Inteligencia Artificial X Inteligencia Humana Na Contabilidade Como Se Posicionar E Se Destacar Post - Marketing Contábil Digital | Grupo DPG

Inteligência Artificial x Inteligência Humana na Contabilidade – Como se posicionar e se destacar?

Inteligência Artificial: ferramenta de suporte, não de substituição!

Com a capacidade de aprender e se adaptar, a inteligência artificial (IA) é um dos tópicos mais relevantes da atualidade. 

Na verdade, como ela pode digerir e analisar quantidades incalculáveis ​​de dados muito mais rapidamente do que qualquer humano poderia, além de permitir que os computadores tomem decisões que antes eram reservadas para mentes humanas, a IA está sendo usada em empresas e indústrias de todo o mundo.

Isso significa que, do marketing digital à contabilidade e finanças, todos os toques da Inteligência Artificial ​​estão prontos para uma transformação sem igual. 

No entanto, ela não pode apenas agir sem a contribuição humana, mesmo com a capacidade de extrair grandes quantidades de dados que são importantíssimos para a contabilidade e as finanças

Essa é uma transformação especialmente verdadeira para setores nos quais os números e dados são a força vital.

Como a Inteligência Artificial está transformando a contabilidade e as finanças?

Com exceção dos computadores que foram trazidos a nós pela revolução digital, a contabilidade e finanças não mudaram muito nos últimos cem anos. Isso é, até que este outro tipo de inteligência entrou em cena e trouxe suas muitas habilidades e capacidades para influenciar positivamente essas áreas de atuação. 

Em outras palavras, os escritórios de contabilidade costumavam favorecer os humanos através do processamento de dados e tarefas similares, agora há um olhar para além de uma força de trabalho humana comum, alimentada por nada além de dados e energia elétrica.

Por que as empresas de contabilidade estão agora considerando a possibilidade de implementação da Inteligência Artificial? 

Bem, como abordamos anteriormente, a IA está avançando rapidamente e agora pode processar dados na velocidade da luz – uma velocidade tão rápida que se torna impossível a competição por parte dos humanos. 

Além disso, este novo mecanismo pode aprender com os dados e tirar conclusões complexas, os quais os humanos geralmente ignoram completamente. 

Dessa forma, IA pode reduzir ou até mesmo eliminar os erros que os humanos não teriam percebido.

Veja alguns dos recursos de IA para escritórios contábeis:

  • Machine learning – permite verificação de volume de dados, como ISS de cada município.
  • RPA – ajuda na criação de fluxos de processos – aumentando os resultados e produtividade.
  • Deed learning – treina o computador para reconhecer padrões correlatos a receitas. 

Humanos vs. máquinas

Esse fluxo constante de máquinas inteligentes que podem processar dados mais velozmente do que a mente humana, não substituirá a força de trabalho, mas dará apoio para contadores! 

Em outras palavras, ao invés de substituir os contadores, a IA está assumindo tarefas para que os humanos possam se concentrar em necessidades mais estratégicas.  De níveis mais altos, que exigem insights humanos que não podem ser replicados por máquinas. 

À medida que essa ferramenta assume cada vez mais tarefas repetitivas e demoradas, os contadores precisarão aperfeiçoar suas habilidades em aprender a usar as capacidades da IA ​​em seu benefício, para aumentar sua própria produtividade.

Por um lado, os softwares estão ajudando as empresas e os contadores a compreenderem mais profundamente seus clientes. Um exemplo disso, é que o algoritmo da IA é muito mais rápido na extração de informações e dados críticos, sendo capaz de dividir informações por mercados e segmentos, de forma mais focada e assertiva. 

Portanto, à medida que a IA permeia cada vez mais o mercado contábil e financeiro, mais e mais tarefas serão automatizadas, trazendo assim, melhores operações e melhores custos. 

Confira Nossas Especialidades Gif - Marketing Contábil Digital | Grupo DPGIsso cria empresas contábeis mais produtivas e eficientes, gerando maior conquista de clientes, do que aqueles que não adotaram a inteligência artificial como recurso estratégico!

Se você quer sua empresa líder no mercado contábil, venha falar conosco! 

Ficaremos felizes em ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Grupo DPG?

Somos uma Agência de Marketing Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @GrupoDPG.Digital

Sucesso e até logo.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’12404′ title=’Blog – Newsletter'”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *