O que você vai ver neste artigo sobre o marketing de conteúdo para contadores, você nunca encontrará em outro lugar!
A internet é tão vasta que, às vezes, a gente acaba pensando que não pode mais criar nada que seja realmente novo… Mas fica tranquilo, amore, hoje eu vou mostrar que isso não passa de uma crença limitante e que, mesmo com tantas inovações, sempre é possível se destacar!
Eu imagino que, em algum momento, você já deve ter ouvido falar sobre o marketing de conteúdo, já deve ter lido vários editoriais sobre o assunto, encontrado uma enorme quantidade de pessoas que se dizem especialistas na área… Enfim, o que eu quero te contar hoje não tem muito a ver com algo que você já tenha visto anteriormente. Ou seja, hoje, destoando totalmente dos “especialistas”, vou te ensinar o que é o marketing de conteúdo e te mostrar o caminho para que você consiga desenvolver essa estratégia da maneira correta.
Mas, se você está pensando que isso não vai te custar nada, está muito enganado(a)! Eu quero que você comente este artigo e compartilhe com as pessoas que conhece. Quero a sua opinião e, é claro, quero conhecer os resultados que a estratégia de marketing de conteúdo para contadores trouxe para você! Posso contar com você?
Então, boa leitura! ?
Um pouco sobre a história do marketing de conteúdo
Muito se engana quem pensa que o marketing de conteúdo é uma estratégia nova e que passou a trazer frutos somente agora. Afinal de contas, se essa modalidade de atração fosse realmente tão nova, como poderíamos explicar, por exemplo, o ”Guia Michelin”, lançado em 1900 por André Michelin?
Para quem não conhece o Guia Michelin, vou falar um pouco sobre ele: este guia foi uma iniciativa da fabricante e comercializadora de pneus Compagnie Générale des Établissements Michelin, mais conhecida apenas como Michelin. Ele trazia informações turísticas e classificava, alguns dos melhores restaurantes da Europa através de estrelas (de 1 a 3), incentivando, assim, o turismo interno.
Agora, eu imagino que você esteja se perguntando:
“Mas que raios um guia turístico tem a ver com Marketing de Conteúdo, Marta?”
Ainda não? Okay então…
O continente europeu sempre atraiu um grande número de pessoas, todas apaixonadas pelo fato de não precisarem de um avião para conhecer os países que compõem esse enorme pedaço de terra. Ou seja, quanto mais restaurantes fossem indicados pelo Guia, mais pessoas iriam visitá-los e, assim, não apenas a indústria automobilística como um todo ganharia, mas a indústria de pneus também. E, acredite, essa ideia foi espetacular, afinal de contas, ainda hoje, o guia é utilizado e se transformou em um grande ícone das estratégias conteudistas.
Agora, voltando um pouco à história do marketing de conteúdo…
O primeiro jornal como o conhecemos surgiu em Roma, em meados do ano 59 a.C., durante o governo Imperial de Júlio César. Ele trazia diversas informações sobre acontecimentos políticos, sociais, conquistas militares e ciência, além de divulgar eventos em cidades próximas. Sendo assim, esse jornal foi batizado de “Acta Diurna”.
No entanto, os anúncios comerciais que vemos atualmente nos jornais só passaram a ser utilizados em 1650, na Inglaterra, já que estes periódicos tinham como fonte de renda apenas as assinaturas, e precisavam de novas formas para manter as prensas rodando.
Quando os donos de jornais viram que disponibilizar espaço para o anúncio de empresas era uma boa estratégia, eles resolveram ceder ainda mais espaço. E foi assim que surgiram os chamados storytellings.
Daí em diante, o marketing de conteúdo só evoluiu, já que as gazetas eram vistas por todos, mas, principalmente, por aqueles que tinham poder aquisitivo o suficiente para fazer valer os anúncios.
Interessante, não é mesmo? ?
