Nos dias atuais, não basta apenas ser um ótimo profissional. Tão importante quanto isso é saber como vender os próprios serviços.
Para quem é da área da contabilidade, algumas atitudes são fundamentais para manter e conquistar novos clientes.
Relacionamento e comunicação
Provavelmente você já ouviu a comparação de que o contador é como se fosse o médico da empresa. E o que faz um médico ser admirado por seu paciente? A capacidade dele de conhecer as necessidades e saber como atuar para a melhora da saúde da pessoa.
Dessa forma, é fundamental que os contadores conheçam muito bem as necessidades da empresa em que eles prestam serviços. Mas esse é apenas o primeiro passo. O que dá valor ao profissional contábil em qualquer organização é a forma como ele expressa ao cliente seus diagnósticos e propostas de soluções.
Por isso que o contador precisa ser, no fim das contas, um contador de história. É fundamental informar ao cliente, de forma clara, simples e objetiva, todo o conhecimento adquirido sobre a saúde da empresa. Isso gera outro ponto imprescindível na arte da venda: a confiança.
Confiança
Qualquer venda só é possível quando há confiança entre as partes. Se o contador estabelecer a confiança com a empresa em que trabalha, fica muito mais fácil oferecer novos serviços e receber propostas de trabalho por indicação.
A confiança também é fundamental na prospecção de novos clientes. Só vai contratar novos serviços quem tiver confiança sobre os conhecimentos do profissional; vem daí a importância de ferramentas como marketing de conteúdo.
A arte de vender
Vender, principalmente os próprios serviços, não é algo simples. Mas existem duas possibilidades: aprender a vender a si mesmo ou contratar profissionais para essa tarefa.
De qualquer forma, é fundamental enxergar a venda como prioridade. Com foco no relacionamento, além de conhecimentos técnicos, a captação de novos clientes será muito maior.
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Este artigo foi baseado em uma live realizada pela DPG. Clique aqui e saiba mais sobre o tema.
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