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Marketing Contábil: descubra como divulgar seus serviços!

Entenda o que é o marketing contábil e descubra como ele pode ajudar você, novo contador empreendedor, a divulgar o seu serviço e fazer parte do grupo de vencedores deste ramo! ?

Ai, amore, eu sei o quanto é difícil começar uma empresa do zero… mas eu sei, também, o que é necessário para alcançar o sucesso e conseguir ficar não apenas entre os maiores, mas, também, entre os melhores! 

Sendo assim, decidi desenvolver o artigo de hoje, para a série “Contador no Quintal”, com base no que eu sei fazer de melhor: o marketing contábil!

Bom, antes mesmo de iniciar o editorial contando a vocês o que é o marketing contábil, mostrando exemplos e possibilidades, formas de fazer e quais são as melhores formas de divulgar os seus serviços, quero que entendam uma coisa que sempre digo a todos os meus parceiros – e, acredite, todos que foram por esse caminho tiveram resultados sensacionais e sempre voltam querendo mais…

“O marketing contábil não é como uma receita de bolo, onde basta seguir as metodologias que o material indica e, ‘BOOM ?’, temos uma estratégia prontinha com um único resultado. Ou seja, no marketing digital contábil, cada estratégia deve ser analisada nos mínimos detalhes e muito bem pensada para que os seus resultados sejam excedentes ao que você espera. Afinal de contas, o desempenho que outros clientes tiveram não será garantido para você, uma vez que cada empresa tem um comportamento, um posicionamento e consumidores diferentes. Mas, pode ficar tranquilo, tenho uma equipe muito bem preparada e disposta para te entregar o melhor.”

Agora, se você acha que acabou, eu preciso dizer que ainda tem mais um ponto muito importante ao qual você precisará estar sempre alerta: 

O marketing contábil não consiste em uma única metodologia e, é claro, não pode ser pensado como tal. Sendo assim, para que as estratégias gerem resultados, é muito importante que você, empreendedor, esteja ao nosso lado, desenvolvendo um trabalho feito à quatro mãos. Afinal de contas, quem conhece melhor o seu mercado e a sua empresa do que você mesmo, não é?”

Sendo assim, amore, agora que você já sabe um pouco mais sobre como desenvolver o marketing digital do seu escritório contábil e, é claro, entende as responsabilidades que essa ação implica, vamos às informações!

Boa leitura! ?

O que é o marketing contábil? 

O marketing contábil é uma ramificação do marketing digital, que reúne as mais diversas estratégias de desenvolvimento para elevar a qualidade da divulgação dos serviços de uma determinada empresa de contabilidade.

Sendo assim, amore, essa ferramenta tem como objetivo identificar as características dos seus serviços que podem ser utilizadas como diferenciais para, então, definir o público-alvo, determinar uma persona (cliente ideal) e, a partir dessas ações, implementar estratégias de divulgação capazes de atingir o seu target diretamente no cerne da dor. Ou seja, de uma maneira um pouco mais simplista, o marketing contábil pode ser definido como sendo a fonte de entrega das informações aos seus clientes.

No entanto, para que as estratégias implementadas sejam efetivas, é de extrema importância ter em mente que algumas ações são indispensáveis, como, por exemplo, a elaboração de conteúdos de qualidade que sigam a base do funil de vendas, a fim de fazer com que seus prospects passem pelas principais etapas do funil, chegando, assim, até o  momento de compra.

Outro ponto ao qual é muito importante dar atenção, apesar de não abordar diretamente o marketing digital para contadores, é a deliberação de um departamento comercial capaz de compreender o seu prospect e efetivar as vendas de maneira consultiva, sem o famoso “empurrão”.    

Quais são os principais objetivos do marketing contábil?

Bom, amore, seria possível escrever um livro apenas em relação aos objetivos do marketing contábil. Porém, como não temos tanto tempo assim, separei aqui os principais objetivos e metas que permeiam a atuação do marketing digital para contadores:

Atrair clientes através de conteúdos educativos

Os materiais educativos se referem diretamente ao marketing de conteúdo para contadores. Ou seja, a partir dessa estratégia, são identificadas as maiores dores e necessidades do seu público-alvo, para que seja possível atrair audiência através de materiais capazes de sanar as dúvidas e apoiar nas tarefas do dia a dia.

Utilizar artifícios de persuasão

Quando me refiro à “artifícios de persuasão”, falo explicitamente das técnicas de copywriting, onde, através de gatilhos mentais e estruturas pensadas amiúde, torna-se possível convencer o seu prospect da importância dos serviços oferecidos.

Nutrir os leads enquanto percorrem as fases do funil de vendas

O processo de nutrição acontece a partir do momento em que o seu lead é identificado. Sendo assim, quando temos acesso aos dados, como o e-mail, por exemplo, se torna possível o envio de conteúdos com foco no desenvolvimento e sucesso do cliente, mostrando, assim, a sua expertise e know-how para atendê-lo.

Mostrar ao prospect a importância da contabilidade, assim como a sua indispensabilidade

Bom, a essa altura do campeonato, depois de passar por todas as fases anteriores, você, provavelmente, acha que seu futuro cliente tem total ciência da importância da contabilidade, não é mesmo? 

O problema é que, infelizmente, para alguns clientes é necessário desenhar e mostrar à fundo que essa ferramenta não é mais opcional e que, portanto, é indispensável para o desenvolvimento empresarial.

Facilitar o processo de vendas

O processo de vendas, muito diferente do que a grande maioria pensa, não se inicia no seu primeiro contato com o cliente, mas no primeiro contato do cliente com o seu escritório. E, acredite, é muito raro esse relacionamento se iniciar pessoalmente… é sempre através da sua vitrine (seu site). 

Sendo assim, um site contábil, além de permitir maior visibilidade à sua empresa de contabilidade, ainda será capaz de auxiliar todo o contato com o cliente, assim como o processo de vendas, visto que pouquíssimas pessoas saem de porta em porta procurando por um escritório capaz de atendê-la.

Gerar resultados de branding

O branding é, basicamente, o estabelecimento da sua marca no mercado. Sendo assim, a geração de resultados de branding somente acontece quando o seu foco está diretamente na consolidação da sua marca de acordo com as necessidades que seus clientes apresentam e, é claro, nas possibilidades de crescimento que você poderá agregar a eles.

Estratégias de marketing contábil para quem está no início da carreira

Agora que você entende a fundo o que é o marketing contábil, quais são os principais objetivos e, é claro, o seu papel para fazer com que tudo dê certo, é hora de conhecer algumas estratégias de marketing digital que, com certeza, vão ajudar o seu negócio a se destacar e possibilitar a divulgação dos seus serviços.

Foque em SEO e Marketing de Conteúdo

Assim como eu disse logo acima, o marketing de conteúdo é uma ótima forma de engajar o seu público-alvo através de soluções que realmente são capazes de resolver problemas do dia a dia. 

Sendo assim, o primeiro passo para desenvolver um bom conteúdo escrito é identificar as palavras-chave mais buscadas pela sua persona, o tom de voz a ser utilizado, a melhor forma de ingressar numa abordagem para, então, conseguir trazê-la para perto de você e levá-la pelo caminho do funil de vendas.

No entanto, é necessário levar em consideração o fato de que de nada vai adiantar produzir conteúdos top se ninguém for capaz de os encontrar nos mecanismos de busca. Dessa forma, a utilização do SEO é indispensável para fortalecer o ranqueamento das páginas do seu site e, assim, fazer com que ele seja encontrado com facilidade por seus prospects e clientes. 

Trabalhe a nutrição dos seus leads através de e-mails marketing

O trabalho de nutrição dos leads é de extrema importância. Afinal de contas, de que adianta captar diversos contatos se não for capaz de levá-los a comprar o que está sendo vendido, não é mesmo?

Dessa maneira, depois de conseguir uma boa base de leads, comece a aquecê-la com e-mails curtos, que gerem engajamento e, é claro, que sejam capazes de converter. 

Dê atenção ao tráfego do seu site – e, se não tem um site contábil, faça um para ontem!

O tráfego é, sem dúvida alguma, o ponto alto de toda e qualquer estratégia de marketing contábil com foco na aquisição de clientes. Sendo assim, você deve se atentar ao fato de que tanto a publicidade paga – ou tráfego pago – quanto as formas de captação orgânicas podem trazer resultados surpreendentes. 

No entanto, é preciso, também, ter em mente que o tráfego pago não deverá ser o seu foco principal logo de cara. Isso acontece porque este tipo de estratégia trabalha com o chamado CPC (Custo por Clique) e o ranqueamento de palavras-chave através do tráfego orgânico não apenas pode, mas vai diminuir este custo consideravelmente, fazendo com que seus investimentos tenham maior rendimento.  

Aposte em estratégias de branding e invista na história da sua marca

Já que até agora eu só abordei estratégias de performance, vamos falar um pouco sobre o branding, o grande aliado de qualquer marca que quer se perpetuar no mercado. 

O Branding é um estratégia de marketing contábil que tem por foco principal estabelecer a sua marca no mercado e, através disso, fazer com que o nome da sua empresa contábil fique “grudado” na cabeça do cliente, assim como o chiclete fica no sapato ?.

Agora, me responde uma perguntinha, quais empresas você conhece que apostaram na estratégia de branding? 

Bom, se você não conhece nem uma, vou te dar alguns nomes:

E então, será que este tipo de estratégia agrega resultados e faz com que a marca seja lembrada pelo público?

Bom, espero que este artigo tenha te ajudado muito. Afinal de contas, eu quero o seu sucesso e farei todo o possível para que você o consiga alcançar de maneira simples e descomplicada.  

Sendo assim, caso você seja um empreendedor que não aceita nada abaixo da excelência, me chama no “Zap”. Pode ter certeza que a minha equipe de especialistas vai entregar a você resultados inacreditáveis e fazer com que você consiga alcançar o sucesso de uma maneira que nunca imaginou!

Ah, e se você gostou deste editorial, não se esqueça de compartilhar! ?

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

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