“Dono de uma empresa contábil” ou “Empresário de Contabilidade”. Quem é você?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

“Existe uma conversa acontecendo no mundo corporativo contábil e você precisa fazer parte dela”!

Olá amigos contadores, tudo bem?

Promover uma cultura de compartilhamento de ideias e conhecimentos gerais no empreendedorismo pode ajudar empresas parceiras, fornecedores de serviços e, principalmente, clientes a preencherem lacunas cognitivas, melhorar a eficiência, aumentar a inovação, incentivar a liderança e muito mais.

Foi pensando nisso que a nossa CEO – Marta Giove – teve uma brilhante ideia – Criar um Grupo no Whatsapp para discussões e dicas sobre Marketing e vendas de serviços contábeis, de modo a agregar valores e desenvolvimento aos nossos clientes – os contadores.

 “- UAU… É um dos melhores grupos de contadores que já participei”Raphael Martins – Empresário contábil e membro do grupo).

O grupo é o que podemos chamar de “quente”.  Todos os dias, tratamos de assuntos diversos e “rolam” altas discussões sobre empreendedorismo contábil, marketing na contabilidade, vendas, além é claro, de falarmos sobre os sucessos e mazelas do segmento contábil. Se você é contador e ainda não participa desse grupo do Whatsapp ou se aborreceu de alguma forma e saiu? Meu amigo… você está perdendo uma excelente oportunidade de compartilhar momentos e ideias com pessoas incríveis, sinceras e que querem, dia após dia, crescer como empreendedores.

Uma noite de discussões altamente produtivas…

Na noite do dia 01/02/2018 aconteceu uma discussão sensacional no Grupo de Whatsapp. Um dos participantes questionou os preços de sistemas de contabilidade, a discussão começou com este assunto,  depois passou para efetividade do marketing contábil e todos os desafios enfrentados pelos profissionais da contabilidade à frente de seus negócios. Foi realmente espetacular!

No Grupo – no auge e no calor da discussão – é humanamente impossível concatenar bem um ideia especifica, de forma que todos consigam acompanhar e entender. Mas, essas discussões trazem insights incríveis, além de sacadas sensacionais, que podemos aplicar em nosso dia e fazermos “diferente”, para termos resultados diferentes.

Pensando nisso e diante do que li e reli no grupo, resolvi escrever esse artigo:

Você é um “dono de uma empresa contábil” ou é um “Empresário de Contabilidade”?

Você já parou para pensar sobre o que é ser um empresário que administra uma empresa de contabilidade ou ser um contador – proprietário, dono ou um dos donos (sócio típico) de uma empresa de contabilidade?

Vamos aos fatos – O que é ser um empresário?

Um dia desses li uma definição em um dicionário online que achei fantástica sobre o que é ser empresário. O dicionário define o empresário como:

“uma pessoa que inicia um negócio e está disposta a arriscar a perda para ganhar dinheiro” ou “quem organiza, gerencia e assume os riscos de um negócio ou empresa”.

Isso me fez observar algumas palavras-chave comuns: negócios e riscos. 

Se você não está disposto a correr riscos ou sofrer perdas em seus negócios para ganhar ou lucrar no futuro, você não é um empresário ou empreendedor, você é apenas um funcionário de uma empresa criada por você!

Empresários são pessoas que se concentram em soluções que supram as necessidades do mundo e em como podem criar meios para oferecer essas soluções.

“Como empresário contábil, seu objetivo deve ser criar meios de como oferecer valor perceptível aos seus clientes”.

Em termos práticos, o que eu quero dizer é que “você pode dirigir uma empresa e não saber operacionalizar o que sua equipe irá entregar aos seus clientes”. Em outras palavras, “ – para ser um empresário de contabilidade você sequer precisaria ser um especialista em conformidade fiscal ou em princípios contábeis, e poderia administrar a empresa de forma espetacular.

Você não precisa estar nos detalhes das operações e pode se afastar de ser um membro técnico da equipe. Em vez de ser um executor ou o principal realizador de tarefas, você pode ser o líder, inspirar seus funcionários e se fazer a seguinte pergunta:

“- Como conseguirei dar suporte aos meus colaboradores para que juntos possamos criar valor para os clientes que atendemos”?

Quero que você reflita exatamente nisso…

“O que motiva pessoas como você a empreenderem sozinhas, sem garantias de sucesso ou até mesmo ter um salário”?

Se você é um empreendedor de verdade, a resposta é bem diferente do que a grande maioria das pessoas pensa. Não é dinheiro, não é status, mas é a liberdade. Se não fosse isso, por quê você assumiria riscos sem garantias?

Você é um especialista em normas e procedimentos trabalhistas, não é? Então você sabe que “Quem quer garantia profissional, trabalha como CLT”. Simples assim!

Que tipo de liberdade o empresário procura?

Especialistas em empreendedorismo definem que empresários estão à busca de quatro áreas básicas de liberdade:

  • Liberdade de tempo;
  • Liberdade financeira;
  • Liberdade para se relacionar e
  • Liberdade de propósito.

Ao conversar diariamente com muitos donos de empresas de contabilidade, não é difícil perceber que muitos deles não experimentam o tipo de liberdade que desejam e se sentem sobrecarregados e resignados em suas carreiras. Porém, todos têm um desejo incrivelmente profundo de “liberdade de propósito”.

Infelizmente, donos de negócios ou empresas – que não atuam como empresários – têm inconscientemente uma profunda frustração por não atingirem seus objetivos. E os “donos e empresas de contabilidade” não são diferentes.

A ideia para mudar esse cenário é…

Comecem a revisar tudo o que levou vocês a tomarem as decisões que os mantém até hoje no controle e direção de suas empresas. Recuperem a autoestima como profissionais competentes que são, e definam o “POR QUE” de suas empresas existirem.

  • POR QUE vocês acordam todos os dias e fazem o que fazem?
  • POR QUE decidiram empreender?
  • POR QUE resolveram atuar e empreender nesse segmento?
  • POR QUE investiram e investem em infraestrutura e na contratação de pessoas?

Ao responderem essas perguntas, definam a missão de suas empresas e principalmente o seu propósito como empresa e empresário.

Uma empresa de contabilidade dirigida verdadeiramente por EMPRESÁRIOS está disposta a assumir riscos. Os riscos devem ser vistos como um positivo econômico, pois é assim que os lucros são produzidos e o crescimento se torna uma possibilidade real.

“- Lanço um desafio hoje aos senhores, para darem o primeiro passo de modo a entenderem se são donos de empresas ou Empresários de Contabilidade”.

Como vocês terão essa certeza?

É simples!

Quero que os senhores pensem se realmente estão dispostos a fazer coisas que outras empresas do segmento ou outros donos de escritórios contábeis não ousam o suficiente para fazê-lo.  A implementação de uma politica de preços – que você considere justo cobrar por seus serviços – é um exemplo simples para começar.

Você está disposto a fazer diferente ou continuará sendo igual a todos para não perder clientes?

Entendam que o empreendedor é um construtor que está sempre disposto a olhar para a frente e a construir algo novo, assumir os riscos apropriados e a encontrar novas soluções – que possam ser avaliadas pelos seus potenciais clientes como de alto valor agregado – para resolver e atender a questões específicas de seu cotidiano – corporativo ou pessoal.

Um contador empreendedor – empresário de contabilidade – deve gastar seu tempo principalmente inovando, criando novos pacotes e tipos de serviços, novos modelos de negócios e estruturas de equipes e processos.

“Imaginar e criar novos serviços é o que irá diferenciar uma empresa de contabilidade e torná-la única para o seu público de interesse”.

O trabalho de conformidade e de regularidade fiscal, contábil, trabalhista, previdenciário e legal exigido pelo governo, não faz o cliente perceber  um alto valor dos serviços prestados pelos seus contadores, por alguns motivos:

  • 1º No Brasil é obrigatório para toda e qualquer empresa “manter” um contador (interno ou terceirizado).
  • 2º Todas as empresas de contabilidade – na teoria – podem facilmente fazer esse tipo de trabalho.

Então, se você aumentar o preço dos serviços prestados, outro cobrará menos e – teoricamente – fará o mesmo que você faz. Sendo assim, o empreendedor estará cumprindo um norma legal e qualquer contador servirá para isso.

Você quer ser mais um na multidão ou opção principal para os seus potenciais clientes?

Tornem-se “braços direito”da gestão de seus clientes e atuem além dos números para mudar isso!

Estamos em ano de copa do mundo. Todos os senhores contadores, donos de empresas de contabilidade –  conhecem o esporte que é a preferência nacional: O FUTEBOL. E o futebol pode nos inspirar a fazer diferente!

Sendo assim, sugiro que os senhores encontrem uma maneira de “jogar” em posições onde outros “jogadores” não conseguem, conseguirão ou ousarão competir com vocês. Tentem ser estratégicos e “criem jogadas” baseadas no risco além da conformidade e da regularidade fiscal. Comecem a criar, oferecer e fornecer serviços que aumentem a percepção de valor do que você faz para os seus clientes e marquem “gols de placa”.

Dar o primeiro “passe” é fundamental…

Diante do novo cenário corporativo – estruturado pela tecnologia da informação – onde o empresário (consumidor de seus serviços) têm o poder de decisão sobre quem contratar, é muito importante que as empresas de contabilidade estejam cada vez mais próximas dos seus clientes. É fundamental também, que estejam mais focadas nas tendências e no futuro, beneficiando-se de novas tecnologias para gerar dados que definirão o futuro de seus clientes diante dos diversos ciclos econômicos globais que se apresentem.

Inovar pode ser perturbador e você pode até ter que desistir de clientes que não concordem com seu novo jeito de fazer as coisas. Quando isso ocorrer, lembre-se da máxima: “Às vezes é preciso perder para ganhar”! Sacrifique clientes se necessário, uma vez que estes possam se tornar o grande obstáculo para  seu crescimento empresarial.

Meu velho pai – Sr. Elias – é muito dado aos adágios populares e, uma vez, no auge de sua sabedoria,  me disse uma frase que marcou a minha vida: “Alex, meu filho, quem tudo quer nada tem”!

Em outras palavras e trazendo para o mundo do empreendedorismo ele me ensinou a seguinte lição: “ – Filho, já que você quer empreender, defina um perfil de cliente ideal e invista tempo, inteligência e recursos para conquista-los. Lembre-se – você não precisa vender para todo mundo”!

Então, diante de tudo isso responda com a máxima sinceridade:

Você é dono de um negócio contábil ou é um empresário de contabilidade?

Se quiser compartilhe sua opinião comigo nos comentários. Concordando ou discordando, essa troca de ideias é muito salutar e crucial para o crescimento de todos. Aguardo seus comentários!

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Sua participação irá agregar muito, pode ter certeza!

Um forte abraço à todos,

Alex de Paula

Diretor de Marketing – Grupo DPG

 

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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