Escritório Contábil

Como fazer marketing de diferenciação no seu escritório contábil


Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play e se emocione!

O marketing de diferenciação não se refere diretamente ao produto, isso é um pouco mais complexo. A diferenciação consiste em como esse produto é apresentado ao mercado.

Você quer saber mais sobre isso e descobrir como essa ferramenta pode transformar o seu negócio? Continue conosco!

Quando falamos de Marketing de Diferenciação, estamos indo muito além, estamos ligando as sensações, lembranças e sentimentos que o consumidor tem em relação ao nosso produto/serviço. Isso é uma coisa única.

Então entra o questionamento: em que o seu escritório é diferenciado? Qual sensação o consumidor dos seus serviços sente ao lembrar-se da sua empresa? São sentimentos bons ou ruins que te conectam a ele?

Para demonstrar-se diferente em um mercado tão competitivo, é preciso ter em mente que existem duas vertentes de posicionamento, ou seja, posso me posicionar como especialista em um determinado nicho (público específico) ou por core business, quais produtos ou pacotes de serviços eu tenho hoje e que realmente não existem em nenhum outro concorrente. Segundo o CRC, hoje no Brasil existem cerca de 82 mil escritórios de contabilidade ativos, como ser único em meio a essa concorrência toda?

A pergunta que não quer calar, mas que traz silêncio

Quando questionados sobre em qual nicho são especialistas, é muito comum contadores responderem “PME’s, prestadores de serviços, indústrias e comércio”.

Notou algo estranho? Talvez não… Mas, calma. Nós te explicaremos!

No parágrafo acima a nossa percepção de nicho é um público específico. Com respostas assim, simplesmente estamos dizendo que atendemos a todos os segmentos. É abrangente demais e pouco eficaz. De maneira prática, a contabilidade, enquanto ciência, é aplicada para todas as frentes de mercado, mas se atendemos todas as dores somos clínicos gerais. E isso remove a unicidade, a especialização por parte do médico.

Porém, o paciente que sente uma dor no peito e tem um histórico de problemas cardíacos sem dúvidas irá procurar um cardiologista (especialista) e não um clínico geral. Ficou mais fácil entender né?

No caso, você, como contador, não pode perder a sua especialidade. É preciso comunicá-la aos sete ventos e aos quatro cantos do planeta!

Vamos em frente.

Um exemplo prático do Marketing de Diferenciação

Para que você entenda melhor onde o marketing de diferenciação se aplica, temos um exemplo prático: o meu escritório é especialista em atender a corretoras de seguros, redes de fast food e startups. Esses sim são nichos de mercado!  Fica nítido o posicionamento de autoridade na prestação de serviço pra essa parcela do mercado.

O medo da limitação no alcance do escritório devido à segmentação de público-alvo é comum, mas não pode ser considerada como algo natural e positivo para o seu negócio.

Você deve estar se perguntando: como você se posiciona, então? Por core business, no qual direciono toda minha divulgação naquilo que é meu ponto forte em relação ao meu serviço. Ou seja, a minha especialidade é a contabilidade para empresas que desejam reduzir a sua tributação, e para isso tenho o pacote A, B e C, criando assim produtos personalizados.

O que passa na mente de um empreendedor ao contratar serviços contábeis?
Contrato o mais perto? Contrato o mais barato? Contrato o mais prático? Ou opto por um especialista na minha dor?

A resposta é uma só: para que ele te contrate, ele precisa te encontrar e reconhecer em você a solução para o negócio dele.

Bem verdade é que o acesso aos meios de comunicação hoje é muito mais amplo, de maneira a fazer com que o perfil do consumidor/empreendedor se transforme a cada dia, o que é um ponto positivo para quem se posiciona no mercado de maneira diferenciada (core business/nicho) e consegue transmitir isso de modo simples e eficiente, assim como temos e cuidamos de nossa sede física, devemos ter e manter bem estruturada nossa sede digital.

Sabe aquelas pergunta do início do artigo?

Em que o seu escritório é diferenciado? Qual sensação o consumidor dos seus serviços sente ao lembrar-se da sua empresa? São sentimentos bons ou ruins que te conectam a ele?

Agora, você pode começar a respondê-las. Reflita! A chave para mudar a sua realidade está em suas mãos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Grupo DPG. Nós somos especialistas no Marketing Contábil e podemos te ajudar com o que você precisa para transformar o seu negócio.

Sucesso e até a próxima.

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *