IMPORT NCIA DO CONTADOR

A IMPORTÂCIA DO CONTADOR E COMO O SEU TRABALHO MUDA A REALIDADE DAS EMPRESAS

Você conhece a real importância do contador dentro da sua empresa? 

Em uma época onde o equilíbrio financeiro é imprescindível, a presença do profissional contábil se mostra mais importante que nunca.

Para se ter uma ideia, o profissional contábil passa dia e noite estudando formas de reduzir o peso da tributação sobre a empresa dos seus clientes, de forma que a legislação em vigor seja respeitada e que a economia proporcionada pelo trabalho seja sentida pelo empresário.

É importante entender que a contabilidade vai além de registrar o que entra e sai de uma loja ou os gastos e lucro obtido ao produzir e vender um serviço. Na verdade, o contador é fonte de informação para o empresário e, certamente, é um dos maiores aliados na jornada para o sucesso.

Mais do que somente colocar os números da empresa no lápis, o contador é peça fundamental para garantir uma boa gestão de qualquer negócio.
O contador ainda pode atuar no mercado de seguros, auditoria, perícia e controladoria, não se restringindo somente às empresas e escritórios de contabilidade, mas também exercendo a sua função de forma autônoma.

O profissional contábil está, literalmente, em todos os setores, incluindo ONGs, empresas do setor público e até mesmo no militar.

A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR EM UMA EMPRESA

A importância do contador se estende a funções como abrir uma empresa, o que inclui o registro junto aos órgãos governamentais e obtenção do alvará de funcionamento. Contar com um profissional especializado garante que todo o processo seja o menos burocrático e o mais ágil possível.

Dentro da empresa, o contador garantirá que a folha de pagamento dos funcionários esteja dentro dos conformes, além de poder realizar o cálculo de férias, fazer alterações na CTPS e elaborar documentos relacionados à demissão, atuando como um verdadeiro Departamento Pessoal.

E isso é só o começo! A importância do contador também se mostra presente na tomada de decisões. O profissional analisa a viabilidade econômica de projetos, baseando-se na realidade financeira da empresa e em pesquisas de mercado. Isso permite que todas as decisões sejam tomadas de forma estratégia e assertiva.

VERIFICANDO A EXATIDÃO DAS INFORMAÇÕES

O contador também é responsável por realizar o serviço de Auditoria Contábil. Assim, são verificadas todas as informações dos registros contábeis, onde a sua exatidão é conferida e, em caso de eventualidades, são realizadas correções.

A área administrativa também é analisada, além da fiscal, financeira e econômica. O trabalho do contador aqui é registrar informações, criar estratégias e recomendar ações, a fim de corrigir problemas e otimizar processos de gestão.

DEFININDO PADRÕES DE CONTROLE

As funções do contador também se estendem à controladoria. Esse é um passo fundamental para a tomada de decisões em relação ao desempenho da empresa.

São estabelecidos padrões de controle que, basicamente, são metas a serem atingidas. O trabalho do contador é verificar se o desempenho da empresa está acompanhando o que foi planejado e, com base em informações concretas, sugerir alterações que podem solucionar os problemas e contribuir para o desempenho da empresa.

Resumindo: a dimensão do trabalho do contador é enorme. O seu trabalho afeta todas as esferas do negócio e pode ser a resposta decisiva para o problema que ameaça fechar suas portas.

Valorize o trabalho desse profissional.

A todos os contadores: obrigado pelo esforço, pela instrução, pelo profissionalismo, pela transparência e por cada pequena ação que resulta em uma grande economia.

É um prazer poder contar com você!

Feliz Dia do Contador.

Feliz dia do contador

Este post tem 2 comentários

  1. Lícia Andrade Regadas

    Obrigada por ter mencionado esta reportagem maravilhosa que proporcionou para nós Contadores pq muitos não imaginavam o quanto estudamos todos os dias preocupamos a cada momento a cada segundo a. A cada minuto e contudo os clientes não dão a mínima de valor pq tem profissionais que sofrem junto com o cliente qdo fecha uma empresa não eh pelo dinheiro e sim pelo erro que foi cometido ou então está crise maluca que estamos enfrentando .
    Peço a gentileza de pelo menos observar quem eh realmente o seu profissional não eh pelo valor e sim pelo brilho e talento de anos e anos de estudo que vem para ajudar um a um de cada cliente.
    Agradeço desde já
    Licia Andrade Regadas

    1. Marta Giove

      Oi Lícia, tudo bem querida?!

      Os Empresários de Contabilidade competentes, assim como você, devem considerar a utilização de uma nova abordagem em sua comunicação e marketing. Uma abordagem que definitivamente demonstre o valor dos serviços prestados na perspectiva de seus clientes. Relacionamento com o cliente on e offline, faz parte de uma estratégia de Marketing de sucesso!

      Eu concordo com tudo que você falou, principalmente sobre o brilho e o talento de anos e anos de estudos, e tudo isso para ajudar a cada um de seus clientes. Isso é sensacional! Porém, quero que você reflita uma coisa: VALOR É UMA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO CONSUMIDOR, isto é, O CLIENTE!

      O que você pensa como estratégia para fazer com que seus atuais e potenciais clientes percebam todo este valor real que você enfatiza em seu comentário?
      Sua opinião é muito importante Lucia! Obrigado por compartilhar…

      Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *