Comercial Contábil

Como estruturar um departamento comercial para sua empresa contábil?

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Para entender como vender mais e melhor, é preciso saber como estruturar um departamento comercial para a sua empresa contábil!

No nosso último post, eu te dei algumas dicas de como derrubar os obstáculos das vendas, principalmente aqueles relacionados aos preços. Agora, é hora de saber como organizar e administrar o seu comercial para que as suas vendas sejam realmente efetivas!

Primeiro, preciso alinhar algumas coisas com você. Quem é o protagonista do seu departamento de vendas?

Se a sua resposta for um ou mais vendedores, já adianto que essa ideia está errada e que você precisa rever os seus conceitos.

É necessário que você entenda que o protagonista verdadeiro do seu setor comercial e da sua empresa é, e sempre será, o seu cliente!

Sem ele, o seu negócio simplesmente não existiria, e por isso, é preciso que todos os seus serviços sejam voltados única e exclusivamente aos clientes!

A transmissão desse conceito deve começar pelo setor comercial, a primeira parte da sua empresa a ter um contato mais pessoal com o seu público-alvo.

INSTRUA PARA ESTRUTURAR UM DEPARTAMENTO COMERCIAL

Se uma empresa não vende, ela não se sustenta. Isso é um fato inegável. Entretanto, não significa que os seus vendedores deverão insistir e utilizar inúmeras metodologias para persuadir o possível cliente a adquirir os seus serviços. Já falamos disso antes e entendemos como é importante sempre deixar isso o mais claro possível: a persuasão não é o caminho; a conquista sim!

É preciso conquistar pessoas, fazer com que elas desenvolvam um interesse genuíno pelo que você faz e oferece. E, para isso, é imprescindível que toda a sua empresa também demonstre uma preocupação verdadeira para com as necessidades e os desejos do seu público-alvo e clientes.

Dessa forma, o foco não será em vender os serviços, mas em entregar valor e solucionar os desafios do cliente.

entregue valorVocê pode estar se perguntando como isso ajuda a aumentar a lucratividade da empresa e a vender mais serviços. É preciso entender que, para estruturar um departamento comercial para sua empresa contábil, será necessário ter uma ideia clara de como deve ser cada uma das etapas da abordagem aos seus clientes.

Indo além, posso dizer que o gestor e o vendedor precisam ter uma visão única e completamente alinhada sobre o que a empresa oferece e de qual deve ser a percepção dos seus clientes sobre a marca.

Afinal, não adianta nada prometer uma série de coisas se, no fim das contas, isso não vai de encontro com o que a empresa oferece, não é?

QUALIDADE É MELHOR QUE QUANTIDADE

Um único vendedor bem instruído é mais eficiente e traz um retorno melhor que uma equipe de quatro ou cinco vendedores que não têm total certeza do que estão fazendo e de quais métodos deverão ser utilizados.

Nesse caso, o mais recomendado é que a sua empresa possua pelo menos um vendedor, e que seja altamente qualificado e capaz de reunir informações de fontes externas.

Mas por quê?

O vendedor não pode realizar todo o trabalho sozinho e passar o dia todo no telefone, sem que haja um trabalho mais efetivo de captação e divulgação dentro do seu comercial. Por isso, é imprescindível que a sua empresa contábil contrate os serviços de uma agência de marketing especializada em contabilidade.

O MARKETING CONTÁBIL DENTRO DA SUA EMPRESA

Uma agência de Marketing para Contabilidade é essencial para te ajudar a estruturar um departamento comercial dentro da sua empresa. Através dos serviços da agência, a sua marca ficará em evidência, o que trará cada vez mais pessoas para o seu negócio.

E é nesse momento que o seu departamento comercial precisará estar em sintonia com o marketing.

Se o seu departamento comercial está sintonizado com as ações de uma empresa especializada no Marketing Contábil, o trabalho do seu vendedor será de analisar e definir quais oportunidades devem ser classificadas como futuros clientes, isto é, os clientes em potencial.

MARKETING CONTÁBILAtravés das informações obtidas, o comercial irá classificar seus leads e personalizar a sua proposta, de acordo com os dados de cada um.

Fica mais fácil vender os serviços para pessoas que realmente estão buscando o que o seu negócio oferece e aprimorar o seu departamento comercial!

Não dependa mais somente de indicações! Comece já a instruir seus vendedores, contrate profissionais qualificados e busque terceirizar os serviços de marketing, ampliando o alcance do seu negócio e adquirindo mais tempo para desenvolver estratégias matadoras.

Agora que você já sabe como estruturar um departamento comercial, coloque as dicas em prática e comece a vender mais e melhor agora mesmo.

E por falar em vender mais, que tal conferir algumas dicas para vender serviços contábeis da forma correta?

Antes de ir, pode deixar a sua opinião aqui nos comentários. Eu gosto muito de ler o que os visitantes do Grupo DPG nos enviam por e-mail e na seção de comentários. Para mim, será um prazer saber o que você pensa as melhores soluções para você.

Um forte abraço!!!

Marta Giove

CEO | Grupo DPG

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Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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