Briefing De Marketing: Descubra Como Informações Simples São Capazes De Melhorar Ou Simplesmente Acabar Com Todos Os Resultados Que Você Pretende Alcançar Para A Sua Empresa Contábil!
Imagine ter que declarar o IR de um cliente que não te passa nenhuma informação sobre absolutamente nada… você não sabe de onde vêm os rendimentos, não sabe para onde o dinheiro vai, enfim, não tem dados conclusivos para a declaração…
Eu sei que você não iria pegar um cliente assim!
Mas, o que você faria? É uma situação bem complicada…
Agora, imagine ter o mesmo objetivo, mas, no lugar de nenhuma informação, essa pessoa vai te dar todos os dados que você precisa para conseguir alcançar o seu objetivo… isso, sim, seria uma “colher de chá”, não acha?
Se você respondeu que sim, está bem errado… isso é o mínimo que o seu cliente precisa fazer por você, e essa situação se encaixa em todos os conceitos de mercado, inclusive no marketing.
Essa captação de dados com o intuito de conseguir melhorar a sua comunicação e facilitar o alcance de resultados tem um nome: briefing de marketing.
Aqui, eu vou te explicar um pouquinho mais sobre ele e sobre como você pode usar esse documento para facilitar a sua vida e gerar resultados concisos para as suas ações de marketing!
O conceito de briefing de marketing
O conceito de briefing de marketing é, na verdade, muito simples. O termo To Brief, em inglês, significa “resumir”.
Sendo assim, a gente pode dizer que o briefing de marketing é um resumo de informações que são transmitidas pela sua empresa contábil para a agência de marketing que desenvolver as ações que levam clientes até você.
Então, você tem que entender que esse é um dos processos mais importantes da fase de planejamento, afinal, sem informações sobre o seu negócio, fica impossível levar os resultados que você espera!
Mas, não vai achando que para por aqui…
Não basta resumir as informações da sua empresa e não ter nenhuma ideia sobre os problemas, dificuldades, desafios, desejos, objetivos e todas as outras questões que o marketing contábil pode te ajudar a resolver.
Então, o briefing de marketing é onde os problemas são identificados e, de acordo com o que a gente vê, são desenvolvidas maneiras — como forma de sugestão — para entregar o que você precisa.
A importância do briefing de marketing para o sucesso das ações que levam resultados para você
Bom, você pode imaginar o briefing de marketing como sendo o plano de negócios de uma empresa em processo de abertura… ou seja, absolutamente tudo tem que estar nele.
Sendo assim, é legal a gente lembrar que, entre todas as atividades que levam ao bom resultado através da comunicação, o briefing é o mais importante e está presente em todas as estratégias desde a publicidade até a assessoria de imprensa.
Então, para ficar ainda mais fácil de você entender a importância do briefing de marketing, eu vou te dar um exemplo…
Imagine que, hoje, você percebeu que nenhuma empresa é capaz de conquistar o mercado sem o auxílio da internet e decidiu que a sua não vai ficar para trás, afinal, você é um estrategista e não poderia deixar o seu negócio morrer por um erro tão simples.
Mas, no meio disso tudo, surge um problema… você tem que começar por algum lugar, não é?
As pesquisas começam e você descobre que o primeiro passo é posicionar a sua empresa contábil nos meios de busca, ou seja, fazer um site contábil — uma sede digital — para que todos consigam te encontrar.
Então, você entra em contato com uma empresa capaz de fazer todo esse processo e entregar os resultados que você tanto busca, mas acaba dando de cara com outro impedimento… sua empresa não tem logotipo, não tem uma linha de comunicação, tom de voz e várias outras coisas que vão transparecer o seu profissionalismo ao público.
Neste momento, então, é que você vai ver o que é um briefing de marketing… a equipe de atendimento vai entrar em contato com você e fazer uma série de perguntas e, com toda certeza, algumas delas vão parecer bem estranhas — mas, precisam ser respondidas, já que o questionário foi criado por especialistas de cada uma das áreas que vão nortear o seu projeto.
Entende agora a importância do briefing de marketing?
São as informações que você dá à equipe de marketing que vão decidir se você e sua empresa contábil vão ser destaque na internet ou só mais um entre os 17 milhões de sites que ainda estão no ar.
Por isso é tão importante que você entenda e saiba como isso vai influenciar nos seus resultados!
E então, o que achou do artigo?
O que eu disse no exemplo é muito verdadeiro. Atualmente, nenhuma empresa é capaz de sobreviver ao mar de informações que existem sem estar bem posicionada na internet.
Então, se você quiser seguir e crescer independente do momento, o marketing contábil é o caminho certo para você!
Me chama no zap e eu vou te explicar como tudo isso funciona!
CEO – Grupo DPG