Copa e Marketing: entenda o que podemos aprender com eles

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Nesse artigo você vai ver:

Contador, saiba quais lições podemos tirar da Copa relacionadas ao Marketing

Será que a Copa do Mundo pode trazer lições aplicadas ao Marketing? Leia e fique por dentro!

Contador, a Copa do Mundo está chegando ao fim, o resultado não foi tão favorável quanto se esperava para o Brasil, mas será que o campeonato nos deixa alguma lição?

Sim, e ao longo do nosso artigo vamos conversar sobre os principais ensinamentos trazidos pelo evento, como podemos relacionar isso ao Marketing e o que você poderá fazer para utilizá-lo em sua contabilidade, de maneira eficiente.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso artigo e entenda como otimizar a gestão do seu escritório, contador!

O que é o Marketing?

Contador, para que uma pessoa possa adquirir um determinado produto ou serviço, é necessário que ele conheça, inicialmente, a sua existência, concorda?

Mas, principalmente hoje em dia, com um número variado de opções disputando a atenção do mercado, é preciso uma comunicação próxima e que seja capaz de demonstrar o qual útil será o produto ou serviços para um determinado cliente.

É nesse ponto que também atua o Marketing.

Uma das referências da área, Philip Kotler, em seu livro “Princípios do Marketing” (1993), nos traz a seguinte definição para Marketing:

Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.

Sendo assim, ele utiliza estratégias próprias para ajudar empresas a venderem mais, considerando particularidades do mercado, perfil do negócio, tipo de produto, aspectos comportamentais do seu público alvo, dentre outros.

Bem, agora você já conhece mais sobre o que, de fato, é o Marketing, mas, antes de a gente conhecer a relação dele com a Copa do Mundo, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse evento.

Leitura sugerida:

O que é a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo é um evento mundial, organizado desde 1930 pela Fédération Internationale de Football Association – FIFA (traduzindo, ficaria como Federação Internacional de Futebol e Associado).

Cada ano ocorre em um local diferente, cuja escolha é feita por sorteio e o evento movimenta valores estratosféricos, por exemplo, a de 2014, que ocorreu no Brasil, para acontecer, precisou que se investisse cerca de 8 bilhões nos estádios que iriam receber os jogos.

Se a gente for considerar os investimentos em aeroportos, telecomunicações, turismo, etc., esse valor pode chegar à casa dos R$ 31 bilhões.

É um evento que reúne pessoas de nacionalidades diferentes, todas com um só propósito: ver seu time do coração, que geralmente representa o próprio país, ganhar o mundial.

Mas, mesmo em situações em que isso não ocorre, é possível que se ganhe de outras formas, como a gente poderá ver no próximo tópico.

Quais as lições que a Copa do Mundo deixa para o Marketing?

Nas próximas linhas, vamos entender mais sobre a relação entre a Copa do Mundo e o Marketing, você saberá que, mesmo o Brasil não trazendo o título, a gente pode extrair do evento várias lições, as quais, inclusive, poderão contribuir para otimizar a captação e fidelização de clientes em seu escritório.

É preciso ter um bom preparo

Na Copa do Mundo, cada país escolhe seus melhores jogadores para a disputa.

Claro que eles geralmente não buscam se preparar exclusivamente para o evento, mas como são jogadores profissionais, usam o seu dia a dia para irem lapidando sua técnica, condicionamento físico, buscam pontuar gols nos times em que atuam…

Enfim, para se tornarem o melhor que puderem se, até possam ser escolhidos.

Quando estão no campo, competindo pela taça do mundial, essa busca pela excelência apenas aumenta.

De igual modo, no Marketing é necessário que se tenha planejamento, que se busque sempre melhorar as estratégias e acompanhar os resultados.

Nesse ponto, a diferença é que, ao atuar nessa área, para que se tenha resultados excepcionais, o profissional do marketing precisa ter em mente que ele todo dia está disputando um mundial.

Você precisa ter objetivos claros

No time, todos os jogadores atuam para alcançar um único objetivo: sair do evento com o título mundial.

É verdade que, em um time, temos o atacante, o meio-de-campo, o zagueiro, o técnico… ou seja, funções variadas, mas todos sabem que seu trabalho é importante para que se alcance o resultado final: fazer gols.

De igual modo, mesmo que, em um time de marketing, a gente tenha diferentes especialistas, é preciso que todos entendam o que se busca em suas ações.

Isso pode ser aumentar a autoridade, promover um produto, educar um público, não importa, o essencial é que todos saibam a finalidade do que fazem para que possam trabalhar em sincronia.

Em uma Copa do Mundo, praticamente toda nação está empenhada em um único alvo, e lembre-se que o papel da torcida também é importante para o desempenho do time.

A comunicação deve ser eficiente

Já pensou o caos que seria se os jogadores entrassem em campo sem saber suas posições?

Ou mesmo se não entendessem a sinalização do juiz, do técnico e companheiros de equipe?

Sendo assim, tanto em uma partidas de futebol quanto no Marketing, é necessário que todos estejam com a comunicação alinhada, entenda o que deve ser feito, para quê.

Além disso, é necessário que o sentido de todo o sinal seja de conhecimento do time.

Equilíbrio emocional é tudo

Numa partida de futebol, é necessário saber lidar com a frustração da torcida quando o jogo vai mal, com as reclamações do técnico, com a decisão do juiz e também com o comportamento do adversário.

Saber agir nesses momentos, apesar de não ser fácil, pode fazer toda a diferença quanto ao resultado final, mesmo que não se ganhe a partida.

Por que a gente precisa entender ser “campeão” de forma mais abrangente?

A gente sabe que o objetivo principal de um time, em uma Copa do Mundo, é sair como vencedor.

Contudo, por mais preparo que se tenha, nem sempre isso é possível.

Todavia, é necessário perceber a riqueza de oportunidades existentes em um evento como esse.

Por exemplo, nesse mundial um dos nomes que mais se destacou foi o de Richarlison, devido ao seu desempenho ele não conseguiu trazer o título, mas fechou um contrato com a Brahma.

Nessa Copa, pudemos conhecer mais sobre a cultura da nação no qual o jogo foi realizado, isso poderá ser convertido em ideias de novos negócios.

Assim como nas outras, possibilitou que a economia do Brasil circulasse, fazendo surgir empregos e levando mais renda às famílias, mesmo acontecendo no Catar, haja vista que a demanda por camisas da seleção brasileira e decoração com as cores da bandeira passaram a ter maior procura.

O evento também contribuiu para unir as pessoas em um só propósito.

E, se não trouxemos esse ano o tão sonhado título, teremos mais 4 anos para nos preparar e trabalhar com ainda mais afinco para que na próxima Copa do Mundo o sonho do hexa passe a ser real.

Dessa forma, é possível ganhar sem, de fato, ganhar.

Dessa maneira, no Marketing, mesmo que uma ação não tenha trazido os resultados esperados, por vezes é possível descobrir, por meio dela, novas oportunidades ou mesmo, no futuro, poderá fazer com que você acesse a ganhos os quais você não tenha planejado, inicialmente.

Incorporar o método PDCA (plan, de planejar; do, de fazer; check, de verificar; e act, de agir) ajudará você a executar com mais segurança e a entender de maneira mais abrangente sobre os ganhos que você poderá ter em suas ações, para além daqueles esperados.

Nesse sentido, contador, cabe trazer que preparamos um material que vai ajudar você a fazer o marketing do seu escritório da maneira certa. Clique e confira:

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Ao longo da nossa conversa, pudemos perceber que, apesar de não termos ganho o hexa, a Copa do Mundo deixou valiosas lições, as quais podem ser aplicadas inclusive na área do Marketing.

Dito isso, contador, cabe trazer que nós, do Grupo DPG, somos especializados em seu segmento e podemos auxiliar você a ter mais autoridade e a captar clientes com mais facilidade.

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