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Entenda como captar clientes para escritório de contabilidade

Entenda Como Captar Clientes Para Escritório De Contabilidade

Conheça as principais formas de captar clientes para escritório de contabilidade

Saber como captar clientes para escritório de contabilidade pode ser determinante para o sucesso do seu negócio!

Olá, pessoal! Hoje iremos abordar um assunto muito importante para um escritório de contabilidade, que é justamente a forma como o marketing digital é aplicado em seu negócio e como captar novos clientes.

Partiremos do pressuposto de que muitos contadores enxergam apenas uma função do marketing digital, que é a de captar clientes para escritório de contabilidade, mas nós sabemos que não é bem assim.

O marketing digital pode sim e, na verdade, deve ser utilizado para essa finalidade, pois disponibiliza diversas ferramentas não só em relação à quantidade, mas principalmente no que diz respeito à qualidade dessa ação.

Porém, ele também pode proporcionar para o seu escritório uma experiência verdadeira e única em relação a uma série de situações transformadoras para a sua contabilidade.

Isso por meio de uma verdadeira máquina de bons relacionamentos, seja na captação de novos clientes como ao manter toda a base que possui sempre engajada e satisfeita.

Sendo assim, este artigo tem como principal objetivo trazer essa visão de que não adianta captar clientes para escritório de contabilidade e não oferecer o que eles realmente necessitam.

O “marketing além da conta” que tanto frisamos em nossos conteúdos transparece bastante essa ideia, então, tenha uma excelente leitura!

Como captar clientes para escritório de contabilidade?

Para explicar como captar clientes para escritório de contabilidade, iremos utilizar o marketing digital como principal ferramenta na composição de resultados estratégicos.

Sendo assim, antes de começar a falar sobre as principais técnicas utilizadas, achamos interessante definir do que se trata o marketing digital. Confira:

“Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.”

Por Neil Patel.

O que podemos notar é que na própria definição, adquirir clientes é uma das principais aplicações.

Por isso, falaremos a seguir sobre algumas técnicas ligadas ao marketing digital que servem para captar clientes para escritório de contabilidade. Desta forma temos:

  • Criar um site funcional;
  • Utilizar uma linguagem clara e direta;
  • Procurar convencer o seu público por meio de um conteúdo persuasivo;
  • Criar uma rotina de e-mails;
  • Conhecer as reais necessidades de seus possíveis clientes;
  • Aprender com a sua concorrência;
  • Oferecer pequenos presentes;
  • Trabalhar o relacionamento com os atuais clientes;
  • Utilizar diversos métodos;
  • Estar presente nos principais eventos do segmento;
  • Arriscar quando necessário;
  • Procurar por boas parcerias;
  • Utilizar a mídia paga.

Sabemos que apenas mencionar essas técnicas pouco pode colaborar para o seu conhecimento e, por isso mesmo, iremos entrar em detalhes e mostrar como elas podem ajudar você, amigo contador, a captar ainda mais clientes para o seu negócio.

Criar um site funcional

Sabemos que esse é um passo primordial se você quer ser notado ou garantir espaço para a sua marca na internet, mas será que basta apenas criar um site para cumprir com todos os seus reais objetivos?

Muitos contadores inclusive reclamam que possuem um website mas que ele, por si só, não possui força para trazer novos clientes, e nós sabemos que isso é perfeitamente normal se você não utiliza essa poderosa ferramenta da forma correta.

Se você possui um website alocado em uma hospedagem bacana e com um domínio incrível, o que espera que ele faça por você? Qual o seu compromisso para com ele? Quais recursos você investe neste site?

Pois é, garanto que você tenha ficado chocado ao perceber que ter um website é muito mais do que simplesmente realizar algum investimento no desenvolvimento e suporte especializado.

Por isso, precisamos voltar ao início deste tópico onde acrescentamos no final do título a palavra mágica “funcional”, pois é nela que temos que nos basear.

Mas agora você deve estar se perguntando: o que é um website funcional?

Um bom website funcional é justamente aquele que funciona como um escritório virtual, que pode ser acessado diariamente para captar novos clientes por meio de leads.

Ele tem a mesma função que muitas plataformas pagas, mas é possível conseguir o que o seu website pode lhe proporcionar simplesmente ao aplicar os recursos necessários.

Precisamos lembrar que por meio de um website funcional você pode:

  • Publicar conteúdos de grande relevância para uma comunidade;
  • Oferecer ferramentas de comunicação em tempo real ou de forma agendada para momentos de interação com um determinado público;
  • Fornecer todas as informações necessárias e relevantes para ações que competem ao seu negócio;
  • Se integrar com as principais redes sociais e sistemas informativos.

Entre diversas outras situações que podem fazer do seu site a principal fonte de informação de um determinado público, você também terá um grande aliado para captar clientes para escritório de contabilidade.

Utilizar uma linguagem clara e direta

Procure utilizar sempre uma linguagem clara e objetiva, afinal, muitos públicos são sensíveis às formas de comunicação e cada segmento costuma se portar de maneira diferente.

Sendo assim, procure aplicar uma forma de se expressar padronizada e que atenda principalmente o seu público alvo de forma bastante direta.

É muito importante que na comunicação adotada você procure anexar a sua proposta de valor, e somar informações que possam corroborar para a melhor resolução em caso de uma solução de problemas, ou clareza em caso de textos informativos.

Quando falar sobre a prestação de seu serviço, seja franco e ofereça somente aquilo que você realmente pode cumprir, pois nada é pior que a quebra de confiança.

Isso pode afetar não somente a prestação do serviço em si, mas também a imagem do seu escritório de contabilidade como um todo.

Estes são pontos muito importantes e que precisam ser observados com uma maior atenção!

Preparamos um artigo especial que pode te ajudar na definição de uma linguagem clara, direta e totalmente voltada para o perfil no qual você quer comunicar. Confira:

Procurar convencer o seu público por meio de um conteúdo persuasivo

Para captar clientes para escritório de contabilidade, é preciso ser bastante persuasivo e, nesse quesito, você pode usar e abusar de todas as técnicas que tem a sua disposição. 

Certamente você conta com um bom time de copywriters ou utiliza serviços pontuais para este tipo de situação, não é mesmo? Essa é uma excelente pedida para descrever todos os seus serviços.

Então procure utilizar técnicas campeãs como a adoção da urgência e levantar a real necessidade que seu possível novo cliente possui. Assim, ele contará com as soluções únicas que o seu escritório de contabilidade oferece.

Sabemos que escrever é uma arte, ou seja, aprimorar bem a forma como a escrita é aplicada pode representar uma obra digna de muito entusiasmo por parte de uma clientela ávida em fechar com seu escritório contábil.

Se você se interessa pelo assunto, recomendamos que leia um pouco mais sobre o marketing de conteúdo e, por sorte, temos um excelente artigo sobre o tema. Confira:

Caso você precise implementar essa técnica com urgência, sugerimos a contratação de um profissional especializado ou de uma boa agência de marketing digital.

Criar uma rotina de e-mails

A técnica que abordaremos a seguir requer um pouco mais de atenção principalmente na concepção da ideia, pois, por ser utilizada de forma indevida por muitos anos, ela ganhou uma imagem muito negativa.

Quem nunca ouviu falar em “spam”?

“Na prática, o SPAM é uma mensagem eletrônica que chega ao usuário sem a sua permissão ou sem seu desejo em recebê-lo. Geralmente são recebidas por e-mail, mas também podem circular pelas redes sociais ou comentários de blogs.”

Fonte: Techtudo.

Por definição, o spam é o ato de receber informativos por correio eletrônico sem o devido consentimento. Infelizmente quando se fala em criar uma rotina de envio de e-mails, muitos ainda associam essa prática a ele.

