Qual A Importancia Do Conselho Federal De Contabilidade Para Voce Contador Post - Grupo DPG

Qual a importância do Conselho Federal de Contabilidade – CFC – para você, contador?

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre um assunto de grande importância: CFC – Conselho Federal de Contabilidade!

Se você é contador, deve saber bem a necessidade de entender mais sobre o assunto, por isso, hoje, decidimos esclarecer para você!

O Conselho Federal de Contabilidade – também chamado de CFC, é uma Autarquia Especial que é dotada de personalidade jurídica de direito público.

O CFC foi criado em 1946, e desde então possui uma estrutura, organização e funcionamento com regulamentações definidas, com o objetivo de orientar, normatizar e claro, fiscalizar a profissão contábil, por intermédio de conselhos regionais de contabilidade.

Cada estado possui uma Conselho Regional de Contabilidade, o nosso velho conhecido CRC, que é, na prática, o grande responsável por fazer valer os regulamentos e as normas contábeis, aplicando, quando necessário e conveniente, após processo disciplinar próprio, as penalidades previstas para garantir o bom uso é reputação da ciência contábil.  

Além de regular os princípios contábeis, o CFC contribui também na qualificação técnicas dos programas de educação continuadas dentro nas normas brasileiras de contabilidade, tanto em suas naturezas técnicas, quanto profissionais!

Atenção profissionais contábeis!

A partir desses pilares fundamentais, é que é preciso chamar a sua atenção para as funções e utilidades da CFC, tanto no sentido de desenvolvimento profissional dos contadores, quanto no sentido de uma melhor atuação com os serviços da contabilidade.

Visto isto, esteja atento às demais questões.

Benefícios do Conselho Federal de Contabilidade

    • Fiscalizar o exercício da profissão contábil.
    • Ajuda a preservar e ampliar o mercado de trabalho dentro da profissão.
    • Examina se os profissionais estão condizentes e bem alinhados com as normas técnicas e éticas que são estabelecidas para o exercício da profissão.
  • Atua no registro e expedição da carteira profissional – o que permite garantias de credibilidade para atuar no setor contábil, gerando assim, confiança da parte do mercado, visto que essa documentação é atestado que valida o exercício contábil.
  • Garante a qualidade do exercício das funções contábeis.
  • Faz o apontamento de representantes indicados para comitês executivos.
  • Participa de grupos de trabalho e reuniões internacionais da profissão.

Imagine, portanto, quanta notoriedade, destaque profissional e oportunidades existem no Conselho Federal de Contabilidade!

E qual a correlação entre CRC e CFC?

Você pode também querer saber, como se relacionam e qual a importância e integração dessas resoluções para a atuação do contador.

Os CRCs foram criados a partir de algumas resoluções provenientes do CFC, sabia disso?

Assim, o CRC ajuda em diversas funções, pois além de permitir o registro e a expedição da carteira profissional do contador e estabelecer os processos disciplinares, ainda publica relatórios anuais sobre os trabalhos profissionais que o contador tenha feito durante o ano.

Assim, juntos, o CFC e o CRC, fazem a normatização e orientam a profissão contábil, de forma que alguns órgãos vem com a incumbência de auxiliar os contadores no exercício de suas responsabilidades e tarefas.

Portanto, a importância do Conselho Federal de Contabilidade se torna de essencial destaque, visto todos os efeitos positivos que ela traz para a carreira do contador!

Viu que interessante?

Você já sabia de tudo isso?

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Grupo DPG?

Somos uma Agência de Marketing Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @GrupoDPG.Digital

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *