Um site para advogados precisa ser poderoso – mas por quê? Essa é uma pergunta comum que meus clientes fizeram quando eu disse a eles que seus sites deveriam ser poderosos.
A minha resposta para eles foi bem simples: uma empresa com um site ruim é uma empresa ruim!
“Ah, mas o meu escritório não pode ser definido pelo meu site!” – Você me diz, e eu te digo que, perdão Doutor(a), mas você está errado(a)!
Estamos vivendo na era da Internet, o que alguns autores por aí têm chamado de a Terceira Revolução Industrial! E você, advogado? Está preparado para essa transformação? O seu escritório tem a estrutura necessária para se sustentar diante da concorrência?
Se a resposta for sim, recomendo que continue lendo o conteúdo abaixo, e se a resposta for não, então eu recomendo que você também continue a sua leitura!
Seu escritório está preparado para as novas transformações digitais?
Eu não estou aqui te vendendo serviços, mas sim informando a respeito de uma realidade que muitos empresários se recusam a aceitar, seja dentro da contabilidade, da advocacia, do varejo ou de qualquer outro segmento – sempre existem aqueles que vivem em um mundo paralelo, onde os fatos parecem não influenciar seus negócios, até que isso começa a se refletir nos números da empresa e as coisas vão mal… Só aí o empresário passa a considerar a possibilidade de que estava errado, e de que ficou para trás da concorrência.
Deixe-me contar: a Internet está aí e é “para todos”. Boa parte da população com poder aquisitivo para contratar serviços e comprar produtos possui acesso à internet, seja através de computadores ou dispositivos móveis. E você precisa ser encontrado por essas pessoas!
Se você não possui um site para advogados, então seus clientes só te encontrarão através de:
- Recomendações;
- Contato visual com o seu escritório.
- E isso representa um grande desperdício de oportunidades!
Um site jurídico é capaz de ultrapassar as fronteiras de bairros, cidades, estados e até países, possibilitando que o seu nome ganhe reconhecimento internacional – dentro das normas da OAB para o Marketing Jurídico, é claro.
E isso não é tudo, até porque não basta ter um site para advogados. Ele precisa ser PODEROSO para realmente fazer a diferença no mercado. Está entendendo? Continue, estamos quase chegando à conclusão final.
O que é um site para advogados realmente PODEROSO
Quando um advogado decide que precisa ter um site jurídico, em muitos casos, é porque ele sente que precisa aumentar a sua carteira de clientes e não conseguiu fazer isso de nenhuma outra forma.
Já falamos de como um website para advogados ajuda a aumentar a carteira de clientes de um escritório de advocacia. Entretanto, é preciso ter em mente que um site jurídico não deve ser criado simplesmente para aumentar a sua lucratividade, ainda que essa seja uma das suas finalidades.
O seu site jurídico precisa ser realmente poderoso, precisa fornecer uma experiência de navegação única, conteúdo relevante para a leitura e a oportunidade para que o visitante resolva seus problemas sem que precise contratar seus serviços!
Parece loucura? Talvez, e provavelmente você discorde completamente dessa ideia, mas se for o caso, então você não está preparado para o que o mercado está passando a exigir de TODAS AS EMPRESAS.
O consumidor quer benefícios, ele precisa enxergar valor naquilo que compra. Estamos fora – e distantes – daquela era onde as pessoas compravam algo somente pelos preços. O custo de algo ainda é um fator de grande influência na decisão de compra de um consumidor, contudo, o que realmente funciona como a batida final do martelo é a pergunta: “como esse produto ou serviço irá resolver os meus problemas?”, além da resposta para essa pergunta, é claro!
Portanto, o seu site para advogados precisa:
- Comunicar os valores da sua marca;
- Esclarecer como aquilo que você faz é REALMENTE ÚTIL na vida dos seus clientes;
- Se focar não nos seus serviços, mas nos efeitos deles nas vidas, carreiras e rotinas dos seus clientes;
- Possibilitar que os visitantes aprendam algo – de forma praticamente consultiva – com os artigos que o seu blog deverá ter;
- Mostrar meios de contato dinâmicos e canais para a distribuição de informações para os visitantes;
- Ter diversas portas de entrada para diferentes seções do seu site, priorizando os conceitos de UX e design de forma dinâmica e responsiva – visto que a maior parte dos usuários da Internet se conectam através de smartphones e tablets hoje.
E isso só para começar. Quando seu site é leve, fluido, possui tempos de carregamento cada vez menores e ainda oferecem tudo isso, ah meu amigo advogado… Você pode ter certeza que seus clientes serão conquistados de forma definitiva.
E, acredite: eles gostam da informação nua e crua, assim como eu estou aqui, te entregando essas dicas sem utilizar termos jurídicos ou uma linguagem complicada. Deixo isso para alguns outros posts mais técnicos.
A verdade é que você precisa estar verdadeiramente imerso na rotina dos seus clientes, entender como seu público-alvo se comunica, o que procura, o que precisa, e como você pode auxiliá-los de forma verdadeira, não apenas descrevendo os serviços que o seu escritório oferece em uma página qualquer. Não, não é assim que se faz!
O seu público-alvo precisa sentir empatia, e ser empático não significa tratar alguém como você gostaria de ser tratado, e sim tratar as pessoas como ELAS gostariam de ser tratadas.
Faz sentido para você?
Então, agora sim, é hora de oferecer o que eu sei fazer! Se você concorda com o que eu disse acima, ou mesmo se discorda, mas quer aproveitar o benefício da dúvida, vamos marcar uma conversa – você não precisa comprar nada, mas eu te garanto que ao final da nossa discussão você convencerá a si mesmo (eu não irei te convencer, apenas entregarei os fatos) de que precisa de um site para advogados realmente poderoso.
Muito sucesso e um grande abraço.
Marta Giove.