Conheça algumas ferramentas de marketing para empresas de contabilidade que você não pode abrir mão

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Já ressaltamos várias vezes que Marketing para Empresas de Contabilidade não é uma atividade insólita e pontual. Marketing para empresas de Contabilidade é uma missão recorrente e uma estratégia contínua, que deve ser implementada em todos os departamentos de uma escritório contábil , por todos os seus colaboradores e em todos os pontos de contato do seu potencial cliente com a sua marca.

Por isso, neste artigo falaremos sobre 5 ferramentas de Marketing para Empresas de Contabilidade que você, como empresário contábil, deve usar em sua estratégia de crescimento, para que a mesma seja um sucesso!

  1. Use e abuse das referências de clientes

Esta é uma das metodologias de marketing mais eficazes para as empresas de contabilidade. Recomendações pessoais valem muito mais do que qualquer mensagem publicitária escrita. Peça aos seus clientes para darem depoimentos sobre sua empresa contábil e sua forma de prestar serviços aos mesmos. Dê ao seu cliente algum benefício em troca de uma hora livre do seu tempo. Peça-lhes para lhe dar uma entrevista, coloque esta entrevista em seu site e em seu canal no Youtube, por exemplo. Seus potenciais clientes querem saber o que seus clientes de carteira pensam sobre você antes de contratarem seus serviços!

  1. Invista em seu site contábil

Um fator muito importante que você deve considerar ao pensar em investir em um site, é que o seu Site Contábil não é feito para você e sim para o seu cliente e os seus visitantes. Por isso, contrate uma empresa que entenda realmente a importância de um site para uma empresa de contabilidade.

Cada empresa contábil tem um DNA corporativo exclusivo, e não é porque os serviços de contabilidade são quase em 98% de sua totalidade comoditizados que o seu site deve ser igual aos dos demais escritórios concorrentes. Seu site contábil deve ser único e exclusivo, representando sua identidade visual de marca. Seu cliente, ao acessar o seu site contábil deve se sentir na recepção de sua empresa física, afinal, o site é a sua Sede Digital e deve representar bem sua personalidade corporativa.

Por ser sua sede digital invista em sistemas que integre seu site contábil ao seu cliente, para que o mesmo tenha acesso à documentos importantes e você não corra o risco do seu cliente não ter acesso a um documento devido as constantes instabilidades dos serviços de e-mail. Além de que, com os softwares de integração, você tem a plena certeza de que seu cliente acessou aos documentos que você disponibilizou devido aos protocolos eletrônicos gerados pelos acessos.

É indispensável que um site contábil seja clean e muito interativo para facilitar a navegação de seus visitantes. Deve conter uma linguagem simples e informativa. Evite o uso de jargões corporativos, como, “Credibilidade e Segurança na prestação de serviços contábeis”, pois, todo cliente ao querer contratar seus serviços, parte da premissa que sua empresa seja crível, portanto você não precisa reafirmar isso.

Ao acessar o seu site, seu cliente ou potencial cliente deve receber uma mensagem sobre o como você pode resolver o seu problema. então, crie chamadas sobre as dores dos seus clientes e coloque-as em seus banners de abertura, chamando-os a saber como você pode resolvê-las.

E o principal, seu site contábil deve ser responsivo, isto é, deve ser acessível em qualquer tipo de dispositivo, principalmente por dispositivos móveis. Por isso, é muito importante, ao construir seu site, que você leve em consideração o tipo de experiência que o seu potencial cliente terá com a sua marca em seus dispositivos móveis, como, smartphones e tablets. Lembre-se que mais de 90% das pessoas irão acessar seu site contábil por dispositivos móveis. Os motores de busca, como o Google, por exemplo, consideram o fator “experiência do usuário”, como um dos mais relevantes para o ranqueamento do seu site contábil nas primeiras páginas de busca.

Importante: não esqueça de deixar seus contatos sempre muito visíveis para que seus potenciais clientes possam entrar em contato com você de forma simples e objetiva, sempre que precisarem.

  1. As mídias sociais são fundamentais para uma estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade eficiente

Você já reparou que quase todas as conversas, pesquisas sobre produtos e serviços e as decisões de compra de hoje acontecem on-line? Realmente as mídias sociais transformaram a forma como os compradores procuram empresas de serviços profissionais. É por isso que uma forte presença de mídia social não é mais opcional para as empresas de contabilidade e sim uma necessidade.

Muitas empresas de contabilidade compreendem a importância da implementação do marketing tradicional em seus planos gerais de desenvolvimento de negócios, porém, muitos empresários contábeis ainda não conseguiram entender o poder de integrar o marketing digital  em suas estratégias de marketing para empresas de contabilidade, principalmente integrando às mídias sociais para resultados de longo prazo.

Em frequentes reuniões que temos feito com empresários do segmento, entendemos que uma das principais razões pelas quais os mesmos hesitam em alocar recursos da empresa para marketing digital, principalmente em mídias sociais é devido ao equívoco de que a mídia social não tem vantagens práticas e nenhum retorno imediato sobre o investimento (ROI).

Realmente, o marketing digital em mídia social pode não ser o maior canal de receita, mas há um enorme potencial para aumentar a conscientização da marca, aumentar as vendas, direcionar o tráfego do site, gerenciar problemas de atendimento e ajudar a criar relacionamentos duradouros com clientes.

Acompanhe alguns dados que o ajudarão a desmistificar a crença de que o marketing digital em mídia social é apenas uma moda passageira. As estatísticas mostram que:

    • 92% dos empresários do segmento de varejo relatam que a mídia social é fundamental para seus negócios;
    • 84% dos empresários de outros segmentos afirmam que têm integrado suas estratégias de marketing em mídias sociais e atividades de marketing tradicional para o crescimento do negócio;

As empresas do segmento que usam o marketing de mídia social como parte de sua estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade, afirmam que:

    • tiveram aumentos significativos da notoriedade da marca, afinal como relatamos acima, quase que 100% de seu público alvo está nas mídias sociais.
    • Constroem relacionamentos com o seu público através do engajamento orgânico;
    • Aumentaram consideravelmente o tráfego de seu site;
    • Diminuíram os custos para comercialização de serviços;
    • Podem fornecer experiências mais ricas aos seus clientes;
    • Estão se tornando autoridades em sua área de atuação para o seu público de interesse, e com isso, constroem elos de confiança inquebráveis com seus clientes

Como empresário de contabilidade, você deve considerar que seus maiores concorrentes já estão beneficiando de estratégias de marketing nas mídias sociais, por isso é importante que você comece a fazer o mesmo imediatamente. As mídias sociais devem ser parte da estratégia global de Marketing para Empresas de Contabilidade, e se esta estratégia for executada de forma consistente, ajudará a ampliar a eficácia de todos os outros esforços de marketing e desenvolvimento do negócio.

  1. Invista na produção de Conteúdos Educativos e Relevantes para o seu público de interesse (crie um blog)

Conforme ressaltamos no artigo: Estratégia de Marketing Contábil: 4 motivos para você construir um blog!, um blog bem estruturado em seu site contábil é parte integrante fundamental da sua estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade , e você não pode e não deve abrir mão dela se quiser se tornar uma autoridade para o seu público alvo e conquistar mais clientes para a sua carteira. Pense bem:  se você está lendo este artigo é porque adoramos criar artigos relevantes para o nosso público, no caso, você!

Criar conteúdos de interesse do seu público alvo e “blogá-los” é uma das melhores maneiras de começar a colocar em prática uma estratégia de Marketing para sua Empresa de Contabilidade. Algumas empresas contábeis já adotaram esta prática, porém, apenas publicando conteúdos de outros blogs. Isso é legal, no entanto, se você quiser realmente se tornar uma autoridade para os seus potenciais clientes, você deve criar seus próprios conteúdos, pois são os conteúdos exclusivos que trazem relevância para o seu site junto aos motores de busca.

Escreva conteúdos sobre o seu mercado-alvo e não sobre legislação o tempo todo. Quando você sente uma dor ou sente uma necessidade para resolver algum problema de sua empresa, como você faz suas pesquisas no Google? Então, pense que o seu cliente faz o mesmo. Crie conteúdos com palavras-chave que você acha que serão de interesse do seu público.

Comece analisando as perguntas que eles possivelmente estão se fazendo, como, por exemplo:

    • Como posso reduzir x, y, z em meus impostos à pagar?
    • x, y, z, é um imposto dedutível?
    • Por que eu preciso de uma contabilidade?
    • O que um contador pode fazer pela gestão de minha empresa?
    • Como o contador pode me ajudar a sair da crise e vender mais?

Em seguida, comece a escrever artigos respondendo a essas perguntas. Quanto mais você se concentrar em educar as pessoas que você quer que frequente seu blog e visite seu site, maiores serão as chances de você ser encontrado por pessoas que precisam do seu serviço durante sua pesquisas nos motores de busca.

  • Dica de ouro: Para criar tópicos para os artigos que serão publicados em seu blog, pense nas palavras que seus clientes-alvo estão digitando nos mecanismos de pesquisa e use-as nos títulos de seu blog. Você pode usar as ferramentas de palavra-chave do Google, por exemplo, para analisar a relevância de cada palavra chave, o número de pesquisas mensais, etc.
  1. Crie chamadas para ação (Call-to-Actions)

Esta é uma das principais estratégias de Marketing para Empresas de Contabilidade. Call-to-action é um botão que promove uma oferta e links para uma página de destino em seu site. A página de destino ou landing page é simplesmente uma página onde você apresenta uma oferta ao seu público. Uma oferta pode ser qualquer coisa interessante que seu público-alvo esteja procurando. Este conteúdo pode ser disponibilizado na forma de um e-Book gratuito, Wallpapers, Planilhas Financeiras ou até mesmo um pequeno teaser (vídeo) com algumas dicas sobre gestão (administrativa/financeiras) úteis ao dia a dia do seu potencial cliente.

A partir desta página de destino, você pode coletar informações, como endereços de e-mail, telefones de contato, tipo de empresa, quantidade de funcionários e até mesmo faturamento mensal  de seus visitantes e consensualmente, tudo isso em troca do material que você oferece. Assim você constrói uma base sólida de leads que se interessam pelos seus serviços e pode fazer um trabalho de nutrição dos mesmos para criar um relacionamento e consequentemente transformá-los em clientes.

  • Importantíssimo: Quanto mais dados você conseguir coletar das pessoas que procuram no seu site, melhor. Use formulários específicos para cada tipo de oferta e assim, colete os dados dos visitantes interessados em cada material.

Conclusão

Utilizar-se de referências, construir um bom site, usar e abusar das mídias sociais, investir na construção de um blog e na produção de conteúdo relevante e criar chamadas para ação Call-to-Action)são ferramentas excelentes de Marketing para Empresas Contábeis para geração de Leads e consequentemente conversões em novos clientes.

A maneira como os consumidores contratam serviços mudou e o marketing de sua empresa contábil deve refletir isso. Para gerar leads realmente qualificados é muito importante que você não interrompa os empreendedores em seus afazeres diários para oferecer seus serviços. Em vez disso, produza conteúdos e publique-os nos lugares onde seu mercado-alvo já está procurando.

Nosso conselho é que você contrate uma agência de marketing para empresas de contabilidade, pois os mesmos podem ajudá-lo desde a criação do perfil do seu cliente ideal (sua persona) até a produção de conteúdo relevante para o seu blog, para que você tenha tempo de se dedicar ao seu negócio e fazê-lo prosperar conforme o seu planejamento inicial.

Observação importante: Não se esqueça dos clientes que você já conquistou!”

Uma excelente e bem estruturada estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade inclui fazer o máximo também por aqueles clientes que você já presta serviços. A execução de um marketing inteligente para seus clientes de carteira pode ser altamente rentável.

Tente se reunir com cada um de seus clientes uma vez por mês sem o compromisso de “vender algo”. Construa relacionamentos sólidos, perguntando-lhes o que eles estão fazendo, o que eles precisam, e se de alguma forma você pode ajudá-los. Conte-lhes mais sobre seus serviços e descubra onde se pode fazer um bom ajuste. Encontre maneiras de fazer com que seus clientes falem sobre sua empresa contábil.

Se você está realizando apenas apuração de impostos e gerando guias para pagamentos, talvez você possa oferecer serviços de gestão financeira também. E se você já faz sua gestão financeira, talvez você possa oferecer serviços de planejamento de negócios e análise de mercado.

É muito mais barato manter um cliente existente do que conquistar um novo. Com a abordagem certa, você pode tornar seus clientes de carteira muito mais rentáveis e lucrativos. Empresas de contabilidade bem sucedidas nunca param de comercializar seus serviços.

O Marketing para uma Empresa de Contabilidade não é apenas uma atividade de negócios autônoma e pontual, realizada somente quando a carteira de clientes começa a diminuir ou em tempos de crise. Mas deve ser uma cultura interna permanente, um modo de pensar e agir que promova sua empresa constantemente.

Uma estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade eficiente, envolve um grande esforço para compreender as necessidades de seus atuais e potenciais clientes, conhecer à fundo seu mercado alvo e começar a agir de modo a demonstrar todo este conhecimento. Faça isso em todas as oportunidades, on-line e off line.

Quanto mais você conseguir demonstrar em seus canais de comunicação (site contábil, mídias sociais,  fóruns, debates, grupos de discussões, participação em programas de TV ou rádios, dentre outros canais) que compreende as necessidades de seus clientes, mais valiosos serão seus serviços. Só por isso investir em Marketing Contábil já é, simplesmente, um excelente negócio.

Pense nisso e muito boa sorte!

Bônus – Assista ao Vídeo – MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS CONTÁBEIS – 7 ESTRATÉGIAS PARA UMA NOVA ERA DIGITAL

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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