Pesquisa Por Voz: O Que É, Como Funciona E Porque É Necessário No Marketing Contábil?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Pesquisa Por Voz: Entenda A Revolução Que Está Acontecendo No Marketing Digital Contábil E Descubra Os Motivos Pelos Quais Você Precisa Dessa Funcionalidade O Mais Rápido Possível Para Não Ficar Para Trás Durante A Crise!

Descubra O Que É A Pesquisa Por Voz E Como Ela Está Dominando O Mercado De Pesquisas Na Web!

Antes de começar este artigo, levando em conta o fato de que ele fala sobre pesquisa por voz, quero deixar claro que ele foi feito com o auxílio do assistente do Google e totalmente através da fala!

Bom, as coisas vêm mudando constantemente, o mundo está passando por uma fase extremamente complicada, a situação econômica e política do Brasil está em declínio e a única chance que temos para nos safar disso é através das tendências digitais. 

As pessoas não podem mais sair de suas casas para comprar ou mesmo para ter lazer, tudo tem se tornado cada dia mais complicado – principalmente para nós que somos empreendedores, porque, se não for por nós, quem fará a economia se estabilizar novamente? Quem fará o país voltar à lista dos emergentes? 

Queridos contadores e contadoras, não há escapatória para este momento a não ser a união para transformamos os meios digitais e conseguir conscientizar o máximo de pessoas possível sobre o grande risco de falir que corremos agora. 

Então, sendo assim, eu trouxe, hoje, uma das tendências que mais tem tomado forma no mundo digital! Vamos falar sobre a pesquisa por voz e como ela tem diferenciado a forma como nossos clientes pesquisam, a maneira como ela tem facilitado a acessibilidade e, é claro, a forma como ela tem aumentado os resultados de milhares de empresas pelo mundo. 

A pesquisa por voz não é mais uma novidade, aliás, já falei sobre ela aqui no blog algumas vezes. Mas, agora mais do que nunca, é preciso ter atenção à todas as possibilidades que a internet tem gerado, já que é só por ela que as nossas empresas continuam atuantes.

O setor contábil tem se tornado cada vez mais dependente da web para evoluir, e essa dependência se tornará uma realidade muito expressiva em pouco tempo. Por isso, esteja atento e aprenda tudo o que puder para dominar essa ferramenta que está ao seu dispor e dos seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Vou te explicar tudo sobre a pesquisa por voz! 

Boa leitura!

Tecnologia: Inimiga Ou Aliada?

Mesmo que os nomes não sejam tão conhecidos, tenho total certeza que você já chamou a Alexa, Cortana, Siri ou Bixby para resolver alguma coisa muito urgente. 

Quem de nós nunca soltou um “okay, Google” quando o celular estava longe e queríamos ouvir uma música no YouTube, ativar o despertador ou qualquer outra coisa, não é? 

Bom, tudo isso o que falei aqui em cima é chamado de inteligência artificial, softwares que reconhecem as nossas necessidades porque foram ensinados para isso, desenvolvidos para isso. 

A facilitação do dia a dia tem se tornado uma pauta cada vez mais recorrente quando o assunto é tecnologia. Por exemplo, nos anos 90, falavam que, em no máximo 10 anos, não precisaríamos mais fazer nenhuma tarefa de casa, você lembra?

Enfim, isso se tornou realidade, mas não foi muito bem aceito pelo público, já que as pessoas não viam a tecnologia como uma maneira de melhorar suas vidas, mas uma ameaça iminente aos seus empregos e demais atividades. 

Como eu poderia aceitar que um robô fizesse meu trabalho?

Tudo mudou e, hoje, a grande maioria das pessoas nem precisa mais tocar no celular para fazer uma pesquisa, mas… 

Uma coisa ainda se mantém firme: o medo de tudo ser dominado pelas inteligências artificiais. 

Eu não sei e não posso afirmar se isso vai se tornar uma realidade ou não, mas o que fica muito claro é que, a cada dia mais, as tecnologias têm proporcionado novas funcionalidades e soluções para problemas que a gente nem sabia que tinha. 

Como, hoje, em meio a uma pandemia, você faria para tocar a sua empresa se não fosse a internet, né?!

Por isso, posso afirmar com certeza: 

A tecnologia não é inimiga, tudo o que precisamos é dar mais espaço e passar pelo processo de adaptação.      

O Que É Pesquisa Por Voz?

Assim como eu dizia antes, a pesquisa por voz – ou voice search, como é conhecido o nome original em inglês – é uma facilitação para o nosso dia a dia. Ela consiste no reconhecimento de fala de acordo com o timbre que sua voz emite – por isso quando outra pessoa fala “okay Google” o seu celular não reconhece.

Em aspectos gerais, a gente pode dizer que a pesquisa por voz capta a sua pergunta ao buscador e faz com que ele vasculhe tudo na web atrás de uma resposta viável para o questionamento – daí a importância de fazer conteúdos com profundidade que agreguem, realmente, novos conhecimentos aos leitores, além de utilizar de maneira correta a semântica. 

