Que a Meta, o Google e o Twitter estão derretendo você já sabe. O que talvez você não saiba é que:
- Isso já está afetando milhares de empresas nos Estados
- Essa onda vai impactar o Brasil
- E você, como líder de marketing, é um dos poucos capazes de proteger a sua empresa
O fato é que as ações do Google caíram 40% este ano. Da Amazon 45% e do Snap 80%. Só na Meta foram 7 anos de ganhos apagados em 10 meses. E qual a causa desse apagão? Embora todas as big techs atribuam essa queda a um “cenário macroeconômico incerto e volátil”… … Coisas como aumento da inflação, taxas de juros e problemas da cadeia de suprimentos. A verdade é que a economia americana passa longe de uma crise. Os gastos do consumidor nos EUA subiram e o PIB dos EUA cresceu 2,6% no último trimestre. Os inimigos são outros: Chamam-se Apple e TikTok Um ano atrás, a atualização do iOS da Apple forçou aplicativos a pedir permissão aos usuários para rastrear seus dados. E a Meta conta com esses dados para veicular anúncios personalizados que geram mais cliques e vendas. Portanto, se os usuários optarem por não compartilhar os anúncios se tornarão menos eficazes e o Meta menos valioso. Acontece quando o popup de privacidade da Apple aparece, apenas 16% dos usuários concordam em ser rastreados. Resultado? A receita das big techs vem caindo mês após mês.
- As vendas de anúncios da Meta, que representam mais de 98% do negócio, foram um desastre.
- A receita de anúncios do Google cresceu apenas 3%. Ano passado foi 43%.
- Pela primeira vez, a receita de anúncios do YouTube diminuiu.
- A Snap registrou seu crescimento de receita de anúncios mais lento de todos os tempos.
E isso afeta você diretamente: Desde a atualização do iOS, quase metade dos proprietários de lojas diminuíram seus gastos com anúncios no Facebook em 25% ou mais. Além disso, o TikTok cada vez mais se torna a principal plataforma de anúncios.
- Ano passado o TikTok foi o aplicativo de maior bilheteria – enquanto isso, o restante do mercado de aplicativos caiu.
- Foi também o aplicativo mais baixado na App Store.
- E mais de um quarto dos americanos com menos de 30 anos agora recebem notícias dele.
- A receita global de anúncios do TikTok triplicará este ano para US$ 12 bilhões.
- Isso supera a receita do Snap e do Twitter juntos.
- A ByteDance, empresa controladora que abriga esses ativos, foi recentemente avaliada em US$ 300 bilhões.
Afinal, é a única empresa com algoritmo capaz de “burlar o IOS14” da Apple. E como isso afeta o seu negócio? Em primeiro lugar, impactar a pessoa certa com seus anúncios ficou mais difícil. Consequentemente mais caro. Além disso, parte do processo de venda das empresas da maioria das empresas (e provavelmente a sua também) utiliza redes sociais. Lá você prospecta, conversa com o cliente, armazena contatos… Ou seja, você está construindo seu castelo no terreno de outro. E, cá entre nós, um terreno instável e prestes a desmoronar. Nesse cenário de guerra, as velhas práticas de marketing do passado se tornam obsoletas. Mas alguns gerentes de marketing e CMOs já estão despertando e se preparando para essa nova realidade que se insinua. Estar atualizado e em posse das técnicas mais eficazes de vendas e marketing não é mais um diferencial… … É uma obrigação. Do contrário, seria como ir para uma guerra usando baioneta… enquanto seu concorrente utiliza drones de alto potencial destrutivo.