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O Novo Código de Ética do Contador está em vigor há mais de um ano, mas você tem se atentado a sua comunicação?

Desde o dia 1º de junho de 2019, o Código de Ética do Contador está vigente sobre a atuação da profissão contábil… mas você tem se atento à sua aplicação nas suas estratégias de comunicação?

No dia 14 de fevereiro de 2019, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou, no Diário Oficial da União, a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 01 – referente ao Código de Ética Profissional do Contador.

Essa norma tem como objetivo atualizar o antigo código de ética contábil após oitos anos de sua instituição.

Assim, foram feitas algumas alterações, focando em preservar cada vez mais a integridade da profissão contábil mediante os avanços do mercado, lembrando o profissional contábil da importância do seu papel na economia, junto às empresas, e destacando alguns aspectos essenciais para que todo o ramo contábil possa se manter em constante evolução.

Visto isso, no artigo de hoje, vou destacar para você quais são as principais alterações ocorridas no novo código de ética do contador – que, mais de um ano depois, ainda existem muitos escritórios que cometem gafes quanto a elas…

Normas do novo código de ética do contador que você deve prestar atenção

1 – Informar o CRC em peças comerciais

Embora essa determinação seja bastante aplicada em banners, contratos, entre demais meios de relacionamento com o cliente, com o crescimento do uso da internet, muitos contadores estão simplesmente se esquecendo de aplicar esse mesmo fundamento aos seus sites e divulgações comerciais.

Desse modo, é importante lembrar que, de acordo com o novo código de ética do contador, é necessário:

(r) informar o número de registro, o nome e a categoria profissional após a assinatura em trabalho de contabilidade, propostas comerciais, contratos de prestação de serviços e em todo e qualquer anúncio, placas, cartões comerciais e outros.

2 – Não divulgar inverdades

Aqui, vamos separar dois itens referentes à publicidade dos escritórios de contabilidade…

O primeiro, diz respeito ao teor das peças de divulgação do escritório contábil, onde, de acordo com o novo código de ética do contador:

  1. A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.

Sendo assim, usar e abusar de jargões comerciais, com o único intuito explicito de efetuar a venda, sem agregar conhecimento ao leitor, é uma forma de ir contra o código de ética contábil.

Contudo, como nós oferecemos o serviço de copywriting aqui, em nossa agência, nós sabemos que você vai querer informar seus clientes, mas destacando os valores da sua empresa…

Desse modo, nós usamos muito o gatilho da prova social e da autoridade para que seus clientes realmente percebam que, dentre todas as opções, você será aquela que mais trará resultados para a empresa dele.

No entanto, para que isso dê certo, é necessário que usemos dados seus ou do mercado para comprovar a sua divulgação, e é nesse ponto que nós devemos nos atentar a mais um dos itens do código de ética contábil:

  1. Cabe ao profissional da contabilidade manter em seu poder os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem da publicidade realizada dos seus serviços.

3 – Apoiar os demais contadores

Eu sei que o mercado contábil tem ficado cada vez mais competitivo, contudo, agir com deslealdade não irá destacar o seu escritório, apenas irá manchar a reputação de outro…

O que tem, por consequência, uma desvalorização da própria profissão contábil.

Desse modo, agir de maneira legal com os demais colegas de classe é um princípio que deve ser adotado em seu negócio, e uma boa forma de essa ação se tornar algo benéfico ao seu negócio é atuando com nichos determinados.

Assim, tanto você quanto seus colegas de classe podem atendem clientes com maior especialidade, dentro de suas áreas de conhecimentos – sem que precisem entrar em uma guerra na disputa por clientes.

Contudo, lembre-se sempre de ser profissional, pois, da mesma forma que você se dedica a manter a reputação da sua profissão limpa, não é aceitável permitir que outro escritório use de técnicas não aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade para tomar vantagem dos demais…

Nesse caso, o melhor a fazer é comunicá-lo de sua infração ou então denunciá-lo.

Porém, quanto a tudo isso, você pode contar com o Grupo DPG

Aqui na agência nós tomamos todo o cuidado do mundo para que toda a sua comunicação esteja de acordo com o novo código de ética do contador.

Dessa forma, você não tem preocupações quanto a sua comunicação e pode conquistar muito mais clientes!

Para saber mais sobre como eu posso te ajudar, clique na imagem abaixo e fale com minha equipe de atendimento por WhatsApp:

Para conferir o código de ética completo, clique aqui.

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