skip to Main Content
Caduceu: O Que É E Por Que Ele É O Símbolo Da Contabilidade?

Caduceu: O Que É E Por Que Ele É O Símbolo Da Contabilidade?

Caduceu: O Que É E Por Que Ele É O Símbolo Da Contabilidade?

O Caduceu É O Símbolo Que Representa A Contabilidade, Mas, Antes De Tudo, Você Precisa Compreender A Sua História E O Verdadeiro Motivo Pelo Qual Ele Se Apresenta Dessa Forma!

O Caduceu É Um Símbolo Muito Conhecido, Mas Pouco Compreendido. Aqui Você Vai Entender Tudo Sobre Ele!

Você sabe muito bem que todas as profissões têm algum símbolo que representa não apenas a sua verdadeira face frente aco mercado, mas que é capaz de transmitir toda a ideia e carga trazida à atuação, não é mesmo?

Pois bem, a contabilidade tem como fonte simbólica o Caduceu, um bastão que carrega duas serpentes entrelaçadas e um elmo alado no topo.

Mas, mesmo com tantos anos de atuação no mercado e pleno conhecimento sobre a contabilidade e suas características, você sabe o que o Caduceu representa? Sabe por que ele foi escolhido para representar “a ciência de resultados”?

Não?!

Então vem comigo porque você vai descobrir tudo sobre o Caduceu agora!

O que é o Caduceu?

O Caduceu, antes de mais nada, é símbolo que carrega uma enorme bagagem histórica. Ele é representado por um bastão envolto por duas serpentes e que, no topo, apresenta um elmo angelical.

Para aqueles que não conhecem bem simbologia contábil, é normal que o Caduceu seja comumente confundido com o emblema da Medicina, mesmo que apresentem muitas diferenças e, é claro, não representem os mesmo ideais.

Enquanto o Esculápio aponta a cura segundo a Medicina com base na astrologia, o Caduceu representava, para os romanos, o equilíbrio moral e da boa conduta, expressando poder, sabedoria diligência e pensamentos elevados.

Contudo, existe, ainda, uma outra interpretação, já que, atualmente, o Caduceu é o emblema do bispo católico ucraniano e pode ser compreendido através dos elementos naturais, com o bastão correspondendo à terra, as asas que denominam o ar e as serpentes à água e ao fogo.

Onde ele surgiu?

Existem muitas teorias que explicam a origem do Caduceu, algumas falam sobre seu surgimento na Índia, enquanto outras remontam à Grécia antiga.

Por fim, seria impossível estabelecer, de fato, qual delas é a verdadeira. Por isso, vamos falar um pouco sobre cada uma.

Caduceu na Índia

Na história que conta a aparição do Caduceu na cultura indiana, ele é apresentado como o símbolo grafado nos epitáfios de pedra Nagakals. Mas, ainda é possível ir além, já que ele também aparece na história mesopotâmica, onde era visto na taça sacrificial do rei Gudea de Lagash.

Caduceu na Grécia

Já na história contada segundo a mitologia grega, o Caduceu advém de um mito que envolve a luta entre duas serpentes e a intervenção de Mercúrio, o Deus da venda, lucro e comércio.

Assim como já disse anteriormente, é impossível definir a verdadeira história do Caduceu. Contudo, para você, contador, ele é o símbolo que representa vitória, a sagacidade e a luta diária para garantir que o bem sempre vença o mal.

E então, gostou das informações? Compartilhe nas suas redes sociais, eu tenho certeza que muitas pessoas não conhecem a verdadeira história desse símbolo e vão adorar entender.

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco

Somos uma Agência de Marketing Digital para Contadores e Advogados em SP. Com certeza, podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio!

Vamos elevar sua empresa ao próximo nível?

Estamos esperando por você… até logo.

Acesse nosso Facebook: @GrupoDPG.Digital

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search
Recomendado só para você!
Como conseguir clientes na área contábil? Você Foi Afetado Pela…