Sendo assim, agora que você já entende um pouco mais sobre a história do marketing de conteúdo, vamos falar do marketing de conteúdo para contadores!
O que é necessário para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para contadores?
Bom, amore, se você chegou até aqui, imagino que esteja ansioso para saber como funciona o marketing de conteúdo para contadores, não é mesmo?
Então, vamos lá!
Como você mesmo pôde ver, o marketing de conteúdo é uma estratégia que deve ser muito bem pensada, porque de nada vai valer criar um conteúdo que não agregue resultados.
Sendo assim, para que você consiga atingir o seu público-alvo bem no cerne da dor ou necessidade que ele apresenta – eu estou considerando que você já tenha um público-alvo definido, mas se não tem, deixe seu comentário ao final e eu faço um conteúdo top só para você entender como definir o seu! – é preciso seguir alguns passos que vão exigir de você uma certa dedicação, além de muito rigor, ao produzir o conteúdo, já que ele tem de ser de qualidade e gerar valor ao seu serviço, e não risos de decepção em que o lê…
Ah, e eu já ia me esquecendo, falaremos aqui apenas do marketing de conteúdo para contadores voltado para o seu blog.
Marketing de Conteúdo para Contadores – 1º Fase
Marketing de conteúdo para contadores: Defina a sua Persona
Definir a persona, ou seja, o cliente ideal para o seu negócio, é o primeiro passo e um dos mais importantes para que você consiga ter bons resultados através do marketing de conteúdo para contadores.
Sendo assim, a definição de uma persona fará com que você tenha quase todas as informações necessárias para efetivar a sua estratégia, amore, já que será possível entender o tom de voz a ser utilizado nos seus editoriais, o tipo de conteúdo que você precisará desenvolver, as dores que essa “pessoa” tem e que você precisa sanar, os sonhos que ele precisa realizar e, é claro, o posicionamento que você, como o possibilitador deste sonho, deverá tomar.
Dessa forma, para definir a sua persona, crie uma “historinha” – isso vai facilitar a percepção de que você está realmente falando de uma pessoa – considerando as seguintes informações:
- Sexo;
- Idade;
- Hábitos do dia a dia;
- Hábitos de consumo;
- Informações sobre as quais se interessa;
- Redes sociais as quais tem acesso;
- Seus objetivos, dores, sonhos e necessidades;
- Quem é capaz de influenciar suas decisões?
- Quais soluções essa persona procura em uma relação de vendas?
Marketing de conteúdo para contadores: descubra o que seus prospects pesquisam
Não adianta criar conteúdos “ao Deus dará”, concorda?
Sendo assim, o segundo passo para que você consiga atingir o seu público e, é claro, gerar muito valor à sua empresa contábil, é descobrir o que eles pesquisam e, para isso, existem inúmeras formas de levantar dados. Vou deixar aqui algumas delas para que você consiga iniciar:
- Google Trends;
- Comentários no Youtube e em blogs de concorrentes;
- Ubersuggest;
- Planejador de palavras-chave do Google ADS;
- Grupos do Facebook e outras redes sociais;
- Pesquisa de campo;
- Análise de concorrência dos blogs mais acessados e que trabalham com o mesmo público-alvo que você;
- Keyword Tools;
- Answer the Public, entre muitos outros.
Através dessas ferramentas e metodologias que eu indiquei acima, amore, você vai conseguir encontrar as melhores palavras-chave de acordo com o que seu público ideal pesquisa, desenvolver um calendário de postagens e definir uma frequência para subir os seus conteúdos.
Mas, lembre-se: é melhor fazer uma postagem de qualidade por semana do que três postagens diárias que não vão gerar resultado algum!
Marketing de Conteúdo para Contadores – 2º Fase
Marketing de conteúdo para contadores: crie o melhor conteúdo
O que eu sempre falo sobre o marketing para contadores vale, também, para o marketing de conteúdo para contadores:
“Estratégias não funcionam como receitas de bolo. Ou seja, você precisa planejar, desenvolver, testar, avaliar, corrigir e começar tudo outra vez!”
Sendo assim, a criação de conteúdos depende muito da sua linha criativa, mas depende ainda mais do planejamento que você faz. Dessa forma, é imprescindível seguir o marketing de conteúdo para contadores com foco em gerar interação, atrair o prospect e, apenas no final, fazer algum tipo de proposta.
Visto isso, não tenha medo de utilizar piadas, memes, sátiras – desde que não sejam desrespeitosas – e, por fim, coloque um pouco de você em todos os seus artigos: faça o seu futuro cliente sentir que você criou aquele editorial de bom grado e com muito carinho, que você realmente se importa com os resultados que ele terá. Afinal de contas, “textos sem vida” não atingem pessoas e, muito menos, sonhos.
Marketing de conteúdo para contadores: saiba gerar interação
A interação é a base de todo e qualquer conteúdo, uma vez que, sem ela, é impossível criar no cliente a necessidade de adquirir os seus serviços e, claro, torna-se inviável investir em qualquer tipo de estratégia.
Seus textos precisam fazer com que seus clientes se sintam em casa, fazer com que eles sintam que têm tudo sob controle e, logo após, apresentar sua solução de uma maneira simplista, mas que faça com que percebam que, na verdade, precisam de você para atingir todo e qualquer tipo de resultado que vá além do genérico.
Marketing de conteúdo para contadores: crie conexão
Assim como a interação, a conexão é extremamente importante, uma vez que é capaz de gerar a necessidade de compra ou de adesão.
Sendo assim, para isso, utilize provas sociais – depoimentos de clientes, seus próprios depoimentos, etc. – e NUNCA tenha vergonha ou pense que há algum tipo de problema em mostrar que você já errou. Isso faz com que o cliente veja que ter problemas é comum, e quando ele chegar a essa visão, apresente a solução que você encontrou, mostre como você resolveu o seu problema e, principalmente, faça com que ele se veja sem saídas a não ser optar pelos seus serviços.
Marketing de conteúdo para contadores: defina CTAs capazes de gerar conversão
CTA ou Call to Action, tanto faz, o importante é que o marketing de conteúdo para contadores depende dessas belezinhas, assim como você e eu dependemos de oxigênio para viver.
O seu objetivo principal ao escrever um artigo deve ser fazer com que o seu futuro cliente tome uma ação, pode ser o compartilhamento da postagem, deixar um comentário, entrar em contato com você… enfim, faça com que ele chegue a uma ação!
No entanto, você deve ter em mente que, para criar CTAs de qualidade, não basta pedir ao lead que faça algo, é necessário gerar valor à atuação dele, senão, porque ele faria algo, não é mesmo?
Dessa maneira, é neste momento que surgem os materiais ricos, uma espécie de “moeda de troca” para conseguir algo do seu futuro cliente e, por mais que sejam utilizados em ações de captação de contato, eles podem fazer com que a sua estratégia realmente valha muito o pássaro, porque a pena ainda é pouco!
Quer saber mais sobre materiais ricos e o que é necessário para desenvolvê-los? Então deixe seu comentário logo abaixo e eu faço um artigo falando tudo o que você precisa saber!
E então, amore, o que achou das informações do artigo de hoje? Gostou? ?
Não se esqueça nunca que, para ter resultados surpreendentes e ir cada vez mais longe, você precisa da ajuda de profissionais que vivem o seu mercado e tenham a expertise e know-how para alavancar os seus resultados através do marketing digital para contadores.
Sendo assim, se você quer atingir o sucesso de uma vez por todas através do marketing de conteúdo para contadores e outras estratégias TOP, vem de “Zap”! Eu tenho uma equipe de especialistas que está só te aguardando para mudar a sua realidade de uma vez por todas! ?
Marta Giove
CEO – Grupo DPG