SERPs: como ajudam na captação de clientes em minha contabilidade?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Você sabe o que são as SERPs e por que você precisa contar com ela para tornar o seu escritório mais rentável?

Sabia que as SERPs podem ajudar o seu escritório a ser encontrado com mais facilidade na internet, facilitando a captação de clientes? Leia o nosso artigo e entenda!

Olá, contadores e contadoras! No artigo de hoje, buscamos reunir informações completas sobre SERPs. Você já ouviu falar delas? Bem, nós vamos te explicar!

Inicialmente, é importante a gente lembrar que não é de hoje que nós conversamos sobre a importância do seu escritório ter uma presença digital forte, não é mesmo?

Principalmente considerando a crescente migração de negociações entre consumidores e empresas para plataformas digitais.

E, como a gente sabe que você tem uma preocupação constante com o crescimento do seu escritório e a solidificação do nome da sua empresa, é que hoje vamos conversar sobre o SERP.

Sendo assim, em nosso artigo, dentre outros pontos, você terá mais clareza sobre o porquê de ser importante você também ter uma presença no mundo digital, o que é SERP, como estar na internet de forma estratégica, o que é o SEO, o que ele pode fazer por sua contabilidade e o motivo de ser tão importante você contar com auxílio especializado para cuidar da estratégia de Marketing digital da sua contabilidade.

E então, vamos lá?

Será mesmo que o ambiente virtual é uma tendência?

Antes da gente de te explicar o que, de fato, são SERPs, é importante que a gente converse sobre o contexto do comércio eletrônico nesse momento.

Não é de hoje que a gente pode perceber uma inclinação e preferência das pessoas pelo mundo virtual.

Ele permite a troca de informações de maneira rápida e contato com indivíduos e empresas remotamente.

Prova disso é o sucesso das redes sociais, e aqui não estamos falando apenas das atuais.

Quem não se lembra do Orkut, do ICQ, mIRC ou mesmo MSN Messenger?

Bem, o fato é que todas elas foram evoluindo até a gente poder chegar nas atuais plataformas de marketplaces, redes sociais, dentre outras.

Também podemos observar que evoluções nesta área não param de acontecer.

Por exemplo, há pouco tempo atrás o Facebook era, de fato, apenas uma rede social em que pessoas interagiam entre si através de páginas, grupos e perfis.

Hoje, ele tem seu próprio marketplace, tipo de shopping center virtual, no qual usuários podem disponibilizar produtos e realizar negociações.

Além disso, a própria plataforma permite realizar anúncios com os quais você pode alcançar públicos específicos, de acordo com os seus propósitos.

Exemplo disso também é o Instagram, que, a cada dia mais vem sendo usado para divulgação de marcas e produtos, inclusive muitos usam o seu direct – espaço reservado para troca de mensagens, para solicitar a entrega de produtos ou prestação de serviços.

E, essa realidade foi bastante acelerada com as medidas de distanciamento social impostas pelo Governo como forma de combater a Covid-19.

Nesse contexto, o comércio eletrônico está ganhando cada vez mais espaço e fazendo parte do dia a dia de diferentes públicos consumidores.

Dito isso, é um lugar propício para que você possa atrair novos clientes, concorda?

E, uma dúvida que você pode estar se fazendo agora é: isso também se aplica a profissões mais tradicionais, como o Direito, Medicina e Contabilidade?

Sobre isso vamos falar no próximo tópico.

Profissões tradicionais vão precisar se adaptar a essa nova realidade?

Profissoes Tradicionais Vai Precisar Se Adaptar A Essa Nova Realidade Post - Marketing Contábil Digital | Grupo DPGEntão, para que você tenha um melhor entendimento do que se tratam as SERPs, é necessário que, inicialmente, você saiba que sim, os contadores também vão precisar se adaptar a esta nova realidade.

O fato é que, na verdade, as mudanças que estão acontecendo afetam a todos indivíduos e profissões.

Para ilustrar, embora a telemedicina seja algo que venha sendo discutido desde a década de 90, somente agora em 2020, também por conta da pandemia, é que ela passou a ser mais presente em nosso dia a dia.

Exemplo disso aconteceu em Minas Gerais, onde vários atendimentos foram feitos usando essa tecnologia.

Na área do Direito, muitos advogados já realizam atendimento via ferramentas de videoconferência online, como por exemplo o Google Meet e o Zoom.

Para tornar mais claro esse entendimento, a gente pode trazer o exemplo do Conselho Nacional de Justiça, entidade que trabalha para melhorar as atividades do nosso sistema judiciário.

Ele tem uma página exclusiva para gerir o uso da ferramenta por magistrados, ela é chamada de Sistema Nacional de Videoconferência.

Tratando-se de escritórios de contabilidade, podemos perceber que existem várias ferramentas que estão sendo gradualmente incorporadas ao seu dia a dia, com o objetivo de proporcionar mais segurança da informação, agilidade na execução das tarefas, redução de custos, dentre outros.

O projeto SPED é um bom exemplo disso, já que ele exigiu uma comunicação mais próxima entre contabilidade e seus clientes, além de exigir a adequação das rotinas de diferentes setores à essa nova realidade.

Perceba que essas mudanças também afetaram órgãos governamentais, principalmente tendo em consideração sua origem neles.

Nesse contexto, também vemos uma crescente migração de várias contabilidades para o mundo virtual.

Como prova disso, basta que você faça agora mesmo uma consulta por “escritório de contabilidade” no Google, você vai se surpreender com a quantidade deles que já estão apostando em uma estratégia de Marketing Digital.

Além disso, muitos também estão adaptando sua forma de trabalho e disponibilizando contabilidade digital.

Trata-se de um serviço em que as execuções das rotinas contábeis são feitas inteiramente pela internet.

Nela, na maioria das vezes, o próprio cliente é quem alimenta o sistema de gestão.

O trabalho do contador passa a ser mais focado na análise, e isso é possível também devido ao fato das próprias plataformas estarem configuradas para cruzar e integrar dados, gerar e transmitir relatórios.

Sem contar que, está cada vez mais comum escritórios e profissionais autônomos possuírem blogs e perfis em redes sociais diferentes. 

Isso ajuda a terem um diálogo mais próximo ao seu público.

O que é ter uma presença digital?

Nesse contexto, os SERPs estão diretamente relacionados à presença digital da sua contabilidade, e por conta disso, é imprescindível que a gente entenda, antes de tudo, o que seria ter uma presença digital.

Porém, o que muitos não sabem e você está em vantagem por ler esse artigo, é que ter uma presença digital por si só pode não trazer os resultados que o seu escritório precisa para construir autoridade digital, atrair mais clientes e crescer.

Já pensou se um empresário decide abrir comércio para vender, no mesmo local, roupas de festas, produtos de autopeças e hospitalares?

Talvez essa ideia não dê muito certo, concorda?

Ele poderá ficar perdido quanto às necessidades de cada público, poderá também ter dificuldade para selecionar fornecedores com melhor qualidade… enfim, existem muitos fatores que podem contribuir para que a ideia não vá para frente.

Isso porque, no mínimo, o comércio não foi aberto de maneira estratégica.

Assim também acontece com o marketing da sua contabilidade.

Para que ele alcance seu público-alvo, é preciso entender como as ferramentas online funcionam e usá-las em prol do seu escritório.

Ou seja, criar um site de qualquer forma, um blog que fala de assuntos aleatórios, ter um perfil em uma rede social apenas para se fazer presente fará com que você gaste tempo e não tenha resultados expressivos.

Então, é necessário dedicação para se estudar tantos os fundamentos e metodologias envolvidas no Marketing, quanto as funcionalidades e abrangência de cada uma dessas redes.

Sobre isso precisamos admitir, é uma tarefa, de fato, bastante complexa e longa, mas que poderá trazer muitas vantagens ao serem aplicadas em prol da melhoria dos resultados de negócios como o seu escritório de contabilidade.

E, é sobre esses benefícios que nós vamos conversar um pouco no próximo tópico.

Quais os benefícios de uma presença digital para minha contabilidade?

Tratando-se do Marketing Digital para contadores, existem várias vantagens que podemos citar.

Uma delas é que, através da presença online, você poderá ampliar a área de captação de novos clientes.

Ou seja, poderá também estar mais próximo de empresas sediadas em cidades próximas ou mesmo de outros estados.

Na internet fica muito mais fácil de você construir a reputação e a autoridade da sua empresa.

Isso pode ser alcançado compartilhando conteúdo através de diferentes mídias, como, por exemplo:

  • Podcasts;
  • Blog posts;
  • Vídeos;
  • Imagens.

A internet amplia também os seus canais de comunicação, seja para tirar dúvidas ou dar orientações quanto a procedimentos que devem ser seguidos pela empresa que contratou seus serviços.

O melhor é que os custos envolvidos na execução de uma estratégia de Marketing Digital costumam ser muito inferiores àqueles que seriam necessários caso você fosse realizar uma campanha pelo marketing convencional.

Quais os tipos de publicações posso fazer as quais trarão vantagens à minha contabilidade?

Bem, se iremos falar sobre SERPs, então é muito importante relacionar as principais formas que o conteúdo pode ser compartilhado por você no mundo virtual.

Então, como falamos anteriormente, é importante que você realize de forma pensada as ações de Marketing digital em sua contabilidade.

Isso se aplica, principalmente, no que diz respeito ao conteúdo que será disponibilizado em suas redes sociais.

Nesse contexto, dentre os tipos, elas poderão ser elaboradas a partir dos seguintes formatos:

Blog posts

Blogs são espaços na internet que surgiram principalmente com a finalidade de compartilhamento de textos e, também devem ser considerados quando se trata de SERPs.

Inicialmente, eram muito usados por pessoas que buscavam compartilhar seu dia a dia e opiniões sobre determinados assuntos.

Porém, diferentes negócios perceberam todo o potencial que ele possui para ter um diálogo mais próximo do público-alvo e reforçar a autoridade de uma marca a partir da transmissão de conhecimento acerca de assuntos relacionados ao negócio.

Através dos conteúdos publicados em seu blog, sua empresa poderá ser localizada com mais facilidade nas pesquisas do Google Search e, os SERPs são uns dos critérios que vão colocar suas produções na primeira página dos buscadores.

É importante destacar que, hoje as páginas de blogs aceitam conteúdo multimídia, ou seja, você poderá disponibilizar imagens, vídeos, podcasts, dentre outros.

Vídeos

Conteúdos disponibilizados através de vídeos estão sendo cada vez mais consumidos e, dentre suas vantagens, está a maior facilidade de explicar conteúdos com maior complexidade para o seu público.

Eles podem ser trabalhados em vários formatos, desde apresentações, entrevistas ou mesmo usando animações.

Infográficos

É uma ótima maneira de se apresentar conteúdos, e também poderá se valer dos benefícios das SERPs.

O infográfico se trata de um conteúdo que em sua composição possui um maior percentual de imagens e com uma quantidade de textos relativamente menor.

Isso é feito com o objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo e ajuda a ter um maior engajamento com o seu site ou blog.

Um dos seus objetivos é organizar as informações e disponibilizá-las de maneira sistematizada.

Ele pode ser feito usando-se texto, gráficos, imagens e cores diferentes.

Podcasts

De certa forma, é um conteúdo bastante simples de ser produzido e as SERPs devem ser usadas pensando, justamente, em seu compartilhamento.

Podcasts são transmissões de áudio sobre determinado assunto.

Ele pode ser usado para falar sobre política, cinema, culinária, economia… enfim, os mais variados temas.

Através dele, sua contabilidade poderá deixar seus clientes atualizados sobre as principais mudanças na legislação, bem como processos internos que podem ser utilizados para otimizar o dia a dia de suas empresas.

Uma das vantagens dos podcasts é que eles podem ser consumidos nos mais diferentes momentos, seja no trânsito, durante o trabalho… enfim, é um meio de transmissão bastante versátil.

Podcasts também devem ser considerados quando se trata de estratégia de SERPs em sua presença na internet.

EBooks

Também chamados de livros digitais, um e-book é um conteúdo rico sobre determinado assunto.

Um dos seus objetivos é se aprofundar sobre um determinado tema e entregar ao seu público-alvo conteúdo relevante e que possa fazer diferença em suas vidas.

Webinar

De maneira resumida, podemos entender como um webinar uma palestra ou aula que é realizada inteiramente de forma online, na internet.

Ele acontece em apenas uma única via, ou seja, a comunicação flui diretamente do palestrante para sua audiência.

A palavra webinar surgiu da contratação de web, que seria a parte da internet que pode ser visualizada, e seminar, que seria seminário em inglês.

Entrevistas

Trata-se de uma conversa entre duas pessoas (entrevistado e entrevistador), cujo objetivo é se aprofundar em um determinado tema.

O interessante é que entrevistas podem ser disponibilizadas ao seu público através de diferentes formatos:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Podcasts.

Porém, deve ser bem estruturada e conduzida para garantir que durante todo o momento esteja focada no assunto pré-estabelecido, bem como levar conhecimento relevante ao seu público-alvo.

Logo mais você perceberá que as SERPs, em determinados momentos, poderão não estar ligadas diretamente ao conteúdo disponibilizado, porém farão toda a diferença para que eles sejam encontrados pela sua audiência.

Por que devo me preocupar com os resultados dos mecanismos de buscas?

Bem, chegamos até aqui e percebemos que, ao ter todo o trabalho para produzir e publicar seus materiais, o objetivo de sua contabilidade é fazer com que as pessoas certas possam acessá-los, correto?

Ou seja, o seu objetivo ao ter uma presença digital é atrair mais clientes através de maior visibilidade do seu negócio, certo?

Dessa forma, uma das formas de alçar isso com maior facilidade é também contando com o auxílio de mecanismos de buscas.

E, nesse contexto, as SERPs têm relação direta com os resultados de buscas, já que elas irão te ajudar a garantir que suas publicações possam ser encontradas na internet.

Como o ranqueamento do Google funciona?

Para que você tenha uma ideia mais clara sobre o porquê da necessidade de se preocupar com as SERPs, é importante que, primeiramente, você saiba como um mecanismo de busca funciona.

Para exemplificar, vamos trazer como exemplo o Google Search, um dos mais usados ultimamente.

De maneira simplificada, ela funciona através de três passos.

O primeiro deles: o conteúdo é procurado na internet através de robôs, também chamados de rastreadores.

Eles são incubidos de verificar a existência de novas páginas ou atualizar as que já foram catalogadas

Há várias formas diferentes de se realizar essa tarefa, porém uma das maneiras mais comuns é através de links existentes em páginas já conhecidas.

Posteriormente, o conteúdo de cada uma delas é identificado e catalogado, ou seja, organizado para facilitar em pesquisas futuras.

Por fim, esses resultados são disponibilizados aos usuários quando são realizadas consultas.

Lembrando que, existem vários critérios que serão utilizados para que esses resultados sejam alcançados, por exemplo: SERPs, local em que o usuário está fazendo a pesquisa, tipo de dispositivo usado (smartphone, notebook, etc.), dentre outros. 

Ou seja, os mecanismos de buscas possuem critérios que serão levados em consideração ao ranquear páginas na exibição de seus resultados.

Esse ranqueamento é realizado através dos algoritmos, os quais possuem as especificações que serão utilizadas para apresentar os resultados.

O que é SEO e por que é importante que ele seja feito?

Sabendo disso, é importante que nesse momento a gente te explique do que se trata o SEO, se atentar a esse ponto é imprescindível para que você compreenda, posteriormente, o que seriam as SERPs.

Essa é a sigla para Search Engine Optimization, que em portuguê pode ser entendido como Otimização para Motores de Buscas, ou mesmo Otimização para buscadores.

Consiste na adaptação de páginas de acordo com o algoritmo do buscador, para que ela tenha um bom posicionamento ao serem feitas pesquisas.

Na verdade, tendo em vista a importância da primeira página para que sua contabilidade seja conhecida e possa ser priorizada em relação aos seus concorrentes, ter uma boa posição nos resultados de buscas pode fazer toda a diferença nesse aspecto.

O que é Marketing de Conteúdo e por que ele deve estar alinhado com o SEO?

No contexto do Marketing Digital e das SERPs, um aspecto que se destaca bastante, principalmente se tratando da presença digital da sua contabilidade, investir na produção de conteúdo é uma estratégia inteligente para ter um diálogo mais próximo ao seu público e construir a autoridade da sua marca.

Porém, ele deve ser feito de forma bem estruturada, tendo em vista estratégias específicas para que cumpra com sua finalidade.

Dessa forma, é importante conhecer seu público-alvo, identificar assuntos que sejam de seu interesse e que possam facilitar o dia a dia e o tom de voz que tornará o material produzido mais atrativo e relevante.

Também, como citamos anteriormente, todas suas produções devem estar alinhadas com boas práticas de SEO, pois de nada adianta produzir os melhores materiais se eles não conseguem alcançar o seu público, concorda?

Então, agora que chegamos até aqui, é o momento da gente conversar um pouco sobre as SERPs.

Enfim, o que são SERPs?

As SERPs nada mais são do que as páginas de resultados em que as buscas serão exibidas pelos buscadores.

Elas costumam ser apresentadas a partir das palavras-chaves disponibilizadas no momento da pesquisa.

SERP é a sigla para Search Engine Results Page, que em tradução livre, pode ser entendido como Página de Resultado de Buscas.

Os resultados presentes nas SERPs serão exibidos, conforme já conversamos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Google, ou buscados na pesquisa que esteja sendo realizada. 

Por conta disso, é essencial que você conheça quais são esses critérios e adapte seus conteúdos a eles.

Como as SERPs devem estar estruturadas?

Inicialmente, é fundamental que você entenda que um dos objetivos do Google é facilitar a vida de seus usuários através da apresentação de conteúdo que seja pertinente ao que ele esteja buscando, e isso está diretamente relacionado às SERPs.

Dessa maneira, as SERPs buscam resumir todos os dados presentes em uma determinada página, com o objetivo de dar ao usuário o máximo de informações possíveis de cada uma delas em um curto espaço, conforme você pode notar abaixo:

Essas informações farão toda a diferença para que o usuário possa acessar ou não a página de sua empresa, através dos resultados exibidos pelas SERPs.

Tratando-se do Google, as SERPs também nos trazem os painéis de informações.

Eles são apresentados no lado direito da página e são comuns de serem mostrados ao se buscar informações de pessoas, organizações, dentre outros.

As informações apresentadas são provenientes de fontes existentes em toda a internet.

Por exemplo, o painel de informações na imagem abaixo está no lado direito.

Além disso, tratando-se de SERPs, temos também o pacote de imagens, que são apresentadas as quais possuem a palavra-chave buscada vinculada a elas, como podemos observar abaixo:

Então, perceba que, o que se relaciona às SERPs, suas publicações devem estar todas otimizadas de forma ampla, e isso inclui também as imagens disponibilizadas em sua página.

Como o SEO se relaciona com as SERPs?

Bem, como vimos até aqui, o SEO está totalmente ligado às SERPs que serão exibidas.

Dessa forma, é fundamental que você entenda o seu funcionamento e adapte a produção dos seus conteúdos ao algoritmo do Google, isso aumentará bastante as chances de sua contabilidade aparecer nas primeiras páginas do buscador.

Porém, essa não é uma tarefa que costuma ser fácil.

Nesse contexto, para facilitar o seu entendimento, vamos conversar um pouco sobre como deve ser feito um blog post.

Conforme conversamos anteriormente, é fundamental que você conheça o seu público-alvo e saiba o tom de voz utilizado por ele.

Esse será um ponto importante, já que ficará mais fácil fazer com que ele permaneça na sua página e consuma o conteúdo até o final.

O tempo que os usuários da internet passam em suas publicações também é considerado pelo Google como critério de ranqueamento.

Além disso, é necessário que você busque as palavras-chaves que possuem relação com seus usuários e use-as para direcionar suas publicações.

Elas deverão ser trabalhadas em todos os seus textos, incluindo em imagens.

Deverá estar contida nos títulos e subtítulos, mas não em todos, um dos aspectos priorizados pelos mecanismos de busca é a qualidade do que é produzido.

Ou seja, de nada adianta encher suas publicações com uma palavra-chave com único objetivo de ter um bom ranqueamento nas SERPs, pois o algoritmo do Google leva em conta a densidade delas em seus conteúdos.

Na verdade, se isso for identificado como forma de burlar os buscadores, você, como sanção, poderá ter até seu site excluído da indexação do Google.

Tratando-se de títulos e subtítulos, é muito importante que seus textos os contenham, pois os rastreadores de mecanismos de buscas costumam utilizá-los como critérios para catalogar conteúdos.

Além disso, é importante prezar pela escaneabilidade de suas publicações, a qual consistem em fazer com que informações importantes dos seus conteúdos sejam facilmente identificadas por seus usuários.

Nesse contexto, tópicos, bullet points, ou seja, listas e uso de espaços em branco, são fatores que facilitam bastante a leitura.

Também é fundamental que seu site ou blog se adapte facilmente a dispositivos diferentes, ou seja, smartphones, tablets e computadores, isso vai te ajudar bastante no que se relaciona ao ranqueamento nas SERPs.

O Google preza muito pela experiência dos usuários em sua página e esse também é um dos pontos que são considerados para ranquear suas publicações nas SERPs.

Além disso, ter em uma mesma página diferentes conteúdos multimídia é um fator positivo.

Então, além de textos e imagens, inclua infográficos, vídeos, podcasts, dentre outros.

Isso, além de facilitar com que usuários encontrem as informações que procuram e facilitar o entendimento sobre a mensagem a ser passada, também contará positivamente no que diz respeito ao ranqueamento, já que, como foi dito, o tempo gasto em sua página também é critério que será usado para dizer em que posição você estará ao ser apresentado algum resultado.

Além disso, a frequência com que você posta novos conteúdos também é considerada quando se trata de ranqueamento nas SERPs de buscadores.

Qual o diferencial e vantagens que o uso de SERPs trazem à minha contabilidade?

Como percebemos, considerar os SERPS ao publicar algum conteúdo é essencial para que você seja percebido mais facilmente por seus potenciais clientes.

É através dessa estratégia que você terá mais visualização e será uma possibilidade de escolha quando algum empresário precisar de algum dos serviços contábeis que você disponibiliza.

Então, é fundamental perceber que, para que sua presença na internet seja efetiva, não adianta apenas ter um blog, site ou mesmo fazer publicações esporádicas.

É necessário ter compromisso, entender como todo o sistema funciona e alinhar suas estratégias de acordo com o que é exigido pelos buscadores, necessidades e perfil dos seus potenciais clientes.

Entender sobre SERPs vai te ajudar a não perder tempo, a ter uma presença na internet efetiva e que apresente bons resultados.

Apoio especializado: realmente é necessário?

Porém, devido à quantidade de detalhes, nem sempre é uma tarefa fácil cumprir com todos esses pontos.

Existem muitos detalhes que precisam ser observados e muitos pontos que devem ser considerados ao montar a estratégia de sua presença digital na internet.

Então, assim como seus clientes precisam, por exemplo, do seu apoio para evitar problemas com o fisco ao enviar sua Declaração de Imposto de Renda, é uma estratégia inteligente e que vai te auxiliar a poupar seu tempo contando com apoio especializado.

E, além disso, vai te dar o apoio necessário para fazer com que tudo seja feito com eficiência.

Saiba como nós, do Grupo DPG, podemos te ajudar nessa tarefa

Nesse contexto, nós, do Grupo DPG, podemos te auxiliar.

Somos uma empresa de Marketing especializada em auxiliar contadores a melhorarem seus resultados através do Marketing Digital.

Temos experiência de sucesso em todo o Brasil e podemos dar o apoio que você precisa para reforçar sua autoridade e manter um diálogo mais próximo aos seus clientes.

Nosso apoio vai muito além da otimização de suas publicações e páginas para as SERPs, mas também a toda sua tática de marketing na internet.

Para isso, contamos com profissionais de diferentes áreas, desde mercadólogos, literatos, publicitários e contadores.

Nosso trabalho é feito com foco nos resultados e podemos te ajudar a definir as melhores estratégias para que você tenha uma presença efetiva na internet.

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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