Caduceu: O Que É E Por Que Ele É O Símbolo Da Contabilidade?
O Caduceu É O Símbolo Que Representa A Contabilidade, Mas, Antes De Tudo, Você Precisa Compreender A Sua História E O Verdadeiro Motivo Pelo Qual Ele Se Apresenta Dessa Forma!
O Caduceu É Um Símbolo Muito Conhecido, Mas Pouco Compreendido. Aqui Você Vai Entender Tudo Sobre Ele!
Você sabe muito bem que todas as profissões têm algum símbolo que representa não apenas a sua verdadeira face frente aco mercado, mas que é capaz de transmitir toda a ideia e carga trazida à atuação, não é mesmo?
Pois bem, a contabilidade tem como fonte simbólica o Caduceu, um bastão que carrega duas serpentes entrelaçadas e um elmo alado no topo.
Mas, mesmo com tantos anos de atuação no mercado e pleno conhecimento sobre a contabilidade e suas características, você sabe o que o Caduceu representa? Sabe por que ele foi escolhido para representar “a ciência de resultados”?
Não?!
Então vem comigo porque você vai descobrir tudo sobre o Caduceu agora!
O que é o Caduceu?
O Caduceu, antes de mais nada, é símbolo que carrega uma enorme bagagem histórica. Ele é representado por um bastão envolto por duas serpentes e que, no topo, apresenta um elmo angelical.
Para aqueles que não conhecem bem simbologia contábil, é normal que o Caduceu seja comumente confundido com o emblema da Medicina, mesmo que apresentem muitas diferenças e, é claro, não representem os mesmo ideais.
Enquanto o Esculápio aponta a cura segundo a Medicina com base na astrologia, o Caduceu representava, para os romanos, o equilíbrio moral e da boa conduta, expressando poder, sabedoria diligência e pensamentos elevados.
Contudo, existe, ainda, uma outra interpretação, já que, atualmente, o Caduceu é o emblema do bispo católico ucraniano e pode ser compreendido através dos elementos naturais, com o bastão correspondendo à terra, as asas que denominam o ar e as serpentes à água e ao fogo.
Onde ele surgiu?
Existem muitas teorias que explicam a origem do Caduceu, algumas falam sobre seu surgimento na Índia, enquanto outras remontam à Grécia antiga.
Por fim, seria impossível estabelecer, de fato, qual delas é a verdadeira. Por isso, vamos falar um pouco sobre cada uma.
Caduceu na Índia
Na história que conta a aparição do Caduceu na cultura indiana, ele é apresentado como o símbolo grafado nos epitáfios de pedra Nagakals. Mas, ainda é possível ir além, já que ele também aparece na história mesopotâmica, onde era visto na taça sacrificial do rei Gudea de Lagash.
Caduceu na Grécia
Já na história contada segundo a mitologia grega, o Caduceu advém de um mito que envolve a luta entre duas serpentes e a intervenção de Mercúrio, o Deus da venda, lucro e comércio.
Assim como já disse anteriormente, é impossível definir a verdadeira história do Caduceu. Contudo, para você, contador, ele é o símbolo que representa vitória, a sagacidade e a luta diária para garantir que o bem sempre vença o mal.
E então, gostou das informações? Compartilhe nas suas redes sociais, eu tenho certeza que muitas pessoas não conhecem a verdadeira história desse símbolo e vão adorar entender.
Marta Giove
CEO – Grupo DPG