutora. Entre em contato comigo, e eu lhe darei a orientação necessária para o crescimento do seu escritório contábil!

Sucesso e até logo. Um forte abraço!

Sair da versão mobile