Sabemos que essa não é uma verdade para este caso, afinal, houve o consentimento do envio de e-mails a partir do momento em que o visitante informou o seu endereço na página com o intuito de receber mais informações sobre determinado assunto.

Por meio de sistemas e filtros é possível definir determinados tipos de conteúdos, sempre de acordo com o interesse do usuário.

Falamos um pouco mais sobre esse tópico em um artigo voltado para o assunto:

Conhecer as reais necessidades de seus possíveis clientes

Procure conhecer cada real necessidade que seu principal público-alvo possui, desta forma, você pode focar na elaboração de um conteúdo totalmente relevante para atender cada necessidade.

Afinal, como você espera que seus possíveis clientes consumam seu conteúdo se você não oferece nada que seja do interesse deles?

Já parou para pensar nisso?

Conhecemos muitos escritórios que publicam o tempo inteiro, porém, de forma aleatória. Como eles esperam chegar, de fato, na real necessidade do público que desejam alcançar?

Portanto, procure utilizar métricas e ferramentas analíticas para entender o perfil exato de cada cliente, quais são as principais dores que eles sentem, onde pretendem chegar e, a partir daí, você pode auxiliar cada um deles de uma forma muito mais assertiva.

Aprender com a sua concorrência

Uma boa forma de captar clientes para escritório de contabilidade é justamente aprendendo com a sua concorrência.

Veja bem, não estamos falando de observar e imitar o que seu concorrente faz, mas aprender com ele como é realizado e quais técnicas são utilizadas, de forma que você possa desenvolver e aprimorar as suas próprias habilidades para o mesmo fim.

Esta é uma técnica muito utilizada por profissionais de vendas, ou seja, observar o comportamento e agir totalmente de acordo com o cenário proposto.

Uma observação que desejamos acrescentar a esta técnica é que você precisa aprender com a concorrência certa, pois não adianta observar as técnicas utilizadas por quem não está conseguindo converter novos clientes para o negócio.

Oferecer pequenos presentes

Ofereça pequenos presentes ou amostras do seu trabalho para seus possíveis clientes. Essa é uma excelente técnica utilizada no marketing digital com o intuito de captar clientes para escritório de contabilidade.

Você deve estar se perguntando: “como isso funciona para um escritório contábil?”

Simples, você não precisa necessariamente oferecer de forma gratuita um item de sua cartela de serviços, você pode simplesmente criar uma nova categoria para atrair novos clientes.

Em um primeiro caso, podemos dar um exemplo relacionado ao processo de legalização de empresas…

Se você possui este tipo de serviço, pode oferecer para um possível cliente um serviço gratuito de análise, assim, ele terá noção de tudo o que precisa regularizar em sua empresa, e, muito provavelmente, contratará o seu serviço de legalização por dois motivos simples:

  • Gratidão pela oferta;
  • Conhecimento específico demonstrado pela sua empresa.

Quando se fala em marketing digital, o cenário pode ir muito mais além, pois você pode simplesmente oferecer um material digital (infoproduto) com todas as principais técnicas sobre um determinado assunto relacionado ao que sua contabilidade oferece.

Desta forma, o possível cliente estará inclinado a procurar os seus serviços por saber que você entende tudo o que ele precisa no momento.

Trata-se de uma questão de confiança e neste momento você está quase adquirindo esta confiança necessária para converter ele em seu mais novo cliente.

Trabalhar o relacionamento com os atuais clientes

Um outro aspecto fundamental para captar clientes para escritório de contabilidade é prezar pelo bom relacionamento com os seus atuais clientes.

Isso se deve à importância da boa e funcional técnica da indicação, ou seja, se você presta bons serviços e possui um excelente relacionamento com os seus clientes, eles provavelmente indicarão os seus serviços para outras pessoas.

Portanto, o marketing digital deve ser utilizado não somente para a captação de nova clientela, mas, principalmente, para manter a base de clientes atuais sempre ativa e de forma que estejam sempre satisfeitos, pois isso pode render excelentes frutos em um futuro próximo.

Utilizar diversos métodos

Entre as formas de aplicar o marketing digital para captar clientes para escritório de contabilidade, existem duas muito convencionais e que podem te confundir pelos nomes não tão conhecidos quanto as suas aplicações:

  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing.

No Inbound Marketing, são realizadas todas as ações por meio da criação de conteúdo, onde é agregado o valor dos serviços para mostrar um determinado produto ou solução como sendo o mais importante, urgente e mais desejado para o momento. 

Procurar trabalhar toda essa questão é proposital, se trata de uma técnica de marketing digital e acaba rendendo bastante resultado, por isso, você deveria experimentar!

No Outbound Marketing, a forma de captar clientes obedece aquela boa e velha forma onde se faz necessário realizar um treinamento adequado para montar um bom time de vendas com prospecção ativas e bastante trabalho de campo.

A técnica mencionada trata justamente de mesclar os dois tipos de ações. Para isso, você pode montar uma equipe responsável pelas ações no Outbound e outra para cuidar exclusivamente do Inbound, a soma das técnicas costumam trazer bons resultados, além de um alcance muito maior do que restringir apenas a uma das alternativas.

Se fazer presente nos principais eventos do segmento

Se tornar visível precisa fazer parte da estratégia para captar clientes para escritório de contabilidade, sendo assim, qual a melhor forma de se tornar ainda mais perceptível aos olhos do seu público-alvo? Se misturando com ele.

Participar de eventos é uma técnica importante utilizada não somente no meio do marketing digital, pois ela é uma das mais antigas e mais importantes técnicas de vendas.

Por meio dela, você consegue basicamente realizar contatos pontuais, conhecer mais a fundo o seu público além de poder explorar um pouco mais características utilizadas para construir a persona ideal utilizada na sua comunicação (exatamente como falamos lá no começo sobre a utilização de uma linguagem adequada para o público a quem se destina sua ação).

No caso, estamos falando de contadores, ou seja, quais os grandes eventos para contabilidade fazem parte do calendário nacional? 

Tudo isso você deve começar a planejar e quanto mais você se engajar nesta técnica em específico, melhores os resultados que a sua campanha de marketing digital terá como retorno.

Arriscar faz parte de jogo 

Nenhuma boa campanha de marketing digital acontece sem um mínimo de esforço e, principalmente, sem riscos. 

Para todo e qualquer negócio é preciso correr algum tipo de risco, e no marketing digital, quando você precisa captar clientes para escritório de contabilidade, não é diferente!

O que você entende por arriscar? Para toda e qualquer ação realizada você coloca o nome de sua empresa e sua marca em jogo, se você utiliza boas técnicas e possui estratégias que geram resultados, a sua empresa cresce, mas em caso contrário, ela também sofre todas as consequências.

Por isso, reiteramos a informação de que é preciso arriscar, mas correr esse risco com responsabilidade faz parte de um amadurecimento essencial. 

Não tenha medo de consultar ou de procurar o apoio necessário em qualquer estágio do seu planejamento.

Procurar por boas parcerias

Procure fazer boas parcerias, pois elas podem render excelentes frutos quando o assunto é captar clientes para escritório de contabilidade. 

Como exemplo, podemos citar que nem sempre o seu escritório está preparado para realizar um determinado serviço, porém, um parceiro de confiança pode realizar o mesmo projeto, portanto, procure envolver ele e realizar todo o necessário para que este serviço esteja próximo.

Por mais que efetivamente você não converta mais um cliente, o seu parceiro conseguiu realizar uma venda, em caso contrário, se a parceria realmente for valiosa, pode acontecer exatamente o mesmo cenário.

Existem também as parcerias que se completam, isso porque o ramo de contabilidade é bastante vasto e você pode ser especialista em um determinado assunto e ter uma parceria com um especialista em uma área que você não domina.

Utilizar a mídia paga

A última técnica que gostaríamos de abordar neste artigo é justamente o uso da mídia paga para captar clientes para escritório de contabilidade.

Sabemos que esta tem sido uma técnica bastante utilizada e que possui um excelente retorno na maioria das estratégias.

Tudo isso porque você consegue impulsionar todas as ações realizadas por meio de pagamentos a canais específicos, como, por exemplo, o Google e o Facebook, para que o seu conteúdo apareça sempre em evidência e especificamente para o seu público-alvo, o que leva a uma alta taxa de conversão.

Por meio da mídia paga você ainda consegue segmentar uma série de filtros que envolvem a localização e características do usuário na rede.

Preparamos um artigo especial sobre o tráfego pago que pode contribuir bastante para o seu entendimento de como funciona e qual o potencial de retorno para o seu escritório de contabilidade, confira:

A falta de conhecimento sobre o assunto

Infelizmente, muitos escritórios de contabilidade ainda negligenciam o uso de marketing digital como ferramenta para alavancar resultados, inclusive, uma boa parcela de profissionais da área contábil ainda acredita na máxima que, para captar clientes, basta realizar um investimento mínimo na criação de um website ou simplesmente criar um perfil em uma rede social.

Você pode até ter o seu próprio website, mas sem os devidos cuidados, assim como a preocupação voltada para tudo o que ele pode oferecer em termos de experiência ao seu cliente, ele será apenas uma página na internet sem muita relevância no que diz respeito a resultados factíveis.

O mesmo ocorre em relação às redes sociais, afinal, de nada vai adiantar criar um perfil se você não o utiliza da forma como deve ser utilizado.

Não basta somente colocar uma foto no perfil e informações institucionais na descrição se você não alimentar e fornecer o engajamento necessário para que ele se torne, de fato, uma ferramenta funcional para a sua real necessidade.

Enfim, muitas pessoas costumam confundir essas ações mencionadas anteriormente com marketing digital, e isso não passa nem perto da descrição mencionada.

A falta de conhecimento sobre o assunto gerou essa visão errada sobre o conceito de marketing digital, que possui muito mais relação com os resultados do que a execução superficial de elementos que, apesar de estarem de certa forma ligados, não representam o todo.

O grande problema é que essa visão pode fazer você passar por péssimas experiências sobre o assunto e desacreditar de uma ferramenta tão eficiente para os resultados de seu escritório contábil.

Para evitar este tipo de situação, recomendamos que você procure imediatamente uma ajuda profissional para que, assim, você possa ser melhor orientado sobre tudo o que o marketing digital pode fazer pelo seu escritório de contabilidade.

Marketing digital para contabilidade

Se você se encontra nessa busca por captar clientes para escritório de contabilidade, contar com um suporte adequado para esta ação pode ser determinante para obter o resultado desejado.

Por conta de todos os problemas mencionados anteriormente, o apoio de uma equipe de marketing digital fará todo o necessário para que o seu escritório de contabilidade consiga captar novos clientes de uma forma mais inteligente e utilizando recursos ligados a diversas frentes de trabalho.

Todas elas envolvendo, claro, o marketing digital. 

O marketing digital tem esse poder!

Para ser bem transparente, o marketing digital pode ir muito além desta narrativa de captação de novos clientes, pois ele possui um poder extraordinário relacionado à qualidade dos clientes que você já possui, afinal, não adianta captar clientes para escritório de contabilidade e não dar o devido suporte pós-venda.

Procure aliar a utilização de todas as técnicas aprendidas e contar com um suporte em marketing digital, principalmente para a condução de seus clientes como peças fundamentais para o seu negócio.

Isso porque de nada adianta você conseguir conquistar novos clientes e não conseguir manter todos os anteriores. 

Dessa forma, ter aliados para colocar em prática o seu marketing digital pode te ajudar diretamente, aplicando métricas de satisfação, realizando o engajamento da base e proporcionando uma maior interação entre você e seu cliente.

Boas ações de marketing digital nutrem não somente a relação entre o seu escritório de contabilidade e seu cliente, mas também fornecem elementos de interação por meio de diversos canais de relacionamento.

Sejam eles diretos ou indiretos, esses canais promovem um atendimento diferenciado e visam aumentar a satisfação de todos os consumidores dos seus serviços.

Conte conosco, do Grupo DPG!

Se você precisa de ajuda para efetivamente captar clientes para escritório de contabilidade ou gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, você veio ao lugar centro. 

Conte conosco, do Grupo DPG, pois nós podemos te ajudar nesta tarefa.

Sabemos que os processos utilizados para captar clientes para escritório de contabilidade podem parecer um tanto quanto complicados, principalmente por fazer parte de um cenário bastante dinâmico, onde a cada minuto que passa surgem novas ferramentas que podem agilizar bastante esta tarefa.

Mas afinal de contas, quem somos?

O Grupo DPG é uma empresa referência em Marketing Digital para contadores. O nosso principal objetivo é justamente facilitar o relacionamento entre empresas, por meio da comunicação integrada e consultiva.

Procuramos dar uma atenção especial em todas as nossas entregas para que você, amigo cliente, possa alcançar cada vez mais resultados transformadores. 

Para isso, costumamos utilizar um bordão bastante conhecido, que é o “Marketing Além da Conta” e é exatamente isso que buscamos implementar em todos os nossos relacionamentos.

Como o Grupo DPG pode ajudar o seu escritório de contabilidade?

Quando o assunto é captar clientes para escritório de contabilidade, nós, do Grupo DPG, conhecemos esta tarefa como poucos.

Oferecemos diversas estratégias e serviços para que isso ocorra da melhor forma possível, por meio de soluções eficientes e totalmente pensadas para esta finalidade, desde a concepção de ideia até a execução de uma tarefa específica. 

Isso porque entendemos a importância, como negócio, da captação de novos clientes e geração de renda para que seu escritório contábil possa se desenvolver como empresa e alcançar novos e melhores objetivos.

Pensamos em todas as estratégias para que o seu escritório de contabilidade não precise se preocupar com absolutamente nada, pois realizamos todos os estudos necessários e adequamos a melhor forma para captar novos clientes de uma forma totalmente orgânica e natural.

Esse, inclusive, é um dos compromissos firmados pelo Grupo DPG, utilizar as melhores e mais modernas técnicas de forma totalmente ética, com a finalidade de retornar resultados saudáveis e realmente duradouros.

Entre os nossos principais objetivos, podemos destacar:

  • Conquistar novos clientes;
  • Aprimorar ainda mais o seu atendimento;
  • Explorar novos mercados;
  • Garantir uma presença consolidada nas principais mídias sociais;
  • Obter a confiança do público;
  • Oferecer ajuda para seus clientes de forma educacional.

E como realizamos tudo isso? Esta é uma pergunta bastante simples de ser respondida. 

O Grupo DPG é líder no segmento de marketing digital contábil, realizando criação de conteúdo de qualidade, geração de leads por meio de campanhas, desenvolvimento e acompanhamento de websites institucionais com a formatação adequada para que os mesmos tenham uma excelente performance em relação ao atendimento do cliente.

Entre em contato

Para entrar em contato conosco é bem simples, basta acessar o nosso portal Grupo DPG, em todo o rodapé da página você encontrará as informações necessárias para conversar conosco da forma mais direta possível. 

Se você preferir, pode utilizar o formulário de contato para que nossos especialistas retornem o contato com muita brevidade ou ainda utilizar um meio síncrono, utilizando o aplicativo WhatsApp, para isso, basta clicar no ícone, no canto inferior direito da página.
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