🛑 Alguns Dados Para Entender A Mudança Nos Padrões De Pesquisa – E, É Claro, Para Você Implementar A Voice Search Na Sua Empresa Contábil “Pra Ontem” 🛑

  • Segundo o buscador Bing, a pesquisa por voz é 3,7x mais rápida que a pesquisa através da digitação.
  • Segundo uma pesquisa da Gartner Group, até 2020 – o ano em que estamos -, 30% das sessões na internet vão acontecer “screenless”, portanto, sem a utilização de uma tela ou monitor.
  • Uma outra pesquisa feita pela ComScore mostra que, em 2020 – e cá estamos nós -, 50% de todas as pesquisas do mundo serão feitas por meio da voz.
  • Segundo a RD Station, em dado levantado durante o evento RD Summit, em 2019: a “era da voz” concederá às pessoas, além de simplesmente uma usabilidade melhor em termos de dispositivos móveis, a possibilidade de comandar casas inteligentes e ter, de fato, uma vida realmente mais fácil.”
  • Em 2018, o Google divulgou a informação de que, apenas no Brasil, cerca de 5 a 10% das pesquisas são feitas por voz. Agora, imagina como esses dados estão atualmente 😲.

Pesquisa Por Voz: As Mudanças No Algoritmo Do Google

Desde 2013, o Google já disponibiliza juntamente com a Hummingbird, a opção de pesquisa por voz.

Sendo assim, tendo em vista as modificações no mecanismo de busca e nas tendências de métodos de pesquisa, o Google passou a aprimorar o seu algoritmo com o intuito de melhorar os resultados para que mais pessoas possam utilizar essa modalidade sem que encontrem dificuldades. 

Ou seja, a cada dia mais, uma das maiores empresas de tecnologia está se adaptando para melhorar e se atentar às tendências da internet. 

E você, está nesse caminho também?  

A Pesquisa Por Voz Se Baseia No Tempo E Na Localização Do Usuário, Por Isso Você Precisa Do Google Meu Negócio!

É claro que não basta apenas ter um site na internet para que o Google te encontre. Eles proporcionam facilidades aos usuários, mas existe o outro lado da moeda para aqueles que – assim como você e Eu – querem um bom ranqueamento.

Sendo assim, existem diversos fatores que precisam ser levados em conta, juntamente com o SEO, para efetivar os seus esforços em relação à pesquisa por voz. 

Vamos agora falar sobre um dos principais: o Google Meu Negócio!

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google, onde, é possível gerenciar o seu posicionamento e presença na Web de acordo com a localização e serviços que você presta. 

Dessa forma, a gente pode dizer que essa ferramenta traz diversas funcionalidades, como: 

  • contato direto com o cliente ou prospect;
  • gerenciamento de informações;
  • ampliação da presença e digital; e o principal
  • informações de localização para a pesquisa por voz!

Isso acontece porque uma grande parte das pesquisas feitas pelos usuários do Google têm ligação direta com a chance de consumo. Ou seja, as pesquisas, em geral, são sobre serviços e produtos que podem beneficiar o consumidor e, para que isso se torne mais fácil e a pessoa saiba onde consumir, o mecanismo de busca apresenta a localização do estabelecimento. Aliás, só para deixar claro, isso vale para todos os tipos de negócios, de empresas contábeis a mercados e lojas de roupas.

Por isso, esteja atento ao SEO Local

O SEO É O Seu Exército Para Lutar Na Batalha Por Posicionamento No Google, Assim Como A Pesquisa Por Voz É O Seu Tanque

Bom, assim como você pode ver, em todas as informações que eu trouxe para você hoje, estavam contidos aspectos do SEO. Afinal, quando falamos em internet, Google e ranqueamento, é impossível não fazer a ligação ao nome do SEO!

Visto isso, é preciso que cuide muito bem  do seu site, já que não estamos falando apenas de uma otimização de página com as palavras-chave mais pertinentes, mas de uma série de fatores que cabem ao SEO cuidar, como, por exemplo: responsividade do site, atributos de imagem, localização – como falei no tópico anterior -, conteúdo – qualidade, profundidade, comunicação e otimização – e volatilidade – análise constante do rendimento de acessos e conversões em relação aos volumes de busca sobre as palavras-chave utilizadas.

É claro que existem inúmeros outros pontos aos quais é preciso que você tenha atenção, não é à toa que o Google tem mais de 200 fatores para gerar ranqueamento a um site. 

Agora, a pergunta é: 

Como está o SEO do seu site contábil? Aliás, você tem um site?

Este período não vai perdoar ninguém, assim como eu disse antes. E você precisa estar atento às mudanças para conseguir manter a sua empresa contábil viva durante esta crise que está instalada no Brasil e, muito provavelmente, vai demorar a passar.

Saiba, querido(a) contador(a), que eu posso te ajudar, a minha equipe de especialistas em conteúdo e SEO pode fazer com que você seja encontrado(a) por seus clientes! 

Nós podemos gerar para você, mesmo em tempos de crise, o retorno que você sempre esperou, mas não teve com sua empresa contábil. Porém, para isso, é preciso que você tome uma atitude agora!

Você pode me chamar no zap, no insta ou me ligar. 

Eu estou esperando por você e espero que se decida rápido, porque eu tenho tempo, já você, eu não sei.

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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