Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Planejamento De Marketing Digital Contábil: Aprenda A Fazer O Seu E Supere A Crise Utilizando Da Forma Certa Todas As Ferramentas Que A Internet Pode Te Oferecer!

O Planejamento De Marketing Digital Contábil É O Início De Um Longo Caminho Que Você Vai Precisar Percorrer, Mas, Ao Final Dele, Terá A Certeza De Que A Sua Empresa Contábil Tem Muito Mais Potencial Do Que Imaginava!

O ano tem sido difícil para você, né?! Mas lembre-se que isso não é desculpa para abaixar a cabeça e desistir de fazer a sua empresa crescer, mesmo durante uma das piores crises que já vivenciamos.

Por isso, para você não se atentar às dificuldades e focar no caminho até a superação, eu desenvolvi este Guia Completo de Planejamento de Marketing Digital!

Aproveite ao máximo todas as informações!

O Budget Sempre Vai Nortear O Seu Planejamento De Marketing Digital

Você pode tentar o quanto quiser, mas nunca vai conseguir 1000 oportunidades de venda por mês investindo apenas 300 reais em campanhas pagas. Contudo, claramente é possível fazer isso através de um bom planejamento de marketing digital orgânico.

Entender o budget como a limitação dos seus resultados é o primeiro passo para conseguir desenvolver o planejamento de marketing digital com os pés no chão, sem definir OKRs – a gente fala sobre elas daqui a pouco – impossíveis de serem alcançadas.

Sendo assim, vale dizer também que, apesar de o marketing digital orgânico ser capaz de entregar tanto os leads quanto as oportunidades que você procura, ele também está atrelado diretamente ao seu budget e, por isso, é tão importante definir o quanto você pode e está disposto a gastar mensalmente – mas lembre-se de que são os seus resultados que estão em jogo.

Em geral, assim como dizem os relatórios da Forrester Research e da eMarketer: empresas pequenas devem investir de 12% a 20% do seu faturamento em marketing, já as empresas consolidadas no mercado, de 6% a 12%, e empresas de grande porte, cerca de 9,2% – considerando que todas atuem no mercado B2C.

Mas, antes de qualquer coisa, você tem que entender que esse é o básico para se manter alinhado às expectativas do mercado e ser visível aos seus clientes, já que, para ter “resultados astronômicos”, isso não é suficiente.

Pense em uma campanha publicitária, por exemplo: você teria todas as mídias tradicionais para divulgar os seus serviços; estaria lidando com diferentes tipos de divulgação, como OOH, TV, Rádio, mas isso, apesar de parecer muito bom, pode não ser o que você está procurando. Afinal de contas, onde é que o seu público realmente está?

Os seus gastos com uma boa campanha do tipo, sem ter acesso a nenhuma alternativa de mensuração, seriam, no mínimo, 30 vezes maiores do que podemos considerar em um planejamento de marketing digital.

Por isso, apesar de toda a pompa, é aqui, na internet, que você deve estar, porque é aqui que o seu público se reúne!

Afinal, quais são os empreendedores que conseguem passar o dia na frente da TV?

Ou seja, se você quer grandes resultados, precisa estar preparado para lidar com os custos deles.  

Entender A Atual Situação Da Sua Empresa Contábil Frente À Crise É A Melhor Forma De Atingir Objetivos

Outro ponto de limite quando falamos sobre o planejamento de marketing digital – seja na crise ou fora dela – é a atual situação da sua empresa. Afinal de contas, de que adiantaria desenvolver uma estratégia enorme de marketing e você não ter a capacidade de arcar com as necessidades dos clientes?

Mas, ainda mais fácil do que definir um budget no planejamento de marketing digital, é desenvolver um relatório do seu negócio para direcionar todas as demais fases do projeto. Para isso você só vai precisar entender um pouco sobre Análise USP e Análise SWOT.

Análise USP

A Análise USP – ou as Proposições de venda exclusivas –  se refere ao seu potencial competitivo no mercado. Ou seja, fala diretamente sobre o seu serviço, a forma como você o entrega, o que seus clientes valorizam, sua classificação no mercado e diversos outros pontos.

Mas, de maneira geral – já que a ideia aqui não é te ensinar o que é uma Análise USP – ela trata sobre o que é capaz de diferenciar a sua empresa contábil das demais que estão no mercado e, portanto, é capaz de gerar vantagem competitiva, levando os seus clientes a entenderem que o seu serviço tem mais valor – e não preço. Aliás, preço não é, nunca foi e nunca vai ser diferencial.

Essa análise, apesar de não identificar a situação da sua empresa assim como é o papel da análise SWOT em um planejamento de marketing contábil, mostra o que pode ser usado como “arma secreta” na hora de convencer um possível cliente.

Análise SWOT

A Análise SWOT, como eu disse no tópico anterior, permite que você consiga ver absolutamente toda a situação da sua empresa quando se trata de posicionamento de marketing e, consequentemente, de posicionamento de mercado.

É importante você perceber que a Análise SWOT é tão importante que ela não só é vista como uma forma de fazer um planejamento de marketing digital contábil, como também é vista como uma maneira de organizar e tensionar estrategicamente a sua empresa até extrair o mais profundo sumo de resultado que ela pode dar.

Sendo assim, nessa estratégia, você vai conseguir descobrir todas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da sua empresa, e, cruzando todas essas informações (Análise SWOT Cruzada) terá um mapa de tudo o que deverá ser feito para conseguir maior potencial competitivo e, consequentemente, mais resultados.

Definir OKRs É Necessário Se Você Quer Chegar A Algum Lugar

É impossível falar sobre um planejamento de marketing digital sem estabelecer onde você quer chegar e os “checkpoints” até que o seu objetivo possa ser realizado.

Então, definir OKRs é uma tarefa mínima para que o seu planejamento de marketing digital possa performar da maneira como você espera, mas, assim como eu já disse antes, mantenha os pés no chão! Isso vai permitir que você não fique frustrado no final ou saia dizendo por aí que o marketing não serve para você.

Mas, afinal de contas, que raios são OKRs? Você deve estar se perguntando…

Num espectro mais generalista,  as OKRs – ou objectives and key results – são uma maneira de alcançar um objetivo determinado através da definição de micro resultados a serem atingidos. Ou seja, é uma maneira de fragmentar um objetivo grande em pequenos outros pontos que precisam ser cumpridos.

Essa é uma metodologia desenvolvida pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, visando simplificar ao máximo a forma de gerar resultados na empresa.

Bom, você pode até achar que isso não dá certo, mas a ideia é tão “ruim” que o Google usa a metodologia desde 1999.

Plano De Cumprimento Dos Resultados-chave

Feito o plano de OKRs, é hora de desenvolver uma forma de alcançar cada um dos resultados-chave, afinal de contas, de que adianta definir e não seguir, né?!

Aliás, é importante dizer que, talvez, essa seja a parte mais simples de um planejamento de marketing digital, uma vez que você só vai precisar entender todos os micro processos que envolvem todo o desenvolvimento para, assim, definir o caminho pelo qual pretende seguir.

Vou dar um exemplo bem simples para você usar no seu planejamento de marketing digital

Vamos supor que o seu objetivo seja conseguir 100 novos clientes, okay, isso é possível, mas qual vai ser o caminho até alcançar esse número, considerando que, por exemplo, só 1% dos seus leads vai se converter em cliente?

KR#1: conseguir rankeamento na primeira página do Google, preferencialmente na posição zero, com o serviço escolhido;

KR#2: aumentar o número de inscritos no newsletter do seu blog de 320 para 32.000;

KR#3: Alcançar 10 grandes empresas, estabelecer grandes parcerias e ter indicações de nomes consagrados no mercado…

Esses são só alguns exemplos muito simples de key results que você pode definir, mas, para isso, vai ter que conhecer o marketing digital contábil de ponta a ponta e saber tudo o que dá certo e o que não é capaz de performar e, consequentemente, gastar todo o seu dinheiro à toa.

Hierarquizar A Prioridade De Execução

Você não faz a folha de pagamento de uma empresa antes de fazer a abertura, né?!

Então, assim como na contabilidade, você precisa seguir uma linha lógica para entregar resultados pros seus clientes…

No marketing contábil não é nada diferente, você vai precisar definir o que abre o caminho e o que fecha tudo com chave de ouro. Aliás, por isso é tão importante definir OKRs, assim, além de saber o que deve ser feito, você hierarquiza tudo por ordem de prioridade para garantir um planejamento de marketing digital bem feito e capaz de entregar o que você espera.

Análise Constante De Métricas

Depois de terminar todas as fases anteriores é hora de descansar, abrir uma cerveja e assistir Netflix, né?!

Errado!

Nada terminou ainda, porque um planejamento de marketing digital que se preza não termina nunca. Você precisa acompanhar o desenvolvimento dos materiais que vão trazer clientes até você, precisa avaliar a qualidade deles e, depois de tudo feito, vai ter que analisar as métricas de site, métricas de conversão e várias outras.

As métricas, de uma forma geral, entregam um relatório muito específico do que você pode manter na sua estratégia e, é claro, daquilo que precisa ser mudado para conseguir aumentar os seu número de clientes e faturamento.

O setor de inteligência da sua empresa deve ser muito forte e competente para garantir que nada passe despercebido e que absolutamente tudo esteja em ordem para atingir o grande objetivo final.

E, quando você conseguir tirar todo o proveito possível desse planejamento de marketing digital, é só voltar ao começo e iniciar tudo outra vez!

O momento é complexo e isso faz com que algumas coisas sejam mais difíceis que outras.

Você, como linha de frente na defesa das empresas em âmbito nacional sabe muito bem o quanto tudo mudou e, eu tenho certeza, entende a importância de estar presente na internet, onde tudo está acontecendo e seus futuros clientes estão procurando soluções.

Aliás, eu havia me esquecido de dizer isso, mas um planejamento demora, em média, 60 dias para ficar pronto quando você foca apenas em fazê-lo da melhor maneira possível.

Então, entendendo o fato de que você precisa cuidar da sua empresa e precisa, sem dúvida alguma, cuidar dos seus clientes, é o momento de fazer uma escolha: você pode abraçar o mundo e tentar ter resultados por conta própria – sem nenhuma garantia – ou pode ter o auxílio de quem vive para entregar resultados através do marketing digital.

Eu tenho uma equipe enorme composta só por especialistas que estão no mercado há anos e sabem o que você e sua empresa precisam para se desenvolver de maneira rápida e alcançar os números que sempre buscaram.

Por isso, vou esperar que você me chame no zap para a gente conversar. Eu sei que você entende que a sua empresa merece ter profissionais cuidando da imagem dela na internet.

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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