Conquistar clientes pela internet: faça da maneira certa!

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Saiba por que você precisa conquistar clientes pela internet e como fazer isso da maneira correta

Contador e contadora, entenda por que você precisa se preocupar em conquistar clientes pela internet e como um site ajuda nessa tarefa.

Contador e contadora, você deseja conquistar clientes pela internet e não sabe por onde começar?

Pode ficar tranquilo pois vamos ajudar você nesse processo, por meio do artigo que preparamos!

Ele reúne informações importantes, as quais vão ajudar você a ter um melhor entendimento sobre o período atual que estamos enfrentando, conhecer melhor as mudanças no perfil dos seus clientes e mercado, e ajudar você a entender mais sobre como apostar em Marketing Digital e em um site para o seu escritório que vai ajudar você nessa tarefa.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso artigo, faça uma ótima leitura e torne o seu escritório mais rentável!

E então, vamos lá?

Por que podemos dizer que estamos diante de mudanças no mercado e no comportamento do consumidor?

Você mesmo já deve ter percebido o quanto o mundo mudou nas últimas décadas.

E isso se aplica tanto ao surgimento de novas tecnologias quanto a aplicação delas em nosso dia a dia.

Por exemplo, ferramentas como:

  • Computador;
  • Smartphone;
  • Internet;
  • Skype;
  • Webcam;
  • Headset.

Todos já existiam há mais de 10 anos, mas somente agora é que elas estão sendo usadas com o propósito de vídeo conferências.

Nos últimos anos a Inteligência Artificial também alcançou muitos avanços, e cada vez mais ela está sendo usada em nosso dia a dia, sem a necessidade de longas esperas.

Sendo assim, transformações em nossa sociedade estão nascendo cada vez mais rápido e, de igual modo, estão passando a fazer parte do nosso dia a dia.

Isso também impacta no comportamento do consumidor.

Por exemplo, há tempos era muito difícil realizar compras online.

As pessoas não confiavam, não existiam opções variadas de produtos e muitos até não viam com bons olhos.

Hoje em dia é cada vez mais comum utilizar marketplaces e lojas online com essa finalidade.

Dessa forma, percebemos que é crescente o número de empresas que estão levando seus produtos para o ambiente virtual.

Qual a relação entre a contabilidade e a nova realidade do mercado?

Dessa maneira, a internet está trazendo consigo uma oportunidade rica para a realização de novos negócios.

Sendo assim, é importante verificar que essa presença de empreendimentos cada vez mais comuns no mundo virtual, traz consigo uma oportunidade valiosa de conquistar clientes pela internet.

Essa realidade vale, inclusive, para contadores e contadoras.

Ou seja, se o seu cliente está na internet, é lá também que o seu escritório precisa estar.

Ao fazer isso fica muito mais fácil de você ter um contato direto e ser mais percebido pelo seu público alvo.

Lembre-se do ditado “quem é visto, é lembrado”. 

É importante incluir que as pessoas atualmente têm demonstrado um comportamento bem mais autônomo quando se trata de escolher a contabilidade para suas empresas.

Antes a opção por um escritório era feita basicamente por conta de indicações, hoje em dia as pessoas estão se preocupando em:

  • Saber quais as experiências que outros clientes tiveram, por meio de comentários deixados em redes sociais e avaliações;
  • Conhecer qual a expertise do profissional, por meio de suas publicações em blogs e vídeos postados;
  • Entender como ele poderá, de fato, contribuir para o desenvolvimento do negócio, por meio de cases publicados, por exemplo.

Lembre-se que, apesar do seus clientes serem, na maioria, empresas, já que você trabalha no business to business, são pessoas que fazem a gestão e que vão fechar o contrato de parceria com você.

Ter uma presença digital, mostrar seus serviços e autoridade na internet é uma estratégia que vai ajudar você a conquistar clientes com mais facilidade.

Por que é necessário se adaptar – de maneira rápida – aos novos cenários?

Mas, contador e contadora, esse tipo de decisão é daquelas que deve ser tomada com urgência.

Uma busca rápida no Google por termos contábeis já trará como resultado muitos dos seus concorrentes.

Você já se perguntou por que o nome do seu escritório não estar entre eles?

Perceba que aqueles que, ao surgir uma novidade, são mais rápidos em adaptar-se a elas, conseguem escolher as melhores opções.

A rapidez como uma empresa – e aqui também vale o seu escritório – se adequa a novas mudanças e tecnologias dirá muito sobre o quão fácil ele terá sucesso ao alcançar seus resultados.

Tal entendimento também vale para a internet.

Mas isso você já deveria estar tirando de letra, tendo em visto que na área contábil o que mais tivemos nos últimos anos foram transformações.

Prova disso temos:

  • Projeto Sped – em especial o Sped Fiscal e a NF-e;
  • 11.638/2007;
  • Lei 123/2006;
  • Reforma Trabalhista;
  • Certificação Digital, etc.

Todas elas trouxeram mudanças nas rotinas dos escritórios contábeis e obrigaram contadores e contadoras a se ajustarem a elas.

Mas perceba que toda mudança e investimento precisa ser planejado.

Lembre-se que o propósito de levar o seu escritório também para o ambiente virtual será para ter um maior contato com o seu público e, consequentemente, conquistar clientes pela internet.

Nos próximos tópicos vamos conversar sobre alguns conceitos que vão ajudar você nessa tarefa, mas antes aproveite para conhecer alguns artigos que vão auxiliar a utilizar as plataformas digitais com mais eficiência em seu escritório:

O que é o Marketing Digital?

Inicialmente vamos conversar sobre o Marketing Digital.

A gente sabe que o Marketing pode ser entendido como uma arte e ciência que busca auxiliar sua empresa a vender, por meio da entrega de valor e uma maior comunicação junto ao seu público alvo, de forma que os desejos e necessidades dessas pessoas sejam satisfeitos.

Os conhecimentos dessa área podem ser aplicados com muito proveito no mundo virtual.

Porém, a gente precisa considerar que as plataformas onde sua empresa pode estar possuem características diferentes.

Para ilustrar cabe trazer que o perfil do Instagram é mais voltado para conteúdos apresentados sob forma de imagem ou textos curtos.

Em blogs já é possível publicar conteúdo que desenvolva mais sobre um tema, podendo se utilizar até mesmo conteúdo multimídia, como vídeos e arquivos de áudio.

Pessoas que utilizam o Youtube buscam conteúdo sob forma de vídeos.

Já aqueles que fazem uso do LinkedIn estão procurando contatos e material voltado à esfera profissional.

Sendo assim, trata-se de um mundo que tem detalhes diferentes do ambiente físico e essas especificações precisam ser consideradas ao investir o seu tempo montar uma estratégia de presença digital.

O Marketing Digital busca alinhar os conceitos presentes no Marketing à essas particularidades.

Antes da gente passar para o próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar você a ter uma presença digital mais eficiente:

O que é o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing?

Nesse contexto, quando a gente pensa nesse ramo do conhecimento, é necessário falar também no Marketing de Conteúdo.

Trata-se de uma área que vai ajudar seu escritório a alinhar suas publicações de acordo com o perfil do seu público e o motivo que levou você a querer conquistar clientes pela internet.

Com a ajuda dele você consegue publicar material rico, de valor, que tenha relevância para quem irá ler.

O Marketing de Conteúdo tem como propósito ajudar você, inclusive, a alinhar suas produções no momento em que o seu cliente se encontra no funil de vendas:

  • Topo de funil: fase de prospecção, primeiro contato com o seu negócio, práticas que vão atrair seu público;
  • Meio de funil: ações que buscam educar, preparar para a compra;
  • Fundo de funil: tem o propósito de fechar a venda, fazer com que as empresas fechem contrato com seu escritório.

Outra ramificação do Marketing que vai ajudar você a ter mais sucessos ao conquistar clientes pela internet é o Inbound Marketing.

Por meio dele você consegue atrair internautas para próximo à sua empresa, de maneira atrativa e com o auxílio do Marketing de Conteúdo.

 O Inbound tem como foco promover um relacionamento entre as empresas e sua marca.

Para tanto, ele utilizará táticas também das áreas de:

  • Search Engine Optimization (SEO);
  • Relações Públicas;
  • Estratégias de presença nas redes sociais, dentre outros.

Tanto o Inbound Marketing quanto o Marketing de Conteúdo são braços do Marketing Digital, todos voltados para ajudar você a conquistar clientes pela internet com mais praticidade.

Como essas três áreas do Marketing devem ser usadas por contadores para conquistar clientes pela internet?

Sabendo disso, todas essas áreas vão trabalhar na organização de estratégias para que você possa estabelecer uma relação próxima aos seus clientes.

Por meio deles você conseguirá, por exemplo:

  • Identificar em quais redes sociais e plataforma seus potenciais clientes costumam estar;
  • Conhecer a linguagem e perfil do seu público;
  • Entender quais os principais problemas que eles possuem e produzir materiais que possam ajudar nessas necessidades;
  • Definir estratégias de campanhas que terão maior alcance e êxito;
  • Levantar quais ferramentas podem ser úteis para uma melhor comunicação.

Utilizá-las em conjunto dará mais poder e eficiência às suas ações.

Acesse o e-book abaixo e entenda como estar presente na internet com mais segurança:

Como ele ajuda uma contabilidade no processo de conquistar clientes pela internet?

Para que você entenda melhor sobre como funciona e a importância dessa estratégia, vamos pegar como exemplo um escritório contábil que atende empresas do ramo varejista, de pequeno e médio porte.

Por meio do Marketing Digital é possível mapear o perfil do empresário ou gestor responsável por esses empreendimentos.

A partir daí fica mais fácil entender quais as redes sociais são mais utilizadas por eles.

Isso, alinhado à sua expertise sobre os temas que costumam causar mais dificuldades a esse tipo de empresa, será possível produzir conteúdos os quais consigam demonstrar:

  • A origem;
  • A solução;
  • Como podem ser evitados.

Ainda, com o auxílio do Marketing Digital, você conseguirá educá-los sobre o que faz o seu escritório contábil a melhor solução para lidar e proteger essas empresas dessas situações.

Então, até aqui a gente pode perceber que ter uma presença digital é uma estratégia que vai facilitar bastante conquistar clientes pela internet, não é mesmo?

Mas a gente sabe que para muitos contadores isso é algo ainda muito novo.

Principalmente tendo em vista que o Código de Ética da Contabilidade teve mudanças recentes quanto ao tema.

Elas vieram justamente para flexibilizar a maneira como a propaganda e publicidade é feita pelos profissionais e assegurar que o respeito, clareza e verdade possam estar presente ao se elaborar uma estratégia nessa área.

Nesse sentido, mesmo que você ainda não queira investir pesado, um ponto você precisa considerar: ter um site é um dos requisitos mais importantes para que você possa conquistar clientes pela internet de maneira mais prática.

Sobre isso, vamos explicar o motivo no próximo tópico.

Por que um escritório contábil precisa ter um site?

Você se recorda que em tópicos anteriores a gente falou que as pessoas estão sendo muito mais autônomas quando se trata de buscar informações sobre os produtos e serviços que desejam adquirir ou contratar?

Sabendo disso, o que você acha mais prático:

  • Entrar em contato com o seu escritório e saber quais tipos de empresas atendem, quais serviços prestam e como chegar;
  • Acessar o site do seu negócio e obter essas e outras informações nele, de forma direta?

Obviamente, por meio do segundo ponto, será muito mais fácil que eles possam acessar as informações que precisam.

Então a gente pode perceber que contar com um site é uma ótima decisão, quanto se trata de conquistar clientes pela internet.

Assim como o seu endereço fixo, ele funciona como o endereço digital do seu escritório. 

O que deve ser considerado ao desenvolver um site contábil?

Porém o seu site contábil não pode ser feito de qualquer forma.

Lembre-se que ele será usado para expressar a identidade visual da sua empresa na internet.

É por meio dele que você comunicará não apenas os serviços que presta, especialidade e vantagens, mas também seus valores, a missão e propósito que faz com que ele funcione.

O Grupo DPG é uma agência de Marketing especializada no público contábil.

Nela o profissional tem acesso a uma variedade de soluções, as quais têm como propósito possibilitar uma presença digital mais eficiente, de acordo com os objetivos do contador, além de facilitar o processo de conquistar clientes pela internet.

Ela, ao desenvolver sites contábeis, busca conhecer o perfil do escritório para que ele possa transparecer as características de cada um de seus clientes.

Para isso, alguns aspectos são importantes e devem ser considerados:

Tenha originalidade

Perceba que, por mais que existam escritórios semelhantes aos seus, os quais:

  • Atendam aos mesmos tipos de clientes;
  • Prestem os mesmo tipos de serviços;
  • Estejam em uma localização próxima da sua;
  • Tenham o mesmo número de colaboradores, etc.

Existem particularidades no seu que o faz único, diferente dos demais.

Isso está ligado ao:

  • Perfil da sua equipe;
  • Cultura da empresa;
  • Atendimento é realizado, dentre outros.

Sendo assim, todas essas particularidades precisam ser transmitidas em seu site.

Cuidado com o design

Nesse sentido, o design do seu site é muito importante.

Ele contribuirá para que o objetivo do tópico anterior seja alcançado.

Seu design também é fundamental para que o seu conteúdo seja mais valorizado, principalmente ao expressar a identidade visual do negócio.

Atenção quanto ao conteúdo

É por meio do conteúdo publicado no seu site que seus potenciais clientes vão conhecer como você poderá auxiliar na resolução de problemas.

Também, com a ajuda dele, você comunica:

  • Especialidades;
  • Serviços prestados;
  • Localização;
  • Formas de contato.

Sendo assim, disponibilize informações objetivas e completas.

Lembre-se que hoje as pessoas estão cada vez com menos tempo.

Mas considere também que é fundamental que entendam ao máximo as vantagens de contar com a ajuda da sua contabilidade.

Busque maneiras de tornar o seu site mais visível

Se você investe tempo e recursos para produzir um site e publicá-lo na internet, acreditamos que sua meta com isso é fazer com que ele seja visualizado, concorda?

O seu tempo e dinheiro são muito precioso.

Eles poderiam estar sendo direcionado para outras áreas como otimizar as rotinas da sua contabilidade, passar tempo com sua família e amigos, dentre outros.

A não ser que esse seja realmente o seu hobbie.

Mas, não considerando possibilidades como essa última, se você constrói um site é para ele ser visitado, para atrair novos contratos ou seja, conquistar clientes pela internet.

Dito isso, é importante que você saiba que apostar nos mecanismos de busca para apresentar o site do seu escritório é uma estratégia que vai ajudar você nessa tarefa.

Todavia, é necessário saber que eles, como o Google, possuem critérios específicos para ranquear os resultados que serão apresentados sempre que alguém pesquisa por algum termo na internet.

Essa prática é denominada Search Engine Optimization (SEO), em tradução livre fica algo como “otimização para mecanismos de busca”. 

No que se refere ao Google, alguns pontos devem ser seguidos:

  • Uso de palavra-chave ao longo do texto;
  • Incluir meta-description;
  • Usar a title tag de maneira estratégica;
  • Elaborar títulos chamativos;
  • Utilizar URLs alinhadas com a palavra-chave da página, etc.

Aplicar o SEO permitirá que o seu site tenha uma melhor destaque e, com isso, facilitará o processo de conquistar clientes pela internet.

Acompanhe seus resultados

Outro ponto importante é que não basta apenas construir e publicar um site, é necessário saber qual o retorno que ele dará ao seu negócio.

Existem várias métricas diferentes que você poderá acompanhar, para entender mais sobre a sua performance:

  • Total de visitas;
  • Fontes que deram origem ao tráfego;
  • Acessos realizados em dispositivos móveis, etc.

É a partir dessa ação que você poderá saber como está o seu desempenho e fazer ajustes para melhorá-lo.

Por que é importante contar com apoio especializado para elaborar o seu site?

Contadores e contadoras, você bem sabe da importância de, por exemplo, um empresário que atua com postos de combustíveis contratar um contador que já tem expertise nessa área, não é mesmo?

Isso porque existem particularidades que precisam ser atendidas e quem está tendo contato no dia a dia com essas questões têm mais praticidade em resolvê-las.

Por exemplo, somente para abrir, um posto de combustíveis precisa, por exemplo:

  • Obter licença junto à ANP;
  • Alvará do corpo de bombeiros;
  • Licenças ligadas ao meio ambiente.

Nem todas empresas vão precisar deles para começarem a operar.

Além disso, ao se deparar com um problema, é mais fácil encontrar alternativas as quais considerem as particularidades da empresa.

Isso também se aplica quando se trata de contar com uma presença digital estratégica, focada em conquistar clientes pela internet.

Com a ajuda de quem entende fica muito mais simples:

  • Entender em quais redes sociais estar;
  • Saber quais tipos de conteúdos publicar (blog posts, vídeos, podcasts, etc);
  • Compreender como divulgar suas produções;
  • Identificar como deve ser feita a abordagem;
  • Levantar outras ferramentas que possam ser úteis no processo (WhatsApp, e-mail, dentre outros). 

Ter o apoio de quem entende vai ajudar você a poupar tempo, usar seus recursos com eficiência e não ficar atrás dos seus concorrentes.

Grupo DPG: soluções completas para uma contabilidade mais rentável

Como vimos em nossa conversa, cada vez mais o mundo virtual tende a se mostrar presente em nosso dia a dia.

Isso é confirmado, inclusive, quando lembramos dos anúncios e especulações sobre o Metaverso.

Sabendo disso, é importante que seu escritório também busque usar essa ferramenta de maneira estratégica.

A partir desse comportamento você poderá estar mais próximo ao seu público e, inclusive, conquistar clientes pela internet.

Perceba que o seu site poderá ser a porta de entradas para novos contratos em seu escritório.

Mas cabe lembrar que a internet tem suas próprias particularidades.

Contar com o apoio de quem entende facilita com que elas sejam atendidas e você tenha o máximo de retorno em seus investimentos.

Nós, do Grupo DPG, somos especialistas em marketing digital contábil e vamos ajudar você a ter uma presença de peso na internet.

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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