Captar Mais Clientes Para O Escritório De Contabilidade

O que a Copa pode te ensinar sobre como captar mais clientes para o escritório de contabilidade?

A Copa do Mundo já está entre nós! Mas, o que será que o seu negócio pode aprender com isso? E se eu te dissesse que você pode aprender como captar mais clientes para o escritório de contabilidade, você acreditaria?

Provavelmente não! Mas estou aqui para mudar os seus conceitos e trazer sucesso para a sua empresa e vida, então, vamos lá?

Deixe-me introduzir você a alguns termos que utilizaremos hoje:

  • Personal Branding – Gestão de Marca Pessoal;
  • Leads – clientes em potencial na internet;
  • Conversão – quando um visitante se converte em um lead;
  • Leads quentes – oportunidades de venda com alta possibilidade de concretização.

O evento esportivo mais popular do planeta é marcado por jogos emocionantes e jogadas inacreditáveis, resultados incríveis e muita expectativa. O que isso tem a ver com contabilidade? No primeiro momento, nada. Mas, quando olhamos com um olhar mais crítico, percebemos alguns paralelos interessantes entre os jogos de futebol e a sua marca.

Quer entender mais? Continue comigo!

O jogador que veste a camisa é reconhecido

Imagine se todos os jogadores entrassem em campo com camisas brancas, sem numeração, nome ou qualquer outro tipo de identificação. Seria um caos saber quem é quem e torcer para alguém, não é mesmo?

Então, deixe-me contar uma coisa: seu cliente pode te ver dessa forma! Para quem não conhece os benefícios da contabilidade e a vê como algo para “cuidar dos números”, os serviços contábeis são todos iguais e o nome de um escritório é pouco marcante. E, a situação fica ainda mais crítica quando percebemos que a maior parte das empresas não sabe que podem ter seus problemas resolvidos pela contabilidade.

Seja sincero: você acha mesmo que as pessoas procuram por “contabilidade para padarias” no Google? É muito mais fácil pesquisar pelo problema/solução temporária, como “planilha de controle de estoque para padarias”.

Portanto, para captar a atenção desse cliente, você precisa fazer exatamente aquilo que ele irá procurar. É como um jogador de futebol em ascensão: ele precisa captar a atenção de grandes clubes ao realizar grandes feitos! Assim, após um longo processo, ele é escolhido e começa sua carreira, podendo até chegar à Seleção Brasileira, caso seja realmente bom e se destaque entre os demais.

Como captar mais clientes para o escritório de contabilidade ao analisar o futebol?

Quando você entende essa necessidade de se destacar, começa a trabalhar com as estratégias de marketing digital contábil e marketing contábil como um todo. Entretanto, é preciso mudar A SUA visão sobre o escritório. Será que você se vê como um contador… Ou como um solucionador de problemas, orientador e braço direito de uma gestão mais precisa e estratégica para empresas? Se for o segundo caso, então você já está vestindo a camisa do seu escritório, e poderá ser facilmente identificado em campo, independentemente do potencial dos seus concorrentes e do quão bem eles jogam a “bola” da contabilidade!

O nome disso é Personal Branding, quando você investe na sua própria imagem como uma empresa. A contabilidade pode ser algo bem chato, quando não é explorada a fundo, mas você, contador, pode transformar o seu escritório em uma marca poderosa quando assume que é um alicerce para a gestão empresarial e que o seu escritório tem o poder de mudar vidas, carreiras e empresas para sempre – e para melhor!

Vá para o ataque!

Então, por que se manter “no banco”, se você pode jogar na linha de ataque? Não é muito mais vantajoso ficar de “cara para o gol”?

Então, é hora de você pensar. Muitas vezes, o lead passará por diversos jogadores (leia etapas), até chegar próximo do gol, e caberá a você e sua equipe de vendas colocá-lo lá dentro (encare essa analogia como a porta do seu escritório). Só que, com os clientes, não adianta simplesmente chutar, é preciso atrair!

Então, deixo o questionamento: como você está atraindo os seus clientes, transformando-os em leads?

E o que você está fazendo com seus leads quentes? Está deixando que esfriem, sem entrar em contato com eles logo após a conversão? É preciso entrar em contato com eles. Se não, como captar mais clientes para o escritório de contabilidade?

O que você precisa fazer para captar mais clientes para o escritório de contabilidade?

Primeiro, você precisa aceitar a realidade de que não é “apenas mais um contador”, e sim O CONTADOR! Vista sua camisa e parta para o ataque, diferenciando suas estratégias e identidade dos outros escritórios. Não espere que os clientes cheguem até você, vá até eles também! Frequente estabelecimentos que você atende e converse de forma natural com os donos desses estabelecimentos – sobre novas normas, legislação e outros aspectos que você SABE que eles têm dificuldade. É algo que você pode fazer enquanto está em um bar, tomando uma cerveja, dentre outras atividades. Ao final, deixe seu cartão. “Se você precisar, eu posso te ajudar”! É o tipo de conversa que agrega valor não à marca do escritório, mas a você – e como você terá adotado a marca como uma camisa a ser vestida, uma coisa leva a outra, e você terá um cliente em potencial.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Grupo DPG. Se você gostou do que leu, posso te ajudar a construir essa estratégia de como captar mais clientes para o escritório de advocacia e muito mais.

Sucesso e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *