skip to Main Content
Manual Do Contador Iniciante – Saiba Quais As Possibilidade Na área!

Manual do Contador Iniciante – Saiba quais as possibilidade na área!

Fiz um manual do contador iniciante para que você, novo profissional, entenda tudo o que a sua profissão pode te proporcionar!

Em geral, novos caminhos não costumam ser simples de seguir. Ainda mais quando você passou no mínimo quatro anos ouvindo falar sobre a sua futura profissão sem ao menos ter algum contato direto com ela fora da faculdade. 

Sendo assim, é totalmente normal que após se formar algumas pessoas tenham dificuldades para se estabelecer na área. Afinal de contas, é um mundo novo que se apresenta… 

Mas eu imagino que já tenha escutado diversas vezes que seria muito mais simples se a vida viesse com um manual, não é mesmo? Bom, por mais que eu já tenha uma longa caminhada e histórias o suficiente para saber como resolver grande parte das dificuldades que a vida apresenta, não sou capaz de escrever um manual para ela, até porque todos somos pessoas diferentes, que fizeram – e fazem – escolhas diferentes e, por mais próximas que as minhas escolhas e as suas estejam – no âmbito profissional – as coisas são totalmente diferentes. 

No entanto, uma coisa é verdade, amore: você e eu entendemos de contabilidade – de maneiras distintas, mas entendemos… 

Você vive a contabilidade como um todo. Ou seja, vive as mudanças da profissão – ou vai viver -, precisa se adaptar às exigências do mercado, tem a necessidade de compreender questões burocráticas e facilitar a vida do empreendedor e, é claro, procura o sucesso no setor contábil. 

Eu, por outro lado, vivo o seu mercado. Então, se alguma coisa mudar, tenho a obrigação de “explicar” isso aos seus clientes – afinal, trabalho com marketing de conteúdo… e, modéstia à parte, todos os conteúdos são de muita qualidade, viu?! 😝 – e, enquanto você facilita a vida de outros empreendedores, eu facilito a sua vida através do marketing digital!

Viu só como temos muito em comum mesmo sendo pessoas diferentes? O nosso objetivo é o mesmo: proporcionar a realização de sonhos! 

Então, pensando em como proporcionar a realização dos seus sonhos, resolvi escrever este manual do contador iniciante. Aqui você vai encontrar algumas das respostas que sempre procurou e nunca encontrou… no entanto, algumas perguntas ainda precisam ser respondidas e eu também estou atrás dessas mesmas respostas. Sendo assim, antes de te apresentar as informações que busca, quero fazer um trato contigo… topa? 

Quem obtiver as respostas primeiro volta e conta… pode ser? Prometo que se eu descobrir vou fazer um artigo só para isso, mas, se for você, quero que deixe seu comentário no final deste editorial! 

Combinado? 

Ah, e tem mais uma coisinha… não sei se você sabe, mas este artigo faz parte de uma séria chamada “Contador no Quintal”. Vou deixar abaixo os links dos outros textos para você garantir o seu sucesso da forma que sempre quis e descobrir um monte de coisas novas!

Me formei e agora? Descubra o que fazer depois de terminar o curso de contabilidade!

Contador Iniciante – A melhor forma de iniciar o seu escritório de contabilidade!

Então, vamos lá! 

Boa leitura, amore!

1578345514 gif dpg sites - Manual do Contador Iniciante - Saiba quais as possibilidade na área!Manual do Contador Iniciante – Atualmente, o que o mercado contábil exige?

Antes de iniciarmos este manual do contador iniciante, quero deixar claro que aqui você vai encontrar informações sobre  o mercado contábil e o que é necessário para ter sucesso nele. Afinal de contas, eu pressupus que você já aprendeu tudo o que era relacionado às questões técnicas na faculdade… espero estar certa 😂.

Sendo assim, vamos falar um pouco sobre o que o mercado contábil tem exigido dos profissionais, tanto os novos quanto os mais experientes.

Proficiência

Pode parecer clichê falarmos sobre proficiência em um manual do contador iniciante, afinal de contas, isso sempre foi pregado por todo o corpo empresarial não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. 

Mas você sabe o que significa ser proficiente e o que isso significa no mercado da contabilidade? 

Proficiência é a qualidade da pessoa que tem total conhecimento, controle e domínio sobre um determinado assunto. Sendo assim, visto que a contabilidade trabalha com resultados exatos, é de extrema importância que você, contador iniciante, tenha essa qualidade, uma vez que apenas um erro pode levar aos clientes da sua empresa uma série de problemas, como as multas, sanções fiscais e até mesmo o embargo do negócio.

Consultividade

Não importa se você pretende abrir o seu próprio escritório de contabilidade ou se tem a intenção de trabalhar como funcionário de outro. A consultividade deixou de ser uma característica opcional ao contador e passou a ser obrigatória e isso se deve ao fato de que este mercado tem se tornado cada vez mais consultivo, procurando entender os problemas do empreendedor e entregar a ele soluções não apenas exclusivas, mas, também personalizadas para atingir o foco da sua dor.

Conhecimentos sobre tecnologias 

Eu sei que você se formou em Ciências Contábeis e não em Tecnologia da Informação e esse é um manual do contador iniciante e não do TI iniciante. Porém, com o advento tecnológico, sua profissão tem sido cada vez mais automatizada. Ou seja, através das evoluções tecnológicas, a contabilidade tem se tornado cada vez mais ágil, podendo fornecer ao contratante informações em tempo real e até mesmo entregar de forma automática algumas das obrigações inerentes ao empreendedorismo. 

Neste momento, imagino que você esteja se perguntando: 

“Então, em alguns anos minha profissão não vai mais precisar de pessoas?”

Bom, essa é uma pergunta que tem surgido para muitas pessoas de muitas áreas… mas a resposta é NÃO, a contabilidade não vai deixar de depender do contador porque sem você, amore, sem o seu know-how e expertise seria impossível ter precisão nas informações. E, é claro, você deve se lembrar que nenhuma máquina é “inteligente” por si só… elas precisam ser ensinadas. Ou seja, sua base de dados precisa ser abastecida com novos conhecimentos e este, inevitavelmente, vem de você!

Adaptação constante

Por último – mas não menos importante – vem a necessidade de adaptação constante. Talvez você não tenha se dado conta, mas, neste manual do contador iniciante há uma ponto que é citado, referido, referenciado e repetido por várias vezes… sabe qual é?

O fato de o mercado contábil se deparar com mudanças constantes… mas não estou falando apenas sobre as mudanças legais… 

Se você procurar a fundo na internet, provavelmente, vai encontrar algum outro manual do contador iniciante e, sem dúvida alguma, as informações sobre as exigências do mercado não serão as mesmas – ainda mais se ele for antigo. Isso acontece, principalmente porque algumas das principais mudanças são recentes e os contadores ainda estão se adaptando a elas.

Entendeu onde quero chegar, não é, amore? Então, bora para o próximo ponto, onde você vai descobrir quais são as possibilidades que o mercado contábil pode te proporcionar!

Manual do Contador Iniciante – Quais possibilidades o mercado contábil pode te proporcionar?

O mercado contábil nacional é um dos que representam maior taxa de empregabilidade, são cerca de 93,8% de profissionais empregados, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Ou seja, seu tiro não foi no escuro e o caminho para o sucesso está livre!

Mas, antes de pensar em qualquer outra questão, é interessante conhecer um pouco mais sobre o que o os contratantes estão procurando, não acha?

Sendo assim, fiz uma “pesquisinha” bem legal sobre isso… 

De alguns anos para cá, como eu já disse várias e várias vezes, a contabilidade vem se reinventando e trazendo novos caminhos para os profissionais que resolvem ingressar nessa profissão, além de ampliar muito o seu alcance. 

Contudo, é necessário pensar que a concorrência é enorme, são mais de 300 mil contadores ativos no mercado e, por mais que a contratação seja obrigatória para todo e qualquer empreendimento que se inicia, a melhor maneira ainda é se destacar!

A especialização é a melhor forma de fazer com que sua carreira consiga ser alavancada. Afinal de contas, o que o corpo empresarial brasileiro mais tem procurado são profissionais com especialização e conhecimentos específicos… 

Dessa forma, vou deixar aqui alguns dos serviços mais procurados pelos empresários e que, sem dúvidas, podem fazer com que você se torne muito grande se for rápido para se atentar:

  • Auditoria;
  • Análise Financeira;
  • Contabilidade e Finanças corporativas;
  • Controladoria;
  • Análise Contábil e Fiscal; e
  • Análise de tesouraria. 

E então, vai correr para se especializar ou vai se deixar ser engolido pelo mercado?

Lembre-se sempre que, em geral, aqueles que mais se destacam são os que pensam por si próprios e seguem seus instintos. Então, se você pretende abrir o seu escritório de contabilidade, seja o melhor, faça o melhor e, sem sombra de dúvidas você terá os melhores resultados, conseguindo, assim, realizar o seu sonho!

Quer descobrir de uma vez por todas como ser grande no mercado contábil? Vem de “Zap” e eu te mostro como você pode passar de um contador iniciante para um gigante, atraindo clientes de formas inacreditáveis!

quero agendar uma reunião - Manual do Contador Iniciante - Saiba quais as possibilidade na área!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco

Somos uma Agência de Marketing Digital para Contadores e Advogados em SP. Com certeza, podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio!

Vamos elevar sua empresa ao próximo nível?

Estamos esperando por você… até logo.

Acesse nosso Facebook: @GrupoDPG.Digital

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
manual do contador iniciante quais as possibilidade na area - Manual do Contador Iniciante - Saiba quais as possibilidade na área!
Article Name
Manual do Contador Iniciante - Quais as possibilidade na área?
Description
Fiz um manual do contador iniciante para que você, novo profissional, entenda tudo o que a sua profissão pode te proporcionar!
Author
Publisher Name
Grupo DPG
Publisher Logo
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search
Recomendado só para você!
"Como empresários, quando pensamos em contadores, imaginamos pessoas formais, armadas…