Canibalização De Palavras-Chave O Que E E Como Solucionar Esse Problema Post - Marketing Contábil Digital | Grupo DPG

Canibalização de palavras-chave – O que é e como solucionar esse problema?

Canibalização de palavras-chave: entenda porque sua otimização de SEO pode estar falhando e aprenda como resolver esse problema!

O seu site de contabilidade ou de advocacia está bem de SEO?

Melhorar a presença digital de seu escritório passa diretamente pela otimização do site nos mecanismos de busca, o que é conhecido como SEO (Search Engine Optimization).

E, principalmente, quando o assunto é gerar tráfego a partir de resultado de pesquisa, as palavras-chave surgem como principal estratégia de SEO para que você obtenha o sucesso esperado.

Entretanto, talvez você não saiba que o uso excessivo destas esteja ocorrendo, e consequentemente gerando a chamada “canibalização de palavra-chave”

Este é um erro muito comum, que pode, além de estar atrapalhando  o ranqueamento do seu site e diminuindo em muito suas chances de obter maior presença digital, também fazer com que você gaste verba desnecessária, sendo que esta poderia ser utilizada na otimização de outros departamentos da sua empresa!  

Mas o que é canibalização de palavras-chave e como solucionar esse problema?

Canibalização de palavras-chave significa que o termo relacionado a busca, ou as chamadas keywords, estão sendo repetidas muitas vezes em seu site, seja em postagens de blog, páginas internas, ou até mesmo na home.  

Ou seja, esta canibalização acontece quando você possui vários artigos no seu site, ou posts de blog, que podem ser classificados para a mesma pesquisa no Google.

Dessa forma, ao otimizar diversos posts para o mesmo termo de busca, ou até mesmo palavras semelhantes, eles ELIMINAM as possibilidades de os dois possuírem melhores posições no ranqueamento. 

Na prática, isso significa que seu site está competindo por posicionamento contra ele mesmo. 

Quando acontece essa canibalização, existem duas possibilidades:

  • A primeira é que as duas páginas podem se encontrar competindo pela mesma posição de ranqueamento.
  • A segunda possibilidade é a de nenhuma das duas páginas serem exibidas, ou seja, ambas serão anuladas.

Logo, o canibalismo de palavras-chave é extremamente prejudicial ao SEO para contabilidade, ao SEO para advogados e demais áreas como um todo.

Como identificar se há canibalização de palavras-chave em meu site?

Existe uma maneira bem simples de identificar a existência desse erro: basta digitar na barra de pesquisa do seu navegador “site:seu domínio e a palavra-chave desejada”.

Com esse modo de pesquisa o Google mostra para você se seu site está, ou não, sofrendo de canibalização de palavras-chave.

Qual é a melhor forma de resolver este problema?

Se identificado este problema em seu site, veja algumas dicas de como solucionar esse problema:

Links internos

Para ajudar o Google a detectar qual é o artigo mais importante, faça uma boa estruturação de links internos. Vincule o post menos relevante ao que possui maior possibilidade de ranqueamento.

Mesclagem de artigos

Se dois dos seus conteúdos atraem o mesmo público, e, basicamente, contam a mesma história, então você pode mesclá-los, reescrevendo os dois em um único artigo incrível. Essa é uma das melhores formas de resolver problemas de canibalização.

Índice de conversão

Se uma de suas páginas está convertendo bem para determinada palavra-chave, por que você manterá outras com o mesmo objetivo atrapalhando suas conversões? Realize uma boa otimização e deixe-a ainda melhor!

Portanto, se você precisa de ajuda para identificar e resolver esse problema, venha conversar conosco!

Com certeza podemos te ajudar a melhorar em muito seu posicionamento e gerar muito mais conversões!

Vamos conversar?

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco

Somos uma Agência de Marketing Digital para Contadores e Advogados em SP. Com certeza, podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio!

Vamos elevar sua empresa ao próximo nível?

Estamos esperando por você… até logo.

Acesse nosso Facebook: @GrupoDPG.Digital

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *