Serviços Contábeis

Como vender serviços contábeis: 7 pontos essenciais para o vendedor

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Vender serviços contábeis não é tarefa fácil. Será que você, contador, sabe os 10 pontos essenciais que um vendedor deve ter?

Um empresário que possui um negócio contábil deseja, acima de tudo, que o seu negócio cresça sempre. Contudo, é preciso saber como vender serviços contábeis, a fim de escolher os vendedores certos para a sua empresa.

Você, como contador, é altamente qualificado na sua área de atuação. Você conhece as necessidades contábeis e fiscais dos seus clientes, entende a sua situação financeira, as medidas que podem ser adotadas para proporcionar economia a eles, como entregar um serviço de qualidade e que atenda às suas expectativas.

Mas, será que isso é tudo? Se você se pergunta como vender mais na contabilidade e se existe alguma forma de conquistar os seus clientes a ponto de eles se tornarem extremamente fiéis a você, então precisa continuar lendo este post!

COMO VENDER SERVIÇOS CONTÁBEIS?

Eu já te contei sobre a conversa que o seu vendedor deve ter com o seu futuro cliente, a forma como ele deve ser abordado e o porquê de você, contador, precisar entender a fundo os processos que levam os seus clientes a adquirir os seus serviços.

Entender as necessidades e o que influencia a decisão de compra do cliente é parte fundamental do departamento de vendas, mas também deve ser algo rotineiro para o empresário contábil.

Então, para resumir, o ideal é conhecer bem o seu público-alvo e ter, no seu arsenal de serviços, as armas certas para os seus clientes e clientes em potencial conquistarem a economia e o equilíbrio financeiro para seus negócios.

E COMO ESCOLHER OS VENDEDORES IDEAIS?

Para conseguir colocar tudo isso em prática, é preciso saber identificar algumas características nos candidatos a vendedores.

Então, vamos descobrir?

OS 10 PONTOS QUE TODO VENDEDOR PRECISA TER

1 – SABER OUVIR

Um bom vendedor não chega com um script pronto e o utiliza sem qualquer controle. Possui um modelo para seguir caso as coisas não corram como o esperado é essencial, faz parte de toda e qualquer profissão ter um plano b, c ou d. Contudo, isso não significa que o profissional de vendas vá utilizá-los sem antes ouvir o futuro cliente.

Para entender definitivamente como vender serviços contábeis, é preciso compreender 100% dessa dica!

A ferramenta mais eficaz para concretizar uma venda é a oferta de valor. Se um profissional de vendas sabe comunicar os benefícios de um serviço com excelência, as probabilidades de alguém decidir pela compra só aumentam. E, para isso, é preciso que o contador e o departamento de vendas estejam 100% alinhados.

Ouvir as necessidades do futuro cliente inclui um estudo prévio detalhado que, certamente, definirá os rumos a serem traçados durante a conversa, facilitando todo o processo da venda.

Saber como o seu público-alvo se comporta, do que ele gosta, do que precisa e o que espera são dados fundamentais para que o diálogo aconteça de forma natural e positiva.

2 – SABER OUVIR UM NÃO…

Quem não sabe escutar um não dificilmente terá sucesso na sua vida profissional. Esse é um ponto importantíssimo para qualquer empreendedor, seja da área de contabilidade ou qualquer outra, e não só para vendedores!

Portanto, quem melhor para instruir os seus profissionais de vendas se não o empresário contábil, que já possui essas características como resiliência e atitudes positivas?

Escutar um não significa que uma oportunidade se foi, mas que outras virão pela frente. O importante é saber lidar com situações negativas e continuar seguindo em frente, visando aumentar a produtividade e manter-se dentro das metas de venda.

3 –  E SABER DIZER NÃO!

Uma das coisas que eu mais encontro nos escritórios contábeis por aí, principalmente nos nossos clientes, são vendedores que não sabem quando dizer não. É claro que uma empresa contábil precisa vender para se manter, caso contrário, para que continuar?

Entretanto, você precisa saber que nem sempre adquirir um novo cliente trará resultados totalmente positivos para o seu negócio. Como um contador, você deve pensar sempre a frente e enxergar horizontes mais amplos. Por isso, não adianta nada insistir em um possível cliente que não se adeque ao perfil da sua empresa.

O seu vendedor também precisa saber disso e deve conseguir identificar oportunidades de venda que não se encaixam no perfil do cliente desejado pelo negócio, sabendo aproveitar melhor o seu tempo e se dedicando a possíveis clientes que se enquadram nas características desejadas.

4 – SABEM QUANDO É HORA DE EVOLUIR

Adaptação é a chave para a sobrevivência, certo? Então, considere uma conversa que pode resultar em uma venda como uma selva. Para sobreviver, você deverá estar no controle da situação. Mas quando isso não for possível, como vender serviços contábeis sem perder o domínio?

É simples de dizer, mas complicado de fazer: você precisará se adaptar!

Um bom vendedor sabe se adaptar a qualquer situação e consegue contornar desafios que surgem durante as oportunidades de venda. O importante é ser capaz de se manter no controle e conseguir surpreender o futuro cliente.

5 – ENTENDEM QUE VENDER NÃO SIGNIFICA… VENDER!

Vender serviços contábeis precisa ir além de simplesmente oferecer uma proposta, concretizar uma venda e fim. Na verdade, a venda se estende desde o primeiro contato até o que vem depois do acordo final.

Vender não significa convencer alguém a comprar algo, mas sim dar razões suficientes para manter esse alguém utilizando serviços ou produtos. Como um contador de sucesso, você certamente deseja que os seus clientes se mantenham fiéis a você não por conta da necessidade, mas pelo desejo.

Por isso, invista em vendedores que ajam como consultores e se disponham a auxiliar o seu cliente durante a venda, oferecendo mais que simples explicações, mas estudando como as soluções da empresa podem se aplicar ao negócio do futuro cliente.

6 – ELES SE ORGANIZAM E CRIAM METAS PESSOAIS

Um bom vendedor respira vendas. Ele precisa estar sempre se atualizando e se dispondo a superar os seus próprios limites.

Ir além da sua capacidade natural deve ser mais que um objetivo, deve ser algo constante no seu dia a dia!

Por isso, na hora de escolher um vendedor que realmente sabe como vender serviços contábeis, certifique-se de que ele trabalha com metas pessoais e não se limita apenas ao que a empresa pede, mas busca ir além!

7 – NÃO SABEM O QUE É TEMPO RUIM

Palavras como “é impossível vender em tempos de crise” e similares não podem estar presentes na vida de um vendedor de sucesso.

Um bom vendedor consegue se adaptar às mais diversas situações e, além disso, possui uma ampla visão do mercado e de como ele irá reagir durante eventos específicos.

Enquanto alguém que não sabe como vender serviços contábeis reclama do tempo ruim, o bom vendedor já está vendendo guarda-chuva, capas e outros itens que protegerão seus clientes. Ele provavelmente já terá se antecipado e colocará um para-raios próximo de onde vende, evitando problemas ainda maiores!

Agora, você percebe que um bom vendedor possui diversas características de um bom gestor, além da sua capacidade natural e das habilidades adquiridas com muita prática e realização profissional, todas direcionadas às vendas!

Na hora de contratar um vendedor realmente bom, busque por essas características. Dessa forma, será muito mais fácil estruturar um departamento comercial dentro do seu negócio contábil e vender mais serviços contábeis!

Em caso de dúvidas, entre em contato comigo! Vou te contar tudo que você precisa saber sobre como vender serviços contábeis e o que é necessário para que a sua empresa cresça e amplie o alcance, tornando-se uma referência no ramo.

Você quer saber mais? O Grupo DPG tem as soluções que o seu negócio precisa!

Marta Giove

CEO | Grupo DPG

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Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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