Uma das melhores formas de se produzir novos leads para o seu negócio é, sem dúvida, o Marketing de Conteúdo.
Para construir um time que não falhe durante a produção de conteúdo, é preciso priorizar alguns detalhes. Eu costumo dizer que o Marketing de Conteúdo pode ser feito se você puder responder 3 perguntas:
- Quem produzirá?
- Como produzirá?
- Quando produzirá?
Acompanhe este post até o fim e descubra como pode ser fácil organizar um time de Marketing de Conteúdo.
Quem produzirá o conteúdo?
A produção do conteúdo envolve muito mais do que apenas um único redator. O fluxo de produção deve ser o seguinte:
ideia – criação – aprovação – publicação – análise dos resultados
Defina quem será responsável por supervisionar toda a produção. Este deve acompanhar todas as etapas e garantir que os objetivos sejam alcançados.
Basicamente, um time de Marketing de Conteúdo pode ser formado por: um redator, um revisor e um diretor de redação.
Como Produzirá?
Para começar a produzir, é preciso que o responsável pela produção tenha em mente como tudo será feito, para isso ele deve seguir a risca o cheklist abaixo:
- Ter o objetivo da produção de conteúdo documentado;
- Utilizar as ferramentas corretas: brainstorm, criação, publicação, mensuração;
- Atribuir as tarefas para os responsáveis;
- Garantir os prazos de produção e manter os lembretes;
- Saber o status de cada peça;
- Aprovar os conteúdos;
- Definir as datas de publicação e de distribuição;
- Analisar todo o processo e encontrar melhorias.
Quando produzirá?
Para que o conteúdo seja publicado no momento certo, é preciso seguir a risca o calendário editorial. Para que ele funcione, o gestor do conteúdo e todos os envolvidos na produção devem ter os objetivos de marketing da empresa bem definidos.
As datas e os títulos servem para facilitar a organização das ações e, assim, acabar com as falhas na estratégia de conteúdo, além de evitar que artigos que não tenham relação com o objetivo final da estratégia entrem nesta produção.
Outros temas sobre Marketing de Conteúdo:
Calendário editorial para contabilidade: descubra por que ter um!